terça-feira, outubro 06, 2009

Responsabilidade Social à moda de Élio Maia


(clicar para ler)



Caro leitor. Trazemos-lhe hoje um interessante caso de Responsabilidade Social. Evitaremos comentários de forma que possam extrair as vossas conclusões e tecer os vossos comentários o mais independentemente possível.


O grupo Suma é um grupo empresarial que marca presença em Aveiro desde 1996 e actua em várias áreas entre as quais a da limpeza urbana e da recolha, gestão e tratamento de resíduos.

O grupo Suma possui ainda uma importante quota (cerca de 6%) na ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, SA, de cujos aterros depende para depositar os Resíduos Sólidos Urbanos dos municípios da nossa região em que opera, empresa a quem este executivo autorizou a construção de uma célula adicional (às duas que estavam inicialmente previstas e deveriam ter sido definitivamente seladas em 2007) no aterro de Taboeira e autorizou a instalação de uma Unidade de Tratamento Mecânico Biológico de lixos urbanos indiferenciados em Eirol, que deverá começar a laborar em 2010, (autorizações que o Partido Socialista contestou vivamente por não terem sido dadas ao nosso Município, que acarreta com as consequências negativas desses equipamentos, as necessárias contrapartidas compensatórias).

Aveiro detinha assim uma excelente posição negocial para celebrar o alargamento da prestação de serviços de limpeza e varredura dos centros urbanos das freguesias do concelho com a SUMA, pois a rentabilidade da empresa estava profundamente dependente da autorização da construção da célula adicional do aterro e da futura instalação da UTMB no nosso concelho.

Este contrato, celebrado por Élio Maia pelo prazo de 5 anos, muito festejado e considerado excelente pelos autarcas da maioria (e que deu a Élio Maia a honra de abrir o nº14 do Boletim ambiSUMA de Janeiro de 2009), foi contestado pela vereação socialista que, sem pôr em causa o trabalho que a SUMA vinha a efectuar, sustentou que poderia ter sido melhor para o Município, estranhando que as negociações tivessem sido transferidas para os Serviços Municipalizados a meio do processo e demonstrando a sua perplexidade pelo facto do PS não ter tido conhecimento das negociações.

Embora não tenhamos a certeza dos valores envolvidos neste negócio, cremos que deverá atingir o montante de cerca de 2,8 milhões de euros anuais.

Não está ainda esclarecido o papel no negócio do representante da Câmara Municipal de Aveiro na ERSUC - o social-democrata Pedro Ferreira - que, de acordo com notícias publicadas e não desmentidas pelo próprio, aí recebe remunerações, que acumula com as de vereador da Câmara Municipal de Aveiro.

Ora, recentemente, mais propriamente no final de Agosto, de uma forma inédita e tardia (mas no timing eleitoral mais adequado), o grupo SUMA decidiu colaborar com uma série de obras sociais do nosso concelho remetendo-lhes, sem que o esperassem, cheques solicitando apenas que lhes fosse remetido o respectivo recibo, crente de que o seu gesto iria reforçar o empenho e dedicação que o presidente de cada uma das instituições sempre tem manifestado para a construção de uma comunidade mais fraterna, mais amiga e mais solidária.

Bonito gesto que nos mereceria os maiores encómios, não fora a experiência ter-nos, há muito tempo, ensinado que em matéria de negócios, “não há almoços grátis”.

Mas os mais interessantes documentos de todo este processo foram os "pré-anúncios" feitos por Élio Maia às instituições que iriam receber os referidos apoios, que tinha conseguido negociar com o grupo SUMA, indicando que o respectivo valor deveria substituir os eventuais compromissos assumidos pela Câmara com a Instituição.

Élio Maia deu assim provas de ser um excelente negociador, junto do grupo SUMA, de apoios sociais às instituições do Município que julga merecerem apoio (e se a distribuição não for equitativa sempre poderá dizer que a culpa não foi dele). E também dá provas de grande espírito de poupança por assim evitar proceder ao pagamento dos compromissos assumidos pela Câmara com as instituições sociais do nosso concelho que foram contempladas.

Pena é que não tenha sido tão sagaz a renegociar os contratos e a obter as contrapartidas pela instalação de equipamentos portadores de consequências negativas, no nosso concelho, ou até a negociar o empréstimo dos 58 milhões. Se o fosse poderia, certamente, ter aliviado a carteira dos munícipes e poupado dinheiro suficiente para apoiar séria e continuadamente as nossas obras sociais.

E, deixem que vos diga, considero que tudo isto não cheira nada bem. E que todos os passos deste processo deveriam ser minuciosamente investigados, por quem de direito. Que eu não acredito em bruxas, mas que las hay, las hay.

