sábado, julho 19, 2008

Nunca mais chegam as férias!

Estou a precisar de férias e ainda faltam alguns dias. Para já apenas posso sonhar com alguns dias de liberdade tão bem retratados pela pena de Pessoa.


Ai que prazer
não cumprir um dever.



Ter um livro para ler
e não o fazer!
Ler é maçada,
estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
como tem tempo, não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca...

Mas ainda falta algum tempo e, como o nosso povo diz, "o rabo é sempre o pior de esfolar". E esta semana vai ser pesada, principalmente para quem além dos deveres profissionais tem algumas responsabilidades políticas.

Porque político que se preze não pode deixar de ser visto em iniciativas culturais de reconhecida valia como este raro espectáculo que nos é proposto para terça-feira num local tão significativo para a nossa cultura local.

Alguém poderá ficar indiferente a um concerto em que participam o Zé Cabra o Tino de Rans e a Ti Maria da Peida. Principalmente quando os "Ganda Malucos" vão apresentar a "Revolta dos Animais"?

Lá me roubaram mais uma noite de descanso. Mas estou certo que os contribuintes vão dar por bem gasto o seu dinheiro. Todos à Praça do Centro Cultural. De Ílhavo (claro)!

Assim não dá! Os Aveirenses também deviam ter direito a eventos culturais destes!

Só me apetece emigrar!

21 Comments:

At sábado, julho 19, 2008 7:24:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Tambem a mim
BIP

 
At domingo, julho 20, 2008 12:17:00 AM, Blogger ZÉ FAGOTE said...

Férias, férias. Toda a gente só pensa em férias, e isto está mau para férias!
Interessante, não sabia que o município ia trazer as celebridades que menciona para animar as noites de estio aveirenses por causa da crise e daqueles que, por causa dela, não vão atravessar a fronteira concelhia.
Foi pena no Post não mencionar o programa e os dias de actuação dos diversos artistas. Vou informar-me amanhã com o Capão Filipe e saber quando actua o Zé Cabra.
Espero é que ele não esteja muito eloquente se não perdemos ambos, a missa das 11horas.
Gosto do tipo, do Zé cabra, tem sentimentos e expressa-os bem. Para alguns é ridículo o que ele diz, mas só para alguns, que são aqueles que nunca amaram ou se apaixonaram. Os outros, a maioria, aqueles que amaram e se apaixonaram, se fizerem uma retrospectiva vêm a figura de urso que fizeram.
O Pessoa também era bem capaz de condenar o Zé, mas esse nem dele próprio gostava mas tinha razão, porque era feio para burro. Ainda bem que não vi no vasto leque de artistas célebres, o Abrunhosa, para mim, não presta, nem canta nem diz nada em condições, é um pretenso intelectual de 3ª, e ainda bem que não faz parte do elenco.
Pois é caro Dr. Raul Martins, eu no seu lugar não estaria tão entusiasmado por ir de férias que a coisa não anda boa, e VC sabe-o melhor que ninguém.
Veja lá se por causa das férias se esquece de apresentar o candidato do PS à Câmara, é que a areia da ampulheta está quase esgotada.
Não se esqueça de depois fazer como o Santana Lopes quando foi primeiro-ministro…
No dia de tomada de posse sem saber a quem dar os ministérios que lhe faltavam distribuir empurrou-os quase todos para o Paulo Portas. O homem ia ouvindo as suas novas funções, lívido e de olho arregalado, não queria acreditar no que ouvia, saía um ministério e era mais uma abaixadela, estava a ver que ele ia ficar de quatro.
Ainda bem que o Santana atempada e responsavelmente deu uma pasta da saúde de muita responsabilidade a uma nossa conterrânea que infelizmente, não teve tempo de mostrar o que valia.
Bem, na ocasião não o mostrou, mas agora tem tempo de sobra e farta-se de o mostrar.
Pronto vá lá de férias que eu também preciso de descansar.
Que elas sejam boas e repousantes para si, mas antes disso escreva num papel o nome do candidato e a data da apresentação, não vá com o entusiasmo das férias esquecer-se disso e já viu a bronca que era?
Boas férias!

 
At domingo, julho 20, 2008 1:40:00 AM, Blogger Marechal Ney said...

Exmo. Senhor, Presidente da C.P.C.P.S.A.:

Há, contudo uma realidade incontornável na apreciação e na consequente escolha destes “cantantes”.
São populares, e agradam às massas.
E, meu caro, como se afirma, respeitador e cumpridor das inerentes responsabilidades políticas, saberá que, as massas votam, e de que maneira, quando não têm massa.

Porém não deixo de referir que os Serviços de Cultura da Câmara de Ílhavo, com engenho e talento poderiam ter construído uma programação mais consensual, suportável pelos gregos e não hostilizando os troianos.

