sábado, agosto 02, 2008

Cadê os outros?


Se o executivo camarário chefiado pelo Dr. Élio Maia vai pedir um empréstimo de 58 milhões de euros para pagar TODAS as dívidas de curto prazo que ele próprio afirma totalizarem o montante de 31.680.208,32€ (incluindo as facturas em recepção e conferência) o que é que vai fazer aos 26.319.791,68€ restantes?

Vamos ter festa rija!



Nota: Por favor quando sairem não se esqueçam de apagar a luz

11 Comments:

At sábado, agosto 02, 2008 10:37:00 PM, Anonymous Anônimo said...

DR Raúl
Se não controlarem o èlio o dinheiro vai desaparecer num àpice. Metade vai para o Beira-mar e para a Moveaveiro. o resto vai para o são Bernardo e para foguetesfestas e romarias. O Dr tem a obrigação decontrolar os gastos que se estão a fazer e informar os aveirenses do que se está a passar.
BIP

 
At domingo, agosto 03, 2008 2:07:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Oh Dr não seja invejoso.
Deixe-os lá fazer um pouco de festa (mas só um bocadinho) para ver se eles e o povo se animam.
E se bem me lembro os "seus" amigos Souto, Feio, Marília e companhia passaram vários anos em festa... inclusive no ultimo ano de mandato ainda tiveram o desplante de contratar mais um empréstimo de mais de 400.000 euros apenas e só para festa a poucos meses das eleições.
Mas isso não interessa nada... obviamente!

 
At domingo, agosto 03, 2008 10:15:00 PM, Blogger Migas (miguel araújo) said...

Caro amigo Raúl
Ajude-me a fazer um "piqueno" raciocínio prático e politicamente correcto.
Se o empréstimo fosse chumbado era o descrédito da Câmara e o demérito de quem elaborou o projecto finaneiro. Por conseguinte, o mérito da oposição, nomeadamente do PS, que alerou para algumas questões que achou pertinentes.
Mas agora que o empréstimo veio aprovado, por Aveiro, pelo desenvolvimento do município e por aqueles que há muitos meses (ou anos) esperam ver liquidado os serviços que prestaram ao município (podendo igualmente cumprir os seus compromissos financeiros), não deveríamos estar TODOS contentes?!
Eem jeito de resposta ao primeior comentário, pela melhoria do serviço e pela mobilidade dos aveirenses e pelos ex-colegas, bom era que a MoveAveiro visse "uma luz ao fundo do túnel".
Um grande abraço

 
At segunda-feira, agosto 04, 2008 12:43:00 AM, Blogger RM said...

Caro Migas,

O mais sinteticamente possível. Como sabe o empréstimo tem destinatários arrolados.
A MoveAveiro (bem como as outras empresas municipais) não vai (infelizmente) receber dinheiro directamente do empréstimo porque não consta da lista dos credores.
Está claro que as empresas têm, legalmente, de ver reforçado o seu capital social o que certamente será feito à custa da adveniente folga pontual de tesouraria (FM>NFM) que vai acontecer pois é preciso não esquecer que as receitas municipais continuam a entrar e durante o período de carência do empréstimo as despesas diminuem e os novos credores não vão pretender que lhes sejam pagas as suas facturas antes do prazo normal de pagamentos (60/90 dias – qualquer coisa como 7/10 milhões de euros de fundo de maneio adicional). O que mais tarde iremos pagar com língua de palmo.
Mas, como o problema da Câmara de Aveiro é económico (ou estrutural como se diz nestes casos) e não há coragem política de tomar as necessárias medidas correctoras (antes se vão viver alguns tempos de idílica abastança populista) o problema financeiro rapidamente regressará.
O meu amigo (como todos os aveirenses) vai, no meu entender, assistir ao crescimento das dívidas de curto prazo que com o empréstimo (que como é visível cobre todas as dívidas de curto prazo, o factoring, os valores dos protocolos com as juntas e colectividades e ainda uma provisão para encargos da divida) deveriam ficar a zero.
Esse é o cerne das nossas discordâncias.
Obviamente que era necessário obter fundos para consolidar parte do passivo. Mas não neste montante absurdo que hipoteca o nosso futuro colectivo. Antecipadamente devia-se ter reduzido a dívida com a alienação de alguns activos existentes. Que é dito irem ser vendidos para pagar a dívida que agora vai ser constituída (e os respectivos juros que não são de menosprezar). Mas ou muito me engano ou vão ser trocados a patacos para prover medidas eleitoralistas.
Mas e aqui é que bate o ponto, o empréstimo não é solução. È apenas um paliativo. Que aliás vai aumentar o problema económico. A verdadeira solução do problema é a implementação de um verdadeiro Plano de Saneamento Financeiro que este executivo não sabe fazer e mesmo que soubesse não tinha coragem política para implementar. Porque é difícil e exige sacrifícios.
Fácil será compreender este facto se pensar que uma família que tem dívidas porque gasta mais do que o que ganha pode resolver o seu problema indo ao banco fazer um empréstimo. Se não adequar os seus gastos às suas receitas, se não fizer poupanças, se não obtiver renimentos superiores, só vai piorar a situação. Mas durante algum tempo até vai parecer aos vizinhos que a vida lhe comrçou a correr bem. O pior vai ser quando tiver de pagar ao banco. O próprio e os juros. Daí termos afirmado que, perante o que a Câmaar se propõe fazer este emprértimo ´é a pior coisa que pode acontecer para o futuro comum dos aveirenses. Que ainda existirão depois do Dr. Élio Maia largar o cargo, o que pensamos seja breve.

