terça-feira, novembro 06, 2007

A "Privatização" da PDA, EM.

1- Há algum tempo que as declarações dos líderes do PSD aveirense denunciavam que, longe da vista dos munícipes, decorriam negociações para a privatização das Empresas Municipais (EM) e, particularmente, da PDA, onde a CMA detém 51% do capital social (255.000 €) e a Visabeira 49% (245.000 €), acção que, no dizer do então presidente da concelhia do PSD (e da PDA), “criaria expectativas para a Câmara fazer algumas receitas”, essenciais para a resolução do problema financeiro da autarquia.

2- Apesar disso foi com surpresa que tomámos conhecimento do conteúdo da proposta para a “privatização” da PDA, aprovada com o voto favorável dos vereadores da maioria em que, sinteticamente, se delibera um aumento do capital social da PDA para 3.500.000 € no qual a CMA subscreve 1.335.000 € e a Visabeira 1.665.000 €, o que conduz à diminuição da participação da CMA de 51% para 45,43%, que assim perde a maioria que oferece, sem qualquer contrapartida financeira, ao parceiro privado passando a PDA a ter o estatuto de Empresa de Capitais Mistos (ECM).

3- Desaproveitando a derradeira hipótese de resolver, a contento, o problema do Estádio, equipamento âncora cuja integração deveria ter sido negociada e, incompreensivelmente, vai ficar fora da empresa do Parque Desportivo, deixando em aberto uma questão de imponderáveis consequências futuras e desprezando a faculdade de aumentar proporcionalmente o capital social (o que até ao montante de 3.100.000 € poderia ter sido feito sem qualquer encargo adicional) e permitiria à CMA manter a sua posição maioritária de que depois poderia, em concurso público, alienar parte - ou a totalidade (51%) - realizando receitas, o executivo chefiado pelo Dr. Élio Maia, confundido com a impossibilidade legal de um parceiro privado poder fazer suprimentos a uma EM, fez aprovar uma operação que não só desvaloriza, de forma significativa, a posição social da CMA na PDA (que perde o estatuto de EM e se transforma numa ECM), como entrega, sem custos, a maioria do capital (e do good-will do projecto) ao parceiro privado.

4- Dada a “originalidade” da operação, esperamos que antes de ser presente à Assembleia Municipal, o Dr. Élio Maia procure averiguar, junto dos organismos competentes, não só a conformidade legal desta forma de “alienação” da posição maioritária da Câmara na PDA, EM., mas, também, apurar se eventualmente poderá configurar um acto de gestão menos avisado ou imprudente na defesa dos interesses municipais, de forma a dissipar quaisquer dúvidas que, sobre esta matéria, possam subsistir.

5- Consideramos ainda fundamental para a correcta avaliação da operação que, previamente, se dê público conhecimento do Plano Urbanização do Parque Desportivo bem como do valor das indemnizações a pagar, pela antecipação do fim do mandato, aos administradores que actualmente representam a CMA na PDA, EM., uma vez que, por razões compreensíveis, após terem aprovado e proposto ao seu accionista a operação de “privatização”, certamente não desejarão ser administradores ou pertencer aos quadros da “nova” PDA, ECM, nem, por maioria de razão, a qualquer empresa do, até agora, accionista minoritário.

18 Comments:

At quarta-feira, novembro 07, 2007 4:17:00 PM, Blogger Pedro Monteiro said...

Podia adicionar o meu blog SFF. www.retratomarginal.blogspot.com
Parabens pelo Margem Esquerda!

 
At quarta-feira, novembro 07, 2007 4:55:00 PM, Blogger RM said...

Caro Pedro Monteiro

Quando tomei conhecimento que tinha linkado o Margem Esquerda no seu blog, imediatamente retribui. Como é normal fazer.
Daí O Retrato Marginal já estar adicionado à lista de blogs do Margem Esquerda há bastante tempo.

