terça-feira, maio 01, 2007

Conselhos de Portugal


Aceite um conselho do nosso Presidente. Não visite Aveiro.

Andam por lá uns espertos a querer intrujar os incautos.


A sorte é que,
como se pode verificar, a mentira tem a perna curta!



(pedimos-lhe paciência para a demora que o carregamento do ficheiro da Auditoria Financeira realizada ao Município de Aveiro pode provocar mas, acredite, a sua leitura vale a pena. E, antes de começar a verificar os valores, atente na data do Relatório Final e na data da carta que capeou o envio do mesmo relatório. Com que então não sabiam de nada? E não havia reunião privada pois não? Um mês para estudar como haviam de descascar o abacaxi e a única coisa que conseguiram inventar foi isto? Que tristeza meu Deus! O que o poder faz às pessoas! Minha querida andorinha!)

Nota final: Já me esquecia. Viram a garbosa prestação do nosso Presidente no programa Concelhos de Portugal emitido na RTPN há bocadito? Não viram? Peçam uma gravação. Privada como, no caso, convém. Valha-nos Deus!

14 Comments:

At terça-feira, maio 01, 2007 3:33:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Simplesmente, esta Camara é uma grande vergonha!...

 
At terça-feira, maio 01, 2007 7:08:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Calma, que isto é grave: a cópia da carta que anexa demonstra que o presidente da CMA nos mentiu. Afinal já desde o fim do mês passado que estava na posse do relatório.
Vergonha!

 
At terça-feira, maio 01, 2007 7:29:00 PM, Anonymous Anônimo said...

DR. Raul
Eu por acaso vi o programa e fiquei abismado com o que o Élio disse. Não visite Aveiro porque... devem ser as novas teorias do assessor a funcionar... você tem razão. Ai de nós... Ninguém tem uma gravação dessa parte do programa que possa por no youtube? era interessante para todos podermos ver.
JMS

 
At terça-feira, maio 01, 2007 7:56:00 PM, Blogger Terra e Sal said...

Ai que grande mentireiro o presidente me saiu!
Quem havia de dizer que um homem temente a Deus e que cá na terra, almoça com padres e bispos, era capaz de nos enganar assim?
Reporto-me a quando ele dizia e “jurava” a “pés juntos” que, mal tivesse o relatório da auditoria à Câmara, toda a gente ficaria a saber…

Afinal tinha-o desde Março de 2007, e… “ moita carrasco “…

Terá sido o “Pedrito das finanças” que só lhe deu a conhecer agora e o teve retido no gabinete uns tempos para “meditação”? A verdade é que se consta que ele vai muito à “Feira do Oculto,” e que todos os dias está em amena cavaqueira com um famoso bruxo, durante horas….
Será que foi pedir ajuda por o relatório da auditoria, afinal, não ser tão anafado como desejavam?
E agora, para justificar a falsa propaganda feita e continuada, durante mais de dois anos, o mesmo não pode vir para a rua, Nu e Cru ?
Seja como for ou como tenha sido, chegamos facilmente à conclusão depois de ler a carta da “Auren-Auditores” de Março, que todos, são gente mentireira como você chama, à sua virgem andorinha.…

E eu que quando ía assistir à Assembleia .Municipal, olhava para aquelas bancadas do PSD e do CDS e ouvindo as suas “orações “, sentia-me como numa missa. Tantas e tantas vezes com os olhos marejados de lágrimas, via em cada um daqueles senhores de aspecto celestial, um santo, um anjo, um arcanjo mesmo. Nesta oração interior, muitas e muitas vezes alheava-me do que diziam e “via” cada um deles, de asas brancas, a esvoaçar naquele salão que embora escuro e castanho me parecia o Céu à noite.

