quinta-feira, maio 22, 2008

Aqui há gato!

Quando leio algumas notícias nos jornais fico perplexo e não sei como podem ser proferidas algumas afirmações. Que aparentemente são inocentes, mas mais não visam do que criar condições psicológicas para culpar o actual Governo de todos os malefícios que acontecem (ou poderão vir a acontecer), servindo-se para isso de alguns jornalistas que apanham distraídos, de que se servem para espalhar a "boa nova".

O Presidente da Direcção de uma Cooperativa Agrícola da região afirma que vai lutar com todas as suas forças contra a ameaça das empresas leiteiras de pagarem menos seis a oito euros por litro de leite à produção.

Ora toda a gente sabe que se pode adquirir por cerca de 70 cêntimos uma embalagem tetra-pack de 1 litro de leite gordo UHT (que está caríssimo). Mesmo não conhecendo o processo de formação dos preços deste produto não devo errar muito se afirmar que o preço pago à produção deverá andar entre os 35 e os 40 cêntimos por litro.

Expliquem-me lá então como é que as empresas leiteiras poderão estar a ameaçar os produtores de pagar menos seis a oito euros por litro! E apesar de eu conhecer as dificuldades porque tem passado o sector produtor quanto é que aumentou o preço pago à produção (por escassez de matéria-prima para a indústria) no último ano? 50%?

Mas continuemos. Lá mais para a frente é dito que o concelho (da Murtosa) produz 22 milhões de litros de leite por ano. E, em seguida, afirma-se que há lá explorações, não licenciadas, que movimentam 50 milhões de euros por ano

Ora se o volume total da produção do concelho é de 22 milhões de litros de leite por ano (o que a 40 cêntimos por litro daria um volume total de negócio de 8,8 milhões de euros) como é que pode haver explorações que movimentam 50 milhões de euros por ano?

Também é dito que se vai tentar sensibilizar o Governo para o problema do licenciamento das explorações que se agravou recentemente com as exigências ao nível das infra-estruturas das explorações pecuárias.

Então o regime jurídico do licenciamento das explorações de bovinos não entrou em vigor há mais de 2 anos? E a regulamentação da actividade foi ou não realizada numa perspectiva dos interesses dos bovinicultores, para efeitos de legislação comunitária, nomeadamente a habilitação às ajudas previstas no Regulamento (CE) n.º 1783/2003
, de 29 de Setembro? E foi ou não dado o prazo, até ao final do corrente ano, para as explorações já existentes à data de entrada em vigor do diploma concluírem a adaptação das respectivas instalações ao novo regime?

Prefere-se, no entanto insinuar, compadrios de alguém que, num particular caso, conseguiu dar a volta ao texto... falar na desigualdade na apreciação dos processos... ou acusar o Ministério de não aplicar a Lei de forma igual para todos...

De facto, não é preciso ir a Braga para ver que estamos a viver um momento em que algumas pessoas, saiba-se lá bem porquê, pretendem a todo o custo arranjar argumentos para atacar o Governo do Partido Socialista. É a polítiva do desespero, a política do vale-tudo.

E como o Sócrates, ultimamente, não fumou nenhum cigarro…

2 Comments:

At sexta-feira, maio 23, 2008 9:39:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Realmente lemos algumas notícias e não analisamos bem o que lemos

 
At sexta-feira, maio 23, 2008 4:00:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Pois é....
Estou a ver que para ser Jornalista, deverão os alunos desse curso ser mais bem filtrados!!!
nem sabem o que dizem e nem sabem fazer e comparar as contas!!!
cambada de burrogessos!....
Cumprimentos.
maréboa

 

Postar um comentário

<< Home