Abraço e felicidades para o RM.
Raul Martins

 
At quarta-feira, novembro 07, 2007 5:32:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Se bem entendi o que escreveu nas entrelinhas do nº5, algum (ou alguns) dos actuais administradores da PDA vai (ou vão) manter-se na empresa, quando o accionista privado passar a ter a maioria do capital. É isso, Dr. Raul Martins?



Assim sendo, surpreenda-nos e diga-nos, Dr. Raul Martins, quem é ou quem são esses incontornáveis administradores...



Ou será que a sua "andorinha" anda a perder as qualidades de pombo-correio?



Hum... Por que raio é que estou com uma leve impressão de que já vi este filme - e, por sinal, por aqueles lados?



A ser verdade o que sugere (sem que isso me cause espanto!), cabe perguntar (se é que vale a pena ?!) por onde é que anda o decoro? E a vergonha na cara?



Contudo, deixe-me que lhe diga, Dr. Raul Martins, que não me recordo de o ter ouvido(nem lido), alguma vez, a reclamar a mesma transparência que aparece, agora, a sugerir, quando, num passado ainda recente, o Dr.Miguel Lemos foi nomeado administrador da PDA.



E isto, apesar desse inefável e, igualmente, incontornável administrador ter estado envolvido, directamente, (se é que não foi o decisor principal!?) na escolha do parceiro privado para a PDA, ao qual, curiosamente, esta Câmara se prepara, agora, para oferecer, "de mão beijada", não só a posição maioritária na empresa (o que é, no mínimo, esquisito), mas, também, pelo que diz a imprensa, um conjunto de terrenos (pasme-se!), que foram comprados pela Câmara, mas (é sempre bom lembrar!), com o dinheiro dos munícipes.



Pois é, Dr Raul, é como dizia o outro: "Bem prega frei Tomás. Faz aquilo que ele diz. Não faças aquilo que ele faz!"



Olhe, sabe uma coisa? Vou, mas é, dormir, porque estas indignas trapalhadas até me tiram o sono!



E o Dr, aproveite e faça o mesmo. Espero que consiga dormir descansado...

 
At quarta-feira, novembro 07, 2007 6:31:00 PM, Blogger RM said...

