terça-feira, setembro 29, 2009

Assembleia Municipal de Aveiro - Carta aos eleitores


Cara (o) Aveirense

No dia 11 de Outubro ir-se-ão realizar eleições autárquicas nas quais os Aveirenses vão escolher o Presidente da Câmara de Aveiro e a sua Vereação, os Presidentes das Juntas de Freguesia e as Assembleias de Freguesia e os membros da Assembleia Municipal de Aveiro que, entre si, elegerão posteriormente a Mesa da Assembleia e o seu Presidente.

A eleição da Assembleia Municipal é, frequentemente, considerada menos importante do que as outras eleições autárquicas. Não creio, contudo, que seja esse o entendimento mais acertado. Na verdade, a Assembleia Municipal é o Órgão Deliberativo Municipal por excelência a quem compete, entre outras, a aprovação do Plano de Actividades e Orçamento Municipal, deliberar sobre todos os assuntos que visem a prossecução dos interesses próprios da Autarquia, tomar posição perante os órgãos do poder central sobre assuntos de interesse municipal e, especialmente, fiscalizar a actividade da Câmara Municipal.

No contexto da grave crise económica e financeira internacional que atravessamos e face à existência, no próximo mandato, de graves constrangimentos financeiros criados pelo actual executivo, a próxima eleição autárquica e, particularmente, a eleição da Assembleia Municipal deve merecer por parte de todos os Aveirenses uma profunda e redobrada atenção.

Atento a esta situação o Partido Socialista de Aveiro - para além de candidatar à Câmara Municipal o Dr. José Costa que, enquanto Presidente da Câmara, servirá o interesse de Aveiro e dos Aveirenses com determinação, competência e trabalho tranquilo, tinha escolhido o Dr. Carlos Candal, lutador incansável da causa da Liberdade e cidadão exemplar de grande dedicação à nossa terra, para encabeçar a lista à Assembleia Municipal.

Como todos sabem o Dr. Carlos Candal, figura ímpar da democracia Aveirense, faleceu a 18 de Junho e cabe-me a mim, como seu segundo na lista, substituí-lo na honrosa missão de cabeça de lista do PS à Assembleia Municipal de Aveiro.

Procurarei desempenhar essa missão honrando a sua memória e disponibilizando aos aveirenses todas as minhas forças e capacidades para o exercício do cargo.

Para quem me não conhece convirá dizer que sou filho de militar e que passei a minha meninice e adolescência na freguesia de Aradas repartindo as minhas traquinices entre Verdemilho e Nariz, donde o meu pai era natural. Completei a primária na Escola José Lebre (pai) e, ainda criança, rumei ao Liceu Nacional de Aveiro onde, com 16 anos de idade, completei o 7º ano. Fiz a admissão à Universidade e concluí a minha formação básica no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, onde me licenciei em Finanças. Cedo me virei à vida que a família ia aumentando e o dinheiro para a sustentar não cai do céu. Casei-me em 1972 com a Esmeralda que, durante muitos anos, foi professora na freguesia de Aradas e tenho 2 filhas e 3 netos de que me orgulho muito. Sou professor no ISCA-UA desde 1975 e desde o início da minha vida profissional que exerço a função de consultor de gestão tendo trabalhado em várias empresas da nossa região.

Durante a minha vida tive a honra de desempenhar algumas missões de serviço público entre as quais a de Vice-Presidente da CRCB (Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau), a de Administrador da PEC, Produtos Pecuários de Portugal SGPS e de Presidente do Conselho de Administração da PEC LUSA SA (Matadouros de Aveiro, Coimbra e Viseu) e, mais recentemente, a de 1º Presidente do Conselho de Administração da APA SA (Administração do Porto de Aveiro). Actualmente desempenho as funções de membro não executivo da Comissão Directiva do Plano Operacional do Centro.

Sou o mais antigo membro da Assembleia Municipal de Aveiro em exercício e já tive o prazer de nela participar sob a superior direcção dos Drs. Rogério Leitão e Carlos Candal, homens profundamente conhecedores das exigências do cargo e detentores de elevado espírito de equidade e justiça, cuja edificante missão em prol da sua dignificação, não é de mais realçar.

Com a experiência que acumulei ao longo destes 16 anos, proponho-me oferecer o meu contributo para devolver à Assembleia Municipal de Aveiro o prestígio que já teve no passado e que foi tão envilecido nos últimos quatro anos, sob uma direcção autocrática que nunca soube agir com imparcialidade e independência. O Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro tem de agir com firmeza, competência e equidade, não privilegiando pessoas ou políticas e nunca pode ser um mero serventuário, cego e parcial, do partido que o elegeu, como tantas vezes aconteceu no último mandato. E comigo na Presidência nunca o será.

