terça-feira, junho 12, 2007

INTERLÚDIO


Enquanto o tempo não dá ...


... o Margem Esquerda é feito pelos seus leitores!

13 Comments:

At segunda-feira, junho 11, 2007 12:15:00 PM, Anonymous Anônimo said...

MAIS UMA "NOVA" MEDIDA

Mas que grande "peixeirada"
Vai no Mercado do Peixe!
Querem a venda acabada
E que o mercado feche.

O Senhor Vereador
Foi lá dizer noutro dia
Que aquilo era um "hórror",
Era tudo porcaria!

Por isso, o "poisson",
Tem que ir p´ra Santiago,
Pois aí é que é bom;
Dizem elas:ó carago,

D´aqui não sai o peixinho,
Para lá, nem que nos mates;
Pôr o nosso chicharrinho
Ali, ao pé dos tomates!!!

ZÉ MALAGUETA

 
At segunda-feira, junho 11, 2007 2:45:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O Mercado do Peixe, um dos "ex-libris" da Cidade, orgulho das pessoas da beira-mar, desactivado?
Meu Deus, mas isso é uma anormalidade! Penso, que nem por mera hipótese académica se pode aventar tal situação.
Mas o Senhor Vereador "Regente", não poderia ocupar o seu cérebro com ideias que não viessem ferir a susceptibilidade aveirense, e as suas boas gentes, apaixonadas pela sua Ria e canais, pelos seus moliceiros e, naturalmente, pelo seu Mercado do Peixe?
Não sei se o Senhor Vereador nasceu em Aveiro, mas se nasceu, não parece!
COSTUMES(de AVEIRO)

 
At terça-feira, junho 12, 2007 2:16:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Esta Camara de Aveiro faz anta asneira, que nem sonhe retirar a venda da Praça do Peixe, ex-libris da cidade e da zona tipica da Beira Mar!?...

 
At quarta-feira, junho 13, 2007 11:49:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Recentemente foi publicado no diário de Aveiro ,e com fotos, as condições de insalubridade em que a Câmara de Aveiro colocou os estudantes a preparar os carros para o desfile do "enterro do ano".Salvo erro, trata-se de uma ex-fábrica cerâmica.
Será que o mercado do peixe é assim tão mau em termos de salubridade ? Ou a Câmara terá na manga a cedência do espaço a privados?

 
At quarta-feira, junho 13, 2007 7:37:00 PM, Blogger Terra e Sal said...

Não acredito que a Câmara vá acabar com o Mercado do peixe. Sinceramente, não, seria mau de mais.
Seria ferir a sensibilidade e orgulhos Aveirenses. Seria dar uma machadada nos usos e costumes do povo de Aveiro. Seria desconsiderar ainda mais, as gentes da Beira-Mar. Seria destruir uma tradição centenária que a todo o custo se tem de preservar. Seria violentar barbaramente, tudo e todos.

Não acredito que a Câmara tenha arrojo e insensatez para tanto. Estou certo que, nem é preciso a população vir para a rádio e para os jornais, ameaçar com um qualquer “movimento cívico.”

Estou certo que a “boca” de acabar com o mercado ali, foi mais uma “boca” desgarrada de um desbocado qualquer, que rapidamente, será corrigida pelo bom senso.

Poderá e deverá pensar-se, ou dar a pensar, a alguém mais capaz e entendido, o modo de resolver a situação, como criar melhores condições, para o peixe continuar ali a ser vendido. É certo que deverão ser feitas pequenas obras, como a alteração do piso interior e saneamento, coisa de pouca monta, agora fechar, ou mudar de sítio, isso não é uma solução válida, e muito menos racional.

Quer-se dizer, só porque, dá algum trabalho à mente repensar uma situação que nem é dificil, resolve-se sem perder tempo nenhum, acabar com tudo.

Crie-se é naquele local mais lugares de venda, há espaço para o dobro das bancas que lá existem.
Os alugueres a mais que se podem lá criar e as rendas a cobrar, vão dar perfeitamente para as obras necessárias.

