sexta-feira, setembro 11, 2009

Os negócios do Sr. Presidente


Neste intervalinho do almoço que eu costumo utilizar para ler as últimas, ao mesmo tempo que tentava arrumar a minha agenda de forma a poder estar presente na apresentação da candidatura do António Costeira à Junta de freguesia de S. Jacinto, que se vai realizar hoje pelas 21h, deparei com a notícia que, como há muito era esperado, as Taxas Euribor continuam a cair e que a taxa Euribor a 3 meses baixou para 0,773%.

Imediatamente me veio à ideia o célebre empréstimo dos 58 milhões de euros celebrado entre a CMA e a CGD em que o Dr. Élio Maia, não dando ouvidos aos conselhos do PS (e , inclusivamente às recomendações dos seus assessores), incompetentemente optou por uma taxa fixa de 5,9% quando a CGD lhe tinha dado a opção de escolher entre esta ou preferir uma taxa variável igual ao somatório da taxa Euribor a 3 meses com um spread de 0,64% (o que à data de hoje daria uma taxa total de cerca de 1,32%).

Parece coisa pouca, tanto mais que é apenas um dos muitos episódios da inépcia do actual executivo, mas penso que vale a pena aprofundá-lo um pouco para, para termos a noção da grandeza das suas consequências.

O contrato de empréstimo foi celebrado por um prazo total de 12 anos e tem um período de carência de 3 anos ou seja só em 2011 é que começa a ser pago. Até lá só se pagam juros. A partir daí as prestações semestrais passam a ser constituídas por juros que vai diminuindo com a diminuição do valor em dívida e pelas amortização (18 rendas semestrais de cerca de 3,22 milhões de euros cada).

Em resultado da opção do Dr. Élio Maia (o tal que paga) sabem quanto é que nós temos de pagar (só de juros) em cada um dos 3 anos de carência? Não sabem? Então não se cansem a puxar pela cabeça que eu digo-vos: 3.422.000€. Cerca de 3,42 milhões de euros POR ANO.

E sabem quanto é que, com a taxa actual, pagaria se tivesse seguido os nossos conselhos? Pois pagaria cerca de 765.600€. Cerca de 0,76 milhões de euros POR ANO. Cerca de 2,66 milhões de euros a menos.

Não acreditam? Fazem favor de puxar da calculadora. É só fazer as contas.

Isto é a próxima prestação SEMESTRAL de juros vai ser cerca de 1,33 milhões de euros superior àquilo que seria se o Dr. Élio Maia e a sua equipa tivessem seguido os nossos (e de outros) conselhos. Leram bem 1,33 milhões de euros. E isto numa ÚNICA prestação semestral .

Ora esta verba é superior ao valor da venda das Piscinas ao Beira-Mar e, inclusivamente, à mais-valia que este imediatamente conseguiu.

Lembrem-se. Estamos a falar apenas dos juros de UM SEMESTRE de um contrato que vai durar 12 anos.

Vejam o que a eleição de indivíduos não preparados para gerir uma Câmara pode acarretar aos munícipes.

E, não se esqueçam. Este foi apenas um dos muitos "brilhantes negócios" celebrados nestes últimos 4 anos pelo Dr. Élio Maia (e pela sua equipa valha a verdade).


Nota: Aqui há tempos o Dr. Pedro Ferreira veio anunciar que ia renegociar a taxa do empréstimo com a CGD. Já há resultados dessa negociação? Avançou ou foi por água abaixo?
Não acham que os Aveirenses mereciam uma palavrinha a respeito desta pretensa renegociação? Ou será que o Dr. Pedro Ferreira tem andado tão assoberbado com os negócios dos lixos e das águas que não consegue arranjar tempo para estas minudências. Se o dia não lhe chega para tratar dos assuntos da Câmara porque é que não segue o exemplo do seu chefe. Trabalhe de noite. O povo agradece.

19 Comments:

At sexta-feira, setembro 11, 2009 2:31:00 PM, Blogger Carlos Martins said...

Como sempre disse, essa decisão foi desastrosa. Não tanto pelo custo que actualmente acarreta (que é enorme, nao obstante) mas mais pela questão conceptual de ao tomar a decisao por taxa fixa estar a expor a CMA ao risco de taxa de juro (para o qual duvido que a CMA tenha quadros para gerir...)

