quinta-feira, outubro 08, 2009

Mecenato paga dívidas da Câmara!



Numa notícia publicada hoje no Jornal de Notícias sob o título "Mecenato paga dívidas da Câmara" a Câmara de Aveiro veio levantar um pouco o sombrio véu que encobre a situação que aqui tornámos pública, através da qual Élio Maia "arranjou uma forma de liquidar os subsídios prometidos a associações, pedindo a empresas para, ao abrigo do mecenato, ajudarem financeiramente essas instituições, anulando assim os compromissos assumidos pela autarquia".


Trata-se, obviamente, de (mais) um "negócio" do consulado de Élio Maia de contornos pouco claros, que nos suscita as maiores reservas e que achamos dever ser minuciosamente investigado por quem de direito.


E é necessário, à partida, esclarecer o seguinte: Qual a verdadeira razão que levou a SUMA, a 1 mês das eleições, a conceder donativos no valor de 500.000€ (quinhentos mil euros), OU SEJA UM VALOR SUPERIOR A 18% (DEZOITO POR CENTO) DA SUA FACTURAÇÃO ANUAL À CMA, a associações do concelho de Aveiro?

E como é possível que alguém se permita afirmar que estes valores possam ser deduzidos nos compromissos que a Câmara tinha assumido com as associações? O que é que está por detrás de tudo isto? Existem outras implicações?


Como todos certamente compreenderão estes donativos não surgem por acaso. E como as empresas são criadas para gerar lucros e não propriamente para praticar filantropia, resta saber quantos porcos terão os aveirenses de pagar (ou já pagaram) à SUMA em retribuição do "presunto" que esta empresa distribuiu pelas associações do concelho?


Um outro aspecto que ressalta da notícia é o facto da resposta da Câmara não ter sido feita pelo vereador responsável pelo pelouro do ambiente (que apresentou e defendeu junto do executivo a renegociação do contrato com a SUMA) e também responsável pelo pelouro dos assuntos sociais, Miguel Capão Filipe.


E, por favor, não me venham mais uma vez dizer que, tal qual no negócio das piscinas, também, neste caso, não sabia de nada ou que, no mínimo, não esteve por dentro dos meandros do "negócio", estando por isso incapacitado para responder às questões postas pelo jornalista.


De facto quem respondeu às questões colocadas pelo JN foi Pedro Ferreira que, como sabemos, é Administrador (e recebe remunerações) da ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, SA., (empresa de que a SUMA é accionista e onde deposita os lixos resultantes dos contratos que celebrou com municípios da nossa região), que acumula com as de vereador da Câmara Municipal de Aveiro.

E, pelo seu discurso, temos muita dificuldade em discernir em qual das suas qualidades (de difícil conciliação neste caso), é que concedeu os esclarecimentos.


Pedro Ferreira adiantou ainda ao JN "que há contactos adiantados com mais três ou quatro empresas para apoiarem associações culturais e desportivas num quadro idêntico ao efectuado com a SUMA".


Já o adivinhávamos. E até é, para nós, fácil imaginar quais são as empresas que estão tão "desejosas" de apoiar as associações desportivas e culturais do nosso concelho, num "QUADRO IDÊNTICO ao da SUMA".


E todos os aveirenses também poderão, com alguma facilidade, adivinhar quem são.

Basta descobrirem os parceiros dos "negócios" feitos pela CMA durante o consulado de Élio Maia que o Partido Socialista contestou (e eu próprio aqui denunciei e refutei) e estão encontrados os seus nomes.


Mas, tudo o que agora foi finalmente assumido pelo executivo camarário, só vem confirmar que tínhamos toda a razão quando desconfiámos e contestámos algumas tomadas de posição, acordos, negócios e negociatas que, em devido tempo, considerámos lesivas dos interesses municipais.


Os aveirenses devem pensar (e depressa) nestas coisas pois é já no próximo fim-de-semana que têm de escolher se querem ou não manter esta escandalosa forma de gerir os nossos interesses municipais.

