domingo, julho 06, 2008

Preocupações!

Como vocês têm notado a minha andorinha já não me visita com a regularidade costumeira. Não que exista qualquer nuvem que tolde o nosso bom relacionamento. Mas, nesta altura do ano, aqui pela borda de água vai uma confusão medonha e a minha amiga não quer expor a maus-tratos as filhotas, que estão a ficar umas senhoritas.

Mas, na ânsia de mostrar o mar às crianças e molhar as patitas na água salgada enquanto o tempo não muda, lá veio até à parvónia e fez-me uma visita aproveitando para, alcoviteira como é, me contar as últimas novidades lá da urbe. Antes a magana não tivesse arredado as patas de casa pois só me veio trazer preocupações que, como sabem, são coisa que só cria cabelos brancos. Isto a quem ainda os tem, o que não é o meu caso.

Ora, enquanto as miúdas brincavam na areia, a minha amiga contou-me que há mais nuvens negras a pairar sobre a cabeça daquele senhor de bigode que é o encarregado ou o chefe, nem se consegue perceber bem, da antiga fábrica do tijolo. Como se já não lhe bastasse o que basta!

Parece que, e eu digo parece porque como sabem a minha andorinha, às vezes, é muito mentireira, na quarta-feira passada, um senhor magro e (também) careca, que é vizinho do chefe da fábrica, lhe foi fazer uma visita. A princípio as pessoas até pensaram que ia entregar alguma carta que, por causa da proximidade da morada, tivesse sido metida na sua caixa do correio por engano.

E como é o manda chuva lá do serviço dele, até se pensou que a missiva deveria ser coisa de monta, quiçá a informação que o empréstimo foi aprovado, ou até o dito. Mas, como todos sabem que isso é trigo limpo e, portanto, não mereceria o incómodo da deslocação (só não acredita neste facto o chefe do PP mas é porque não pesca nada de questões financeiras), as pessoas ficaram a pensar no que seria. Ainda se alvitrou que podia ser alguma missiva da presidenta da antiga capitania, que eles nasceram lá para os mesmos lados. Mas não.

Pergunta aqui, ouve acolá, a minha andorinha acabou por saber que afinal não havia carta nenhuma. O que havia era uma reunião, Que era para ter sido feita na casa onde trabalha o senhor magro mas como o senhor gordo não queria ser visto por lá, senão as pessoas iam começar a falar, pediu-lhe para vir ter com ele, que até tomavam um café depois do almoço. E, como no partido deles manda quem pode e obedece quem deve, o outro lá foi.

Ora, e aqui é que a porca torce o rabo, parece que o chefe da fábrica do tijolo antes de o ser tinha sido encarregado noutros sítios, onde gozava de muito boa fama. Mas, parece que as coisas não eram bem como as pintavam, coisa que muita gente já não estranha ao ver o que ele (não) tem feito neste novo emprego, e, alegadamente, como diz o meu amigo Pires da Rosa (disse bem?) detectaram-se por lá umas irregularidades numa organização que fazia inserção social ou coisa que o valha, que quando a minha andorinha me estava a dizer isto veio uma rabanada de vento que não me deixou ouvir nada.

Para abreviar que a escrita já vai longa, do que eu consegui perceber era aquela empresa onde aquelas manas de que já aqui falámos, que foram muito vistas a trabalhar na última campanha eleitoral e que tiveram a sorte de lhes calhar aquele empreguito na MoveAveiro, eram patroas e empregadas ao mesmo tempo e que era financiada pelo serviço do tal senhor magro e careca, que era quem pagava as contas.

A minha andorinha disse-me que consta que essa organização recebeu dinheiros a mais porque os planos de inserção não eram cumpridos e ficou a dever muito dinheiro ao tal senhor magro que lá foi aguentando o cão enquanto pôde.

Quem não esteve pelos ajustes foram uns senhores de Coimbra (que, como se sabe, não gostam nada de nós), que ao saberem do calote mandaram instaurar o processo, nem sei se me atrevo a dizer isto bem, de cobrança coerciva da dívida. Como parece que a organização está tesa e não tem por onde pagar e alguém vai ter de entrar com a maçaroca, o senhor encarregado ficou muito preocupado. Com toda a razão, digo eu.