29 Comments:

At terça-feira, outubro 06, 2009 11:35:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Tambem nao acredito em bruxas.

de certesa que ha aqui materia para ser analisada.

Que moral tem agora a camara de Aveiro para exigir bons serviÇos ha SUMA
Ginja

 
At terça-feira, outubro 06, 2009 11:41:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Hum...Mais uma história tipo piscinas sem marinheiro???

 
At terça-feira, outubro 06, 2009 11:48:00 PM, Anonymous Anônimo said...

como é que é possível? Espero que os eleitores do Concelho de Aveiro no dia 11 não fiquem amorfos em casa e substituam estes "malabaristas"

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 12:54:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Ó Élio: SUMA-SE
Ó C. Santos: SUMA-SE
Ó Capão : SUMA-SE
Ó C. Alves: SUMA-SE
Ó P. Ferreira: SUMA-SE
Estamos fartos de MERDA

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 1:02:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Depois dos negócios manhosos da venda das piscinas, da privatização da água e do saneamento, da alienação da maioria do capital da PDA, da quase-troca de escolas por parques de estacionamento, da compra do terreno para ampliação da escola de s. bernardo sem falar ao dono,do financiamento da excursão a Fátima de mais de 1.500 idosos... Onde é que está ma admiração? Onde é que está o espanto?

É só mais uma trapalhada à Élio ...

É só mais um "É" ("É trapalhada"), a acrescentar aos muitos que lhe faltam na propaganda eleitoral:

"É rigor","É transparência", "É seriedade", "É competência", É, sei lá... "É uma vergonha!", é o que é...

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 1:09:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Por este andar ainda vou ver algum empreiteiro a mandar um cheque a alguma instituição de caridade por conta de "compromissos assumidos pela Câmara, resultantes do vinculo de natureza laboral ( vugo: ordenados), por exemplo,do funcionário que trata da compra e venda de terrenos municipais...

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 10:35:00 AM, Blogger Fi said...

A minha família saiu do centro de Aveiro para vir morar para Eirol, porque pensámos que aqui teríamos uma qualidade de vida melhor. Uma das coisas mais agradáveis desta freguesia era o "monte", uma das maiores zonas verdes do concelho, onde se podiam dar agradáveis e saudáveis caminhadas, passeios de bicicleta, etc. Ontem, ao percorrer uma estrada do "monte", deparei-me com duas máquinas a destruir as poucas árvores que restavam nessa zona (as restantes arderam, por coincidência claro, pouco tempo antes da compra de todos os terrenos onde vai ser agora instalada a tão espectacular UTMB), e tive mesmo que parar para observar tal espectáculo. Choca-me profundamente que a instalação de uma UTMB no concelho de Aveiro tenha sido tão levianamente abordada (é curioso lembrar que um dos objectivos da candidatura do Dr. Élio Maia há 4 anos atrás era tirar o lixo do concelho de Aveiro), que não tenha havido uma discussão pública sobre isso e que se destrua com tamanha facilidade uma área florestal como a que está em causa.
Levantam-se ainda outras questões:
1- porque não construir a UTMB junto ao actual aterro? Ou serão os efeitos ambientais da UTMB ainda piores que o da fábrica de Cacia e do actual aterro?
2- Se a UTMB é tão amiga do ambiente, não vai poluir o ar nem contaminar a água, não vai produzir cheiros insuportáveis e se os camiões que vão trazer o lixo (de dezenas de concelhos) serão realmente hermeticamente fechados, porque não construir a UTMB, por exemplo, ali na zona atrás do pavilhão dos galitos? Há área, bons acessos e a cidade nem ia reparar que a tão espectacular e bem construída "fábrica" era uma estação de tratamento de lixos!
3- Finalmente, porque não pensaram tentar compensar os residentes da freguesia de Eirol (e de Oliveirinha, de Requeixo e de Nossa Senhora de Fátima), por tamanho dano? Para mim, não há compensação possível (muito menos a pista de remo, do outro lado do concelho, é uma compensação para quem vai morar lado a lado com a UTMB), mas já que é um facto a instalação da UTMB em Eirol, porque não teve a CMA a preocupação com os que vão sofrer com ela? Não só ficamos com a UTMB como ficamos sem o posto médico e sem a escola primária! Valha-nos então a "colaboração" da SUMA "para a construção de um concelho socialmente mais justo", suponho que pagando o que falta para a construção do centro social de Eirol (que bom será ter um centro social numa freguesia onde os idosos nem poderão vir respirar ar puro para o jardim)...

Peço desculpa Dr. Raul Martins, por me ter alongado tanto neste comentário, mas como residente em Eirol, custa-me muito que se despreze tão facilmente uma população. (E isto aplica-se, claro, à CMA e à Junta de Freguesia de Eirol, que nada fizeram para zelar pelos interesses de quem cá habita!)