 
At sexta-feira, setembro 11, 2009 3:02:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr.
Poucas vezes concordo com o que escreve aqui no blog. Neste caso estou completamente de acordo. Mas aqui que ninguem nos ouve, não terá sido a CGD (como sabemos com gestão indicada pela maioria) que terá "forçado" a situação? não é um bocadinho estranha a inflexibilidade da CGD em mudar as condições do emprestimo?
Manuel de Eirol

 
At sexta-feira, setembro 11, 2009 3:11:00 PM, Blogger RM said...

Caro Carlos Martins

Desde o princípio que sei (e o meu amigo nunca fez questão de o esconder) que foi contra a disparatada e incompetente decisão que foi tomada pelo Dr. Élio Maia, mesmo pertencendo à "coligação" dos seus apoiantes. Aliás, se bem me lembro, fê-lo na própria Assembleia Municipal.
Louvo-o por publicamente dar o seu contributo de cidadania a este gravoso assunto. E creia (se calhar vou ser criticado pelo PS por causa de dizer isto mas eu aguento bem essas críticas) conheço bem as diferenças de capacidade e carácter que existe entre os militantes e os deputados municipais do CDS/PP e os do PPD/PSD de Aveiro.
Não todos que o CDS/PP também tem por lá algumas ovelhas ranhosas.
Mas, infelizmente, quer os vereadores do CDS/PP quer os seus deputados municipais foram completamente cilindrados pelo Dr. Élio Maia e o seu petit comité. E lamento que não venham a terreiro dizer nada.
Mais lamento que anteriores governantes locais pelos quais os Aveirenses nutrem muito respeito e consideração como o Dr. Rogério Leitão, o Dr. Girão Pereita, o Sr. Professor Celso Santos, o Sr. Vitor Silva, o Dr. Jorge Greno, o sr. A. Grangeia e até o Dr. Nascimento não tenham a coragem de vir a público dizer o que realmente pensam da actuação do Dr. Élio Maia ao leme do nosso Município e se limitem a dizê-lo em privado, longe dos ouvidos dos aveirenses particularmente aqueles que vivem nas freguesias mais periféricas.
Finalmente fico muito admirado de ainda duvidar que o actual executivo municipal tenha a capacidade de gerir QUALQUER problema. Isso é que é fé!
Cumprimentos
Raul Martins

 
At sexta-feira, setembro 11, 2009 3:17:00 PM, Blogger Jorge Greno said...

Independentemente de subscrever o comentário do Carlos Martins quanto ao tipo de decisão toamda pela CMA, aproveito para perguntar se algum de vós, Raul ou Carlos, sabe quais vão ser os números do euromilhões que vão sair daqui por 3 semanas!

 
At sexta-feira, setembro 11, 2009 3:19:00 PM, Blogger RM said...

Caro Manuel de Eirol

Tenho pena que não concorde sempre comigo. Mas até Cristo que foi Cristo...
Quanto à alegada inflexibilidade da CGD basta clicar no texto a vermelho para encontar a carta que a CGD enviou à CMA dando-lhe, inequivocamente a possibilidade de optar por qualquer das soluções.
Já agora. Tem de começar aqui a apresentar os seus argumentos que eu tentarei responder. Procurarei arranjar tempo para isso como tenho arranjado quase sempre para responder a comentários de autor identificado.
Cumps
Raul Martins

 
At sexta-feira, setembro 11, 2009 3:28:00 PM, Blogger RM said...

Caro Jorge Greno

Folgo em vê-lo por cá.
O meu amigo é um gestor competente e sabe bem qual a diferença entre jogar no euromilhões e tomar uma decisão financeira daquelas no quadro económico em que foi tomada.
Tenho a certeza que perante aquele quadro não teria optado pela mesma desastrosa solução e tenho acerteza que na organização que gere nunca teria tomado semelhante decisão.
E ainda bem se não tinha de se auto-flagelar diáriamente pelo menos enquanto durasse o empréstimo.
Mas já que anda por aqui, se tal não colidir com a sua consciência diga-nos lá o que é que pensa da gestão do Dr. Élio Maia - depois que saiu e os vereadores do CDS/PP foram votados so ostracismo, obviamente
Cumps
Raul Martins

 
At sexta-feira, setembro 11, 2009 4:10:00 PM, Blogger Jorge Greno said...

Caro Raul Martins

Apesar de já ter saído da CMA há 2 anos, entendo que tenho um dever de lealdade com a actual equipa até ao fim do seu mandato, razão pela qual não me pronunciarei sobre os "temas da actualidade" até 11 de Outubro.
Após essa data, se entender que se justifica a minha opinião, não deixarei de a dar.