Caro anónimo.
1- Como sabe actualmente fazem parte do CA da PDA, EM 2 administradores nomeados pela CMA - O Presidente e um Vogal. O acordo parassocial agora proposto para a PDA ECM apenas prevê que a CMA proponha 1 administrador - O Presidente.
2- A minha andorinha não anda a perder qualidades. Antes pelo contrário. O que me chegou aos ouvidos e que eu transmito no ponto 5, é que, no seguimento do negócio, o actual Presidente da PDA EM será nomeado para Presidente da PDA ECM e que será arranjada uma solução para o actual vogal integrando-o no quadro de uma empresa. Vamos lá a ver se você adivinha qual.
3- Pelas razões bem conhecidas da mulher de César espero que tal não aconteça. Se isso acontecesse seria eticamente muito grave.
4- Mas como espero que ainda haja alguém com cabeça fria e este processo não chegue ao fim (vd. ponto 4)estou razoavelmente descansado e penso que tal não vai acontecer.
5- Se não se recorda de me ter ouvido, ou lido, alguma vez, a reclamar a mesma postura ética que agora reclamo quando o Dr.Miguel Lemos foi nomeado administrador da PDA é porque não vem por estes lados.
6- Lembra-me que há cerca de 2 anos escrevi, entre outros:
- Até há bem poucos dias não tinha qualquer conhecimento do facto de o Dr. Miguel Lemos ter sido nomeado Director-Geral do PDA. Posso garantir, sob palavra de honra, que embora eu fosse à altura líder da bancada do PS na Assembleia Municipal, mesmo informalmente, nada me foi dito sobre o assunto pelo Sr. Presidente da Câmara o que, no mínimo, teria sido um gesto de gentileza pessoal e política. Aliás tenho a certeza absoluta que o mesmo se terá passado com o Dr. Carlos Candal, Presidente da Mesa da AM e com o Dr. José Costa Presidente da Concelhia do PS. Conhecendo-os eu como conheço estou certo que, se tivessem sido contactados, confirmariam o meu vivo desaconselhamento da sua nomeação para tal cargo.
- ... o Dr. Miguel Lemos não deveria ter sido nomeado director-geral da PDA e que o Dr. Alberto Souto não deveria ter permitido isso. A situação para mim piora quando o próprio Miguel Lemos diz que, o contrato foi "negociado com a administração da Visabeira" e "acordado com o Conselho de Administração da PDA" e "que os termos do contrato foram estabelecidos e negociados antes das eleições, em Agosto, pelo administrador da Visabeira na PDA, e Miguel Lemos, da administração da PDA, e com entrada em vigor a partir de Outubro, a cerca de uma semana antes das eleições".
- ... correctamente, o Dr. Miguel Lemos deveria pedir a sua demissão, colocando-se à disposição dos accionistas para o caso destes o considerarem importante para o projecto mas libertando-os do ónus da indemnização no caso de não o pretenderem manter em funções.
7- Como vê não tem razão e pode ler isto tudo em
http://aveirolx.blogspot.com/2005/11/anlise-de-raul-martins.html
8- E quando diz que esta Câmara se prepara, agora, para oferecer, "de mão beijada", não só a posição maioritária na empresa (o que é, no mínimo, esquisito), mas, também, pelo que diz a imprensa, um conjunto de terrenos (pasme-se!), que foram comprados pela Câmara, mas (é sempre bom lembrar!),com o dinheiro dos munícipes, concordo consigo
9- Mas lembre-se que isto acontece por proposta da Administração da PDA (onde pontificam os dois administradores nomeados pelo município) aos seus accionistas o que, dadas as circunstâncias obriga, a meu ver, que esses dois actuais administradores se afastem totalmente do processo. O que, estou certo, farão.
Vamos andando e vendo.
Cumprimentos
Raul Martins

 
At quarta-feira, novembro 07, 2007 10:03:00 PM, Blogger Guilherme Damas da Cunha said...

É, a ser verdade, simplesmente, vergonhoso, degradante e deplurável, para intervenientes directos e indirectos, Executivo Autárquico e Assembleia Municipal, se assim o permitirem e com isto pactuarem... espero que o nao façam

 
At quarta-feira, novembro 07, 2007 10:29:00 PM, Anonymous Anônimo said...

UM ASSUNTO DESTA IMPORTANCIA É COMANDADO "FORA" DA CÂMARA?... O DR.ÉLIO NEM SEQUER USOU A SUA CAPACIDADE DE MEDIAÇÃO?... QUANDO SÃO OS TÉCNICOS DA CÃMARA A NEGOCIAR A DUREZA É TANTA QUE ELE TEM QUE MEDIAR!...QUANDO É O PRESIDENTE DA PDA, O NEGÓCIO É TÃO BOM PARA O MUNICÍPIO QUE É DISPENSÁVEL A SUA MEDIAÇÃO?
Ó DR.RAUL,ACHA QUE O DR.ÉLIO NÃO SOLICITOU DIVERSOS ESTUDOS COM DIVERSOS CENÁRIOS, ONDE FORAM EQUACIONADAS TODAS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA A CÂMARA,E ELE DECIDIU COM TODO O EXECUTIVO DA MAIORIA E SEM QUALQUER INFLUENCIA PARTIDÁRIA OU PESSOAL DOS ADMINISTRADORES? HÁ DÚVIDAS ÁCERCA DA SUA LUTA PELA TRANSPARENCIA E CONTRA A ARROGANCIA E INTERFERENCIAS PARTIDÁRIAS OU PESSOAIS?OU SERÁ ELE MESTRE DA ARTE DO BEM DISFARÇAR? (Iceberg da Ria)

