domingo, junho 17, 2007

Triste e desolado! Destroçado até!

Caros amigos,

Desculpem vir para aqui chatear-vos, como se já não bastasse o mau tempo, para vos estragar o fim-de-semana. É que fui dar uma volta mas não encontrei ninguém que quisesse compartilhar as minhas mágoas e necessito, desesperadamente, de desabafar.

Estou com o coração completamente destroçado. E sabem porquê? Zanguei-me com a minha andorinha! Não acreditam? Acreditem, porque é a mais pura e triste das verdades!

Não é que me vá fazer muita falta. Aliás a amizade com a minha andorinha só me tem trazido dissabores pois, como certamente já notaram, ela é muito mentireira e eu, que sou o rei dos crédulos, caí há tempos na asneira de publicar algumas das intrujices que ela me contou. Como certamente se lembram, saltou-me o Carmo e a Trindade em cima. Apanhei tantas que ainda ando com um ombro dorido e, como a idade não perdoa e eu já não tenho barriga para caldinhos, não quero repetir a dose.

Mas, como dizia, não é que a magana me vá fazer grande falta. Mas que querem! Já me tinha habituado às suas brejeirices e adorava vê-la esvoaçar à minha volta. Gostava de lhe apreciar o voo ágil e, mais que tudo, faz-me falta a adrenalina que os seus perigosos voos rasantes me davam a provar. De tal forma que até tinha apanhado e guardado umas libelinhas para lhe preparar o jantar de hoje que, nem sei bem porquê, é dia assinado para as andorinhas, corvos e outros pássaros de farda preta.

A zanga começou com uma coisita de nada. Quando, à sobremesa, nos deliciava-mos com uns ninhos de abelha que, com carinho, lhe tinha preparado (e que, por acaso, tinham a massa folhada estaladiça, como ela gosta) calhei em perguntar se tinha ido até S. Jacinto, onde sei que vai amiúde, desde que um andorinhão bem apessoado e de gorjeio meloso, por lá lhe anda a arrastar a asa. E não perguntei apenas por perguntar. É que prometi levar o meu carro a passear até S. Jacinto na embarcação que por lá está amarrada a criar mexilhão. E promessas são promessas. Ora o solstício de Junho esta aí à porta e no Inverno, menos dado a dias bonançosos, tenho algum receio de fazer a travessia, não vá o diabo tecê-las e salgar-me a carripana.

Ela disse que sim e que até tinha umas novidades para me contar. Segundo disse, anda grande azáfama num barco que está, há manga de tempo, para começar a operar (ela não soube dizer o nome mas cheirou-me logo que era o ferry-boat) e que até tinham mandado vir uns senhores da Figueira para o pôr a funcionar. Escaldado como estou com as suas mentirices, fiquei logo de pé atrás e comecei a desviar a conversa, pois parece-me que não faz grande sentido mandar vir gente de tão longe, quando há por cá tantos profissionais com capacidade para, em três penadas, resolverem o assunto.

Mas quando a ouvi dizer que quem anda por lá a dar ordens como se fosse o dono já não é aquele senhor alto, simpático e com os dentes bonitos mas, um outro, assim para o mal encarado e de bigode, que, ainda há pouco tempo, nada tinha a ver com a empresa proprietária das embarcações, comecei a ver que a minha andorinha estava a descambar para a costumeira intrujice, enfiei o gorro de lã que a minha tia Efigénia me tricotou e escondi as orelhas, para não ouvir mais nada.

Isto porque ninguém se acredita (nem eu que sou o papa dos crédulos), poder estar-se a desenvolver este processo que, ao que a minha andorinha me disse, está a dar largos e apressados passos, sem que, previamente, se tenha dito qual o impacto e qual a solução que foi estudada e se pretende seguir, por forma a gerar mais-valias para o município, como nos foi prometido. Nem, ao menos se sabe, se de uma parceria
, concessão, extinção ou alienação se está a tratar. Ninguém se acredita que tudo esteja a ser feito no segredo dos Deuses e que só depois do processo concluído é que será presente aos órgãos decisores. Não para aprovação da forma e do método mas, tão somente, para ratificação do que foi acordado. Ratificação que, como de costume, vai ter o aplauso solitário da maioria reinante.