A Assembleia Municipal deve ter como único e exclusivo objectivo a intransigente defesa dos interesses de Aveiro e dos Aveirenses, definindo os traços gerais da política do concelho, não se deixando manipular por quaisquer outros interesses venham de onde venham. Por isso, no exercício das funções que lhe estão legalmente cometidas, os deputados municipais devem analisar pormenorizadamente todos os actos e propostas do executivo exigindo todas as informações necessárias para o seu completo esclarecimento, de forma a não serem levianamente aprovados processos como a gorada constituição de uma parceria público-privada para a renovação do parque escolar, a privatização da PDA, a abertura de mais uma célula no aterro de Taboeira, a implantação de uma UTMB em Eirol, a concessão da distribuição de água no nosso concelho ou a venda das Piscinas do Beira-Mar, como aconteceu no último mandato.

Para isso e sempre que a complexidade ou especificidade do assunto o exija deverão ser constituídas Comissões que englobem elementos dos vários grupos parlamentares para fazerem a análise prévia da questão em causa e, sempre que possível, apresentarem propostas de melhoria a incorporar nas propostas do executivo, de forma a serem colocadas à votação final as propostas que melhor sirvam os interesses municipais e gerando os consensos necessários para a criação de largas maiorias nos assuntos mais importantes.

Urge ainda transformar a Assembleia Municipal na verdadeira “Casa da Palavra” concelhia. Por isso proporemos e defenderemos as alterações regimentais que possibilitem uma maior participação dos cidadãos nos trabalhos da Assembleia Municipal, participação que até agora tem estado limitada ao uso da palavra pelo tempo máximo de 5 minutos e apenas no período que antecede o PAOD (Período Antes da Ordem do Dia).

No uso dos legítimos poderes de fiscalização da Assembleia Municipal, no caso do Partido Socialista obter a maioria no sufrágio, criaremos o Espaço do Munícipe, serviço de atendimento permanente que recolherá todas as sugestões, reclamações ou críticas à actuação da Câmara Municipal que lhe venham a ser dirigidas, garantindo aos munícipes que essa sua participação cívica não lhes acarretará quaisquer dissabores. A matéria resultante de tais exposições será analisada por uma Comissão Especializada a criar no seio da Assembleia e, se for considerada pertinente, serão por essa comissão apresentadas ao Sr. Presidente da Câmara para que ele providencie a sua célere resolução.

Cara (o) Aveirense

Quero dizer-lhe que estou totalmente disponível e motivado para servir Aveiro nestes próximos quatro anos e comprometo-me a cumprir escrupulosamente os compromissos que aqui apresento. No entanto a força do nosso projecto será, tão-somente, a que vier a resultar do voto daqueles que em nós quiserem confiar, no próximo dia 11 de Outubro.

Contamos consigo para construir um Aveiro melhor.


Raul Martins



19 Comments:

At terça-feira, setembro 29, 2009 9:19:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Com tão ilustres e singelas palavras...o meu voto é certo.

 
At terça-feira, setembro 29, 2009 9:20:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Só espero que não façam como os outros partidos..."tivemos que governar com as péssimas condições que os outros nos deixaram"...por isso...não fizeram nada!!!

 
At terça-feira, setembro 29, 2009 9:28:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Conheço-o bem pois já trabalhei consigo. Gostei do que escreveu. E tenho a certeza que vai por a Assembleia a funcionar e que finalmente aquilo vai fiar fino. Muitas felicidades. Conte comigo.
A. Jesus

 
At terça-feira, setembro 29, 2009 9:34:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Vi que podia ontem desfazer o Élio que estava todo borrado na Assembleia mas foi fiel aos seus princípios e propôs o adiamento da Assembleia para depois das eleições. O PSD não teve a coragem de o fazer embora o Élio quase lhes tivesse pedido de joelhos. Só por isso merece o meu voto. Não sou socialista mas sei ver as coisas. A assembleia precisa de akguem que mande.

 
At terça-feira, setembro 29, 2009 10:33:00 PM, Anonymous Anônimo said...

como grande admirador e amigo do ilustre e saudouso Dr.CANDAL e na impossibilidade de ele ser o candidato pelo motivo que todos sabemos, Dr. Raul Martins pode contar com o meu voto e de toda a minha familia.