 
At quinta-feira, novembro 08, 2007 12:57:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Mas o assunto de discussão é a elienação do PDA ou é a vida profissional da administração? quem fala do acessorio é porque não tem argumentos para defender o que quer que seja.
A Administração cumpriu ordens dos assionistas, Camara e Visabeira, O projecto valorizou-se e a Administração está de parabens, pois em 2 anos ergueram aquilo que não existia. Por favor olhem para o que fizeram os socialistas que lá estiveram antes e tenham tino no que dizem, mas esta operação não foi auditada por 2 revisores de contas? Um dos quais claramente de esquerda, amigo do Dr. Raul Martins e introduzido na PDA pelo Dr. Alberto Souto, leiam o parecer dele sobre esta operação e depois envergonhem-se do que estão a dizer, a actual administração valorizou o nada que existia em qualquer coisa de muito apetecivel dentro de pouco tempo sem a camara ter colocado um tostão durante estes dois anos, devem continuar se assim o entenderem os assionistas da empresa e já agora Dr. Raul Martins não lhe conhecia tanto azedume por o PSD ter chumbado uma simples comissão de acompanhamento ou agora percebo porque é que essa comissão foi chumbada pois imagino o que de nefasto a vossa presença por perto podia trazer ao PDA.

 
At quinta-feira, novembro 08, 2007 10:48:00 AM, Blogger RM said...

Caro anónimo,

De facto o assunto deveria ser a alienação da PDA. Mas como não há nenhuma alienação. Pelo menos, que eu saiba, nos cofres da Câmara não entra qualquer quantia em dinheiro, antes pelo contrário.

Quando o Sr. diz que a Administração cumpriu ordens dos accionistas bem se vê que não sabe como estas coisas funcionam. Á Administração é que compete propor aos accionistas as (diversas) metodologias de actuação para que seja possível atingir um determinado objectivo fixado. Se o seu amigo lhe contou outra história está a aldrabá-lo. E deixe de lhe lamber as botas que até lhe fica mal.

Não sei quem são os dois revisores de contas a que se refere. Mas nisso sou um ignorante. Veja lá que nem sabia que havia revisores de esquerda e de direita. Julguei que só havia revisores competentes e incompetentes. E acredite. Se eu conheço algum e digo que ele é competente é porque realmente é que eu nessas coisas sou muito esquisito.

Mas fico admirado por o meu amigo já ter lido o parecer dos revisores de contas. Cheira-me, desculpe a expressão, a político graúdo e bem informado. E estou a ficar zangado com a minha andorinha que não me arranjou esse documento. Mas se o meu amigo acha que ele é tão importante porque é que não nos envia para aqui alguns excertos? Peça lá autorização ao homem e ajude-nos senão vamos ficar para aqui consumidos por dúvidas.

E não se esqueça que a legalidade é um conceito interessante. Pergunte lá se não é legal o senhor pegar na sua esposa e logo à noite irem ao Casino esturrar tudo o que conseguiram numa árdua vida de trabalho. Claro que é. Mas como me parece uma pessoa atinada (e a sua mulher ainda o matava) sei que não o vai fazer.

Além disso os nossos legisladores por vezes esquecem-se de plasmar na Lei tudo o que lhes vai no espírito, ou até se esquecem de “escrever” sobre algumas hipóteses, tão absurdas são. Ou não acha que esta é uma forma habilidosa de evitar a aplicação da legislação que impende sobre as empresas municipais, transformando-a à sucapa numa empresa de capitais mistos e evitando a clareza de processos de um concurso público que agora, Inês morta, parece que vai ser feito para outras eventuais alienações de capital (também não sei para quê pois toda a gente sabe que, agora, não vai haver interessados)? Alguma vez caberia na cabeça de alguém que o sócio maioritário de uma empresa dê de mão beijada a sua maioria… a troco de nada?

