sexta-feira, abril 20, 2007

Finalmente: A Dívida (ou será que é o défice?)

Uma andorinha, dessas que esta soalheira Primavera nos trouxe e que, há já alguns dias, vem, provocantemente, pousar no peitoril da minha janela, contou-me umas coisas bem interessantes.

Eu não sei se é verdade pois, como a minha tia Brígida dizia, bicho de farda preta, ou é agoureiro ou embusteiro, mas não resisto a contar as novidades que me foram sigilosamente confiadas (as vergonhas que o autor deste blog não passa para poder prestar este inigualável serviço público, aos seus leitores).

Chilreou-me o dito passarinho (ou passarinha não sei bem) que, finalmente, há fumo branco e a empresa contratada para apurar a dívida da Câmara Municipal de Aveiro, já entregou o relatório da auditoria, onde consta o apuramento do montante total da dívida. Valor que, segundo me disse, só é do conhecimento do Presidente e do vereador das Finanças e, de acordo com a avezita, apenas de mais umas duas centenas de, mal contadas, pessoas.

Segundo parece o nosso Presidente pretende apresentar esse relatório bombástico (antes que essa moda acabe), com pompa e circunstância, na conveniente reunião privada do executivo municipal, que se vai realizar no próximo dia 30.

Parece que aqui é que surgiram os primeiros problemas pois, como todos sabemos, o Presidente não tem grande jeito para contas e estas são um bocadito para o complicado. Isto porque há dívidas que não são, mas deviam ser (não sei se compreendi bem, ou se é ao contrário, que a ave estava com pressa e ainda tinha de aproveitar o resto da tarde para apanhar mais umas mosquitas), e, parece que há 11 casos de eventuais credores, aos quais, passado todo este tempo ainda não se sabe bem quanto se deve ou se se deve (ou quanto é que eles nos devem, não entendi lá muito bem).

A coisa parece tão complicada que, nem com um livro de instruções para explicar as contas, o nosso Presidente se sente com coragem para as vir apresentar. Vai daí e, como sempre, assumindo a liderança do processo, exigiu que viesse uma Dra. para explicar os tais valores que são, mas não são (ou é ao contrário?).

Bem esteve o Vereador das Finanças, ao não permitir que as contas (e as respectivas instruções) fossem distribuídas a toda a gente e, assim, parece que os membros da Assembleia Municipal, que segundo me foi gorgeado, também está previsto se reunam nesse mesmo dia, vão ficar a chuchar no dedo. Mas, ao que me disseram e eu acreditei, não é por nenhuma razão especial. É que o nosso estimado vereador das Finanças ficou traumatizado com aquela querela da dívida e do défice e, o erro na capa dos documentos não passou ao seu apurado controlo.

Não é défice é dívida, ouviram-no, furibundo, gritar!

13 Comments:

At sexta-feira, abril 20, 2007 11:35:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Você é um xatoo. Coitado do Élio. Estragar-lhe assim a conferência de imprensa. Isto não se faz. Gostava de saber o nome da gaja que se chibou. Há-des pagá-las amiga da onça.

 
At sábado, abril 21, 2007 12:36:00 AM, Blogger Terra e Sal said...

Ora diga senhor Professor...
A dívida passa dos tais 250 milhões de que falava o Dr. Élio, não passa?

 
At sábado, abril 21, 2007 7:58:00 AM, Blogger RM said...

RM said...
Caro anónimo
Chato eu? Com 1,80m? O que não se dirá do sr. (Dr., Advog., Lic. em direito ?) MM. E como é que sabe que foi uma senhora que me contou estas coisas. Desde já lhe digo que não tem jeito para bruxo(a).

Caro Terra e Sal

Isso queria o meu amigo saber. E certamente outros leitores.

Por isso vamos aqui organizar um concurso. Prémio: o costume - 3 garrafitas de Bairrada 90, medalha de ouro.

Ganha o leitor que, em primeiro lugar, acertar no valor. Uma ajudinha. Não se esqueçam que, presuntivamente (ou será presuntamente), há 2 valores. O total das dívidas que são e o total das dívidas que não são, mas já (?) eram, (ou será o contrário?).

Desde já vos digo que o valor (ou melhor dizendo os valores) são bombásticos e, como vos vai ser explicado, vão exigir (mais) uma meia dúzia de anos sem se fazer nada (justificando assim, integralmente a, afinal brilhante e motivada, actuação deste executivo) e as largas dezenas de anos que demorarão a serem pagos (se o forem).

Dada a magnitude dos valores envolvidos estes deverão ser expressos em milhões de euros c/ arredondamento às centenas de milhar de euros. Exemplo 273,3 / 314,2 milhões de euros.

Portanto, meus amigos, toca a concorrer não vá o executivo amuar e adiantar a conferência.

Raul Martins

 
At sábado, abril 21, 2007 8:24:00 AM, Anonymous Anônimo said...

A dívida é passado,
Mas a todos asseguro
Que o valor acumulado
Depois de publicitado
Vai ter um grande futuro.

Já que vai justificar
O que se faz, sem fazer,
O arrancar, a parar,
O eterno demorar
Do acabar a morrer.

Foi gasto muito dinheiro
Nessa época dourada.
Mas a cidade de Aveiro
Não renovou por inteiro
Sendo toda transformada?!!

E para nós, felizmente,
Que procedeu desse jeito
O antigo Presidente.
Este agradece, contente,
Por ficar com tudo feito.