 
At sexta-feira, setembro 11, 2009 4:15:00 PM, Anonymous Anônimo said...

dr, pode-me responder a 3 simples questões

o contrato quando é que foi assinado?
a essa data qual era a euribor a 3 meses?
e a 12 meses?

 
At sexta-feira, setembro 11, 2009 7:10:00 PM, Blogger RM said...

Caro Jorge Greno

Compreendo e respeito a sua posição.
E sei que após o dia 11 de Outubro muito vai ter para dizer. E eu gostarei , certamente de ouvir.

Caro anónimo,

Estive para mandar o seu comentário para o caixote do lixo. Não o fiz como normalmente faço a comentários burros ou provocadores por uma questão pedagógica.

Então depois de ler o Dr. Carlos Martins que é um reputado especialista da matéria, do Dr. Jorge Greno que é um empresário e gestor de renome, do Manuel de Eirol que embora não lhe possa dizer quem é porque a issso não estou autorizado, é um homem que sabe destas coisas (só é pena nenhum deles ser do meu partido) e, modéstia à parte, depois de ter lido o que eu disse, o sr. vem-me com essas questões. Estamos a discutir coisas sérias e o sr. vem-me com fait-divers.
O o sr. só pode ser uma de três pessoas. Ou é o próprio Élio Maia, ou o Pedro Ferreira ou é um daqueles assessores ignorantes que, na privada, não tinham onde ganhar o ordenado mínimo, que o Presidente contratou para, comparativamente, não parecer tão ignorante e incompetente.
Quem faz perguntas dessas não merece o tempo nem o gasto das teclas que a resposta implica.
Olhe porque é que não faz perguntas sobre coisas que eventualmente domine? De futebol por exemplo que cai sempre bem.
Tenha juízo e vá espalhar a sua ignorância por outros lados, pois você deve ser daqueles que pensa que o êxito na gestão depende da sorte. Olhe que essa sorte dá normalmente um trabalhão do caraças.
Mas tudo isso são coisas que jamais compreenderá.

Cumps
Raul Martins

 
At sexta-feira, setembro 11, 2009 10:39:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O Pedro Ferreira é o menos culpado, com os conhecimentos e experiencia que tem optou, mal diga-se. Culpa teve quem aprovou a proposta, já que tinha a obrigação de ouvir de quem sabe e existem em todos os partidos,as vantagens e inconvenientes mas como,normalmente na politica vota-se por bloco os resultados são estes.
Isto de gerir o dinheiro do povo requere conhecimento e responsabilidade.
Vitor Santos

 
At sábado, setembro 12, 2009 11:55:00 AM, Blogger RM said...

Caro Vitor Santos

Pois exige. Pois exige.
Infelizmente temos na nossa Câmara quem não preenche os mínimos obrigatórios para o exercício do cargo

Cumps
Raul Martins

 
At sábado, setembro 12, 2009 7:11:00 PM, Blogger António Granjeia said...

Caro Raul Martins
Apesar de ter tido ao longo do mandato posições críticas em relação à maioria do Dr Élio entendo que tenho um dever de lealdade para com ele pois faço parte da lista eleita para a AM. Essa é a razão pela qual não me pronunciarei sobre os tais temas da actualidade como lhe chama. Mesmo assim e quando as questões ultrapassam aquilo que entendo ser o meu dever de consciência abstive-me de participar nas votações permitindo que o partido me substituísse e sempre informando dessa posição o Dr Élio Maia. Foi assim no caso da água, por exemplo. Foi assim que me ensinaram quando fiz a minha formação política no CDS-PP.
As minhas opiniões de apoio ou críticas tenho-as feito directamente ao senhor Presidente da Câmara e ao meu presidente da Concelhia. Como imagina não as farei aqui. Mas para ficar descansado, em relação a este assunto das taxas, tive imensas dificuldades em ter uma opinião definitiva na altura. Pensava como Carlos Martins nessa altura mas também fui sensível aos argumentos da Câmara. O que acho estranho é que não se tenha ainda conseguido renegociar o contrato. Dizem-me pessoas ligadas à Banca que é um assunto difícil de tratar e levar a cabo, mas estou certo de que, com a ajuda do PS, isso seria possível para bem de Aveiro

 
At sábado, setembro 12, 2009 11:51:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At sábado, setembro 12, 2009 11:53:00 PM, Blogger RM said...