Oiça lá aqui para nós que ninguém nos ouve. Se alguém lhe perguntasse se esta operação é legal ou se configura um caso de gestão danosa o que é que o meu amigo responderia? Diga-nos por favor. Olhe que eu cá não sei responder e até estou curioso do que, quem destas coisas sabe, vai dizer, se o processo andar em frente.

O Sr. afirma que os administradores valorizaram o nada transformando-o em algo de muito apetecível. Mais do que parabenizar os administradores temos de dar (também) os parabéns à CMA por os ter escolhido para essa missão. Não percebo é porque é que, quando como o Sr. diz aquilo foi transformado numa coisa tão apetecível a Câmara decide dar parte do seu (nosso) bolo a um parceiro privado. É que se estão a distribuir e é apetecível eu também quero e conheço mais quem queira. E é mentira que a Câmara não tenha lá metido dinheiro. Então o aumento de capital que a Câmara vai fazer caiu do céu ou os terrenos que vão ser integrados no património da PDA não (nos) custaram dinheiro?

Vejo que foi uma das pessoas que chumbou a Comissão de Acompanhamento do PDA que foi proposta na Assembleia Municipal, tal o detalhe que tem desse acto. Mas olhe que fez mal. E nada disto teria certamente acontecido. E se julga que apressou o processo vamos lá a ver o que é que isto vai dar. Mas desde já lhe digo que não vai ser rápido que os organismos oficiais parece que trabalham a carvão.

Mas agora reparo,
Vc é um político influente e muito bem informado.
Até conhece o relatório dos revisores de contas…
È, pelos vistos, muito amigo dos actuais administradores da PDA.
E também membro da Assembleia Municipal…

Mau. Mau…
Não me diga que é o ...
Não, não pode ser!

Abraço
Não se esqueça das respostas
Raul Martins

 
At quinta-feira, novembro 08, 2007 12:20:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr. deixe-me ajudar!
Conjunto de adivinhas

introdução

1. eu sou accionista público (accionista 1) com 51% de uma empresa (empresa A)
2. a empresa A compra terrenos
3. a seguir proponho um aumento de capital
4. o accionista minoritário (accionista 2) injecta mais do que eu e passa a maioritário
5. eu (accionista 1) também injecto capital mas fico com uma posição minoritária
6. eu (accionista 1) acho que foi um excelente acto de gestão

adivinha 1: o que acha o accionista 2 desta história toda?

adivinha 2: o que é que eu (accionista 1) ganho com isto?

adivinha 3: isto é legal sendo eu (accionista 1) uma entidade que investiu dinheiro publico na aquisição de activos para a empresa A? Não será isto uma forma de alienação indirecta de activos?

adivinha 4: pode agora o accionista maioritário (accionista 2) fazer o que bem entende com o património da empresa (por exemplo alienar), parte do qual foi adquirido com dinheiros publicos?

adivinha 5: podem alguém ficar "entalado" se aprovar esta operação?

adivinha 6: já se viu uma coisa destas em algum lado?

adivinha 7: quem foi "comido" ou se "deixou comer" no meio desta história toda?

adivinha 8: é possivel que alguém, no seu perfeito juízo, possa concordar com um acto de gestão desta natureza, partindo o mesmo do accionista minoritário (accionista 1)?

adivinha 9: conhecem algúem que responda afirmativamente à adivinha 8?

adivinha 10: se sim então apresentem-mo! (ai! esta não é adivinha...)tenho ai umas massitas para investir... coisa pouca mas que devem chegar para ser maioritário numa empresa com um activo de muito valor

 
At quinta-feira, novembro 08, 2007 4:57:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Será que o Tribunal de Contas não vai ter uma palavrinha a dizer?
Intervieram na venda do velho Mário Duarte à Universidade ( que até tinha sido um bom serviço prestado à comunidade ) e será que agora se vão calar?
Mas quem estará por detrás da negociata que até conseguem por um boneicheirão a dar a cara convencido que estará a fazer um bom negócio?
Valorizaram os terrenos, diminuem esse valor à dìvida e aí está: a dívida vai diminuir. Genial.
E temos que gramar esta cambada até 2009. Ganda noia.