Do Marèchal Ney

 
At domingo, julho 20, 2008 8:47:00 AM, Blogger RM said...

Caro Zé Fagote

Agradeço-lhe o desejo de boas férias mas sempre lhe digo que me surpreende essa sua fixação em saber quem é o candidato do PS. Coisa que compreendo noutros putativos candidatos a candidatos e quejandos mas esses nós sabemos que é para saberem que cordelinhos hão-de puxar para serem “convidados” a integrar a lista (alguns até acham que tinham capacidade para a liderar), ou terem tempo de denegrir (e desanimar) o candidato em vez de trabalharem e mostrarem trabalho, forma mais curial de conseguir esse honroso desejo. Mas sei que o meu amigo não é desses que dependem disso para sobreviver (que a vida está má e trabalhar faz calos) e que quando escreveu o comentário ainda não tinha arrefecido a cabeça do sol salgado do Monte Farinha.
Tenha calma. Na altura própria o candidato será apresentado. E pode ser para a semana ou só no fim do ano. Isto se, nessa altura, ainda houver em Aveiro algo que valha a pena governar. O que, pelo andar da carruagem não me parece.
Olhe meu amigo, reflicta por exemplo no facto do nosso ordenamento jurídico prever a demissão do 1º ministro mas tal não poder acontecer a um Presidente da Câmara por mais atrocidades que cometa.
Descanse e vá lendo Pessoa:

Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Caro Marechal
Interessante forma de me chamar troiano. Não se esqueça que era a terra das Helenas.
Lá estaremos nesse grandioso espectáculo cultural. Sabe meu Marechal é que eu sou fã da Ti Maria da Peida. Pronto escapou-se-me o segredo.

Abraço
Raul Martins

 
At domingo, julho 20, 2008 12:13:00 PM, Blogger ZÉ FAGOTE said...

Compreendi as suas doutas palavras Caro Dr. Raul Martins:
Já vi que a vida o tem ensinado muito. Eu sei que nesta coisa de eleições, sejam autárquicas ou legislativas, é sempre complicada a selecção porque as pressões são muitas. Depois, há muitos “ingredientes”que tentam violar e violam os valores e os interesses da democracia e da vida pública, e por muito que se aperte as malhas, há sempre alguns que passam no filtro.
A democracia é isso mesmo, linda que se farta, mas quantas e quantas meretrizes não são encantadoras?
Depois, a incompetência, incapacidade e até desonestidade, é muitas vezes premiada pelos eleitores a troco de populismos, de confraternizações com copos bem bebidos aqui e acolá. Veja o que se passa no nosso país de lés a lés.
E porque se passa esta cena na vida política portuguesa sem consequências para os protagonistas que convivem ombro a ombro com os nossos altos dirigentes, há outros, menos capazes também que, só porque não bebem copos e tendo um ar aprumado mais a frequência duma universidadeca qualquer, mais um fato de marca, logo se julgam com mais valor que os outros, os tais eleitos que o rodeiam o que, por muito burros que sejam,a situação estimula-os o que tem uma certa lógica.
Bem, vou-me embora que se faz tarde, mas antes quero dizer-lhe que é natural a minha curiosidade em saber quem é o candidato porque tenho cidadania, logo o direito e o dever de a exercer.
Quanto a lugares gostava de um, porque não?
O pelouro do Capão Filipe a mim assentava-me como uma luva, acredite.
Ele calça 39, e eu 43, só por aqui veja quem tem mais arcaboiço.
Pense nisso mas não o estou a pressionar, para que conste, nada disso!
Estou a ir….
Cumprimentos.

 
At domingo, julho 20, 2008 4:11:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O ribau sempre foi muito dado a fesras

 
At segunda-feira, julho 21, 2008 3:54:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr, sempre é verdade que em Aveiro a CM vai fechar uma praça pública - e várias ruas - para um empresário poder facturar com a venda de bilhetes? (não, não é um espectáculo oferecido à população nem é num qualquer baldio. É numa praça pública)
O sr, como membro da AM, pode elucidar-nos - já que não vi até agora nenhum jornalista a fazer esta pergunta - o que é que a autarquia ganha com esta utilização privada do espaço público?

 
At segunda-feira, julho 21, 2008 4:50:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Muito boa pergunta: se fosse no Teatro Aveirense o promotor alugava o espaço à autarquia, vendia os bilhetes e tinha depois o seu lucro ou prejuízo (o risco é mesmo isso). Tudo muito certo.
Agora, numa praça pública??? Quanto custa alugar e fechar uma praça pública aveirense? e as ruas adjacentes?
Se não for muito caro, também quero!
ISTO É UM ESCÂNDALO!!!!!!

