sexta-feira, setembro 28, 2007

Notas da Semana -1


Esta semana Pedro Santana Lopes abandonou uma entrevista que estava a dar à SIC Notícias, para a qual fora convidado para falar sobre as eleições do PSD, depois de ter sido interrompido por um directo da chegada de José Mourinho a Lisboa.


Esta interrupção de um comentador convidado que também foi Presidente do PSD e, acima de tudo, Primeiro-Ministro de Portugal, quando estava a dar a sua, solicitada e não irrelevante, posição sobre uma matéria de primordial importância, justificada por uma “decisão editorial”, bem como a execrável tentativa posterior de orientar a opinião dos espectadores, procurando fazer parecer que a atitude do entrevistado é que foi desrespeitosa, não tem qualquer desculpa possível e faz com esta atitude de uma das maiores televisões portuguesas tenha de, obrigatoriamente, ser classificada com nota zero.

Mas mais do que repudiar o vitupério e realçar a posição de Santana Lopes cuja exemplar atitude merece nota 20, considero que todos aqueles que, por iniciativa própria ou solicitação alheia, dedicam algum do seu precioso tempo a alimentar, com as suas opiniões, programas de televisão ou da rádio e/ou páginas de jornais ou revistas, (opiniões que muitas vezes são desvalorizadas, principalmente por aqueles que as não têm ou quando as tem não as querem divulgar, mas servem para criar valor para o órgão noticioso, senão não seriam publicadas), devem olhar com atenção para o crescendo da ditadura dos “média”, a que se assiste, e deixar de prestar vassalagem às “regras” e aos “critérios editoriais” de alguns dos novos "pára-quedistas da informação" que actualmente pululam na comunicação social, mormente na regional.

E se, como Santana Lopes abandonarmos a estafada postura do "politicamente correcto" e os deixarmos a "falar sozinhos" quando considerarmos que estão a “pisar o risco” ou a ultrapassar as regras básicas porque se deve pautar este relacionamento desigual, estou certo que estaremos a prestar um grande serviço à (boa) informação e aos excelentes profissionais do sector que, embora cada vez mais sufocados pela falta de profissionalismo e escrúpulos de alguns arrivistas, ainda vai havendo por aí. Felizmente!

3 Comments:

At sexta-feira, setembro 28, 2007 7:14:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Foi o Barão Balsemão
Que ligou para a "pivot"
Para que a emissão
Fosse até ao avião
Onde o José viajou.

Pois viu logo, d´antemão,
Esse jogo miudinho:
O Santana, espertalhão,
Na sua televisão
A dar cabo do "baixinho".

ZÉ MALAGUETA

 
At sexta-feira, setembro 28, 2007 10:44:00 PM, Blogger Didas said...

E ainda ficámos finalmente a saber porque é que este país não vai para a frente! Foi um dois em um! Só nos falta saber para a frente de quê: se dum camião TIR em excesso de velocidade, se dum cilindro daqueles de acamar as estradas...

 
At sexta-feira, setembro 28, 2007 11:28:00 PM, Blogger Migas (miguel araújo) said...

Viva Caro Doutor
A realidade comunicacional actual permitiu que os media fossem entregues a gestores (sem ofensa, claro), empresas, grupos empresarias que tornaram o processo comunicativo APENAS numa realidade comercial.
Mas também não deixa de ser verdade que, muitos dos responsáveis pelas redacções e corpos editoriais, são jornalistas e que, por razões de prestigio e de subserviência, deixam-se arrastar pelo lucro e não pela objectividade da "arte" de informar.
Abraços e apareça pelas bandas da Ponte Praça aos Arcos.

 

Postar um comentário

<< Home