quinta-feira, julho 17, 2008

E os pequenos Senhor? Porque Lhes dais tanta dor?


O assessor de imprensa do Sr. Presidente da Câmara de Aveiro veio ontem a público informar que o Cale de Aveiro, que está parado desde Março último, deveria ter entrado em funcionamento hoje.


Este esperado acto deveria ter acontecido após terem sido efectuadas as alterações exigidas pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e depois de serem acertados os horários do ferry com os autocarros e ter sido obtida a autorização da Direcção-Geral dos Transportes (interessante eufemismo para dizer que após se ter conseguido que o estaleiro libertasse o navio sem o pagamento da reparação, se estão a envidar os máximos esforços para encontrar um fornecedor de lubrificantes e combustíveis, que fie os ditos).

Agradecemos a novidade e gostaríamos de dizer que admiramos a forma aberta e eficiente como o referido assessor tem vindo a executar a sua (difícil) missão mas, desta vez, temos ainda de, concomitantemente, louvar a sua (incomum) humildade pois, embora sendo assessor do Sr. Presidente da Câmara, não lhe caíram os parentes na lama ao vir assessorar o Sr. Presidente da MoveAveiro que, contrariamente ao que a minha andorinha nos confidenciou, continua a ser o Dr. Pedro Ferreira (e não o Dr. Élio Maia como a mentireira disse). Por isso e para que não nos acusem de ingratidão, queremos (também) publicamente enaltecer esse gesto nobre (ora aí está um termo que sabemos ser do seu agrado) do nosso amigo João Oliveira.

Mas, uma vez que meteu as mãos na massa, deveria também ter-nos falado do que vai acontecer à Gaivina essa magnífica unidade da nossa construção naval de madeira que, após ter visto substituído o cavername e parte do costado lateral, sofre agora, encalhada e de estibordo esventrado, as angústias de poder vir a ser a estrela convidada numa das próximas noites de S. João.

E, já agora, deveria ter-nos assegurado que não vai acontecer ao Cale de Aveiro aquilo que amiúde tem acontecido com os autocarros e até à Dunas de S. Jacinto que, às vezes, temos visto atravessar o canal ao pé-coxinho, só com um dos motores principais a funcionar. Que o ferry não permite tal "desaforo", principalmente com "águas grandes".

Também nos deveria ter dito o que é que anda a fazer a S. Joana (que, para além da Dunas é a única lancha da MoveRia operacional) e o que vai acontecer à Praia da Costa Nova (que, amargurada e amarrada ao trapiche do MNA espera, a manter-se a situação, que o seu triste fim não demore) e ao Transria esse espécimen de águas profundas de ainda não conhecido destino que, encanteirado, aguarda a chegada de fundos (dissemos fundos não dissemos fundo) para iniciar a reparação.

Mais nos deveria informar (assessor para umas coisas, assessor para tudo) qual julga ir ser o destino da MoveAveiro que, se estamos à espera da implementação das soluções do estudo que o agora responsável pelo universo empresarial municipal está a efectuar, bem podemos esperar sentados.

A menos que a tal "delegação de competências" seja apenas uma rasteira política aos parceiros da Coligação e só tenha a finalidade de protelar e esconder a caótica situação a que, alguns erros do passado e a total incompetência do actual executivo, conduziram as empresas municipais, tentativa que como o nosso Guerra Junqueiro dizia "é como pretender apagar o sol quando flameja, com o apagador de lata de uma igreja".

Finalmente e porque poucas vezes temos a possibilidade de confrontar alguém deste executivo (ou que o represente) que nos dê respostas e penso que o Sr. Assessor não se vai furtar a dá-las (é a nossa última esperança), gostaríamos de ser esclarecidos do seguinte:

A nossa andorinha confidenciou-nos que os convidados de Oita que proximamente se deslocam em visita oficial a Aveiro, vão ser obsequiados com um passeio e um almoço volante na Ria. Ora, segundo ela (e aqui pensamos que nos está a mentir) a Câmara vai alugar uma conhecida lancha de uma empresa privada para fazer o tal obséquio às altas individualidades que nos visitam, desprezando os serviços da S. Joana que, como é facilmente visível, teria muito melhores condições para tal missão.

Porque será?

E por aqui nos ficamos. E como vêem hoje estamos bem dispostos. Não falámos de moliceiros, táxis da Ria nem de Bacas (ou Vois, nem sabemos bem, que não lhes enxergámos "o escrito").

9 Comments:

At quinta-feira, julho 17, 2008 4:38:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Dr. Raul Martins,

Agora é que a câmara se vai encher de "cobres" com tanta Baca na Ria!
Se elas vierem a dar uns litritos, claro!
Mas duvido um pouco , pois as tais Bacas não passam de umas gaivotas com espigões - um onde assenta um selim e outro onde assenta um guiador...
Que raio de bicho tão esquisito!!
Cumprimentos
Maréboa

 
At quinta-feira, julho 17, 2008 4:54:00 PM, Blogger JMO said...