 
At segunda-feira, julho 21, 2008 8:03:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O quê? A CMA cede a um privado a utilização exclusiva de uma praça pública a troco de nada?
E para mais suportando ela despesas? Quem paga a montagem do palco?
E o acesso ao local vedado será feito por quem? pela Polícia Municipal? Quem paga as horas extraordinárias desse pessoal? Ou pior, vão pagar a Gorilas para impedirem o livre acesso a uma praça pública?

O público suporta despesa e privado embolsa o lucro????

Dr Raúl, o senhor pode estar de férias mas o seu partido não pode. Onde está a denúncia pública de mais esta escandaleira?

 
At segunda-feira, julho 21, 2008 9:23:00 PM, Blogger RM said...

Caros anónimos
Estou a tentar ter alguns dias de (merecido) chill-out. Alguém tem a gentileza de me explicar ´de que estão a falar.
Raul Martins

 
At segunda-feira, julho 21, 2008 10:28:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Bom, eu sou anónimo mas não o(s) de cima. Penso que estão a falar do espectáculo do Caetano Veloso na Praça Marquês de Pombal esta semana...
Mas sinceramente não sei qual o espanto; em Aveiro, com esta CM, as parcerias público-privadas são assim: o público paga e o privado empocha.
É fartar vilanagem...
PS: agora a sério, desconhecia que os contornos do negócio eram esses. É de facto um escândalo!

 
At terça-feira, julho 22, 2008 1:20:00 AM, Blogger José Teixeira said...

Quem sabe os contornos do negócio deve dar a cara e eles podem bem ser simples, claros e objectivos.
O espectáculo tem seguramente um valor tão elevado que a ter lugar no Teatro Aveirense o valor dos bilhetes seria incomportável para uma grande maioria, talvez tenha sido essa a única forma de de baixar o valor unitário dos mesmos e assim dar alternativas.
Não vejo qual será o motivo de escândalo se assim for.
Se o Ribau sempre foi muito dado a festas como diz um anónimo aqui em cima, o espectáculo e a cultura em aveiro não podem ter como fronteira Cacia e os shows do João Claro com os seus coiros.
Não sei se as elites da terra gostam mesmo daquilo ou se têm mesmo de aparecer, como nas procissões.

 
At terça-feira, julho 22, 2008 10:26:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Não percebi se o japinho quis mesmo escrever o que escreveu: segundo ele, ou a CMA suportava os custos que suporta ou o privado não poderia ganhar tanto (uma vez que sendo os bilhetes "incomportáveis" não se venderiam).
Vamos lá a ver, eu não tenho nada contra o facto de existir um empresário que quer ganhar dinheiro com espectáculos. Tenho é contra o facto de o fazer à custa do erário público.
Só uma CM completamente desacreditada e falha de iniciativa pode aceitar um negócio como este em que só participa na despesa e nada recolhe do lucro.
E a idéia de fechar uma praça pública para que um privado a use para ganhar dinheiro (e sem nada pagar por isso) vendendo bilhetes de acesso é simplesmente imoral!

 
At terça-feira, julho 22, 2008 10:34:00 PM, Blogger José Teixeira said...

Caro anónimo permita que discorde.
Imoral é porque não obsceno mesmo, é considerar o João Claro o grande embaixador de Aveiro, assim como imoral e obsceno é trazer um espectáculo à cidade e por não se disponibilizar um espaço público, já que isso cercea as liberdades, os ingressos ficarem a um valor que só mesmo algumas pessoas da terra lá podem ir dar ar às peles.
Porque não a CM disponibilizar um espaço e com isso dar uma noite animada ao pessoal?

 
At quarta-feira, julho 23, 2008 2:42:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Caro Raul Martins,

O senhor com o conjunto de andorinhas que lhe cedem os seus préstimos deve ou deveria estar perfeitamente a par deste negócio.

provavelmente o facto do empresário do referido espectáculo ter uma conotação política deve-o impedir de mostrar conhecimento, o que até o apressou a colocar outros posts.

se esta questão não o preocupa tente averiguar por curiosidade e já agora por serviço público que mais valias retira o município de Aveiro com esta iniciativa.

se estivesse mais atento a alguns detalhes em diversas questões e reivindicasse uma posição talvez por esta altura da corrida autárquica o seu partido já teria uns pontos de vantagem.

cumprimentos e bons posts

 
At quarta-feira, julho 23, 2008 3:55:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Caros anónimos,

Começo por pedir autorização ao Dr. Raúl Martins para utilizar o seu espaço para esclarecer os muitos leitores do seu blog.

Depois, gostaria de dizer o que já todos sabemos. É feio, muito feio mesmo, fazer ataques e especular protegido pelo anonimato. Assumam-se.