Impensável, disse-lhe eu em voz alta. Não posso crer que estejam a decorrer negociações desta índole numa empresa municipal e, eventualmente, se estejam a assumir compromissos, sem que o executivo municipal seja devidamente informado! Então e a clareza e a transparência que deve presidir à gestão da “coisa pública” exclamei! Não pode ser. Não acredito!

A minha andorinha ficou ofendida por eu não acreditar nela e por estar sempre a contrariá-la. Palavra puxa palavra, que sim, que não, que o negócio estava quase feito, que não podia ser, que a tal empresa já andava a falar com os trabalhadores, que tinha compreendido mal, que até já andava a assumir as despesas das reparações, que isso era uma refinada aldrabice, (...) até que acabámos por nos chatear.

A minha andorinha estava apopléctica. De bico cerrado e olhar irado resmungou uma desculpa e nem à francesa se despediu. Arrancou mais rápida que o TGV e desapareceu. Num ápice! Nem para trás olhou quando, já meio arrependido, a chamei. E eu fiquei para aqui. Triste e desolado! Destroçado até! Por uma coisa de nada! Mais valia ter fingido que acreditava nela e ter ficado mudo e calado!

Até porque, se calhar, ligeira como é, entendeu tudo mal e o tal senhor é apenas um novo funcionário, contratado pela tal empresa municipal para tratar dos assuntos dos barcos. Mas nisso é que eu não acredito de maneira nenhuma
porque, aqui há dias, ouvi prometer (isso posso jurar porque o escutei com estes ouvidos que a terra há-de comer), que se ia reduzir o pessoal do grupo municipal. E, quem o disse, é gente de cumprir promessas!

29 Comments:

At domingo, junho 17, 2007 9:55:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Com Figueira ou sem Figueira
Aquilo que hoje sinto
É que não vejo maneira
De levar a "arrastadeira"
De ferry a São Jacinto

Dizem os novos a rir:
"O que é a arrastadeira"?
Respondo eu sem mentir:
Era o termo p´ra referir
O carro, por brincadeira.

ZÉ MALAGUETA

 
At domingo, junho 17, 2007 12:18:00 PM, Blogger Unknown said...

Viva Dr. Raul

Desse Ferry Boat já ouvi tantas historias que dificilmente ele navegará com as barbas que já tem.
As coisas, segundo me contaram, e não tenho andorinha, já vem do tempo da Concorrência Publica para a sua reparação.
Sei de uma Empresa, por sinal de Aveiro, que tinha uma proposta muito inferior a quem realizou a” reparação”que, pelo que está a vista, não teve qualidade.
Por isso, tudo já vem mal de trás e de certeza que todos vamos continuar por muito tempo a fazer cem km. para comer um peixito na Peixaria.
Já agora Dr. Raul.:
Para quando o quartel dos Bombeiros em S.Jacinto?
É que na última reunião, quem lá esteve contou-me, que o protagonismo foi do Dr. Ulisses, o Dr. Élio mais uma vez não falou e o Sr. Carlos Santos apresentava um ar senil.

Um Abraço.

 
At domingo, junho 17, 2007 12:36:00 PM, Anonymous Anônimo said...

dr. raúl
a sua andorinha afinal não sabe da missa a metade. Só vai para o lado da ria. Tem de arranjar um cu(s)co que lhe conte o que se passa pró lado da serra.
muitos beijinhos
maria albertina (tinita para os amigos)

 
At domingo, junho 17, 2007 4:12:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Temos de recuperar andorinha, caso contrário entramos num fosso, mudos e calados, das constantes asneiras, sempre a troco das dividas com o Zé pagode, de quem não sabe fazer mais nada.
RIDIUCULO!?...

 
At domingo, junho 17, 2007 5:45:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Gostei da parte final do comentário de Pedro link !! Afinal, concluo que não sou mau observador, pois vem confirmar o que me parece há muito: o homem deve estar mesmo senil !!! e o presidente não fala p'ra não dizer asneiras !!!!

 
At domingo, junho 17, 2007 5:51:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr.Raul Martins,
Há tanto tempo que foi prometido o ferry! Tenho um palpite de que andam de volta dele a fazer orçamento para o desmantelar!!! O ferro velho, dizem, está a dar dinheiro e isso vai fazer baixar os encargos da Câmara!!!
Se é mentira, então o novo personagem (mais um funcionário bem pago)faz parte das medidas para reduzir os encargos !!
Cumprimentos.