 
At quinta-feira, novembro 08, 2007 5:15:00 PM, Anonymous Anônimo said...

mais uma noite estragada...já tinha planos... E agora??? reunião com o presidente e os vereadores do psd para nos explicarem bem isto!!!a malta do cds que já estava contra não gostou nada de saber que o aumento de capital do pda pode dar para o torto...estão pior que estragados o que não vem melhorar a nossa relação...ainda bem que precisam de nós para o protocolo do beiramar senão ainda nos roíam a corda no caso da estaçaõ de tratamento dos lixos...já para não falar da moveaveiro...tudo por sua culpa...estou a ficar farto deles mas de si nem se fala...vá-se rindo que um dia destes a gente conversa...

 
At quinta-feira, novembro 08, 2007 5:29:00 PM, Blogger RM said...

Caro anónimo,

Se era para me assustar acredite que fiquei realmente muito assustado. Tanto que tenho de ir tomar qualquer coisinha para ver se deixo de tremer.

Mas muito me conta. Com que então uma reuniãozita? Pode-se saber onde e a que horas é?

Quanto às tragédias que conta são verdadeiras ou está só a mandar postas de pescada? Eu já sabia que tinham acabado as reuniões conjuntas entre os partidos da maioria. Mas estão tão graves como quer dar a entender?

Nem S. Caetano vos vale?

Tenha juízo e vá chatear outro.

Raul Martins

 
At quinta-feira, novembro 08, 2007 10:23:00 PM, Blogger Jorge Greno said...

Será que alguém me explica por que é que o PS que iniciou o projecto do Parque Desportivo de Aveiro a partir do ZERO, não integrou o Estádio no negócio da PDA? Não teria sido muito mais fácil na altura? Ou será que se o integrassem, o parceiro privado perdia o interesse no negócio?
Não critiquem apenas o que poderá vir a ser feito (eventualmente haverá soluções melhores para o interesse municipal), critiquem também e expliquem aquilo que não fizerem e qual a razão para isso?

 
At quinta-feira, novembro 08, 2007 11:48:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Grande caldeirada!

 
At sexta-feira, novembro 09, 2007 12:51:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Isto realmente é uma vergonha.Já estamos a contar que quando saírem da Camara ficam todos bem colocados
O actual Administrador da Visaveiro não foi funcionário desta Empresa em Moçambique?
E este Administrador poque emigrou?
Quem souber que responda.
Por este andar ainda vamos ver o actual o actual Vareador das Finanças da Camara a Administrador da ERSUC. S.A.

 
At domingo, novembro 11, 2007 4:19:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr. Raul-
esta obcessão pela PDA cheira-me a uma certa "inveja" pessoal e partidaria por não ter participado num processo que pode trazer mais valias qualitativas para Aveiro e que enquanto os cromos do PS lá estiveram Alberto Souto e Miguel Lemos. nem andava nem desandava, por isso colabore e apoie o que de melhor se está a fazer em Aveiro por aveiro e com aveiro.

Giro não?

 
At domingo, novembro 11, 2007 4:22:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Amigo Raul:

Sem traumas se o administrador è bem, fez bom trabalho, se os socios estão satizfeitos com o seu trabalho porque é que não aode continuar, sem traumas e sem politiquices mas para bem de aveiro

 
At domingo, novembro 11, 2007 7:17:00 PM, Blogger RM said...

