quarta-feira, dezembro 27, 2006

INTERVENÇÃO AM, PAOD, 26/12/2006

2006 está a chegar ao fim.

É tempo da formulação de votos venturosos para o novo ano que se avizinha, mas é também tempo de, ao jeito de balanço, se tecerem algumas considerações ao trabalho autárquico desenvolvido que, respeitando o espírito natalício da época, convém serem o mais brandas e caridosas possível.

Mas por mais brandos e caridosos que queiramos ser não podemos deixar de concluir que o ano de 2006 não foi, em termos de gestão municipal, apenas um ano perdido. Foi um ano de retrocesso, um ano em que Aveiro se foi progressivamente desqualificando, um ano em que Aveiro se foi afastando do grupo das autarquias nacionais de referência de que, até há bem pouco tempo, fazia parte.

Se me fosse permitido fazer uma alegoria futebolística diria que Aveiro que ocupava um dos lugares cimeiros do campeonato autárquico nacional, divide agora pontos com Ovar ou Ílhavo e, pelo andar da carruagem, ainda vai ter de disputar a liguilha com autarquias como Vagos, Murtosa ou Oliveira do Bairro para não descer de divisão e ter de ir jogar com a Oliveirinha ou a Gafanha.

E é bom que se saiba que por detrás deste insucesso está a actual equipa autárquica liderada pelo Dr. Élio Maia a quem os munícipes de Aveiro, nas últimas eleições, concederam o privilégio de conduzir os destinos autárquicos aveirenses por quatro anos.

É tempo de Natal tempo de boa vontade mas também tempo de verdade. E é a verdade que nos obriga a dizer que o nosso Município é hoje um navio à deriva em risco de soçobrar. E ao seu leme, o Dr. Élio Maia não consegue traçar um rumo que permita a Aveiro sair da situação em que se encontra porque, infelizmente, não sabe para onde quer ir. E nenhum vento é bom para quem não sabe para onde vai.

Que foi feito das promessas feitas em campanha eleitoral, agora que o choradinho do passivo herdado se está a esgotar? Onde está a estratégia de que o nosso município necessita agora que essa tão abusada manobra de diversão se está a extinguir? Como é possível que passado mais de um ano da tomada de posse deste executivo ainda não se saiba qual o montante da dívida do município? Para quando a prometida alteração na estratégia das empresas municipais? Onde estão os novos projectos? Quando é que se concluem projectos que vem do executivo anterior como o ferry-boat que as gentes de S. Jacinto anseiam ou o Mercado Manuel Firmino pondo fim à cruz dos seus abnegados comerciantes? Como é possível que o Sr. Vereador das Finanças afirme que se permite “cortar“ a todos os seus colegas vereadores e inclusivamente ao Presidente quando estes, como ele diz, lhe massacram o juízo a solicitar verbas, sem que o Presidente publicamente repudie essa subalternidade?

De facto o que se verifica é uma completa e total falta de liderança por parte do Sr. Presidente da Câmara. O que se constata é uma confrangedora inépcia para o exercício do cargo de quem teria o dever de conduzir esta nau, que é a Câmara de Aveiro, a bom porto. O que se comprova é a cabal aplicação prática do Princípio de Peter que nos explica que nem sempre um bom Presidente da Junta de Freguesia pode ser convertido num razoável Presidente da Câmara.

O Sr. Presidente da Câmara não foi eleito, como pensa, apenas para coordenar uma equipa de vereadores. O Presidente da Câmara foi eleito para ser o líder dessa equipa. E não pode, como o tem feito, estar ausente dos debates em que se definem aspectos fundamentais para o nosso futuro colectivo como o Orçamento e o Plano, ou nas reuniões em que se discutem estes assuntos, entrar mudo e sair calado. O Sr. Presidente não pode ainda ter a postura e agir como a Rainha de Inglaterra e limitar-se a moderar conflitos entre a sua Câmara dos Lordes instalada nos Paços do Concelho e a sua Câmara dos Comuns sedeada na fábrica Jerónimo Pereira Campos. Tem de criar estratégias, tem de traçar objectivos, tem de definir metas, tem de distribuir tarefas, tem de implementar soluções para os males de que Aveiro padece e envolver todos os recursos disponíveis e toda a nossa vontade colectiva nesse processo gratificante que é o de desenvolver Aveiro, que é o de transformar Aveiro num concelho em que valha a pena viver.