Gostava que o meu amigo (bem como outras pessoas interessadas nesta questão) fosse prestando atenção aos seguintes factos:

1- Como é que vai ser feito o pagamento de todas as dívidas enunciadas (inclusivamente as facturas dos fornecedores em recepção e conferência) – e quando é que o passivo de curto prazo se vai aproximar de zero
2- Por quanto tempo é que o passivo de curto prazo vai ter valores próximos de zero. E qual vai ser o seu crescimento trimestral mesmo em período de carência da dívida.
3- Quais as receitas extraordinárias (vendas de activos) que entretanto serão feitas e qual o seu destino.

O meu amigo é uma pessoa inteligente. Daqui a meia dúzia de meses (se não for antes) voltamos a conversar. E a fazer o ponto da situação. Embora eu hoje já imagine qual vai ser. Mas se ainda tiver alguma dúvida faça o favor de perguntar que eu, se souber, terei todo o gosto em o esclarecer.

Abraço
Raul Martins

 
At segunda-feira, agosto 04, 2008 9:23:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Ó Dr. não lhes ensine mais. Os aveirenses vão aprender à própria custa. Vá de férias e descanse. Quando regressar já as coisas estarão como prevê. Dinheiro nas mãos daquela gente é como manteiga em focinho de cão e quem vier que se amanhe. Ainda vão a tempo de contratar o Quim Barreiros para as festas da cidade e comprar mais um avançado para o Beira-Mar.

 
At segunda-feira, agosto 04, 2008 4:33:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Melhor que qualquer espectáculo do Quim Barreiros ou de um belo golo do Beira-Mar será hoje pelas 18 horas no CCCA o Executivo Municipal a fazer o seu brilharete político... Na qualidade de credor fui contactado para estar presente num reunião mistério (dado que não me informaram do assunto) Venham os credores que nós pagamos a todos... com empréstimo ou sem empréstimo, dinheiro é o que parecerá não faltar para esta malta...
Quem agradece é a PT com tanto telefone de convocatória foi aos credores vai ser um tal facturar... cuidado que o dinheiro acaba!!

Saudações Credorenses...

 
At segunda-feira, agosto 04, 2008 5:07:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Mau mau. Não me digam que o presidente vai querer negociar com os credores para não lhes pagar tudo e ficar com algum para ainda fazer umas festas neste Verão.
Essa é que era linda. A mim vai-me pagar tudo até ao último cêntimo. Ai vai, vai.

 
At segunda-feira, agosto 04, 2008 8:20:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Mas foram convocados todos os credores ou apenas os que realmente estão contemplados no Plano? Ou o anonimo credor da CMA fala do que não sabe apenas para se armar em engraçadinho?
E dr. Raul Martins quando afirma "A verdadeira solução do problema é a implementação de um verdadeiro Plano de Saneamento Financeiro que este executivo não sabe fazer e mesmo que soubesse não tinha coragem política para implementar. Porque é difícil e exige sacrifícios.", está a querer dizer-nos que o seu PS vai apresentar candidatos que o saberão fazer e que terão coragem politica para tal? Aveiro continua à espera desses nomes... e que claramente sejam diferentes dos que foram apresentados nas últimas eleições.

 
At segunda-feira, agosto 04, 2008 8:30:00 PM, Blogger RM said...

Caro Anónimo
Quem me conhece sabe que não sou de mudar facilmente de opinião. E que por isso me tenho bastas vezes prejudicado. O que prometo cumpro. Ou morro na tentativa de cumprir. Mas, obviamente, a constituição da lista vai depender muito do candidato. Que em conjunto com os órgãos políticos concelhios deve escolher a equipa mais adequada para retirar Aveiro da desgraça em que se encontra.
Raul Martins

 
At segunda-feira, agosto 04, 2008 10:09:00 PM, Anonymous Anônimo said...

e o galitos??? tb foi convocado???

 
At terça-feira, agosto 05, 2008 8:35:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Raúl no pior dos casos é festa cujo financiamento ficou acautelado antes da festa começar e estou certo que você vai ser competente e exercer as suas funções como membro da assembleia.... Sejamos realistas é um cenário bem diferente daquele a que o seu partido nos habituou em Aveiro "fazemos a festa, saímos de joelhos bem grogues e depois quem ficar que pague a conta, que nem fazemos ideia de quanto é..."

A grande vantagem competitiva de um político é a pior de um líder "ter memória curta!"

Paulo

 

Postar um comentário

<< Home