terça-feira, dezembro 18, 2007

Concorda com a decisão do Governo de reduzir de 19 para 5 as regiões de turismo?

1- O Conselho de Ministros aprovou recentemente o regime jurídico das áreas regionais de turismo em que se organiza o território continental de Portugal, tendo reduzido de 19 para 5 as Regiões de Turismo do Continente - que passam a chamar-se “áreas regionais de turismo” e correspondem às NUTS II (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) - e criado cinco “áreas autónomas” - Serra da Estrela, Douro, Oeste, Alqueva e Litoral Alentejano - coincidentes com os pólos estratégicos definidos no PENT(Plano Estratégico Nacional para o Turismo), às quais se juntam as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, que passam a poder contratualizar com o Governo o exercício de actividades e a realização de projectos.

2- Esta nova lei-quadro insere-se no Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE) que tem como principal finalidade dotar os organismos públicos na área do turismo das competências indispensáveis à afirmação de Portugal enquanto um dos principais destinos turísticos europeus, por forma a poderem prosseguir os objectivos do PENT que visa, no horizonte de 2015, assegurar o aumento da contribuição do Turismo para o PIB nacional, fomentar o emprego qualificado e acelerar o crescimento do sector que, como é consabido, tem vindo a apresentar uma elevada performance económica.

3- O novo regime jurídico de criação, organização e funcionamento das entidades gestoras do turismo representa um passo gigantesco de racionalização do sector e permite não só criar instituições credíveis e com suficiente massa crítica para se tornarem parceiros na concretização da política nacional para o sector mas, sobretudo, possibilita a criação de uma estratégia de promoção turística coerente, extinguindo um inconcebível conjunto de estruturas de âmbito diversificado e procedendo à harmonização das áreas regionais de turismo com a generalidade das circunscrições administrativas.

4- Por outro lado, a partir de agora todo o território continental de Portugal fica abrangido por uma região de turismo pois o mapa pré-existente, que não apresentava qualquer racionalidade territorial visível, permitia a existência de concelhos que não integravam qualquer das anteriores 19 regiões de turismo.

5- Finalmente consideramos que o decreto-lei que aprova o regime jurídico das áreas regionais de turismo estabelece um inovador modelo de gestão, conferindo-lhes capacidade de auto financiamento através da celebração de acordos com a iniciativa privada, para além das verbas que lhes são atribuídas pelo Orçamento de Estado, o que lhes permitirá adquirir uma nova dinâmica e uma ampliada capacidade de intervenção. Esperemos que os seus dirigentes tenham a capacidade para aproveitar e potenciar este sedutor modelo.

7 Comments:

At terça-feira, dezembro 18, 2007 11:57:00 PM, Blogger Migas (miguel araújo) said...

Caro Amigo Raúl (como pediu).
Quanto ao princípio e fazendo o paralelismo com a regionalização, estamos de acordo.
No entanto de certeza já não comungaremos da mesma opinião (digo eu, claro), já que à semelhança do processo de regionalização geral defendo a nossa integração no Norte. Pela racionalização, pelo desenvolvimento, pelas potencialidades e, também, preferivelmente a ligação ao Porto do que a Coimbra. Por todas as razões...
Um abraço

 
At quarta-feira, dezembro 19, 2007 7:32:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Caro Raul Martins;
Que grande golpe de cintura para não ter que dizer que o que está a ser feito no Turismo é MAU para Aveiro, mau para a Rota da Luz e mau para a Ria de Aveiro.
Como sabe o PENT menospreza ou ignora a Ria de Aveiro e a Rota da Luz e cologa Aveiro sob a alçada do Polo de Turismo da Serra da Estrela, a Ria de Aveiro, a Rota da Luz e Aveiro ficam mais longe e perdem poder de iniciativa e de decisão que se vai deslocar para o Polo de Turismo da Serra da Estrela.
Esta como bem sabe é a verdade mas aceito que neste caso politicamente lhe seja dificil dizer mais do que disse, fica o esforço de não fugir ao tema.

 
At quarta-feira, dezembro 19, 2007 9:52:00 AM, Blogger Jorge Greno said...