 
At domingo, junho 17, 2007 6:03:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Vá lá meus senhores.... os homens vão poupar dinheiro !!!
Isto porquê? Se têm um transporte próprio que os pode levar ao JAPÃO, em visita a OITA, escusam de gastar dinheiro em viagens de avião.
É para isso que estão a preparar a barcaça!!! e até podem levar familiares e amigos e namoradas.... vai tudo !!! (o combustível é o mesmo)

Não sejam invejosos... deixem lá ir o pessoal !!!

mpm

 
At domingo, junho 17, 2007 6:25:00 PM, Blogger Terra e Sal said...

No meu ponto de vista o meu Amigo estima pouco a sua andorinha. Ela, ao contrário do que pensa, faz reconhecimentos rasantes, sempre perigosos, mas certeiros.
Pois é!

Informa-o antes de qualquer notícia se tornar “oficial.” O meu mocho também é “olhudo” e sabe umas coisitas mas as suas características anatómicas, não lhe permite andar tão junto ás coisas…
Pois é!

Daí, eu, ao contrário de si, não precisar, nem lhe exigir, garantias a 100%.
Ele, lá do alto, garante-me 80% de certezas, o que, numa escala de probabilidades, é muito bom.
Para mim, essa probalidade, chega-me.
Pois é!

Já esqueceu, ou alguém aqui esqueceu quando a andorinha lhe disse que o director artístico do Teatro Aveirense estava farto de aturar confusões, e que lá, andava tudo de “carro às avessas” e que o director se ia embora?
Pois é!

É certo que, alguns, o próprio director, no outro dia, correram aos jornais a dizer que era mentira, que estava tudo de “pedra e cal”...
E passados que foram meia dúzia de dias, o que aconteceu?
Onde está o tal director artístico?
Pois é!

Você foi injusto ao falar como falou da andorinha, tal e qual com o agora.
Fartou-se de chamar nomes à "bichana", e as próprias pessoas a caluniaram em pensamento julgando que ela tinha inventado tudo. Só gostava é que me dissesse, hoje, e alguma distancia, quem tinha razão, mas temos a memória curta.
Pois é!

Você nunca me viu a "encangar" o meu mocho de pragas, e ele, coitado, não anda tão em cima dos acontecimentos.
Pois é!

O meu Amigo subestima a “bichana," e uma bichana de confiança, deve ser sempre preservada e mimada. Mas isto penso eu,e espero bem que, não venha como o costume,algum voluntário, contrariar-me.
Pois é!

Depois, o meu mocho como vê as coisas mais lá do alto, diz-me que a barcaça ou ferry boat, está podre e excomungada, mas não me disse por quem. Diz que aquilo tem sido uma consumição. Tem andado de Pôncio para Pilatos, e cada vez está mais maltratada.
Pois é!

Agora diz, que a barcaça, vai ser explorada por uma entidade particular, que para já, estão outra vez a pô-la capaz de navegar, só não sei se é a suas expensas, ou de outrem.
Pois é!

Disse-me ainda que iam mexer naquilo tudo, meter motores novos e mais fortes, para que na “vazante” os passageiros que venham de S. Jacinto para Aveiro, não vão parar à “Galega” ou às “Berlengas”…
Pois é!

Diz ele, que andam em negociações, para levarem funcionários para trabalhar para a tal empresa, que vai explorar o “filão”.
Bem, agora penso eu: Isto deve ser a primeira e segunda, das 29 medidas anunciadas.
Uma, a venda de património (será?.
Outra, a diminuição de pessoal municipal.
Pois é!

O raio do mocho não é capaz de fazer voos mais rasantes, mas olhe que aqui, vai a tal certeza a 80%de toda aquela situação.
Pois é!

 
At segunda-feira, junho 18, 2007 12:38:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Diz por ai nos canais da ria que parece que além do Ferry parece que que a seguir virá a adaptação do aerodromo municipal num aeroporto regional vocaccionado para as low-cost....
O PAÍS tem a Portela...
Aveiro TEM S.JACINTO....