O Presidente da Câmara de Aveiro não pode, só porque um dia lhe confidenciaram que a populista política de porta aberta é eficaz em termos eleitorais, passar os dias a receber munícipes sem sequer previamente ter feito a triagem da importância do problema que vai ser apresentado. O Presidente da Câmara não pode, mesmo que queira, gastar quatro dias por semana (agora parece que são menos) a resolver problemas de galinhas que saltam a cerca, comem e deixam presentes pouco perfumados no terreno do vizinho do seu dono. Não pode, porque não foi para isso que foi eleito, não é para isso que é pago e isso apouca-o e pior, apouca Aveiro e isso nem o Presidente da Câmara tem o direito de fazer.

O Dr. Élio Maia foi eleito para ser o Presidente da Câmara da Aveiro. Não para exercer o papel de psicólogo, médico ou padre. Nem muito menos para ultrapassar os serviços relativamente aos processos de legalização de obras, de habitação ou de autorização para construção. Muito menos para arranjar emprego para as pessoas (embora eu aí reconheça que tem tido algum êxito relativamente a alguns familiares de conhecidos políticos locais). E o papel de Presidente da Câmara de Aveiro, que não é uma Junta de Freguesia em ponto grande, é complexo, desafiante, certamente desgastante e exigente mas, decididamente, não implica apenas a ponderação e a análise dos problemas. Implica também e fundamentalmente a tomada de decisões que, como todos sabemos, são muitas vezes conflituantes e difíceis de tomar. Mas que, a bem de todos nós Aveirenses, a bem de Aveiro e do nosso futuro comum, têm de ser tomadas.

É por isso, Dr. Élio Maia, que lhe desejo, bem como ao seu executivo, muita saúde e discernimento para 2007. E espero que consiga rever a sua posição e começar a governar Aveiro. Que bem precisa!


Para ver como é um dia da vida de Élio Maia clique
aqui!

11 Comments:

At quarta-feira, dezembro 27, 2006 4:18:00 AM, Blogger Terra e Sal said...

Caro Dr. Raul Martins:
Li e gostei da intervenção em que “molesta” a Câmara pelo seu comportamento de inércia desde que iniciou o seu mandato já lá vai um ano e muitos meses...
É que, efectivamente não resolve os problemas mais simples da cidade, imaginemos o que farão no resto do concelho.

Vejo toda a gente a reclamar e a protestar dum comportamento inusitado em qualquer outro lado
do país...
Não é só a ausencia de ideias para Aveiro, as próprias obras deixadas pelo antigo executivo camarário não são abertas ao público trazendo esse comportamento sérios prejuízos para todos...

Como Vc disse, e bem, o mercado Manuel Firmino, concluído aguarda o quê para funcionar?
Esse é um exemplo entre muitos outros...

É uma coisa que não se entende, não dá para compreender...
Isto aqui em Aveiro está efectivamente muito complicado...
Nota-se no dia a dia, a olhos vistos que eles não estão, nem vão, dar conta do recado...

Há quem diga que se estão a preservar, e mais isto e mais aquilo, e que depois arrancam em grande, etc...
Sinceramente, isso poderá vir acontecer, oxalá que sim, mas eu não acredito...
Vê-se “na aragem o que vai na carruagem”...

Foi um erro crasso esta equipa ter-se abalançado a tanto...
Eu compreendo que, também eles, estavam convencidos que não iam ganhar, e portanto fizeram uma equipa em cima dos joelhos...

Mas a politica é como o futebol e não se pode acreditar em nada enquanto não se contarem os votos...
E quando menos se espera um grupo (da 3ª divisão que eu de futebol nada entendo) fracote mesmo, ganha a um campeão internacional.

Para mal da equipa da Coligação é mais que certo que vai deixar uma má memória...
E eles vão lamentar-se da má experiência que tiveram, e é pena...

A sua intervenção está abrangente mas para mim gostei particularmente daquela em que comparou o Dr. Élio com a rainha de Inglaterra...
Ri com vontade, pela graça em si...
Com que então o homem quando não está a atender os paroquianos e a olhar pelo comportamento das suas galinhas, anda a correr de um lado para o outro...

Da Câmara dos Lordes para a Câmara dos comuns....
E olhe que ao que consta às vezes deve ser bem complicado sanar os “mal-entendidos” entre os CDS e os PSDs, mas o meu Amigo disso deve saber mais do que eu...

Um dia destes, e por causa dos Vereadores lordes e dos outros, dos Comuns, ainda vamos ver o senhor presidente da Câmara, de jipe e fato camuflado, de pistola à cinta e bigode em riste a sanar os conflitos mais exaltados dentro da sua própria equipa....

Gostei do que li e que serviu de base à sua intervenção.
Parece que desta vez a senhora presidente da mesa não lhe cortou a palavra...
Sabe que na vida o "calo" faz-nos ver mais longe...

