sexta-feira, abril 10, 2009

Aveiro sempre em Primeiro


Já todos sabíamos que Aveiro ocupava o 1º lugar dos Municípios Portugueses
com maior prazo de pagamentos apurado.

Mas, mercê do competente e abnegado esforço deste executivo, o Concelho de Aveiro é aquele que, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios apresentado esta semana, tem o
maior desequilíbrio financeiro entre os Municípios Portugueses.

Os nossos parabéns ao Dr. Élio Maia e ao seus vereadores por terem conseguido tão prestigiosa distinção que demonstra, à evidência, o êxito da aplicação das suas tão bem gizadas
estratégias assentes nas, já famosas,
29 medidas.

Fico também satisfeito por, finalmente, virem, não 3 mas 4 doutores, confirmar aquilo que sempre afirmámos e o Sr. Presidente da Câmara e a sua equipa sempre procuraram negar. O Município de Aveiro para além de enfrentar uma situação de ruptura financeira, estava (e está) em situação de desequilíbrio estrutural e, em devida altura, deveria ter utilizado os meios competentes para o combater e deveria ter aplicado as medidas necessárias para resolver essa delicada situação. Situação que, aliás, se vem a agudizar.

Só que para as aplicar, para além de competência é necessária coragem política. Duas coisas que, como sabemos, não abundam pelos lados deste executivo.

E não vale a pena o Dr. Élio Maia mandar dizer que estes números "espelham uma realidade completamente datada" pois são as suas próprias palavras que o desmentem.

De facto, se lermos a sua Comunicação à Assembleia Municipal de
19 de Fevereiro de 2008 (pág. 19) e a que fez, um ano depois, em 18 de Fevereiro de 2009 (pág. 25-26) verificamos imediatamente que, de 31 de Janeiro 2008 a 31 de Janeiro de 2009, se verificou um aumento do total das dívidas superior a 6,4 milhões de euros. Isto é a dívida não foi estancada com a Estratégia de Recuperação Financeira do Dr. Élio Maia. Bem ao contrário, foi grandemente aumentada.

Mais, verifica-se que depois da utilização do empréstimo efectuado junto da CGD que se destinava ao pagamento das dívidas de curto prazo, estas apenas diminuíram cerca de 15,6 milhões de euros e, em Janeiro de 2009, já atingem o montante de cerca de 15 milhões de euros.

Pelo caminho fica a incompetente assinatura de um contrato de empréstimo de 58 milhões de euros a uma inexplicável taxa fixa de 5,9% que vai gerar encargos de vinte e tal milhões de euros. Encargos que seriam bem menores se tivessem dado ouvidos aos conselhos da oposição.

Palavras para quê?

Face à evidência destes indesmentíveis factos que demonstram a total incapacidade deste executivo para lidar com esta difícil situação e implementar as necessárias medidas correctivas, o Dr. Élio Maia deveria consultar a sua consciência e, obviamente, assumir as consequências da sua acção.

Isto se, como cremos, prezar Aveiro e as suas gentes.

7 Comments:

At sexta-feira, abril 10, 2009 9:29:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Bem resta-nos conhecer o património do municipio, que a camara trará à proxima assembleia municipal como assim dita a lei, e ai já ficamos a conhecer o que poderemos despachar para fazer receitas, e tentar abater qualquer coisa à parcela que teima em aumentar... deve ter levado fermento a mais.

 
At sexta-feira, abril 10, 2009 10:48:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O Sr Pinto, que costuma ir às sessões públicas é que conhece de gingeira a gategoria destes atrazados,e não é que o homem tem razão em tudo o que diz?
E eles riem-se quando o Sr. Pinto se põe a dizer as verdades:
INCOMPETENTES, SEM CARÁCTER, CONVENCIDOS QUE SABEM ALGUMA COISA E NÃO PRESTAM PARA NADA, DISTRIBUIDORES DE TACHOS A AMIGOS E FAMILIARES.
Sr Pinto, para a próxima já tem mais uma: OS MAIS CALOTEIROS DO PAÍS.
Quero ver se não perco a próxima e os Aveirenses deviam comparecer em força, para rirem como no tempo em que havia boas revistas.

 
At sábado, abril 11, 2009 11:21:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Foi a maior aberração que aconteceu em Aveiro, eleger estes alonsos, que só destroem a nossa querida cidade.
INCOMPETENTES, Élio e Cª.

 
At sábado, abril 11, 2009 11:37:00 AM, Anonymous Anônimo said...

não conpreendo onde é que o Élio meteu os 58 milhões do empréstimo se a Câmara continua a dever tantos milhões aos fornecedores. Já terá pago os terrenos de Requeixo que tanto queria comprar?

 
At segunda-feira, abril 13, 2009 11:20:00 AM, Anonymous Anônimo said...

A grande medida do Élio, foi editar 40.000 paskins mensais, para fazer propaganda enganosa à custa do POVO, pago por todos os Aveirenses.
Assim, Aveiro continua a aumentar a dívida.

 
At terça-feira, abril 14, 2009 11:49:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O dinheiro do emprestimo foi gasto na zona piloto da Beira - Mar ah.ah.ah.ah. uma inutilidade, pura incompetencia, do Dr. Capão Filipe que se é tão bom médico como Vereador " mais valia nosso senhor levalo" para que servem os Cartões de " morador" e a sinalização a mão de obra, que a Câmara gatou se não há qualquer fiscalização

 
At terça-feira, abril 14, 2009 10:25:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Estes gajos são tão imbecis que puseram à disposição dos Aveirenses, na biblioteca municipal, umas publicações tão lindas e bem organizadas,que quem as apanhou dá-se por feliz pois realmente é um trabalho bem elaborado.
Mas não é que que o raio da publicação tem a data de 2003 e refere-se às obras do Dr Alberto Souto?
Quando deram por ela, porque alguém lhes chamou a atenção, já não foram a tempo de apanhar nenhuma.
Mas donde é que apareceu esta gente?
Só deve haver uma modalidade em que eles devem ser bons:
A APANHAR GAMBOZINOS NÃO HÁ PAI PARA ELES.

 

Postar um comentário

<< Home