ZÉ MALAGUETA

 
At sábado, abril 21, 2007 11:52:00 AM, Anonymous Anônimo said...

ahahahaahahahahahahah ainda estou a rir!
O dr. é demais. E o nosso presidente de menos...

 
At sábado, abril 21, 2007 1:54:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Mas alguém ainda acredita nesta Camara?

 
At sábado, abril 21, 2007 11:50:00 PM, Blogger Terra e Sal said...

Meu Caro Dr. Raul:

Eu queria alvitrar um valor para a dívida que é. E mesmo para aquela que querem que seja, mas que não é…
Você noutro dia anunciou aqui publicamente que eu tinha ganho 3, que diga-se, é um numero bonito, talvez por ser raro nos tempos que correm...
Mas que para isso teria de tirar a “capa” do anonimato, e ir buscar as garrafitas a sua casa, isto dizia o meu Amigo.
Ora eu não sou anónimo nenhum, embora não as vá buscar e lá para o fim, digo-lhe porquê.

Mas saiba que estou registado no registo civil, portanto tenho matrícula, tenho numero de contribuinte e até tenho cartão de eleitor. E o meu voto vale tanto como o do Marques Mendes, Portas, ou mesmo do senhor presidente da República, e até, imagine, como o do senhor assessor da Câmara de Aveiro...
Apenas sou introvertido e tenho razões para isso.

Sou pouco dado ao social, talvez porque sou inculto como diz aquele senhor, que fala para os jornais, ou são os jornais... que falam para ele?
Mas os meus primos ainda são mais que eu, e os meus tios, isso então são uma desgraça…
Na vida muita coisa me marcou para eu agora viver assim escondido, quase em clausura, pouco saio à rua…
Tenho um calvário de razões, e como lhe disse noutro dia, só não nasci grilo, porque não calhou……

Nunca me esqueço entre outras, que na festa de finalista de uma prima minha, em que estavam todos os pais, e demais familiares, o meu tio não pôde ir porque estava doente, das hemorróides….
Fartei-me de dizer à minha tia que, se alguém lhe perguntasse de que estava doente o tio, que dissesse que era do ânus...

Então não é que no meio do jantar, ela que estava lá ao fundo da mesa, não se vira para mim, e em altos berros grita:

Ó rapaz, como se chama o cú do teu tio?
Foi uma vergonha, não me meti pelo chão dentro porque era de betão armado, mas como esta, tive muitas, além de inculto, sou comprovadamente um traumatizado.

Eis a razão porque não avento o número certo das dívidas e não dívidas da Câmara, mas que contam como dívidas, porque não vou buscar as “malditas” garrafas, que trago atravessadas no coração, e me fazem engolir em seco, sempre que me lembro delas...

Mas a “gaita” da vida, é feita de muitos pequenos nadas, e esses nadas a mim transformam-me a vida que gostava que fosse saudável...
Assim. sou um pobre grilo ainda por cima engaiolado.

Mas sei os números certos da dívida, e os errados também!
Cumprimentos.

 
At domingo, abril 22, 2007 12:42:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Alguem sabe como poderei entrar em contacto com o Dr. Alberto Souto? De certeza que ele me poderá dar uma ajuda na corrida para as garrafinhas...se bem que isso implica que ele realmente soubesse quanto a Câmara devia na altura da sua governação. Pergunto-me onde andavam na altura os provedores da boa governação autárquica.

 
At domingo, abril 22, 2007 1:05:00 AM, Blogger RM said...

caro Fm
Não lhe posso ser útil. Não sei como o pode contactar.
E se se está a referir amim quando fala em "provedores da boa governação autárquica" (grande título) e perguntar-me por onde andava eu respondo-lhe.
Andava por onde sempre andei. Por aí!
Raul Martins

 
At segunda-feira, abril 23, 2007 11:10:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Se bem me recordo caro RM, a auditoria iria debrucar-se sobre identificação exacta do PASSIVO.
E como deve ser do seu conhecimento passivo, dívida e deficit tem definiçoes distintas.
Não se apoquente com o valor que lá deve vir, pois o eleitorado tratou disso.Se quer progonósticos vá á feira do oculto ao estádio e ajude a empresa municipal, que tanto contribui para esse passivo.

 
At segunda-feira, abril 23, 2007 11:45:00 AM, Blogger RM said...

Caro anónimo,
Estou a ver que volta a história antiga. Porque será?
Não se esqueça que para esse peditório já dei.
Lembra-se? Não? Então veja http://raulventuramartins.blogspot.com/2006_10_01_archive.html.
Satisfeito?
Um abraço
Raul Martins

 
At segunda-feira, abril 23, 2007 11:57:00 AM, Blogger RM said...

Em tempo:
Caro anónimo,
E nao se esqueça que os valores que foi deliberado mandar apurar são os valores À DATA DA TOMADA DE POSSE DO ACTUAL EXECUTIVO (nov 2005).
E se hoje, quando hoje for ao estádio como espero ir apoiar o Beira-Mar, perguntasse pela evolução economico-financeira da EMA, ia, certamente, receber más notícias.
E como há lá gente que é paga para (pelo menos tentar) dar a volta à situação...
Cumps
Raul Martins

 
At quarta-feira, abril 25, 2007 10:58:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Você armou uma barafunda aqui que nem sabe. Quando passei pelo gabinete ouvi que "o gaijo tem isto tudo minado" e "se voltar a acontecer mando fxxxx isto e vou-me embora".
O pior é que somos nós a pagar as asneiras. Diga quem é que o informou e tome conta disto porque com esta malta Aveiro não vai a lado nenhum.

 

Postar um comentário

<< Home