 
At terça-feira, setembro 29, 2009 10:48:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Gostei! De certo que fará um BOM trabalho! Tudo de Bom!
Cumprimentos,
A Loira

 
At quarta-feira, setembro 30, 2009 9:38:00 AM, Blogger João Figueira said...

Com certeza que fará um excelente trabalho e conte com o meu voto! Porque eu Adoro Aveiro...

 
At quarta-feira, setembro 30, 2009 3:05:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O dr viu do comunicado que o presidente da concelhia do PSD pôs cá fora a elogiar o... presidente da concelhia do PSD!?
Essa malta, que já perdeu toda a vergonha na cara, tem mesmo de ser defenestrada.
Dr, conte com o meu voto e do todos os que eu conseguir convencer!

 
At quarta-feira, setembro 30, 2009 11:30:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Tenho a certeza que poucos Aveirenses cometerão o mesmo eero de há 4 anos, de dar como certa a vitoria de Alberto Souto e nem se dar ao trabalho de ir votar, Deu no que deu...
Desta vez é, para alem do dever, uma obrigação ir votar.
Desejo-lhe um bom trabalho e que apostem em recuperar estes anos em que aparentemente nada foi feito.

 
At quinta-feira, outubro 01, 2009 3:55:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Prefiro votar no Bloco, não gosto de oportunistas.

 
At quinta-feira, outubro 01, 2009 6:25:00 PM, Blogger RM said...

Caro anónimo.
Disse que não gosta ou que gosta de oportunistas?
Como vai votar no Bloco fiquei sem saber...

 
At quinta-feira, outubro 01, 2009 8:20:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Realmente o Dr. é uma pessoa muito engraçada, com sentido de humor e isso é positivo, mas tenho a sensação que essas piadinhas sobre o Bloco de Esquerda têm algo de nervoso, algo a ver com o numero de votos que eles lhe podem tirar, certo?
Já agora, o Dr. deixou que se escrevesse mais um mentira. Um dos anónimos inventa que na ultima Assembleia o Élio estava todo borrado de medo e foi o Dr. que propôs o adiamento da mesma. E eu não me lembro de ter visto tal criatura por lá. Vi sim aquele sr. que trabalha no parque de feiras e que tem um problema com o excesso de água no buxo, a pedir o adiamento. Esclareça lá os seus leitores. Obrigado

 
At quinta-feira, outubro 01, 2009 11:37:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O bloco são oportunistas?...
Os do P.S. que abrabatam os tachos são o quê?...
Carreiristas?... Amigos da XUXA(lista)?...
Sim porque socialistas, não são de certeza absoluta!
Cuide-se homem!...
Porque, eu sim, adoro Aveiro, não sei em quem votar!...
Pobre cidade que só soube parir tais candidatos...

 
At sexta-feira, outubro 02, 2009 12:09:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Essa do funcionário da câmara, que foi à Assembleia prestar um serviço publico ao patrão está boa, mas a do bucho cheio de àgua, ainda é melhor. E é melhor, porque este senhor, apesar de maleducado é um borrachola, que passa a maior parte do seu tempo com o bucho cheiro de vinho e não de agua.
Mas saiu-se bem, fez um discursinho baratinho, mas conseguiu ajudar ao adiamento de uma reunião que não tinha razão de existir nesta data.
Não estvivesse bebado, e podia ter gasto as suas palavras, a convencer o patrão, que a reunão podia e devia ter sido feita no inicio de Setembro.
Já agora, com tal acto heroico, a Assembleia que há-de reunir depois do acto eleitoral, deve ter uma legitimidade tremenda para discutir qualquer assunto, inclusive, a comunicação do sr. presidente... no mesmo dia em que o Presidente eleito já será o José Costa, reunir uma Assembleia...enfim; bucho cheio de agua, essa é boa.
Já agora Dr. peça informações sobre quem paga a este senhor: o automovel com que se desloca, a gasolina, o telemovel que utiliza, os almoços, os jantares, e toda uma vida farta de despesa publica, sem que seja notoria a devida eficacia da sua gestão.
Venha o José Costa, e o Sr. Dr. para disciplinar a AM. Adoro Aveiro!

 
At sexta-feira, outubro 02, 2009 5:20:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Um gestor economico-financeiro, com vontade em dignificar e disciplinar a Assembleia Municipal, vou gostar de ver??

 
At sexta-feira, outubro 02, 2009 5:32:00 PM, Blogger RM said...