Via-os como substitutos dos que lá estão hoje que já estão velhos e cansados, e que já não dão conta do recado, porque só pensam na reforma, e que, já deviam ter sido há muito reformados, a não ser que, Deus, tenha seguido as “pegadas” do Sócrates, e lhes tenha prolongado o tempo de trabalho.
Mas também com os homens da bancada do PSD e do CDS, com aqueles “ex-anjos”hoje estou desiludido e assombrado, são uns mentireiros.
Fizeram teatro, e enganaram-me, ora, um santo não faz teatro. E sempre ouvi dizer que:
“tão ladrão é o que rouba como o que fica à porta a espreitar”

Sobre a prestação do Snr. presidente em: “Conselhos” de Portugal:
Vi tudo através da TV logo de manhã, que eu sou madrugador. Aqui, desculpe lá, gostei da prestação do senhor Presidente da Câmara. Fez tudo o que lhe foi possível, para afastar os forasteiros de cá... Compreendi-o:
Anda por aí filho de muita mãe, armado em turista, e mais vale prevenir que remediar…

Ouvi e vi de olhos arregalados, o senhor Presidente da Câmara a avisar os “incautos” para não virem nunca a Aveiro, porque senão, nunca mais saiam de cá!…
Bem, aqui, exagerou. O “pessoal” agora vai pensar que isto é alguma favela e temos por aqui “profissionais” a soldo, para lhes limpar o sebo, por causa da carteira ou do telemóvel…

Chocou-me ele ter levado a TV à Praça do Peixe, e particularmente de mostrar em grande plano os cães vadios de aspecto pestilento que por lá vagueavam. Não sei se foi opção do operador de câmara, se foi sugestão do anfitrião. Mas ficou mal na “fotografia”

Apenas uma curiosidade, sobre o filme dos cães:
Gostava de saber onde foi ele arranjar os cães para meter dentro do Mercado do Peixe, para realçar a “miséria” que por aqui vai, e que afinal, nem é tanta assim…

Ficou-me no fim daquilo tudo, apenas uma dúvida a bailar na cabeça, e que, ainda não solucionei.
Onde raio teriam ido arranjar tanta cachorrada para ilustrar a nossa Praça, na TV?
Eu até pensei, mas acho que é descabida a ideia:
Será que, a nossa Câmara, que agora anda e muito bem, aos beijos e abraços, com a Câmara de Ílhavo, lhe tenha requisitado aquela cachorrada para fazerem a sessão televisiva que assitimos em primeira mão, e que agora vai mostrar, Aveiro ao resto do mundo?
Mas que os conselhos do senhor Presidente me calaram fundo, lá isso calaram!

 
At terça-feira, maio 01, 2007 10:28:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Diz o Senhor Presidente
Do alto do seu rigor,
Que a dívida da gente
É 4000/eleitor.

E que para resolver
Este financeiro "amoque",
Tem que lançar, a correr,
A tal de "proposta-choque".

Como os 4000 não tenho,
Nem tempo para repô-los,
Por este meio eu venho
Oferecer um busca-polos.

ZÉ MALAGUETA

 
At terça-feira, maio 01, 2007 11:16:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr,
Deixando de lado a politica menor, ainda não deu a sua opinião quanto às conclusões.
Desta vez, um dos vereadores do PS veio comentar o relatório. Fiquei na mesma.
Espero que o faça logo que analise, porque comentar sem ler e cruzar, normalmente, não resulta bem.
Parece-me que a metodologia não foi a melhor, provavelmente, o erro esteve na forma.
Continuamos baralhados.
Só existe passivo?
Não há activos?
Que balanço é este?
Aguardo.
Borges Coutinho

 
At terça-feira, maio 01, 2007 11:25:00 PM, Anonymous Anônimo said...

....se...até a mentir são incompetentes...o que restará da camara daqui a dois anos????

 
At terça-feira, maio 01, 2007 11:45:00 PM, Anonymous Anônimo said...

passei os olhos a correr pelo relatório final...existirá alguém na CMA que consiga ler explicitamente o documento?

 
At terça-feira, maio 01, 2007 11:51:00 PM, Anonymous Anônimo said...

como é possível??? andaram dois anos para saber quanto deviam e agora?? ahnnnnn? e agora???? vão pedir uma auditoria a quê????? vão pedir uma auditoria à auditoria que receberam??? além do mais teve de ser a oposição a pedir a dita auditoria ...nem isso conseguiram decidir em tempo util...bando de nabos.
não decidem nem saem de cima!!!!