Ainda bem que a senhora presidente está a ver melhor o interesse dos Aveirenses, e os seus interesses estão depositados acima de tudo nos deputados que elegeram, sejam eles quais forem, vermelhos,amarelos, azuis ou laranja.
Todos eles são simbolicamente a voz de milhares de municipes.
Cumprimentos.

 
At quarta-feira, dezembro 27, 2006 10:02:00 AM, Blogger José Manuel Dias said...

Espectacular!!

 
At quarta-feira, dezembro 27, 2006 10:36:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Até que enfim,
há alguem que põe o dedo na ferida!
Realmente esta Câmara é uma Paróquia.
Para não dizer uma Paródia.

 
At quarta-feira, dezembro 27, 2006 10:45:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O Mercado Manuel Firmino. o Pólis,
o Túnel da Estação, as Rotundas da Variante, as novas Avenidas de acesso à cidade, as infaestruturas
desportivas e culturais, etc.
não são obras do Élio?
Pobre, Camara de Aveiro!...
Perdoe-lhes senhor que eles não sabem o que fazem.

 
At quarta-feira, dezembro 27, 2006 11:02:00 AM, Anonymous Anônimo said...

É tudo muito lindo, muita conversa, não há quem não tenha razão, mas o problema foi criado e está a ser resolvido, não hajam duvidas nenhumas...
Agora a solução é que tarda porque tem de ser bem equacionada, porque diga-se, uma gestão de "tripa forra", demora a ser digerida porque é grande o buraco.
Vemha o Sr, Presidente assumindo o seu orçamento e o seu plano, exigindo responsabilidade e atitude dos tecnicos que tutela, e vamos ver se muito antes do terminus do mandato as coisas não funcionam. Mas isso são outros rosários...
Venha 2007, atitude e oportunidades de colocar aveiro no seu lugar não vão faltar.
Outra coisa é certa, o trabalho de oposição está a ser bem feito, estáo a "tentar" destabilizar, que é o seu papel, porque as ideias também não abundam... assim se faz a democracia. Mas,... não passa simplesmente disso, de fazerem o seu papel. O que está correcto! O resto só em 2009, tenham lá paciencia.

 
At quarta-feira, dezembro 27, 2006 12:48:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Dr. Raúl,

Começo por lhe endereçar os meus sinceros parabéns pela sua intervenção na AM de ontem, dia 26 de Dezembro.

Não pude assistir (o que tencionava fazer) mas procurei saber hoje através da imprensa local.

Continuo sem compreender como é que "alguém" se candidata a uma Câmara Municipal da dimensão da de Aveiro, seja para presidente ou para vereador do que quer que seja, sem o mínimo de qualidade de trabalho, de conhecimentos e de competência.

Espero que o seu alerta "acorde" todas essas pessoas (Presidente e Vereadores) da letargia em que têm vivido durante este último ano e que, urgentemente, façam alguma coisa. Em nome de Aveiro e dos Aveirenses.

Os meus respeitosos cumprimentos.

 
At quarta-feira, dezembro 27, 2006 2:28:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Os Munícipes de Esgueira têm razão, a competência desta Camara, é de não fazer nada e o que faz é mau demais.
Volta, Alberto Souto,
e não digam, que não há dinheiro, porque todas as Camaras devem e fazem obra, só Aveiro parou.

 
At quarta-feira, dezembro 27, 2006 3:54:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Agora vem um Greno por os vândalos
arruaceiros a promover turistas pelas três, quatro e cinco horas da manhã, retirando o merecido sono de quem trabalha, para pagar a todos os grenos vereadores desta Camara.
E o Presidente da Camara, cúmplice de tamanha aberração.
É mau demais para ser verdade.
São os grandes feitos e competencias desta Camara.

 
At quinta-feira, dezembro 28, 2006 1:24:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Resposta do Presidente da Camara aos Deputados Municipais de Aveiro, na última reunião:

Sobre o Orçamento, responde o Pedro
sobre a Ambiente, respond o C.Filip
sobre o Desporto, responde o Greno
sobre as Obras, responde o C.Santos

Ficamos todos a saber o mesmo,
fim de citação.

 
At sexta-feira, dezembro 29, 2006 6:38:00 PM, Anonymous Anônimo said...

simplesmente soberbo!

 
At sábado, dezembro 30, 2006 3:58:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Meus Caros!

Uma grande desgraça se abateu sobre AVEIRO a 9 de Dezembro de 2005.

Reinam os imcompetentes!

26º.lugar do Ranking. 25 câmaras ainda mais endividadas e não pararam!

Força Amigo Raul, não se pode pactuar com o laxismo desta gente

 

Postar um comentário

<< Home