Caros anónimos leitores votantes do BE (e outros leitores de esquerda)

Sei bem da vossa vontade de mudar o mundo pela via revolucionária. Quando era jovem anos também perfilhei activamente do ideário da extrema-esquerda. Desculpem a imodéstia mas nenhum de vós, se calhar, leu tanto sobre essa matéria ou arriscou pela causa como eu.
Formei-me na mesma casa do Loução de que fui condiscípulo (ele um pouco mais novo). E posso chamar a essa casa (iscef/ise/iseg) o berço da esquerda nacional. Por lá passaram pessoas que marcaram o nosso país como, Cavaco Silva, Manuela Ferreira Leite, Vitor Constâncio, Louçã, Ferro Rodrigues, Mário Murteira, Pereira de Moura e tantos outros que agora me não vêm à memória. Eram visitas os Judas, o Saldanha Sanches, a Maria José Morgado, o Heduíno Vilar, o Cabral Fernandes, o saudoso Xico Rodrigues, o Durão Barroso e a namorada, agora esposa, que vi na Estrela no centro da luta para a libertação do capitão Peralta. Vi matar numa sala de aula o Ribeiro Sanches e o José Lamego ser baleado numa perna. Enfrentámos numerosas invasões dos choques e dos seus cães e, graça das graças, estive na Fonte Luminosa a apoiar o Mário Soares contra todas as ditaduras.
Foi então que compreendi que qualquer ditadura, mesmo do proletariado, não serve como ideário político e que existe uma grande diferença entre o caminho da revolução e o do reformismo. Que todos desejamos!
Depois comecei a trabalhar, corri o mundo e tive o privilégio de conhecer o mundo e de trabalhar em vários países de ideologias políticas diversas. Fui várias vezes em trabalho à China. E, só então, compreendi Zhou Enlai,as razões das divergências do Mao com os soviéticos e que a democracia é como disse Churchill o pior de todos os sistemas políticos… com excepção de todos os outros
Digo-lhes isto não porque não tenha orgulho do meu percurso político (que tenho) mas para vos tentar evitar perdas de tempo (a vida e tão curta) no vosso desejo de transformar o mundo. Escolham o vosso caminho. Na minha aprendi basicamente que, em cada momento, na nossa vida temos de fazer opções. Se calhar nem sempre óptimas do nosso ponto de vista. Mas sempre importantes para o nosso futuro comum. E que a política do quanto pior melhor não é opção.

E, já que estamos numa de extrema esquerda, de Mao fiquei com as seguintes palavras
-" Quem são os nossos inimigos? Quem são os nossos amigos? Essa é uma pergunta importantíssima Para a Revolução".
e ainda,
" A bosta de boi é mais útil que os dogmas; pelo menos serve para fazer estrume."
Por isso vos digo independentemente da filosofia política de esquerda que perfilhem (social-democrata, socialista, comunista, marxista-leninista, trotskista, anarquista, libertária, anarco-sindicalista, etc.) que perfilhemqualquer voto que não seja em José Costa (já não falo em votar em mim que isso para o caso não interessa) servirá, inexoravelmente, para eleger Élio Maia. E antes de votar devem pensar se Aveiro merece esse castigo por mais 4 anos.
Cumps
Raul Martins

Nota: Quanto ao facto do Dr. Élio Maia ter comparecido na AM, de facto é verdade. Não tendo conseguido demover os deputados do PSD a não comparecer, viu-se obrigado a aparecer pois eles informaram-no que, se não aparecesse, não o iriam defender. E o CDS/PP como costume, de nada sabia.
Mas, há 4 anos, a sessão foi adiada, após indicação nesse sentido da mesa então presidida por esse inesquecível cidadão aveirense que foi o Dr. Carlos Candal. E a bancada do PS, que agora tenho a honra de liderar é fiel às suas convicções e à sua palavra. E à sua memória também.

 
At sexta-feira, outubro 02, 2009 6:45:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Ó Sr. Dr. leu tudo a pressa e não aprendeu nada!! Esqueceu MAX STINER e outros MAX´S, O da Madeira por ex.Votar em Voc??? Bailinho

 
At sábado, outubro 03, 2009 10:34:00 AM, Blogger Unknown said...

Firmeza, competência, equidade e muita sexy...

 
At segunda-feira, outubro 05, 2009 2:50:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Raul Martins.
Porque sera que os cartazes do PS
ha Gloria estao a desaparecer e na Vera Cruz estao a ser rasgados.
Porque sera?

 

Postar um comentário

<< Home