quinta-feira, setembro 03, 2009

O Negócio das Piscinas

Os leitores do Margem Esquerda devem estranhar muito o meu silêncio e inacção relativamente ao tortuoso e sombrio processo da venda do terreno das piscinas ao Beira-Mar. Principalmente depois de ter escrito o que escrevi.

De facto, como quem me conhece sabe, não pretendo nem nunca aqui pretendi perseguir pessoalmente ninguém e procuro que as minhas opiniões sejam tão equitativas quanto possível. Ao apresentar aquilo que me contaram sobre os contornos deste "negócio" apenas pretendi trazer a público aquilo que, na minha opinião, é mais um acto que lesa profundamente o Município de Aveiro e os Aveirenses, perpetrado pelo executivo chefiado pelo Dr. Élio Maia, que passaria despercebido se ninguém o tornasse público.

Nada me move pessoalmente contra o Dr. Élio Maia e os seus vereadores. A única coisa que me move é aquilo que eu entendo ser o superior interesse de Aveiro e dos Aveirenses que tão prejudicado tem sido pelos sucessivos erros, incapacidades e incompetências deste executivo que vem a desgovernar o Município nestes últimos 4 anos.

E muitos dos que não gostam da mensagem não atribuam as culpas e não queiram degolar o mensageiro que, felizmente, nada tem a ver com aquilo que transmite.

Pouco tenho falado sobre o assunto. Mas agora que o BE, na sua pose justicialista de esquerda caviar, entregou uma denúncia sobre este assunto no Ministério Público, que o PCP, veio condenar um processo a que deu o seu voto concordante na Assembleia Municipal e o CDS nada diz assumindo a triste condição de ser o último a saber, convirá que também emita algumas opiniões sobre todo este imbróglio que, no meu entender, ainda vai dar pano para muitas mangas.

E fá-lo-ei (embora mais tarde que hoje não tenho tempo) subdividindo a minha análise em 3 partes que considero cruciais em todo este processo e podem, no meu entender, acarretar responsabilidades pessoais ao Dr. Élio Maia e, eventualmente, se assim for entendido por quem de direito, acarretar-lhe perda de mandato.

1 - O tempo e o modo do negócio.

2 - A história do cheque e a eventual responsabilidade pessoal do Dr. Élio Maia.

3 - A eventual existência de um processo de financiamento ao futebol profissional.

Fá-lo-ei mas, como disse, mais tarde. Mas gostaria de explicar a razão de não termos denunciado todo este processo ao Ministério Público, como oportunística e impensadamente o BE acabou por fazer.

Não o fizemos porque sabíamos que se a denúncia fosse nominativa o Dr. Élio Maia seria, certamente, constituído arguido. E não queríamos que esse facto (mal compreendido pelo comum das populações que, ignorantemente, consideram que uma pesoa só por ser constituído arguido cometeu, efectivamente, um delito e imediatamente o trata de condenar na praça pública), tivesse influência no processo eleitoral que está a decorrer.

Eu sou socialista e desejo firmemente que o PS vença as próximas eleições (nas quais sou candidato do PS à Assembleia Municipal), e retirar ao Dr. Élio Mais a condução dos destinos municipais que, em hora aziaga, os Aveirenses lhe entregaram nas suas mãos. Mas quero ganhar sem as interferências que esse facto poderá causar.

E se isso acontecesse e viesse a público estou certo que o Dr. Élio Maia teria mote para a sua campanha vazia de ideias (sou um infeliz, nada fiz de mal, fui enganado, tudo o que eu fiz foi no interesse da autarquia e vejam lá agora até me constituíram arguido).

Por isso e para que esse eventual acontecimento deixe de poder ser o fulcro da campanha e se discutam as ideias, os projectos e os protagonistas que os vários grupos políticos apresentam, exorto o Dr. Élio Maia para que junto do Ministério Público e no âmbito da denúncia apresentada, solicite, de moto próprio, a sua condição de arguido, beneficiando de todos os direitos especiais que essa condição lhe confere, nomeadamente o direito ao silêncio e ao de não dizer a verdade, bem como à obrigatoriedade de ser acompanhado por um advogado nas suas declarações ante a autoridade judicial, pois (embora isso não sejam contas do meu rosário) penso que já falou de mais. E a justiça que tarda mas não falta lho irá relembrar na altura oportuna. Que gostaríamos fosse em período posterior às eleições.

Finalmente uma palavra, porque na minha terra quem não se sente não é filho de boa gente, para as críticas que os Drs. Ulisses Pereira e Miguel Fernandes publicamente fizeram à divulgação que foi feita neste blogue relativamente a este negócio. Disse este, na sua costumeira pose de garnizé destravado, que eu tinha acusado e difamado sem provas. Pois as provas estão à vista caro Dr. E deve ter verificado que o que eu disse tem vindo a ser paulatinamente confirmado pelos acontecimentos e até pelos sucessivos comunicados públicos das partes envolvidas. E desafio-o a indicar qualquer facto que eu tenha relatado que não corresponda à verdade.

O Dr. Ulisses Pereira, mais sabidola nestas coisas, acusou-me de ter a ousadia de tornar públicos telefonemas privados, mesmo sabendo qual é o meu posicionamento nessa matéria, uma vez que já teve telefonemas comigo de que solicitou privacidade que eu sempre respeitei. Mas acusou-me mal. De facto as mensagens a que se refere (ver aqui e aqui) correspondem a parte (parte repito) das conversas que, entre outras, tive com vários altos dirigentes do Beira-Mar. Conversas que, face à gravidade do que ouvi, solicitei autorização para publicar. E fique a saber que essa autorização me foi pessoalmente concedida, pelo que aguardo o seu breve pedido de desculpas. Que eu aceitarei pois, como sabem, nestas matérias (como noutras), sou magnânimo.