A não ser que, a algum “iluminado” passou a ideia de transformar aquilo em mais um local de copos, e mais uma vez "anavalhar" e espoliar a freguesia da Vera-Cruz.

Ou será intenção transformar o Mercado do peixe, em mais uma tasquinha, e assim, dar mais um jeitinho, aos comerciantes da noite?

Alguém sabe se lá pelos Paços do Concelho,há alguém atreito a copos?
É que, é impressionante, metade do mandato foi andar à volta das contas, da dívida, e o que sobejava foi de volta dos bares na Praça do Peixe.

Sinceramente, não acredito que a insensatez chegue a tanto, seria motivo, aqui sim, de um "movimento" mas um “Movimento Popular ”contra a Câmara.

 
At quarta-feira, junho 13, 2007 10:49:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Acerca deste tema, li no jornal que terá sido o vereador Carlos Santos a dizer que estariam a pensar transferir a venda do peixe para o mercado de Santiago.

A actual praça do peixe seria adaptada para um espaço cultural.

Concerteza foi mais uma "ideia" que não deve sair para o papel.

A concretizar-se, seria descaracterizar a praça do peixe, já que sempre foi ali que se vende o peixe, num enquadramento a lembrar o mar, estando perto dum canal da ria.

Por outro lado, é um espaço situado numa zona frequentada por turistas, sendo uma atracção também nesse sentido.

Depois, que espaço de cultura? Para isso concerteza seriam necessárias obras de adaptação. E já não há tantos espaços na cidade adequados a cultura? Então que se utilizem.

Se o problema é sanitário, então que ponham o pessoal competente (da Câmara e outros) a trabalhar, pois concerteza têm meios para melhorar a situação sem efectuarem grandes despesas.

MFM

 
At quinta-feira, junho 14, 2007 9:32:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Já agora mudam também o nome da praça, e apagam-se anos de historia: Praço pdo Peixe, para Praça da Cultura... homens tenham tino.
Não tem salubridade, ponham-na, e mais, o Eng.º Carlos Santos, que esteve tantos anos à frente de uma instituição da praça, sabe MUITO BEM,o que é prteciso fazer para adequar salubridade onde ela não existe. Claro que se outros interesses se levantam, estão na posição certa para os adoptar, e disso não há duvidas.
O Povo em 2009 responde, se gostou ou não da ideia.

 
At quinta-feira, junho 14, 2007 11:00:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Caro terra & sal,
eu escrevi antes e coloquei a questão se a Câmara não terá na manga ceder o mercado do peixe a privados. Pelos vistos também coloca a questão. E mais, toca num assunto importante, parece que esta Câmara priviligia o comércio dos "copos".

Falando de salubridade coloco a seguinte questão: Será que algum dos elementos da Câmara e principalmente o vereador responsável, alguma vez deixou de comer galos e porcos abatidos em casa? Se calhar tem comido rojões de carne de porcos que não passaram pelo controle sanitário!!! será mentira - tenho cá um dedo mindinho que adivinha que é verdade !!!!
Cumprimentos.
MP

 
At quinta-feira, junho 14, 2007 11:04:00 AM, Anonymous Anônimo said...

caro anónimo (MFM)

concordo com a sua observação que é muito pertinente. Espaço de cultura na praça do peixe - só se for a cultura dos bêbados. Esta Câmara alterou o nome do Museu Arlindo Vicente, verdadeiro espaço criado para a culta - e deu no que deu. Enfim, o povo há muito que já viu a fraca,inoperante,imcompetente Câmara que temos.
Valha-nos Santo António, que estamos na semana dele!!!
Cumprimentos.
MP

 
At quinta-feira, junho 14, 2007 1:51:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro MP
Está a falar de rojões de porcos criados em Nariz? Esses não precisam de controle sanitário. São bio lógicos e não tem colesterol. Mas estão verdes!

