sexta-feira, março 13, 2009

Temos Presidente!


Excertos da entrevista do Dr. José Costa ao Diário de Aveiro publicada a 13/3/2009


Quanto à "pesada herança"


Como todos sabem as heranças são constituídas por activos e passivos. E, se o Dr. Élio Maia e o seu executivo pretendem ignorar aqueles, poderiam ter dedicado menos tempo ao passado e mais tempo ao futuro. Outros aspectos, que também tem a ver com a qualidade de vida e com o futuro - cultura, saúde, educação, ordenamento, ambiente, e património - não podem ser esquecidos, salvo se se pretender desviar as atenções daquilo que os aveirenses sentem, em matéria das inúmeras “faltas” deste Executivo: falta de liderança, falta de afirmação do município no contexto regional e nacional, falta de capacidade para utilizar todos os seus recursos (da câmara, juntas de freguesia e de outras organizações) no combate aos grandes problemas e, principalmente, falta de coragem política na abordagem de certos temas (dívida, empresas municipais, PDA, etc.).

Soluções para minorar as dificuldades financeiras

Para além de procurar maximizar receitas que não afectem as já depauperadas finanças dos munícipes é essencial actuar sobre o lado da despesa e, neste aspecto, a elaboração de um plano para a diminuição das despesas correntes, devidamente participado, transparente, calendarizado e com objectivos bem definidos é um instrumento de gestão imprescindível. É, também, essencial introduzir maior racionalidade nas decisões. Racionalidade entendida não só no aspecto “custo-benefício”mas também, e essencialmente, na vertente do interesse dos aveirenses.

A Câmara de Aveiro é governável ?

Claro que sim! Caso contrário, não me candidatava. Estou profundamente consciente, não só das dificuldades e constrangimentos existentes mas, também, das imensas oportunidades que importa aproveitar para que Aveiro seja um concelho mais atractivo e onde se possa viver com melhor qualidade de vida.Sei que, num momento difícil como o actual, um dos papéis essenciais da Câmara é "concentrar forças” para construir um Aveiro melhor. Além dos recursos da Câmara, podemos contar com os de instituições como a Universidade de Aveiro ou de instituições de ensino privado, associações empresariais, culturais, desportivas, ambientais, artísticas, cívicas e de solidariedade social.
Concentrando forças e esforços será mais fácil enfrentar os desafios que a actual crise e o futuro nos coloca em termos de educação, saúde, emprego, ambiente e justiça. Tudo para que possamos encontrar as respostas que os aveirenses merecem e afirmando Aveiro, quer regional quer nacionalmente. È esse papel de "agregador de forças" que será a pedra angular do meu mandato uma vez que a política do "orgulhosamente sós" seguida pelo Dr. Élio Maia e pelo seu Executivo apenas tem servido para colocar Aveiro num patamar inferior de importância ao que já foi no passado.

E as empresas municipais?

As empresas municipais devem ser avaliadas em termos da missão que lhes foi atribuída, dos resultados que têm obtido e dos resultados esperados, analisados num novo contexto de intermunicipalidade e de aproveitamento das sinergias nomeadamente no domínio da gestão, introduzindo racionalidade nos seus processos decisórios.
Há que reforçar lideranças e aumentar a motivação dos trabalhadores devolvendo-lhes o orgulho de colaborarem num projecto municipal, ao serviço de todos os aveirenses, e propiciar-lhes novas formas de participação na gestão das empresas.
E uma coisa garanto: comigo não haverá discriminações entre trabalhadores pois, discriminação, dentro da mesma empresa, como ocorreu na Move Aveiro, só é concebível num Executivo, no mínimo, "distraído".

9 Comments:

At sexta-feira, março 13, 2009 7:14:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Efectivamente temos Presidente - o Dr. Élio Maia.
Publica Raul

 
At sexta-feira, março 13, 2009 10:02:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Pois temos. Pena que o futuro presidente tenha exigido responder à entrevista por escrito. Assim, qq um dá um bom político.

 
At sábado, março 14, 2009 10:29:00 AM, Blogger RM said...

Caro Fantasma
De facto ainda é. Aliás como o Fantasma da Ópera que a força de temor e pena conseguiu dar um beijo na testa à sua amada Christine. Mas não se esqueça como acaba a peça. Após isso a bela Christine partiu para os braços do seu amado Raoul. E do Fantasma apenas restou, anos mais tarde, um esqueleto abandonado e esquecido nos subterrâneos da Ópera. Com um anel ao lado. Agora não me lembro se ers o anel que tinha comprado para festejar o seu impossível noivado ou se era o anel que lhe lhe tinham oferecido quando 4anos antes foi empossado no seu lugar de fantasma.

Caro anónimo
Aí está uma exigência de um homem sensato e previdente. Não se esqueça que aquilo que o Dr. José Costa afirma é para cumprir. Não são promessas comicieiras. São coisas bem estudadas e convicções firmes. Portanto é bom que fique escrito. E pelo seu punho que é para não haver dúvidas e poder ser confrontado no caso de, quando for presidente, alguém levantar dúvidas do que prometeu.
Porque, pelo que temos visto nestes últimos anos "palavras leva-as o vento". Tal e qual como o 58 milhões do empréstimo.

Raul Martins

 
At sábado, março 14, 2009 9:33:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr Raul Martins
Aquele anónimo (das 10:02:00 PM de dia 13) deve ser um habilidoso. Deve ser daqueles que depois dizem o que o entrevistado não disse....deve ser um desses fracos jornalistas!!!
Aliás, se fosse sério nem colocava a questão, porque quem responde por escrito assume o que escreve.
Cumprimentos.
Pirâmide de Sal

 
At sábado, março 14, 2009 11:21:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Bem, como por aí se diz, aos autos disse nada.
A primeira intervenção deveria ser mais intensa e clara, foi demasiado genérca.
Aguardemos pela seguinte.
Borges Coutinho

 
At domingo, março 15, 2009 1:57:00 PM, Anonymous Anônimo said...

acho que sei quem é o tipo que detesta entrevistas por escrito...

 
At segunda-feira, março 16, 2009 2:44:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Veio tarde, mas é a pessoa certa para ocupar o lugar com produtividade e competência.

 
At quarta-feira, março 18, 2009 2:29:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Dr. diga-me pro favor, onde anda o candidato do PS??? Apresentou-se, deu a sua primeira entrevista pouco motivadora, e dando largas a uma politica de continuidade e nunca mais se ouviu falar dele.
E olhe que se devia ouvir...

Como sabe, Aveiro apesar de neste momento se encontrar a resolver problemas do passado, resolve-os com interesses futuros e nada é feito ao acaso, como sabe.

Neste sentido, e como têm defendido V/ Exas, Aveiro precisa de alternativa à criação de receitas e mobilizar estrategias... mas estas tardam aparecer!

Depois, o Zé Costa com todo o merito que tem, deve ser portador imediato de alternativas e debatê-las quanto antes, sabe como é, o povo não gosta muito das promessas em cima dos acontecimentos, e é preciso tempo para digerir e para acreditar.
Aguardo portanto.

 
At quinta-feira, março 19, 2009 10:42:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O Élio Maia enviou um questionário aos residentes e não deu patavina do resultado a ninguem.
Será que não teve resposta?
A verdade é que ganhou as eleições sem programa, sem quetionário, sem fazer nada e sem nada fazer, a não ser o empréstimo de 58 milhões que os vindouros terão de pagar.

 

Postar um comentário

<< Home