sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Ás vezes pareço bruxo!

Aqui há uns dias confidenciaram-me alguns factos que, instintivamente, me colocaram em estado de alerta. E eu que sou uma alma aberta procurei compartilhar convosco esse meu estado de espírito nos posts anteriores.
Enfim nada de mais.

Hoje, no entanto, fiquei muito surpreendido por ler uma entrevista no Diário de Aveiro do nosso presidente (da PDA não é da CMA embora no decorrer da entrevista às vezes pareça) da qual extraí os seguintes excertos:

Qual é a sua opinião acerca da possível concessão a privados de equipamentos e serviços municipais?
… em princípio sou claramente favorável a um envolvimento maior de privados na gestão de um conjunto de equipamentos e serviços fornecidos aos munícipes…

Depreende-se das suas palavras que na PDA a Câmara vai perder a posição maioritária que detém actualmente...
É uma decisão que está em avaliação. Não me repugna nada, pelo contrário, que haja um envolvimento progressivo maior de privados, criando também expectativas para a Câmara fazer algumas receitas. Mas não tenho nenhuma orientação até ao momento nesse sentido.

Quando é que vamos poder ver equipamentos da PDA no terreno?
Se as coisas correrem bem … estamos a fazer todo o esforço para que até ao final do ano se possam iniciar as obras de construção do campo de golfe, que será o primeiro equipamento a ser construído… neste momento, em terrenos já escriturados, mais de 80 por cento da área da intervenção correspondem a terrenos da Câmara ou da PDA; o que falta poderá ser concretizado na sua esmagadora maioria no decurso deste ano... a Câmara entendeu, para tentar acelerar o processo, elaborar um Plano de Urbanização (PU), deixando cair o plano de pormenor, que era mais pesado na sua concretização. Se tudo correr da forma que é expectável, até final do ano haverá obra física no terreno

Em que fase está a elaboração do PU?
Está praticamente concluído. O projecto irá a sede de Executivo num prazo de dois/três meses. Gostaríamos de ter tudo concluído até final do ano, sendo certo que o campo de golfe poderá avançar porque já há uma aprovação de localização prévia.

É a Visabeira que suporta todos os custos do projecto?
Tem havido recurso a financiamento externo e a prestações de capital necessárias por parte do accionista privado. Fizemos investimentos na casa dos cinco milhões de euros e se a Câmara não entrou com nenhum, de algum lado deve ter vindo... Veio do empréstimo bancário, que foi garantido pelo privado, e veio de suprimentos, prestações acessórias de capital. Foi possível ir desenvolvendo isto desta forma, mas à medida que os valores forem crescendo do ponto de vista das necessidades – e estamos a falar de investimentos pesados – naturalmente que fará sentido – e será uma solução consensual – um aumento da participação dos privados. Essa é a lógica natural para que o projecto se realize e não fique a patinar.

Qual é a percentagem mínima que a Câmara deverá deter na empresa? Cinco, dez, 15 por cento?
É uma matéria que não me cabe a mim responder. Deve ser um processo gradual. À medida que os equipamentos que queremos ver instalados no local estejam efectivamente construídos, essa posição deve ir reduzindo. Em termos finais, quando o projecto estiver concluído, se calhar nem vale a pena ter nada.

Quando é que todos os projectos estarão concluídos?
Apontamos a que o projecto, do ponto de vista dos equipamentos desportivos e de lazer, esteja concluído até 2013. Até lá, é desejável que haja uma progressiva participação de privados, seja o actual sejam outros.


Mau, mau! É que eu não acredito em bruxas. Mas ao ler esta entrevista do, entre outras coisas, líder do PSD e Administrador da PDA, fico a pensar como os nossos hermanos: Que as hai, hai!

9 Comments:

At sexta-feira, fevereiro 09, 2007 9:12:00 PM, Blogger Terra e Sal said...

Meu Caro Dr. Raul Martins:

Uma vida “desgraçada” não me tem permitido vir aqui aos blogs ver as novidades da nossa urbe.
Hoje estou cá de fim-de-semana...
Também li o Diário de Aveiro e a entrevista concedida pelo senhor presidente da Concelhia do PSD, em Aveiro.

Li nas “entrelinhas” muitas coisas que estranhei, isto no que diz respeito à “amarração” entre o PSD ao CDS.