13 Comments:

At quinta-feira, setembro 03, 2009 11:49:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O Élio, coitado encontrou uma Câmara cheia de dívidas.
O Élio, coitado tenta resolver a dívida com um empréstimo e é enganado nas taxas.
O Élio coitado, tenta resolver as dívidas ao e do Beira-mar e ainda fica com mais dívidas.
O Élio coitado, agora além do PS também tem o BE e o PCP a malhar.
O Élio coitado, pensava que isto da Câmara era espetacular como a Junta e afinal enganáram-no...
Temos um coitado dum presidente.
Coitados de nós.

 
At sexta-feira, setembro 04, 2009 9:55:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Dr. Raúl,
Aceito e respeito a sua decisão.
Mas eu, como a generalidade dos aveirenses, não sou candidato a nada (se calhar devia) e não temos que andar aqui de paninhos quentes a tentar "proteger" a dignidade de um acto eleitoral já de si corrompido, pois esse senhor nem sequer devia poder candidatar-se. Também lhe digo que espero que o PS vença, mas fique sabendo que se vencer e tiver o mesmo comportamento que este senhor teve, provavelmente não acabam o mandato. Espero que este episódeo ponha em alerta todos os agentes políticos, desde o CDS ao Bloco.
Desculpem o português, mas escrever sobre isto já me deixa nervoso.
Abraço

 
At sexta-feira, setembro 04, 2009 10:13:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Leu a entrevista do dr Mota Pinto ao diário As Beiras de 3 de Setembro?
Pois é. O dr Mota Pinto, que é do núcleo duro da dra Manuela Ferreira Leite, diz que o PSD não construirá a A32/Ic35 (que os próprios autarcas aveirenes de Vale de Cambra e Castelo de Paiva, ambos do PSD, dizem que é essencial)...
E diz também que os serviços que saíram de Coimbra para Aveiro ou Castelo Branco devem regressar a Coimbra, que é a capital da região centro.
Sim senhor, convinha saber o que o PSD - e as gentes de Aveiro - pensa disto. Com o PSD, Aveiro estará tramado!

 
At sexta-feira, setembro 04, 2009 12:13:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Já sabe quem é que vai substituir a FDO no pagamento "voluntário" de 100.000 euros que fazia ao s. bernardo, bomsucesso, tabueira e fanfarra de s. bernardo. Não sabe? Nem adivinha?
Quando se souber até a barraca abana. Mais um prego para o caixão do élio.

 
At sexta-feira, setembro 04, 2009 3:13:00 PM, Anonymous Anônimo said...

dr, há gente que acha normal fazer escrituras à meia noite por conveniência de agenda: férias, etc.

pobres coitados!

 
At sexta-feira, setembro 04, 2009 5:35:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Anónimo das 12,13
Quem é? quem é? alguma empresas pertencente aos compradores das piscinas? Isso é que era uma bronca.

 
At sexta-feira, setembro 04, 2009 6:14:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Será que o P F percebe alguma coisa de contabilidade?
Se entrou 1,2 milhões por um terreno que a CMA vendeu, porque é que esse valor não entrou no balancete diário da tesouraria?
Será que na CMA fazem balancetes diários das receitas e despesas?
Se calhar foi para apontar no livro de fiados.
Mas ca ganda confusão!
O Élio e o PF não passam é de uns grandes merceeiros.
No fim do negócio devem ter ido beber um copo de 3 com a malta do Beira Mar e da imobiliária para os bares do canal. Do canal não, porque podiam lá encontrar o Capão e o Caetano e lá ia o negócio.
..da-se!

 
At sexta-feira, setembro 04, 2009 6:34:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Os gajos do CDS andam caladinhos que nem os ratos. Será que os homens ficaram entalados e ninguém lhes dá um murro nas costas? Coitados.

 
At sábado, setembro 05, 2009 5:19:00 AM, Anonymous Anônimo said...

"O Élio e o PF não passam é de uns grandes merceeiros."

Nestes quatro anos ficou claro a diferença entre uma junta de freguesia e uma Câmara.

Hão houve gestão, só presidència.

Para nossa pouca sorte, imagino quem irá pagar o calote.

A propósito de que ri o candidato do PS com um passivo de 30 milhões?

Alguém explica?

 
At domingo, setembro 06, 2009 2:46:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Mas, ainda há mais habilidades do Élio, para a barraca abanar!...

 
At segunda-feira, setembro 07, 2009 5:33:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Como é possível o Dr Girão estar caladinho como um rato na toca?
O sr construíu um complexo de piscinas para Aveiro que foi gabado na altura pela Federação P Natação, quando da realização em Aveiro duns campeonatos nacionais.
Teve a infelicidade de entregar as piscinas ao B Mar, quando as podia ter entregues ao Galitos que também se candidatou. Veja só o que é o Galitos em natação e o que não seriam agora aquelas piscinas.
São infelicidades, paciência.
Mas que o sr assista a esta miséria moral sem levantar a voz, isso não lhe fica nada bem.
Dê um murro em cima da mesa, porra, e ajude Aveiro a livrar-se destes gambozinos.

 
At terça-feira, setembro 08, 2009 12:14:00 AM, Anonymous Anônimo said...

S.Bernardo,Bonsusseço,Tabueira,Fanfarra de S.Bernardo.
Constasse nos corredores da Camara
que o Presidente pediu a algumas Empresas com negócios volumosos com a Camara para dar subsidios importantes a algumas instituições.
Tem muita razão de ser
Busquem ...Busquem...

 
At terça-feira, setembro 08, 2009 5:40:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O Helio anda muito calado. Condiçãp de arguido.

 

Postar um comentário

<< Home