Finalmente, em relação ao espectáculo de Caetano Veloso cumpre-me esclarecer o seguinte: O acordo que temos com a autarquia prevê apenas a cedência do palco, da praça e algum apoio logístico. Todos os custos (incusivamente o policiamento, dúvida levantada por um dos anónimos) são da responsabilidade da SET. Estas parcerias fazem-se pelo país todo com executivos camarários de todas as cores e normalmente em condições muito mais favoráveis para os promotores privados. Não conheço nenhuma autarquia que recusasse um acordo destes para ter um dos três únicos concertos que Caetano Veloso vai dar em Portugal e o único a norte de Lisboa! Ainda mais numa conjuntura financeira muito delicada para a CMAveiro e onde o investimento nas festas da cidade tem sido muito controlado.

Infelizmente Aveiro não dispõe de nenhum equipamento capaz de receber um espectáculo com um artista deste nível. Para que se tenha uma ideia, se o espectáculo decorresse no TA, para que os custos se pagassem o TA teria que encher com bilhetes a 130 euros sensivelmente. Incomoda assim tanto ter uma das praças mais bonitas da cidade fechada durante 3 horas? Incomoda assim tanto que haja um aveirense que veja naquela praça um potencial incrível de se tornar uma "sala de visitas" da cidade?

Encontro-me disponível para qualquer esclarecimento adicional. Conto com todos esta noite! Uma palavra final para agradecer ao Dr. Raúl Martins a utilização do seu espaço.

Vasco Sacramento

 
At quarta-feira, julho 23, 2008 12:14:00 PM, Blogger RM said...

Caros amigos,

Só hoje soube do espectáculo através de http://www.terranova.pt/site/noticias.asp?acr=inf&ac=ver&id=40127

Após uma apreciação ligeira acho que este tipo de iniciativas (privadas), desde que sejam ressarcidos todos os custos específicos (como me parece ser o caso) é de incentivar. E nada tenho contra o fornecimento de algum apoio logístico desde que não envolva custos especiais. Ao fim ao cabo estou certo que um espectáculo deste tipo (em troca) vai animar a cidade (coisa que na actual situação o município não tem capacidade paar fazer) e trazer a Aveiro muita gente, especialmente neste caso os admiradores do Caetano que já não vejo desde o concerto que deu na Expo.

E todos temos de abandonar a ideia de continuar a ir a concertos (ou outros espectáculos) à borla (ou seja pagos pelo dinheiro de todos - os que gostam do artista e os que não gostam). É tempo do pão e circo com que os nossos autarcas pretendem comprar os nossos votos acabar.

Especialmente quando a vida está tão dura.

Raul Martins

 
At quinta-feira, julho 24, 2008 5:07:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O concerto do Caetano foi simplesmente maravilhoso.Aveiro parecia outra cidade! Quando é que os aveirenses perdem esta pose bafienta de provincianismo??
A inveja é o mal maior do nosso ser-coisas destas sao inacreditáveis.
Em todas as cidades da Europa há concertos em praças!
Obrigado, Vasco,por mais esta iniciativa. Se calhar nem ganhaste nada,eu conheço o teu amor pela tua terra e conheço os cachets do Caetano!
Perdoa-lhes, coitados, sao assim um pouco...limitaditos!
Nao deixes de ser assim, culto, cosmopolita.Tem paciencia.Ainda bem que o dr. Raul Martins soube ver o lado justo.
Até sempre,Rita Morais

 
At quinta-feira, julho 24, 2008 4:09:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Parabéns Vasco por teres a coragem e o bom gosto de proporcionares um espectáculo inesquecível com público de todas as idades. Aveiro merece mais eventos como o que organizaste e é pena que haja pessoas que sejam tão pequeninas e mesquinhas.
Caetano veloso está no seu melhor e se não fosses tu milhares de pessoas não teriam tido oportunidade de o rever. Estive com amigas minhas que vieram de propósito do Norte e ficaram impressionadas com a organização e rapidez com que os milhares de fans do Caetano se acomodaram nos seus lugares.
Keep up the good work.
O dr. Raul Martins é uma pessoa lúcida e não se deixa influenciar.
Até um destes dias.
Margarida Soares

 
At sexta-feira, julho 25, 2008 6:41:00 PM, Anonymous Anônimo said...

minhas caras
que o espectáculo foi maravilhoso, eu concordo, agora que o Vasco não ganhou nada..... não me façam rir

Caro Dr. Raul

Concoro quando diz que o povo tem que se habituar a pagar os espectáculos! Que se dê algum apoio logistico,agora montar um palco???? pq não alugar?? a CMA até precisa dinheiro... e os custos com a mão de obra??? sabe quantos funcionários lá andaram??? já fez estas contas??? e o direito à igualdade??? São todos os outros empresários tratados de igual forma??? não creio

 
At sábado, julho 26, 2008 12:30:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Senhor anónimo:

Já agora que o Vasco se lembrou daquela praça,o que foi inédito, porque não organiza o senhor um grande espectáculo com um artista internacional?
Vá, arrisque.

Rita Morais

 

Postar um comentário

<< Home