Assim:
A Coligação embora se leia nas palavras que está sólida e unida, logo a seguir o senhor presidente do PSD local diz que, “no principal está”
Depois afirma mais ou menos isto:
São dois partidos de políticas e comportamentos diferentes, sempre foram e serão...

Depois, e pelo que li, parece-me que anda por lá muita gente insatisfeita e não alinhada no que se passou e está a passar, e continuando, “extraí” do texto, que estão condenados a “atravessar o deserto”.

Do mesmo modo dá a entender que a Coligação se vai “portar bem” este mandato, depois, nas próximas eleições, pareceu-me ver que:
“Quem tiver unhas é que vai tocar guitarra”...
Pareceu-me vê-lo a mandar recados para muita gente, não sei...

Sobre o PDA e a Visabeira...
Ora sabemos que entre esta “parceria” há duas situações antagónicas e abismais...

A Visabeira:
É um “potentado económico” parece-me até, que tinha negócios de mármore, em Moçambique...

A Câmara:
Segundo fazem constar, e eu acredito que sim, está pobre como “Job” e por isso não tem dinheiro “nem para mandar cantar um cego”...

Não entendo mesmo antes da coisa começar a desenvolver-se, e já começou, com a Visabeira a “avalizar” a Câmara, como é que o nosso Município vai arranjar dinheiro para entregar para os outros investimentos que vão ser feitos e que vão envolver muitos milhões...

Ora com uma margem tão insignificante entre o “sócio” maioritário que é a Câmara, e a Visabeira que está a “arrotar” de dinheiro, como vai ser o futuro?

Bem, o que se vê por aí, é que quando um “sócio” tem dinheiro e outro não, o “ricaço” muito naturalmente engole o “pobretanas”

Mas isso claro, é entre pedreiros, sapateiros, corticeiros e afins...
Com uma Câmara há sempre gente de olho aberto e penso que tal não acontecerá facilmente.

Ali na P.D.A. não sei o que se vai passar, nem entendo nada de negócios, mas parece-me que devagarinho a Visabeira vai “engolir" os interesses da Câmara, posso estar enganado, mas a coisa parece-me "preta"...

Basta-lhe para isso começar a desenvolver o que está planeado e entrar com a “nota” e a Câmara vai ficar de maõs a abanar.
No fim, o investimento vai ser todo deles, e a Câmara vai ficar com 1 ou 2% ou seja, com um ou dois baldios inuteis...

Mas estou convencido que o nosso Vereador das finanças, vivaço como é, vai chamar a atenção do senhor presidente para o "Golias"...

Vamos esperar para ver como vai ser o fim da PDA...
Cumprimentos.

P.S. Por favor não diga que há bruxas que eu sou meio supersticioso...

 
At sábado, fevereiro 10, 2007 12:57:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Alguém tinha duvidas de quem era o chefe?

 
At domingo, fevereiro 11, 2007 11:53:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Mas isto não era o que estava previsto aquando da criação do PDA? Não era isto que o senhor Alberto S. Miranda e o seu amigo Miguel Lemos andaram a preparar? Portanto ou esta personagem "Terra e Sal" andava a leste no tempo dos outro senhores (e acredito que sim)ou então o que interessa é mesmo dizer mal... não interessa como ou porquê... Eles faziam tudo bem, o povo é que é ignorante.

 
At domingo, fevereiro 11, 2007 3:14:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Não deve ler-se "quem era" mas QUEM É....

Sim, porque me parece que só não vê quem não quer. Admiro-me até como a oposição (PS) anda muito calada em relação ao facto do "chefe" andar todos os dias na Câmara...a despachar...

E todo o processo da PDA é curioso desde o início.
Ele foi o concurso público cujo juri tinha um elemento que depois fez contrato com a Visabeira...
Ele foi a nomeação do agora presidente do CA...que antes trabalhou para a Visabeira...nos tais mármores em Moçambique...

Se o "chefe" despacha ...claro que tem de despachar os assuntos no sentido que lhe sejam favoráveis... de modo a acautelar o futuro...dele, não da Câmara.

Coincidências? Nãoooooo......

A Câmara, para ser isenta, devia era pedir auditorias a todos os processos, incluindo a procedimentos da sua gestão...e não a mandatos anteriores na tentativa de arranjarem bodes espiatórios....para a sua incompetência.