E eu também fiquei inquieto que, nestas coisas, quando vejo um pau no ar já sei que me vai aterrar nas costas. Que eu sou dos que paga impostos. Veremos.

E depois dos beijinhos da praxe a minha andorinha lá se foi. Mas digo-vos sinceramente. Gosto muito dela mas, para me trazer novas destas, mais valeria não ter saído de casa para me visitar. Se da próxima vez não me trouxer boas notícias, vamos ter chatice.


17 Comments:

At domingo, julho 06, 2008 9:53:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr Raul
A sua andorinha anda a contar-lhe estas novidades com algum atraso. Durante a semana não se falou noutra coisa no Centro de Emprego e na Câmara. De certeza que a sua andorinha se despediu de si com um "Astia la vista Baby".
Contudo fico admirada de não lhe ter contado a solução que o Sr. Presidente vai apresentar na próxima terça-feira para resolver o problema das Empresas Municipais. Anda a perder qualidades.
BIP

 
At domingo, julho 06, 2008 11:26:00 PM, Blogger Migas (miguel araújo) said...

Meu caro amigo Raúl
Cá para mim, o senhor do lado (o tal mais magro) tendo tido conhecimento da questão da dívida às AdP, foi logo a "correr" pagar as rendas em atraso, antes que lhe fosse movida uma ordem de despejo.

 
At domingo, julho 06, 2008 11:40:00 PM, Blogger ZÉ FAGOTE said...

Belo enredo aqui arranjou.
Uma das coisas que gosto é de enredos. Gostava de ser detective da P.J. só para pegar em enredos ou novelos “criminosos” e os ir desenrolando, desenrolando, sem saber onde estava a ponta, andar, andar, e depois, assim de repente encontrar a ponta do fio puxá-la e o enredo vir atrás, perdão, a meada.

Com que então encarregado da fábrica Jerónimo Campos, de bigode, meio chefe, meio encarregado, e que antes disso já foi também meio chefe e meio encarregado noutro sítio.
Só pode ser o Presidente, hoje chefe da Câmara e antes chefe da freguesia de S. Bernardo.
Visitado pelo vizinho do lado?
Que raio, aqui fico meio baralhado!

Então o Presidente da Câmara ainda só há dias é que foi ameaçado pelo Dr. Miguel Fernandes do CDS/PP, e não sei mais quem do PSD que o despediam, e ele só com as ameaças já foi malhar ao desemprego?
Livra!
Esta coisa da globalização é mais rápida que a velocidade da luz!

Manas que colaboraram arduamente na campanha eleitoral e prestaram serviços como patroas e empregadas simultaneamente, ali para os lados da dita freguesia e que agora estão a fazer o espólio à MoveAveiro?

Deixe-me cá ver o enredo…
Fala de inserção Social; de Fundos; de Aplicações, e das gentes de Coimbra?
Mau!

Não me venha dizer que aquela gente de Coimbra quer agora ao fim de tanto tempo facturas e discriminações por rubricas de como foi gasto o dinheiro que para cá mandaram.
São uns tolos!

Está a ver como são as coisas, aquilo é ou não é gente mesmo danada?
Que tenham muito calminha porque nós por cá podemos parecer-lhes uns bacocos mas somos muito honestos, e não andamos como Coimbra anda, a sacar e a levar para lá as nossas instituições, além de que, ao contrário deles, somos mais intelectuais, até temos uma Presidente da A.M. que já foi secretária de Estado e tudo, e eles o que têm?
Querem levá-la para lá, é?.

Gostem ou não, por cá, ao contrário deles, só há duas maneiras de controlarmos as despesas e as receitas.
Temos dois pregos:
Num pendura-se as receitas que eles enviaram, o outro, serve para fixar as despesas.
Mas ao Deve e ao Haver não falta um cêntimo!
Portanto que não chateiem com as modernices porque senão ainda vai haver chatices e das grandes!

 
At domingo, julho 06, 2008 11:56:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr. deixe de bater no ceguinho, avance é com soluções.
Quem, quando e como?
Isso é que é importante, se passar a vida a preocupar-se com andorinhas cai no mesmo erro, o erro da passarada, o erro das aves de arribação.
VIP

 
At segunda-feira, julho 07, 2008 9:03:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Terei percebido bem? o IEFP instaurou um processo de cobrança coerciva à empresa de insersão de S. Bernardo por ter recebido dinheiroa a mais porque nao cunpriu os planos de insersão propostos. Acertei? O fundador e presidente dessa empresa até 2005 nÃO foi o Dr. Élio Maia?