 
At segunda-feira, junho 18, 2007 2:58:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Este é aquele ferry que o Dr. Alberto Souto comprou (e que não pagou!)? Aquele ferry que, só em arranjos e adaptações, dizem as más linguas, já ficou pelo dobro do valor de compra? Ainda andam com essa história??? Será que ninguém quer comprar aquilo?
Pois é, o Dr. Souto tinha grandes ideias... o problema dele eram as pressas e as facilidades com que tudo se podia fazer quando ele tinha uma ideia genial... se parasse para pensar ou desse ouvidos a alguns dos colegas de Executivo, talvez não se tivessem tomado algumas decisões que se provaram prejudiciais para Aveiro e ainda hoje seria presidente.
Assim perdemos todos…

 
At segunda-feira, junho 18, 2007 6:24:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro anónimo...
Não sou defensor do Dr.Alberto Souto nem fui incumbido de tal(até porque não sou advogado !).
Mas pelo facto de o Dr.Alberto Souto ter feito a "asneira" -se é que foi asneira - de ter adquirido o ferry, isso não dá o direito nem o justifica que os actuais incompetentes destruam, desmazelem, ou desbaratem o ferry só porque o herdaram do Dr.Alberto Souto.
Eles têm é que dar andamento aos assuntos e responsabilidades da Câmara que se propuseram governar. Foi para isso que foram eleitos e certamente que o povo não os obrigou a candidatarem-se !!!
A incompetência é que não os deixa prosseguir com as responsabilidades.
Cumprimentos.

 
At segunda-feira, junho 18, 2007 11:00:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Totalmente de acordo... mas quem paga o ferry... as obras... a formação... as autorizações para navegar? Isso não é importante, certo? O importante foi acordar numa bela manhã e comprar (salve seja) o belo do barco com o dinheiro do povo (que por sinal já não havia na época)... Se ele servia para navegar na Ria, se estava em condições, se tinha alguma rentabilidade (pronto está bem, nem era preciso tanto, mas pelo menos que pagasse uma parte dos custos), isso não interessava nada... esse foi sempre o grande (talvez único) erro do Dr. Miranda... o dinheiro não era dele... e quem viesse por último que pagasse a conta!
Mas que venha o barquinho, que enquanto for novidade vai ser lindo de ver, aquelas "bichas" de carros a buzinar para o vizinho da frente, enquanto esperam embarcar para o almocinho na Peixaria.
Saudações.

 
At terça-feira, junho 19, 2007 10:46:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Como diz reputado politico da nossa praça "...os Politicos Sonham e o povo Paga..."

 
At terça-feira, junho 19, 2007 11:17:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu só sei se Alberto Souto fosse reeleito, estava tudo a andar.
Agora, andamos para traz.

 
At terça-feira, junho 19, 2007 4:41:00 PM, Anonymous Anônimo said...

...,mas ora digam-me cá. S.Jacinto não é uma freguesia de Aveiro? Por que raio de sorte todas as freguesias periféricas de Aveiro têm direito a transportes colectivos e S. Jacinto não? Será que ir passear o autocarro todos os dias não sei quantas vezes ao dia e à noite sem um único passageiro lá para o Carregal,Eirol, Nariz, etc... é um custo social e para S. Jacinto são erros graves de gestão? Será que S. Jacinto não tem população? Não têm os mesmos direitos dos restantes munícipes de Aveiro? Se não querem ferryboat, façam a ponte. A tal ponte já prometida ainda no tempo da outra senhora!...

 
At terça-feira, junho 19, 2007 6:01:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro anónimo
Concordo consigo,pois efectivamente Aveiro está a andar para tráz...
Mas, giro giro é que o povo não os mandou candidatarem-se e em campanha disseram claramente ao povo que a Câmara estava muito endividada... e prometeram governar e levar a Câmara a bom porto com a dívida conhecida, apelando ao voto!!!
Arrogaram-se de competentes !!!!
Cumprimentos
mpm

 
At terça-feira, junho 19, 2007 6:44:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr Raul, porque é que o seu PS não propõe a fusão de empresas municipais? (o Élio prometeu extingui-las mas depois vieram dizer que não podiam por causa do IVA etc...) podem contudo ser fundidas que não haverá qualquer óbice.
Quer dizer, haverá menos administradores "a ganhar o seu", mas só isso.
Era da maneira que o Élio era confrontado com promessas feitas e não cumpridas. Se não aceitar, é porque alimenta "tachos". Ficará à vista de todos!