Caro Dr.

Já leu o PENT - Plano Estratégico Nacional para o Turismo? Quer o tenha lido ou não, deixo-lhe uma sugestão para um trabalho de casa:

1)Faça o download do cujo dito em http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/turismodeportugal/estrategianacionalparaoturismo/Anexos/PENT_VERSAO_REVISTA_PT.pdf.

2) Abra o ficheiro com o Acrobat Reader.

3) Utilize a função pesquisar daquele programa e tente encontrar as palavras Aveiro e Ria.

4) Interessante, não encontrou nada, pois não?

5) É esta a estratégia para o Turismo de Portugal defendida pelo Governo do seu Partido, onde, uma Região como a nossa não tem direito sequer a uma palavra.

6) Assim, para nós Aveirenses, fazer parte de uma Região de Turismo do Centro ou da novíssima Europe West Coast é exactamente igual. Não vamos ter direito a um chavo para promoção e divulgação. Temos de continuar a fazer pela vida e a procurar a melhor forma de mostrar a essa malta de Lisboa que, se calhar, não precisamos deles para nada.

Um abraço e, já agora, Bom Natal.

 
At quarta-feira, dezembro 19, 2007 10:32:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Ou seja, depois de toda esta lenga-lenga, podemos dizer que concorda com o fim da Região da Rota da Luz. Como é possível? Acredita mesmo que os interesses de Aveiro são defendidos com uma região de turismo do centro, sedeada em Coimbra? Haja vergonha...

 
At quarta-feira, dezembro 19, 2007 12:12:00 PM, Blogger RM said...

Caros comentadores,
Registo as vossas opiniões e logo que tiver algum tempo livre responderei. Hoje não me vai ser possível.
Mas até agora os argumentos invocados só fortalecem a minha opinião.
E, como sabem, nunca fui homem de fazer fretes políticos e defender posições com as quais não concordo.
Raul Martins

 
At quarta-feira, dezembro 19, 2007 3:04:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Pronto, e não é que o governo o tramou? Afinal parece que já não são 5, mas sim 10 regiões! Fico a aguardar pelo evoluir da posição do PS Aveiro...

 
At domingo, dezembro 23, 2007 7:28:00 PM, Blogger RM said...

Caros amigos,
Uma resposta rápida que não quero esgotar o assunto sobre o qual espero brevemente voltar a escrever.
1- O Turismo é, para Portugal, uma actividade económica muito importante e deve rapidamente, aumentar (quiçá duplicar) a sua contribuição para o Produto. Não temos muitas vantagens competitivas e é necessário explorar esta oportunidade que tem sido malbaratada pela política de capelinhas existente.
2- Para que isso possa rapidamente acontecer no actual ambiente competitivo que existe na indústria, há 2 palavras-chave que importa ter em atenção: escala e sinergias.
3- Se esses aspectos forem atendidos Aveiro tem tudo a ganhar com a diminuição (de 19 para 12) das "regiões de turismo".
4- No meu entender (pessoal) esta diminuição é, ainda insuficiente pois algumas políticas de focalização que vêm a ser seguidas, embora importantes, não são suficientes para apresentar resultados macroeconómicos significativos.
5- Como em muitos outros,este é um sector em que é fácil fazer demagogia e contestar as necessarias reformas com o argumento da proximidade perdida, -- não do orgão executor - que esse tem de se manter, mas do órgão estratégico de decisão que é o que dá "estatuto".
6- Estou certo que na defesa de alguns pequenos interesses instalados a contestação irá acontecer em algumas regiões como a da Planície Dourada, de S. Mamede e outras que, no panorama do turismo europeu para não falar no mundial ninguém sabe onde são. E, certamente, também na Rota da Luz e Costa Azul (entre outras).
7- E já agora algum dos defensores da manutenção do sistema vigente me poderá indicar as razões estratégicas que presidiam à não existência de uma região de Turismo nas cidades do Porto e Lisboa?
8- E, falando de sinergias, uma pergunta final. Já alguém reparou que Aveiro fica na mesma região de turismo que Fátima?
Abraço
Raul Martins

 

Postar um comentário

<< Home