 
At segunda-feira, julho 07, 2008 10:05:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Imaginem-no agora com 60 milhões de euros nas mãos...
BIP

 
At segunda-feira, julho 07, 2008 1:09:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Será que, se o empréstimo se concretizar, um dia mais tarde terá alguém que devolver parte do mesmo como parece (pelo relatado!)que está a acontecer com a tal empresa de inserção social de S.Bernardo?

A ver vamos!!!
Cumprimentos
Maréboa

 
At segunda-feira, julho 07, 2008 1:11:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At segunda-feira, julho 07, 2008 4:37:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Eh Doutor. Vai por aqui pelos serviços uma caça às bruxas que desta vez é que vão apertar o pescoço à sua andorinha. Quando sair da reunião não sei o que vai acontecer. Ai se ele a apanha.
Só não percebo uma coisa. Se o ele diz que é tudo claro e que é normal o Centro de Emprego reclamar os dinheiros que foram indevidamente requisitados porque é que ficou tão zangado que as pessoas soubessem.
O dr. sabe de que anos é e quanto é que está em causa?
Andorinhão

 
At segunda-feira, julho 07, 2008 5:37:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr Raul Martins
O senhor em vez de uma andorinha devia era arranjar um papagaio, daqueles que sabem falar bem, para contar tudo à malta.
Com estes anedotas do executivo, não deve faltar conteúdo para passar o dia a rir e assim sempre vamos esquecendo o preço da gasolina.

 
At segunda-feira, julho 07, 2008 7:01:00 PM, Blogger Marechal Ney said...

Exmo. Senhor:
Presidente da C.P.C.P.S.A:.

Existem indícios de que o Tribunal de Contas aprovará o empréstimo de 58 milhões.
Meu caro, a acontecer, estaremos perante uma nova realidade política.
A Cãmara,contrai o empréstimo, endividar-se-á ainda mais, pagará as dívidas aos pequenos e, eventuamente, aos médios credores, e passados os dois anos de carência, quem vier que pague.

Quanto às andorinhas, aves migratórias, de voo veloz,muitas vezes rasteiro, vão brevemente procurar novas paragens,enfileilar-se-ão nos cabos de alta tensão, como que a tomar o azimute para a partida.
Assim, torna-se imperioso encontrar outra ave informadora, talves um grifo de imponente envergadura, que entre outras particularidades, faz lembrar o antigo emblema do Beira-Mar.

Do
Marèchal Ney

 
At segunda-feira, julho 07, 2008 7:44:00 PM, Anonymous Anônimo said...

agora com o empréstimo aprovado (?), que cabeças irão rolar???
será que vamos poder apreciar um belo arroz de garnizé, ups, peredão, de galo???

 
At segunda-feira, julho 07, 2008 8:52:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Com que então o PS já tem candidato à Câmara.
A sua andorinha badala um bocadito e não quero escarrapachar aqui o nome...
Até podia "murmurar" lá pelo meu sítio que como sabe, de Sarrazola a Aveiro é um tirinho.
Mas vou deixar a coisa andar, gosto das especulações que por acaso, diga-se, em abono da verdade, ainda não começaram.
O povo anda sereno e os jornais também, o que é estranho.

 
At terça-feira, julho 08, 2008 10:37:00 AM, Anonymous Anônimo said...

há quem atire a matar nas andorinhas...

abraço

 
At terça-feira, julho 08, 2008 11:03:00 AM, Anonymous Anônimo said...

eu cá por mim prefiro galos, garnizés, galinhas, patos...

 
At quarta-feira, julho 09, 2008 9:52:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Alguem poderá saber porque as manas da empresa de inserção de S. Bernardo, foram para a Câmara?

 
At quarta-feira, julho 09, 2008 11:23:00 AM, Anonymous Anônimo said...

"Integrou, desde 1998 até Novembro de 2005, a Equipa de Enquadramento da Empresa de Inserção São Bernardo Multiserviços, criada ao abrigo da Portaria n.º 348-A/98, de 18 de Junho."
O dr. sabe a quem pertence este excerto curricular? (ajuda: está disponível no site de uma Câmara Municipal)

 

Postar um comentário

<< Home