 
At quarta-feira, maio 02, 2007 10:01:00 AM, Blogger JMO said...

Caro Dr. Raul Martins,

Se o seu colega de vereação Marques Pereira (ou outro) não lhe quis explicar a razão da data do documento, eu forneço-lhe a informação.
Como a coordenadora da Auditoria disse a TODOS os vereadores e ao Presidente do Executivo, coloca-se nos documentos, por norma, a data do último dia do trabalho de campo.
Para mais, os documentos que entregaram para colocação online tinham sido criados a 24 de Abril, quase todos...

 
At quarta-feira, maio 02, 2007 11:21:00 AM, Blogger RM said...

Caro João Oliveira,
Muito obrigado pela informação.
De qualquer forma fica por esclarecer a data da carta. Mas acredito que este relatório final tenha sido apenas elaborado na data que indicas. Não acredito é que, anteriormente, não tenha havido uma reunião em que as conclusões do relatório foram apresentados. Se tal não aconteceu não é nada normal (e aminha andorinha enganou-me, mas a isso já estou habituado).
De enaltecer a colocação dos documentos online. Mas (tu sabes que as pessoas querem sempre mais) para quando a colocação online dos estatutos e dos documentos de prestação de contas das empresas municipais que, como sabes, são documentos públicos e até têm de ser publicitados num jornal local? E como as contas de 2006 já devem estar aprovadas desde 31 de Março (como prescreve a legislação em vigor) e não foram distribuídos nesta Assembleia Municipal do final de Abril...
Vê lá o que consegues fazer. Para evitar ter de fazer requerimentos para os obter. Lembra-te que profissionais só os que estão desse lado.
Um abraço amigo
Raul Martins

 
At quarta-feira, maio 02, 2007 6:18:00 PM, Blogger JMO said...

De realçar que os documentos de gestão da CMA já estão desde há algum tempo igualmente online.

Muito embora todas as empresas tenham o seu próprio site, assumo que mal sejam aprovadas, ficarão disponíveis no site da CMA.

Cumprimentos
João Oliveira

 
At quarta-feira, maio 02, 2007 7:29:00 PM, Blogger RM said...

Caro JMO

Já sabia da colocação dos documentos de gestão da CMA online e acho que essa medida, há tanto tempo solicitada numa cidade que se diz digital, merece o aplauso unânime de todos nós. Parabéns.

Agora deixas-me preocupado. Então poderão ainda existir empresas municipais que ainda não tenham as contas aprovadas, coisa que legalmente teriam de fazer até 31 de março?

Não me digas que há empresas que não enviaram à Câmara os documentos de prestação de contas a tempo da Câmara(e estou-me a referir ao colectivo) deliberar sobre o sentido do seu voto e indicar o seu representante, para o transmitir, na Assembleia Geral de cada uma das Empresas Municipais - e há algumas com participação privada, que se deveriam ter realizado até 31 de Março.

Acredito que seja apenas uma gaffe tua que és um bom profissional na tua área mas não és especialista na área da gestão. Porque senão era uma grande bronca, principalmente se a malta da IGF (e do TC), que como tu sabes são uns picuinhas, tomassem conhecimento do caso.
Mais, até nem sei se no caso de não terem sido seguidos estes trâmites as contas estão aprovadas.

Mas como esses documentos de prestação de contas que foram (ou deveriam ter sido votados em AG até fim de Março) não foram anexados aos documentos que nos foram entregues para esta sessão da Assembleia Municipal, estou a ficar desconfiado.

Queres ver que vais ter novo trabalho para tentar tapar mais esta bronca?

À cautela prepara-te. E já agora vê se chamas essa malta à atenção para começar a deixar de fazer asneiras. E que se não sabem ao menos se informem de como as coisas se fazem. É que assim não dá!

Abraço amigo
Raul Martins

 
At quinta-feira, maio 03, 2007 10:30:00 PM, Blogger JMO said...

Como imagina, queria dizer que só colocarei quando elas passarem pela reunião de Câmara...

 

Postar um comentário

<< Home