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 10:54:00 AM, Blogger Unknown said...

M/caro, escrevi no facebook, há momentos , 1 certo comentário a propósito do assunto. Mas,lembrei-me que talvez valha a pena ir ver o contrato Câmara de Aveiro/SUMA, os prazos, preços e demais condições nele inscritos. E já agora, talvez, digo eu, seja 1 assunto p/ a nova Assembleia Municipal. Abr.

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 12:32:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Isto é mesmo Éspectacular!!!!!
A SUMA recebe e bem para pagar as dívidas da CM....

É bom que se investigue e que o voto seja de expulsão mas não estou mt crente....

Abraço

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 1:41:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Onde pára a Polícia Judiciária e a Procuradoria da Republica? Os aveirenses não têm o direito de ver investigados todos estes casos?As maiorias dão sempre nisto. Por isso espero que o PS vença... mas sem maioria. Espero ainda que o raul seja o novo presidente da Assembleia municipal e esmiúce todos os negócios que por lá apareçam e ponha estes em pratos limpos. Boa sorte.

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 4:10:00 PM, Anonymous Anônimo said...

e o "varredor" da cultura concordou ?

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 6:24:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Não é só Eirol a ser penalizado como aqui já foi referido.
Toda a área envolvente, o verdadeiro pulmão do concelho de Aveiro foi sacrificado.
Para os citadinos produzirem lixo à vontade os autarcas dão-o literalmente a comer aos pacóvios das aldeias.
Não é só isso que tem que ser investigado.
Quem autorizou tal obra no principal veio de água, na freguesia da Oliveirnha?
Não acredito em defesa dos interesses dos cidadãos, pelo menos dos anónimos. Nem do ambiente, nem ecologia.
É só trapaça, engodo. O povo de Eirol, até agora ligado ao nome do padre Póvoa e do Ideso que frequentei em jovem, é agora associado a lixo, corrupção na venda e compra de pinhais; o povo da Oliverinha, onde resido, em bem maior número, perde a sua água potável, o ar respirável.
Querem votos ? Para fazerem o quê com eles?
O Alberto Souto começou, o Élio continuou em ritmo acelerado.
Se os habitantes destas localidades os tivessem no sítio nem um voto válido deveria existir.

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 6:32:00 PM, Anonymous Anônimo said...

já sabe da sondagem feita por uma conhecida empresa de aveiro que dá um empate técnico e que o director não divulga se lhe derem um lugar no PDA? as coisas estão tão más para o élio que ele pediu de joelhos ao girão para fazer uma declaração a favor dele. não sei se ele vai falar ou não.

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 6:39:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Mais um tabu? Girão fala ou não ?
A quem importa essa opinião? Aos votantes com mais de 70 anos?

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 9:02:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O amigo Vitor Silva podia oferecer uma viagem de moliceiro aos cinco da câmara e quando chegassem em frente a S. Jacinto desligava o motor do barco e deixava-os sair a barra: SUMAM-SE! Com um bocado de sorte podiam ser salvos por piratas da Somália. Assunto arrumado.
Até dava um certo gozo.

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 9:23:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Alguem sabe o que vão fazer naquele espaço verde por trás do edificio do centro de congressos?
Lá vai mais um espaço verde da cidade a vida?

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 9:25:00 PM, Anonymous Anônimo said...

antigamente havia um jornal que se chamava "O INCRIVEL" esta era uma noticia digna desse jornal

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 9:35:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Lixo versus politica.
Ligações perigosas?
Só faltava esta!

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 11:18:00 PM, Anonymous Anônimo said...

“O PS tem, hoje, indicadores muito positivos que nos colocam como vencedores das próximas eleições autárquicas em Aveiro”, disse José Costa.
Que estas palavras incentivem todos a votarem maciçamente, e não desmobilizem o eleitorado com um "Já está ganho..."
A vitória é possível mas só com a união de todos os que Adoram Aveiro.

 
At quarta-feira, outubro 07, 2009 11:31:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Não vale a pena investigar,é dar trabalho a Judiciaria e despesa.
Encontravam broncas e depois o Elio metia um Advogado pago pela Camara como fez com o negocio das piscinas, e o povo e quem paga.
Neste Pais Democratico vale tudo
Temos bons exemplos Oeiras Braga Gondomar Felgueiras etc JA

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 12:36:00 AM, Anonymous Anônimo said...

"É" cada tiro no pé, que o Homem nem se segura em pé!!!! :)

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 10:08:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Casos dignos de serem esmiuçados pelos Gato Fedorento

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 11:48:00 AM, Anonymous Anônimo said...