 
At terça-feira, junho 19, 2007 11:51:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Meu caro senhor doutor Raul Martins,

...E ouviu muito bem, sim senhor!
E quanto ao ferry para S. Jacinto está muito bem informado...Olhe, sabe que mais? Daqui a um mês (mais coisa menos coisa) deve ter novidades sobre o ferry... Novidades que tanto podem vir de Aveiro como de Lisboa!!!
(E já agora meu caro doutor Raul Martins: não é verdade que eles aqui há tempos andavam a dizer que tinham uns franceses interessados em tudo o que fossem transportes? Que os franceses compravam tudo por atacado?! Pelos vistos...)
Zezinho-que-não-é-padre

 
At quarta-feira, junho 20, 2007 9:56:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Em Lisboa do PSD, também foi de tachos, mais tarde os arautos da desgraça, vão dizer que deixaram tudo bem!
Reciclagem no PSD, precisa-se!...

 
At quarta-feira, junho 20, 2007 10:35:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Caríssimo,
A sua andorinha ou é, ou faz-se, muito estúpida. Mande-a embora de vez. Ela não lhe disse quem é que vai ganhar o concurso para as lanchas e para o ferri? Nem lhe deu um palpite? Daaah!
Zé-sacristão

 
At quarta-feira, junho 20, 2007 5:42:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro anónimo Zé-sacristão !

Não me diga que adivinho? É a Visabeira!!!! hum...

Cumprimentos.
mpm

 
At quarta-feira, junho 20, 2007 5:50:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Ó Raul Ventura Martins agora apareces aqui com o nome de José António Fonseca?
A Besta | 20.06.07 - 5:48 pm | #
Tive de fazer copy/paste
Eu agora tenho o privilégio de de ser a sua sombra
E já não é a 10ª ou 20ªvez
Atençao
Vá lá ao portugalprofundo e leia
Lamento
Aliás só não lhe chamam santinho a si à sua família

 
At quinta-feira, junho 21, 2007 11:04:00 AM, Blogger RM said...

Ao anónimo que assina como besta.
Já lhe disse (e vou-lhe dizer pela última vez) que não é bem-vindo a este blog.
E engana-se porque eu não sou o José António Fonseca. Que não sei quem é.
Não costumo visitar o Portugal pró fundo. E muito menos para ler os comentários que por lá se fazem.
É que o escafandro que eu tinha para visitar lugares infectos está estragado ne eu tenho medo de apanhar alguma doença.
Adeus
Raul Martins

 
At quinta-feira, junho 21, 2007 1:56:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Esse blogue tem ranso
E cheira-me a duvidoso;
Só gosto d´"ABERTA AO MANSO"
A falar do "FONSECOSO".

ZÉ MALAGUETA

 
At segunda-feira, junho 25, 2007 10:41:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Caro Dr. Raul Martins:

Esta semana coloquei-me a pensar e entrámos numa nova estaçao do ano, o Verão!

Seria altura de receber, ler ou simplesmente passar os olhos pela nova revista de cultura da CMA, pontes & virgulas. Mas, qual é o meu espanto, tal revista não apareceu nas bancas nem nos locais habituais...

A CMA desistiu dela? Por falta de dinheiro não poderá ser uma vez que era apoiada por mecenas...

Mais uma promessa eleitoral que fica pelo caminho... É só mais uma!!

Se me puder esclarecer...agradecia!
RC

 
At quarta-feira, junho 27, 2007 4:04:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Parece que não há, ou não mereço resposta...
Continuarei numa atitude de espera!

RC

 
At quarta-feira, junho 27, 2007 5:14:00 PM, Blogger RM said...

Caro RC
Claro que merece uma resposta. Eu é que não a tenho para lha dar. Ainda julguei que o meu amigo João Oliveira nos quisesse esclarecer mas ele não nos quer dizer nada.
Se calhar a CMA desistiu do projecto ou a revista está atrasada.
Mas não vou deixar de perguntar na próxima AM.
Cumprimentos
Raul Martins

 
At quarta-feira, junho 27, 2007 8:00:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro anónimo RC,
Penso que a Câmara deverá ter mesmo acabado com a revista.
Acho que faz parte das medidas para reduzir o défice o corte no consumo de luz, telefone, papel etc.
Logo, a revista é papel !!!!
Cumprimentos.

 
At quinta-feira, junho 28, 2007 11:55:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Caro maréboa:
Então e os mecenas dávam o dinheiro para quê?
Nessa perspectiva a Câmara também deixará de ter papel higiénico nos WC, para reduçao do défice!! Também é papel!!

Tenha dó!
RC

 

Postar um comentário

<< Home