segunda-feira, outubro 29, 2007

Números da Dívida

Alguns leitores têm-me tentado convencer que fui exagerado quando, no post anterior, afirmei que o comportamento da nossa Câmara Municipal junto dos seus credores e fornecedores tem vindo a roçar os limites da indignidade e envergonha todos aqueles que acham que o seu Município deveria adoptar, também em matérias financeiras, o comportamento de uma pessoa de bem.

E eu que, normalmente sou um exagerado, tenho tentado encontrar alguma desproporção na referida afirmação. Mas até ao momento ainda não a consegui encontrar e, quanto mais aprofundo a questão, mais motivos encontro para considerar que a frase ainda não é suficientemente dura para demonstrar a realidade da situação.

Por isso e mesmo antes de escrever sobre o assunto da Parceria e da privatização da PDA vou-vos apresentar alguns números para tentar provar que não houve qualquer exagero no que disse.

Está claro que muitos vão fazer-me lembrar que já no tempo do anterior presidente da Câmara as coisas se passavam desta maneira. Escusam de me atirar com isso à cara porque eu lembro-me muito bem do que se passou e, à altura, embora em vão, tudo fiz, primeiro para que não acontecesse e, depois, para que fosse resolvido. E acho que os erros do passado não podem servir para acobertar ou validar os erros do presente.

Mas é melhor conhecerem alguns números, retirados do estudo para o empréstimo dos 58 milhões de euros (valores de 31/07/2007), para melhor aquilatarem se eu fui, ou não, exagerado e se este executivo poderia, ou não, ter feito melhor do que aquilo que fez, nestes 2 últimos anos.

Vejamos por exemplo:

1- FORNECEDORES DE IMOBILIZADO

Total da dívida a forn. imob. --------------------------- 13.520.055,63 €
Valor da dívida aos 10 maiores forn.imob.------------- 10.196.141,08 €
Número de forn. de imob.a que a CMA deve ----------------- 219

Valor da dívida aos 50 menores forn. imob.---------------- 26.999,99 €
Valor da dívida aos 100 menores forn. imob. ------------- 162.051,90 €
Fornecedores com dívidas inferiores a 5.000 € ---------------- 105

2- FORNECEDORES C/C

Total da dívida a Fornecedores c/c, --------------------11.274.091,35 €
Valor da dívida aos 10 maiores fornecedores c/c ------ 8.132.468,38 €
Número de fornecedores c/c a que a CMA deve -------------- 516

Valor da dívida aos 50 menores fornecedores c/c ---------- 1.994,46 €
Valor da dívida aos 100 menores fornecedores c/c --------- 9.725,45 €
Valor da dívida aos 200 menores fornecedores c/c -------- 59.015,92 €
Fornecedores com dívidas inferiores a 2.500 € ----------------- 314

3- OUTROS CREDORES

Total da dívida a Outros Credores ----------------------- 5.827.520,60 €
Valor da dívida aos 10 maiores outros credores -------- 4.834.667,57 €
Número de outros credores a que a CMA deve ----------------- 200

Valor da dívida aos 50 menores outros credores ------------ 7.466,96 €
Valor da dívida aos 100 menores outros credores ---------- 42.072,42 €
Outros credores com dívidas inferiores a 2.500 € ------------- 130

Então digam-me lá! Mesmo com as restrições financeiras existentes a gestão da dívida de curto prazo não poderia ter sido feita de outra maneira?

2 Comments:

At segunda-feira, outubro 29, 2007 11:06:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr. Raúl
Será que compreendi bem? Com cerca de 250.000 euros ou seja 50 mil contos dos antigos o Élio poderia ter tirado da porta da Câmara 400 credores e fornecedores? Tem a certeza que os seus números estão certos?Se está só posso dizer uma coisa. Corja de incompetentes. O meu voto não vão ter mais.
Luís Moita

 
At terça-feira, outubro 30, 2007 12:49:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Ao anonimo anterior
Claro que com 50.000 contos dos antigos não tirava ninguem da porta, mas o Dr. Raul explica-lhe e pode também dizer-lhe porque é que o Souto também não pagou, é que na altura podia e esta operação financeira só passou a ser outra vez possivel apartir de Janeiro ultimo.

 

Postar um comentário

<< Home