No JN de hoje a CMA veio a correr esclarecer dizendo que a generosidade da SUMA é "Mecenato". Bem,a SUMA é uma empresa prestadora de serviços à CMA,c/1 contrato em vigôr.Decide agora subrrogar-se À CMA, pagando subsídios em dívida às associações,naturalmente c/ ganhos que resultaram do próprio contrato c/a CMA. Quem paga,em 1ª instância, à CMA são os munícipes através do tarifário (elevado) dos "resíduos sólidos urbanos" que todos os meses aparece na factura da água e do saneamento. Este dito "Mecenato" (n/ me parece que o seja)pode ser mt interesseiro, pois em 2011 finda o contrato c/ a SUMA. Isto é, sob a capa da pretensa legalidade e da "generosidade" pode estar criado o ambiente p/ a renovação do contrato, porque, como diz o RM, "não há almoços gratos". Mas e além disso, n/ haverá por aí empresa que seja ainda mais generosa, para c/ o orçamento municipal? Sim porque,afinal, a SUMA está a pagar aquilo que incumbe à Câmara e não está senão a "dar" aquilo a que as associações têm direito. E outra interrogação: as regras da concorrência não estarão a ser violadas? O lixo cheira mal.

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 11:56:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O lixo cheira mal.

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 3:10:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Sobre o lixo:
“O problema do lixo em Nápoles surgiu por causa da máfia local chamada “Camorra”, da corrupção política e do atraso que há no sul da Itália.
Faz décadas que a “Camorra” enriquece com o negocio do “tratamento” e eliminação do lixo industrial. Os “camorristas” negociam o tratamento e a eliminação do lixo industrial das muitas fábricas existentes no norte de Itália..."

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 4:21:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O lixo fede.
O comentário que traz à colacção a Camorra e a história recente de Nápoles,infezm/, é perfeito. A partir de agora e depois do comportamento da SUMA(que fez,ao que parece,uma dádiva indirecta ao Orçamento Municipal) e destes responsáveis municipais, o mínimo que se poderá exigir,digo,EXIGIR,é a aplicação a lei e, quando o actual contrato estiver para acabar, fazer-se um concurso público, aberto, transparente, escrutinado por todos os interessados e por todos quantos estiverem interessados segundo as regras da administração aberta previstas na LEI. "Mecenato"?!Por favor, nem o Narro acreditava.

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 5:21:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O título do JN de hoje sobre o assunto resume,de um modo extraordinário,o essencial:"Mecenato paga dívidas à Câmara"
Ora,está encontrada a solução,legal segundo a Câmara, para muitas dívidas das autarquias e do próprio Estado.Fantástico!
Não demora muito que alguém da Câmara venha dizer: "estamos de boa fé"

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 10:42:00 PM, Anonymous Anônimo said...

creativo! imaginativo! sem fins lucrativos!!!???

 
At sábado, outubro 10, 2009 9:38:00 PM, Anonymous Anônimo said...

ola meu caro RM...
Isto está mesmo a feder de chatices e coisas pouco claras, mas para melhorar uma Avenida, levanta-se o Povo, fazem-se debates com dinheiros publicos, imprimem-se uns livros com as conclusões de "brilhantes" e fede-se mais um bocadito. Para coisas de "merda" como é o caso dos UTMB e sempre em frente e nao se fala com ninguem so se decide e ponto final, Ó Elio isto de ser adovado do Diabo, Juiz e Juri das tuas causas, não estará a ir longe de mais, bem como os abusos e desmandas ai do Galo de Barcelos e do Pedro das Pereira. Já agora vamos começar a ver , sim porque já se devia ter começado a ver, quem tem pago e quem vai pagando a quantidade de´viagens e não só de férias que vão fazendo, e não me parece que sejam todas em trabalho.
Já agora a Camara Municipal parece que encomendou para ai uns estudos de viabilidade economica referentes à PPP dos Parques de estacionamento e das Escolas,e como é sabido já os receberam a muito tempo, e como são pagos com dinheiros publicos, ou seja com o dinheirito de todos os Aveirenses, para quando tornar essa coisa publica, digo os estudos, e dar-nos a conhecer o que lá está vertido. Ou será que não interessa????. Se calhar não... Já estou a ver o patrone da SUMA-se, expolitico influente " COELHONE ", a vir fazer qualquer coisa por ca, já que acabou de comprar os bilhetes para este grande espectaculo de parvoice, "ou melhor parvos somos nós que os deixamos xamar-nos isso", mas o MAI so anda atrás de quem cumpre, não nem nunca de quem manda cheques por conta de outrem a alguns escolhidos a dedo, e já agora porque nao o fizeram a todos e somente a alguns. Estou farto disto SUMA-SE ESTA MERDA...
Peço desculpa estou farto de trapalhice.
Amigo RM um abraço do @...

 

Postar um comentário

<< Home