Se o fizessem íam apanhar pessoas a "despachar"...que não fazem parte do executivo.

Como é que a oposição, os vereadores do PS, não reclamam disso?

 
At domingo, fevereiro 11, 2007 10:54:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Pelo que acabo de ler, quando (daqui a três anos!) for pedida nova auditoria Aveiro vai explodir...

 
At segunda-feira, fevereiro 12, 2007 12:26:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Na tentativa de contribuir para o interessante debate sobre quem lidera o executivo da CMA, junto um pequeno e elucidativo excerto de uma notícia publicada no Diário de Aveiro de Domingo:

"Centro de Alcoólicos Recuperados: Sede social prometida pela Câmara
O Centro de Alcoólicos Recuperados do Distrito de Aveiro terá uma sede social, gratuita, no Mercado de Santiago. A promessa, que passa também pela atribuição de um subsídio mensal e de um lugar de estacionamento, foi feita pela Câmara...

Nesta reunião com a Câmara foi também avançada a possibilidade de atribuição de uma verba mensal de 400 euros, um valor que terá de ser aprovado pelo vereador das Finanças, Pedro Ferreira(????)."

 
At segunda-feira, fevereiro 12, 2007 3:41:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Factos provados que o Presidente da Câmara, é um autentico verbo de encher!...

 
At segunda-feira, fevereiro 12, 2007 7:12:00 PM, Blogger Terra e Sal said...

Dá-me licença Dr. Raul Martins?

Meu Caro 3º Anónimo:

Só hoje tive oportunidade de cá vir.
Sobre o seu comentário é claro que, toda a gente sabe e nem me passa pela cabeça que os responsáveis do PS em Aveiro, não conheçam os passos que são dados todos os dias no que respeita à Autarquia...

É público que o senhor Presidente de Administração do PDA, vai todos os dias “a despacho”, como diz, particularmente, ao gabinete do senhor vice-presidente da Câmara do PSD, mas isso penso, que lhes diz respeito só a eles.

Depois, sobre as funções profissionais e políticas que o Senhor Presidente do PDA tem ou teve, fosse onde fossem, também são do conhecimento geral dado ser uma figura pública...
As profissionais são do foro individual de cada um, e portanto não me pronuncio.

Embora reconheça incompatibilidade, pelo menos moral, nestas coisas das negociações.
Se fosse comigo, teria um comportamento diferente, mas não somos todos iguais...
Sendo uma situação melindrosa, como reconhecemos, devemos confiar na boa fé das pessoas, mas estarmos atentos aos superiores interesses dos Aveirenses

E esse cuidado, compete à Oposição, seja aos Vereadores do P.S., seja aos “deputados” do PS, BE ou PCP na Assembleia Municipal, foi para isso que foram eleitos e mereceram os nossos votos, e confiança...

Eles têm o dever e o direito de estar atentos e questionarem no momento próprio, tudo o que levante dúvidas.

E como confio que nestes Partidos da Oposição, sejam eles quais forem, há gente mais que competente, em todas as áreas do Município, estou tranquilo.

E esta tranquilidade mantém-se independentemente da opinião da Senhora Presidente da Mesa da A.M., que me pareceu numa entrevista recente concedida ao Diário de Aveiro, alegar veladamente, precisamente o contrário, o que achei descabido e despropositado...

Mas quem sabe se um dia destes, essa tal Oposição que ela para mim desconsiderou, no seu todo, não quererá tirar dúvidas que pendem sobre a cabeça loura da senhora?

É que gostava de ver preto no branco o “atestado” de quem é, ou não, competente.

Mas temos de ser pacientes, e sempre ouvi dizer que:
“Os gelados devem servir-se frios”

Cumprimentos.
Obrigado Dr. Raul.

 
At terça-feira, fevereiro 13, 2007 7:09:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Atrasado..mas penso que ainda a tempo.

"Às vezes pareço bruxo", diz o dono deste blogue. Parece? Você é mesmo bruxo, homem. Ainda não tinha dado por isso? É melhor que se consciencialize desta verdade, para não ser surpreendido, como foi o seu antecessor no PS de Aveiro, nas próximas eleições autárquicas. Quem avisa.......

 

Postar um comentário

<< Home