 
At quinta-feira, junho 14, 2007 2:12:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Ao anónimo que se me dirige:
falo de porcos criados em Nariz,Eirol,Oliveirinha,Eixo,Cacia,Esgueira,Requeixo,Glória e arredores.
Mas os galos também, não são os de Barcelos !!!!
E uns carapauzitos fritos, comprados na areia da praia da Vagueira - esses também não têm controle sanitário - ou têm ?
Quem os come ? certamente que não sou só eu, e que bem gosto!!!
Cumprimentos.
MP

 
At quinta-feira, junho 14, 2007 3:08:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Concordo com o que aqui foi dito! De onde foi tirada a ideia de fechar o Mercado José Estevao, mais conhecido por Mercado do Peixe ou Praça do Peixe?
Se, efectivamente não tem condições pois que sejam colocadas! E o sr, vereador Carlos Santos sabe bem dessas lides de mercados. Mas além disso deveria ter uma ligação àquele mercado e às gentes do mar... Se não sabem o pai do sr. vereador era comerciante de peixe, talvez ele não tivesse orgulho da profissao do pai, mas foi deste negócio que lhe veio a comida para a boca...
Muitos querem comer, ganhar as suas vidas, como sempre o fizeram, naquele mercado tão enraizado em pleno bairro típico da beira-mar!
Mostramos pois, o nosso descontentamento com tal ideia que nenhuma vez deveria ter vindo a público!
Preservemos e lutemos por aquilo que é nosso, por aquilo que nos faz uma cidade tradicional, ligada ao mar e tão típica na forma de ser das suas gentes!

Obrigada sr. Raul Martins por manter este espaço activo e actualizado sendo um prazer escrever neste blog é tambem um simples meio de dar a minha modesta opinião!

RC

 
At quinta-feira, junho 14, 2007 8:37:00 PM, Blogger Terra e Sal said...

Ao estimado Anónimo que se me dirigiu, e a todos os outros que comungam das mesmas ideias de considerarem um disparate, acabar com o Mercado do peixe.
Reparei meu Caro Anónimo que, efectivamente me precedeu na opinião sobre o assunto em discussão.
Afinal, o sentimento de repúdio é generalizado. Seja aqui na Blogosfera, no café, ou na rua.
Quando falamos com as pessoas sobre o assunto, a opinião é unânime:
“Quem pensa uma coisa dessas, é louco!”

Como vêm, e até pela amostra que aqui se manifesta, verificamos ter menos dificuldade em arranjar um “movimento” para contestar e impedir estas ideias absurdas da “Câmara” que teve a senhora administradora do Teatro Aveirense, a defender o seu ponto de vista, de impedir que o Teatro Aveirense (pareceu-me) lhe “saísse” das mãos.

Mas desculpem lá. Estragaram tudo quando começaram aqui a falar dos carapauzinhos da Vagueira, e com a licença de quem me lê, dos porcos, criados em casa sem ração, só com milho, beterraba, abóbora e verdura.
Trouxeram ainda, duma assentada, os galos do campo criadinhos nos verdejantes campos lá para os lados de Nariz, Requeixo, Cacia, Oliveirinha, S. Bernardo, S.ta Joana ou Nª Sª de Fátima.

E “estragaram tudo” porque conforme fui lendo os vossos comentários, nunca na vida desejei tanto ser Vereador, porque não sabia, que tinham assim, tantas “mordomias” E eu a pensar que eram só os padres…
Bem, mas isto daquelas freguesias é só no que diz respeito à carne…
Já que, peixe, o típico carapauzinho, estas freguesias não gozam de o ter.

Poderíamos levantar a hipótese de ele, o senhor Vereador, os comer ali para os lados da Beira Mar, mas isso está fora de causa.
A freguesia, e as suas gentes, o seu presidente inclusive, nem querem ouvir falar no “traste” do Vereador e dos seu companheiros de equipa. Dizem eles que, esta Câmara, só serviu até hoje, para lhes fazer “judiarias”.

Finalizando:
Eu, acho muito bem que o senhor Vereador, seja ele qual for, se “amande” nas horas de lazer, para cima dos tachos de todas essas gulodices. Mas isso não o pode fazer perder o “tino” é que:
“Serviço, é serviço. Conhaque é conhaque.”

E eu a pensar que eram só os padres!
Cumprimentos.

 

Postar um comentário

<< Home