quarta-feira, abril 04, 2007

Uma correcção que se impõe!

Peço desculpa pela correcção mas, vai ser construída, em bitola estreita, a nova ligação de alta velocidade Aveiro-Salamanca (e daí à Europa).


Não vai é haver TGV!

Confusos? A explicação é fácil.

A alta velocidade refere-se a comboios que circulam a velocidades até 250Km/h. O TGV, como sabemos, é um comboio que atinge velocidades superiores (o TGV atingiu ontem, em testes, 574,8Km/h, embora seja expectável que as ligações europeias mais rápidas pouco ultrapassem os 300Km/h).

No caso do transporte de mercadorias, fundamental para a rentabilização dessa ligação (e para o alargamento do hinterland do Porto de Aveiro a Castela-Leão) este aspecto é totalmente negligenciável, pois as velocidades que se podem atingir são, naturalmente, muito inferiores.

5 Comments:

At quarta-feira, abril 04, 2007 5:04:00 PM, Blogger Terra e Sal said...

Ainda bem que o TGV anda devagarinho…
Já estava assustado com as “bocas” do Carlos Martins, no “Neoliberalismo”…
Porque se efectivamente abalássemos aqui de Aveiro a quinhentos e tal quilómetros à hora, e desastrados como somos, éramos bem capazes de nem termos tempo de parar na Europa, e irmos bater com o costado na China, que fica, penso, no enfiamento de Vilar Formoso.
Outra inconveniente das altas velocidades, de que anda todo o mundo a reclamar, pelo sim e pelo não, é o facto de no seguimento do trajecto da nossa estação em direcção a Vilar Formoso/Salamanca, possivelmente, vai passar ali pela rotunda do queijo, junto à policlínica, na 109.
E viesse quem viesse, o “Meco”, não ía perder a oportunidade para facturar, o excesso de velocidade.

Cumprimentos e boa Páscoa, Caro Dr. Raul Martins.



.

 
At quarta-feira, abril 04, 2007 7:13:00 PM, Anonymous Anônimo said...

574,...Kmh. É obra!!!

 
At quarta-feira, abril 04, 2007 10:21:00 PM, Blogger Carlos Martins said...

A ver vamos o que vai acontecer...

Não me parece que se possa reduzir a questão as mercadorias.

Primeiro porque não me parece boa politica fazer uma ligação lenta para depois fazer o upgrade (sabe-se la quando...). Já chegou o erro aquando da IP5...

Depois, porque globalmente esta ligação em velocidade rapida faz mais sentido do que qualquer outra (talvez com excepção de lisboa-madrid): não existe nenhuma ligação ferroviaria, e é o caminho preferencial de trocas comerciais entre Portugal e Espanha...

 
At quarta-feira, abril 04, 2007 10:48:00 PM, Blogger RM said...

Caro anónimo
Mto obrigado. Correcção feita

 
At quinta-feira, abril 05, 2007 11:42:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Dizem que o Paco Soler
Que já tem a mala feita,
Vai viajar na Refer,
Naquela "bitola"estreita.

Mas não o querendo cá,
E sendo em Espanha que mora,
Devia, isso sim, ir já
Naquele TGV que dá
Quase seiscentos à hora...

ZÉ MALAGUETA

 

Postar um comentário

<< Home