Caros leitores:
Anónimo de 8/11, 4:57
Claro que o tribunal de Contas vai ter uma palavra a dizer. E não só o Tribunal de Contas. E também acredito que o Dr. Élio Maia julgava que estava a fazer um bom negócio. No entanto agora já não pode dizer que não está bem informado. Creio e espero, sinceramente, que, como homem de bem que sei que é, e a bem de Aveiro, aceite as sugestões que, de boa-fé, lhe deixei.

Caro anónimo de 8/11, 15pm Actualização)

O meu caro amigo afinal veio para aqui lançar umas papaias mas afinal anda mal informado. Afinal a reunião reuniu o presidente, a vereação e as bancadas da maioria. A sede do PSD estava a abarrotar. A minha andorinha contou-me tudo, tintim por tintim. Nalgumas coisas vc. tinha razão. Como deve calcular não posso aqui contar-lhe tudo mas desde já lhe digo que além de participada a reunião foi muito interessante, não só no aspecto negocial mas também no aspecto gastronómico (até foi distribuído aquele manual do Cunhal de engolir sapos). Para lhe abrir o apetite digo-lhe que algumas pessoas gradas da bancada da AM do PSD juraram ir fazer uma declaração quando votarem o protocolo do Beira-Mar (se calhar agora já não fazem só para não darem razão à minha andorinha) porque nem com alka-seltzer engolem aquilo. E que ficou decidido que os SMAS vão à vida. E que depois dos 58 milhões vêm aí mais pedidos de empréstimos. Também lhe podia falar doutras coisas e doutras angústias mas não devo. E continuo preparado para a tal conversa!

Caro risonho,
Sempre nos foi afirmado pelos responsáveis (e não contestado na altura) que era necessário constituir 2 empresas em virtude de se irem receber subsídios específicos para a construção do estádio e isso necessitar de uma empresa autónoma. Sempre fui de opinião que logo que fosse possível e após devida valoração deveria ser feita a integração do Estádio e dos terrenos envolventes no PDA o que permitiria à CMA acompanhar (todos) os aumentos de capital e posteriormente vender parte (ou a totalidade) da participação da CMA, pois acho que haveria vantagens neste processo ser assumido por um investidor privado. Mas pagando o justo valor. Eu sei que o parceiro privado tem alguns óbices à integração do estádio e até tem alguma má experiência nesta matéria. Mas propriedade não significa gestão e paralelamente poderia ser feito um protocolo de longo prazo para gestão do Estádio (PDA, CMA, EMA, Beira Mar, outros?) que tranquilizasse o parceiro privado e defendesse o interesse público. E todos ficariam a ganhar.
Assim como se pretende seja feito NÃO (e aqui sei que concorda comigo). As pessoas agora não podem dizer que não estão conscientes do que vão fazer. Vamos ver o que acontece. Mas eu acho que o Dr. Élio Maia, antes de apresentar o assunto à AM, vai procurar, superiormente informar-se melhor. Até para se salvaguardar! E se a resposta for a que eu penso, vai ser o bom e o bonito que, disem-me, ele quando lhe salta a tampa não é pêra doce.

Anónimos(?) de 11/11
Não tenho qualquer obsessão pelo caso do PDA. Nem por qualquer outro caso. Apenas quero aquilo que penso ser o melhor para a minha terra. E também reconhecerão que os administradores que propuseram este negócio não parecem estar a defender, como é a sua missão, os interesses do capital que representam que é dos MUNÍCIPES AVEIRENSES. E obviamente após terem proposto uma operação deste tipo não poderão ser administradores ou passar a serem quadros da “nova” PDA, ECM, ou, por maioria de razão, de qualquer empresa do, até agora, accionista minoritário, sem se sujeitarem a que esta sua participação seja muito mal interpretada. Interpretação que nenhuma pessoa séria e, no caso concreto, com um vasto horizonte de projectos profissionais que deixa a milhas de distância este “serviço” ocasional e temporário, desejará ver impender sobre si.

 

Postar um comentário

<< Home