segunda-feira, janeiro 14, 2008

É Proibido Fumar!

A Lei n.º 37/2007, de 14 de Agosto, que aprova normas para a protecção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco e estabelece limitações ao consumo de tabaco em recintos fechados destinados a utilização colectiva, é uma Lei que, certamente, vai gerar muita controvérsia.

Daí a minha curiosidade em me inteirar sobre o seu conteúdo. Não porque seja fumador, que já o deixei de ser há alguns anos, mas para poder mandar uns bitaites, se o assunto vier à baila.

E do que li posso afirmar que, no mínimo, é uma Lei honesta.

Senão vejam o que está inscrito no seu artigo 4º que
estabelece a proibição de fumar em determinados locais.

1 — É proibido fumar:

a) Nos locais onde estejam instalados órgãos de soberania, serviços e organismos da Administração Pública e pessoas colectivas públicas;
b) Nos locais de trabalho.


Já viram maior honestidade?

7 Comments:

At segunda-feira, janeiro 14, 2008 7:02:00 PM, Blogger PSousa said...

É obvio que lei é honesta, mas seria mais se a proibição fosse total como nos USA, onde pura e simplesmente em espaços fechados é proibido fumar, no estado de Massachussets é ver as pessoas cá fora a fumar, seja noite ou dia, esteja a nevar ou a fazer sol, e a partir do momento que saiu a lei, nunca niguem reclamou, e sempre foi cumprido...

Uma beleza quem vai a um lugar qualquer, seja restaurante, discoteca, bar, e estar sem qualquer fumo no ar, pois todos tem o direito de fumar, desde que não meta a liberdade dos outros em causa, muito menos com a saude em causa...

Gostaria que o amigo, visse este post sobre a Ota, que amigo engenheiro "Onairda" reproduziu no Bancada Directa...

http://bancadadirecta.blogspot.com/2008/01/porqu-alcochete-e-no-ota.html

Abraço

 
At segunda-feira, janeiro 14, 2008 7:49:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Estou de acordo com o artigo escrito pelo Miguel Sousa Tavares. Esta lei é opressora para todos os fumadores. Sou apologista da proibição de fumar, sim, mas quando o próprio propietário do estabelecimento seja a pessoa que define essa proibição.

Qualquer dia, as forças policiais preocupam-se mais com um fumador do que com um criminoso que assalta, viola, mata ..., a esses demoram 1/2H a chegar ao local!

É o país que temos!

Cumprimentos

 
At segunda-feira, janeiro 14, 2008 9:48:00 PM, Blogger Migas (miguel araújo) said...

Caro Raúl.
O autor do anterior comentário, não terá percebido (ou preferiu ir por outro caminho) o verdadeiro sentido do seu post.
Não que me tenha servido a carapuça (por acaso eu fumo).
Eu percebi que o meu amigo se estava a referir ao facto de o articulado da lei poder induzir em erro as interpretações dos leitores. Ou seja, nos órgãos de soberania, nos serviços e nos organismos da Administração Pública não se trabalha.
Até neste tipo de descriminação se vê que o Estado é mau patrão.
Um abraço

 
At terça-feira, janeiro 15, 2008 2:52:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Jornal de Notícias, hoje, página 25. Um conhecido assessor da Câmara de Aveiro prepara-se para ir pregar para outra freguesia??

 
At quarta-feira, janeiro 16, 2008 12:58:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Dr.
Vá ouvir http://www.youtube.com/watch?v=Ecv7wtn4AP0
Boas ideias para o estádio:
condomínio fechado
Resultado do BM em Águeda: empate a 0-3.
Quantas ambulâncias dava o Mário Duarte?
Espectacular

 
At quarta-feira, janeiro 16, 2008 1:08:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O assessor da Câmara de Aveiro está muito giro atrás do berimbau a fazer-se a um taxo pois sabe que em aveiro não há futuro para as suas cores. Ao menos em ilavo a cámara ainda tem dinheiro para pagar os livros que o berimbau escreveu numa semana. Quando o mandaren embora da política ainda vai ser um grande escritor.

 
At quarta-feira, janeiro 16, 2008 2:24:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Acho muito bem que a lei proíba os fumadores de incomodar ou prejudicar aqueles que não fumam. É uma medida repressiva como outra qualquer que combate a falta de civismo que infelizmente no nosso país, ainda não é devidamente ensinada em casa e nas escolas. Pena foi, que antes não tivesse havido um período de reflexão, de sensibilização e responsabilização, antes de entrar a penalização.
Sou de opinião que antes de directivas haja recomendações, é mais democrático.
É como a ASAE…
Andam numa correria louca por tudo que é sítio, cidades e aldeias, aplicando ao cidadão cosmopolita ou aldeão, multas pesadas e encerramentos de tascos “milenários” só porque a fiscalização viu uma mosca fazer um voo rasante por cima de um copo vazio de vinho de um tasco situado numa terra de casebres, sem saneamento, e água própria para consumo.
Estamos a ser educados compulsivamente, e não gosto, porque os governos não nos ensinaram nas escolas o que era o civismo.
É como andarmos na tropa e por isso a maioria não gosta dela. Quem prevarica bebe, e pela “medida grande”...
Não interessa se é burro ou fino, se é licenciado ou saloio, houve falha, há castigo. A compreensão e tolerância não tem lugar,quando afinal, somos o reflexo da educação que o país nos deu.
Depois, gostava que, aliada a estas leis que nos protegem a todos, houvesse também agentes que andassem por aí esbaforidos a socorrer quem está desempregado, quem não tem dinheiro para comprar medicamentos nas farmácias, saber e denunciar as crianças e idosos que passam fome, e que não têm um tecto para se abrigar.
Mas claro, não se pode fazer tudo ao mesmo tempo…
Há coisas que são mesmo prioritárias!

 

Postar um comentário

<< Home