domingo, abril 29, 2007

A Minha Andorinha

Estou meio triste com a minha andorinha. É que, por causa dela, este blog, que se quer sério e honrado, anda a apanhar famas de mentireiro e, esse labéu, não é nada bom para o negócio.

Ontem, já noitinha, apanhei-a a refrescar-se nos aspersores do meu jardim e consegui falar-lhe. Confrontei-a com os desmentidos dos jornais às novas que me transmitiu e ameacei-a de nunca mais contar o que me diz pois, o Margem Esquerda, não é nenhum pasquim mentiroso e boateiro, como outros que há por aí da, dita, imprensa séria e não está para apanhar famas, à conta de coscuvilhices alheias.

A bichinha ficou à rasca e não conseguiu esconder uma lágrima magoada. Entre soluços, assegurou-me, a patas juntas, que tudo o que me contou é verdade e que devo continuar a publicar o que me vai dizendo pois, precisa de recuperar, para a sua espécie, a credibilidade que a penugem negra lhe quer fazer negar. E quando, zangado, afirmei que achava que ela me estava a mentir com quantos dentes tem, chegou, inclusivamente, a abrir o bico até eu lhe ver a moela, para me mostrar que as andorinhas dos beirais não têm dentes e, muito menos, ralos.

Vai daí, entre juras e palavras de honra, voltou a afirmar-me que o executivo municipal vai realizar uma reunião privada no próximo dia 30 onde, uma Dra. (ou Dr. se conseguirem fazer a troca, para lhe não darem razão) irá, publicamente, apresentar o tal relatório da auditoria onde constam os valores da dívida e do passivo e os tais casos de eventuais credores, aos quais, passado todo este tempo ainda não se sabe bem quanto se deve ou se se deve. E que os tais valores, que só os "eleitos" conhecem, são tão complicados que o nosso Presidente não se sentiu com capacidade (e coragem) para ser ele a apresentá-los (e olhem que aqui, atendendo ao que a bichinha me contou, sou capaz de dar razão ao nosso Presidente).

Fiquei desconfiado e meio confuso até porque, pelo que li nos jornais, a reunião do executivo é pública. A menos que o executivo (sabe-se lá porque razões) esteja a copiar os truques da Sra. Presidente da Assembleia e, antes que a sessão pública comece, ao recato da populaça e especialmente desses malvados dos jornalistas, vá chamar os Srs. vereadores à salinha ao lado para, em privado, lhe fazer a tal bombástica apresentação (que isto são coisas que nem todos os corações aguentam).

Penso que é uma excelente medida. E, se a moda pega e passarem a ser os técnicos a expor as questões e a indicar as soluções para os problemas que existem no nosso Município (como tem sido prática corrente), qualquer dia podemos dispensar o executivo o que, se olharmos para o que nos vem a acontecer, é uma óptima notícia (e nem sequer estamos a pensar no custo das pessoas mas apenas nos custos das medidas que têm tomado).

Quanto ao assunto ruim e sério do Teatro Aveirense, a minha andorinha também me tresjurou que é verdade, verdadinha, tudo aquilo que me confidenciou. Chegou a dizer-me que se é mentira oxalá os cinco ovitos que, esta semana pôs no ninho, lhe saiam golos. O que, segundo me disse, entretanto aconteceu, é que a madrinha dos meninos que por lá brincam vem, este fim-de-semana, fazer-lhes uma visita. E, segundo a minha andorinha, essa senhora é muito severa e, se os encontra a brigar, ainda lhes corta o folar. Folar que os meninos, lambareiros como são (um até parece que é duplamente lambareiro), não querem perder. E, para não perderem a gulodice, decidiram adiar a bulha para o mês das favas.

Embora isto me cheire a invenção e me pareça que a minha andorinha está a sonhar com alguma história que viu num filme do Vasco Santana, vou-lhe dar o benefício da dúvida, até que a tal senhora se vá embora.

E mais não deu para conversar que a lua já espreitava. E eu vou aguardar, a ver o que acontece. Mas se chegar à conclusão que a minha andorinha me anda a mentir, torço-lhe o pescoço. Ai torço, torço!

6 Comments:

At domingo, abril 29, 2007 7:59:00 PM, Blogger José Manuel Dias said...

A política séria também nos pode fazer sorrir. Uma só palavra para definr este post : brilhante!
Cumps

 
At domingo, abril 29, 2007 10:49:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Prof.
Não me diga que a ROC que vem apresentar o relatório também se chama Regina!
Cumps
RS

 
At domingo, abril 29, 2007 10:50:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Prof. Dr.,
Não consigo compreender estas confidencias.
Sinceramente.
Esclareça-nos, se assim entender:
1-O PS, que V.Exª lidera (Aveiro), não faz parte do executivo municipal?
2-Porque não é essa a via que utiliza?
3-Confia nos representantes do PS no executivo ou prefere as andorinhas?
4-Porque é que qualquer desses representantes "aos costumes" disse nada?
Eu, que apenas conheço, em tese, a organica de um executivo, estranho que em Aveiro qualquer membro do executivo desconheça um documento que V. Exª cosidera fundamental(?).
Borges Coutinho

 
At domingo, abril 29, 2007 11:58:00 PM, Blogger RM said...

Caro Borges Coutinho
Em primeiro lugar gostaria de o informar que não sou Prof. Dr. Não tenho inteligência nem talento (e tempo) para tanto. E, neste mundo em que cada vez há menos, o tratamento por Sr. será sempre profundamente apreciado.
De facto o PS faz parte do executivo municipal e da Assembleia Municipal. É aliás o partido que mais vereadores elegeu (4). Mas, como certamente não sabe, o nosso Presidente esconde toda e qualquer informação a sete chaves. De tal forma que nem a informação que é regularmente requerida e legalmente teria de fornecer ele passa à oposição.
Sinceramente não sei porque é que ele faz isto mas, desconfio que é para que nós não saibamos que ele possuía os elementos para tomar as decisões, que não toma.
Enfim. Autismo estéril e inútil de quem, certamente, pensa que sozinho se atreve a resolver os problemas existentes (que não são poucos).
Por isso como pelas vias normais ele não fornece os documentos e esconde tudo e eu não acredito em bruxas, vou-me informando junto da minha andorinha.
Para não ficar muito atrás do líder do PSD que está em lugar privilegiado para ter "inside information".
Só que a minha andorinha, ultimamente, anda a ficar muito mentireira
Raul Martins

 
At segunda-feira, abril 30, 2007 11:21:00 AM, Blogger Terra e Sal said...

Olhe que a sua andorinha não é mentireira…
Ela faz lembrar o meu “vouga” que sempre que advinha trovoada, começa a uivar…
A sua andorinha viu os relâmpagos, isso não ponha em dúvida.
E como viu cair aguaceiros tão fortes, concluiu ir haver tempestade, o que seria lógico. Parece que uma brisazinha muito ténue afastou essa hipótese momentaneamente.
Mas as nuvens continuam escuras e espessas e a qualquer momento, vão desabar água em barda…

 
At segunda-feira, abril 30, 2007 11:42:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Não sabiam que a Regina e o Ulisses, andam a dar aulas ao Élio, sobre todos os dossies da nossa Camara?
Só que, como o Presidente não domina nada, mais facilmente é enganado pelos outros.
É por estas e por outras que o Élio está sempre calado?!...

 

Postar um comentário

<< Home