Caro Dr. Raul Martins,

Leu mal o site ao qual fez link. O assessor de imprensa da Câmara Municipal de Aveiro informou o jornalista, como ele bem noticiou, que o barco iria entrar em funcionamento - tal como a Moveaveiro deu disso conhecimento - AMANHÃ sexta-feira e não hoje. Percebo o seu lapso, deve ter lido de esguelha, pela esquerda...

Quanto ao seu lançamento de "bocas" aproveito para o informar que a autarquia usa, nas suas actividades de uma óptima politica de custo beneficio. E quando, dado o pequeno número de pessoas convidadas o custo-beneficio de uma determinada entidade é vantajoso face aos recursos internos, é normal recorrer-se a essa entidade. Ou é o senhor economista/gestor apologista de gastos superfluos?

Com os melhores cumprimentos
O tal assessor de Imprensa.

 
At quinta-feira, julho 17, 2008 5:00:00 PM, Blogger José Teixeira said...

A predisposição para o esbanjamento é uma doença. Gastar sem saber como se vai pagar, gastar mais do que se tem, coisas desse género.
O desprezo pelo patromónio, como os barcos que vão parando a precisar de reparação e que se escondem no fundo do estaleiro, é coisa feia, de novo rico. Coisa de quem administra sem qualquer esforço nem preocupação.
Para além das questões que colocou no seu post, pertinentes sem dúvida, eu também gostaria de saber o que foi feito dos Táxis da Ria. Será que depois de terem sido feitas as fotos para os jornais, os ditos recolheram ao estaleiro à espera de melhores dias para pagamento?
É fartar vilanagem que quem vier a seguir fecha as contas.

 
At quinta-feira, julho 17, 2008 5:57:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At quinta-feira, julho 17, 2008 6:42:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At quinta-feira, julho 17, 2008 7:28:00 PM, Blogger RM said...

Caros amigos

Façam-me o favor de não colocar injúrias sobre o João Oliveira. A quem tenho estima. Acreditem.
Se querem fazer criticas façam criticas políticas ou às políticas das pessoas a quem faz assessoria.

Caro João

Então quando ontem informaste o jornalista a dizer que amanhã o ferry entra em funcionamento não era hoje era sexta-feira. Ok. Não há qualquer problema. E fico feliz que reinicie a carreira. E se mantenha em actividade por muito tempo.
Quanto à poupança de meia dúzia de euros na recepção aos dignatários de Oita vê lá se eles pensam o mesmo e quando forem ao Japão vos põem a dormir na pensão Estrela.
A poupança é fundamental mas, em certos casos, a avareza não compensa. Uma coisa te digo. Na última recepção feita aos Aveirenses em Oita eles não olharam a despesas e trataram toda a gente (pelo que me disseram) de uma forma impecável. Poupem noutras coisas.

Abraço
Raul Martins

 
At quinta-feira, julho 17, 2008 7:53:00 PM, Blogger Migas (miguel araújo) said...

Caro Raúl Martins
O comunicado oficial da MoveAveiro foi enviado, por mim, hoje para a imprensa (às 13:30) - apesar de me encontrar de férias e ter sido o meu último acto como funcionário da MoveAveiro.
O Ferry entrará em (re)funcionamento amanhã.
Quanto ao resto, "no coment" (porque sabe bem que não posso, nem devo).
E este foi uma execpção à regra, para reposição dos factos.
Um abraço

 
At quinta-feira, julho 17, 2008 10:48:00 PM, Blogger Marechal Ney said...

Exmo. Senhor
Presidente da C.P.C.P.S.A.:

Tem o meu caro razão quanto à personagem,Sr. João Oliveira

Mesmo que, nunca nos tenhamos cumprimentado e até trocado qualquer palavra, retenho de sua parte tímidas tentativas de saudação pessoal.

Pelo tipo e pela forma como são realizadas sugerem-me uma pessoa com a qual não é difícil desenvolver estima e empatia.

Quanto à questão do ferry:

Ao ferry e aos costumes digo nada!!!

Do
Marèchal Ney

 
At segunda-feira, julho 21, 2008 7:17:00 PM, Anonymous Anônimo said...

como é possivel que um Senhor com a sua inteligência tenha estima por um fulano daqueles???? um inutil que nada sabe fazer! um arrogante, um parvalhão

Não diga isso muitas vezes, nem muito alto, pois contou-me uma "andorinha" que lá para os lados da câmara ninguém gosta dele, assim o PS sujeita-se a perder de novo (1000 votos + familiares e amigos = +- 3000) assim perdeu o souto!!

 

Postar um comentário

<< Home