Caro António Granjeia.

Aceito os seus argumentos mas permito-me discordar da sua posição. O interesse de Aveiro deve sobrepor-se a lealdades políticas. É essa a nossa diferença.

Quanto à renegociação da taxa do contrato apetece-me dizer uma tirada histórica:

Agora?
Inês é morta!

A alteração da taxa fixa que foi contratada para uma taxa variável somada aos actuais spreads de mercado (que são bastante superiores a 0,64%) deve custar ao Município uma mão-cheia de milhões de euros. E não estou a ver este executivo a admitir isso.

Cumps
Raul Martins

 
At domingo, setembro 13, 2009 4:47:00 PM, Blogger Carlos Martins said...

Teoricamente, aquando da apresentaçao das propostas na altura, a CGD deve ter incluído spread de risco de crédito semelhante para a taxa fixa e para a taxa variável, por isso por aí é indiferente.

Naturalmente, neste momento para alterá-la, o spread de crédito seria ou não renegociavel (duvido...), mas de qualquer forma, tambem semelhante o spread em fixa ou variavel (a nao ser que a CGD tenha/tivesse na altura alguma preferencia interna por alguma das duas...)

O grande problema agora é que para passar de taxa fixa para variável só possível de uma forma: entrar num contrato swap, em que a CMA passaria a receber tx fixa e a outra parte a receber variavel. (alguem no seu perfeito juizo nesta altura quer abdicar de receber uma tx fixa de 5,9% renegociando o contrato!?) Nesse caso, a taxa mais o spread passaria a estar por volta dos 4,20% (a variavel tx de swaps mais o spread no contrato swap). tendo em conta que os bancos (nem mesmo a CGD) é a Santa Casa, para entrar num contrato desses, ou 1) estava disposta a arriscar que as taxas vao cair mais (tendo em conta que estao em minimos historicos, é dificil, mas ha quem acredite) ou 2) teria que fazer hedge para anular o risco da posiçao, ou seja, uma operçao destas teria sempre custos elevados.

Por outro lado, se me apresentassem a proposta hoje, eu faria tx fixa (spreads de crédito nos minimos do ultimo ano e taxas no minimo de sempre).

bonito.

 
At domingo, setembro 13, 2009 10:06:00 PM, Blogger RM said...

Caro Carlos Martins

Obrigado pelo seu contributo com o qual genericamente concordo.
No entanto olhando para a evolução das taxas euribor a 2 e 3 semanas e a 6 meses e a 1 ano tenho algumas dúvidas que a euribor a 3 meses já tenha batido no fundo.
De qualquer forma como já tem pouca margem de manobra para descer a escolha de uma taxa fixa talvez seja a melhor opção embora ainda possa ser um pouco conservadora. Se calhar, no ponto em que estamos, o risco já não compensa o ainda possível ganho de mais uns cobres. Mas teria de analisar bem os spreads para as diferentes taxas pois como sabe, pela lados da banca, os deuses devem andar loucos.
Cumps
Raul Martins

 
At terça-feira, setembro 15, 2009 4:36:00 PM, Anonymous Anônimo said...

A taxa Euribor a 12 meses registou hoje a primeira subida do mês, enquanto o prazo a seis meses ficou inalterado nos 1,04% pela segunda vez esta semana.

A Euribor a três meses, a mais utilizada nos empréstimos às empresas foi a única que recuou, situando-se nos 0,770%, o nível mais baixo de sempre.

O prazo a seis meses, usado como referência no crédito à habitação em Portugal, ficou inalterado nos 1,040%, enquanto a maturidade a 12 meses subiu para 1,256%.

Ontem, a Comissão Europeia manteve, tal como esperado, a previsão de uma quebra de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro e na União Europeia para este ano.

Já o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, voltou a afirmar esta semana que a crise ainda não chegou ao fim, alertando para a necessidade de planos credíveis que permitam regressar a políticas orçamentais e monetárias sustentáveis

Económico

 
At terça-feira, setembro 15, 2009 5:21:00 PM, Blogger Carlos Martins said...

Em resposta à inutilidade do comentário das 4h36 pm:

Os futuros da Euribor a 6M para Sep 2012 está a 3.335%.

 
At quarta-feira, setembro 16, 2009 3:05:00 PM, Anonymous Anônimo said...

o sr Bad é que devia ir para a CMA.

quer?

 

Postar um comentário

<< Home