E nós gostaríamos que o fizessem (e assumissem) conscientemente.


22 Comments:

At quinta-feira, outubro 08, 2009 6:29:00 PM, Anonymous Anônimo said...

É realmente um escandalo. PJ na Câmara já!

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 6:58:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Por acaso em reunião do executivo municipal não deveria ter sido discutida esta matéria ?
O presidente ou vereador podem decidir por si só ?

Parece-me efectivamente um bocado estranho que assim seja... e já agora valia a pena ver a contabilidade dessa empresa nos últimos anos para ver o que é que a câmara ou sma lhes anda a pagar...

A oposição ainda em funções não devia fazer alguma coisa ?????

Se isto é mesmo verdade à É grave É e o É de espectacular passa a É de ESTAO COZIDOS !!!!!

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 9:09:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Dr. se bem percebi, 500 mil euros, não são a contrapartida de mecenato somente da SUMA, mas sim de um conjunto de outras empresas... portanto, acho bem, e aconselho a que se critique, mas com razão e conhecimento de causa, caso contrário é ruido.
Por outro lado, o mecenato é um asunto juridicamente disponivel, ao serviço das câmaras, e de outras instituições publicas e privadas sem fins lucrativos.
Cumprimentos.

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 9:40:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O Miguel Capão Filipe é um vereador sem poder algum.
è sistematicamente ultrapassado e responde sempre com um muito antigo "a bem da nação".
Mas este tipo de negócios que o Pedrinho das Trapalhadas andava a preparar há uns meses é absolutamente inacreditavel.
o PS deverá imediatamente exigir uma lista de todas as associações comtempladas e das que não foram.

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 10:46:00 PM, Anonymous Anônimo said...

VALE TUDO:
- VENDER SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS
- VENDER PISCINAS
- VENDER POLO DESPORTIVO
- F...ER ASSOCIAÇÕES
- F...ER BOMBEIROS
- F...ER CLUBES
ESTES homenzinhos SÃO IMPARÁVEIS

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 10:49:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Como os canais da ria foram entregues às Câmaras, qualquer dia está a entregar a exploração da ria a uma entidade privada.
Agora é que já não há tempo.

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 11:19:00 PM, Blogger RM said...

Caro anónimo das 9:09
Percebeu mal. Os 500.000 são da SUMA. Por outro lado a Lei do Mecenato existe.
Mas isto parece-lhe mecenato? E acha que o mecenato deve servir para pagar os compromissos da Câmara?
Cumps
Raul Martins

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 11:29:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Por isso o gato mão miava.
Agora começo a perceber.
Isto é de facto um saco de gatos.

 
At quinta-feira, outubro 08, 2009 11:38:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Disseram-me que EDP decidiu cortar a luz ao estádio por falta de pagamento das facturas por parte da EMA. Sabe alguma coisa?

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 2:20:00 AM, Blogger João Figueira said...

Ao amigo anónimo das 9:09. Mecenato é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais. O termo deriva do nome de Caio Mecenas (68 a.C. - 8 a.C.), um influente conselheiro de Otávio Augusto que formou um círculo de intelectuais e poetas, sustentando sua produção artística.
O mecenato normalmente é praticado por entidades privadas que pretendem fomentar a cultura nas respectivas áresa de influência. Se a SUMA paga subsidios da câmara, não é mecenato, é mais um negócio sujo e muito mal contado...

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 4:29:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu não tenho andorinha como o Dr Raul, mas o meu pisco contou-me que viu uma equipa da EDP, ontem, no estádio novo, com uma ordem escrita para cortar a luz, por falta de pagamento... mas parece que se esqueceram do alicate... ou alguém lhes tirou a ferramenta das mãos... Bom, também poderá ter sido sido a carta!
De qualquer maneira, tá-se mesmo a ver que, como os correios não trabalham no fim-de-semana, só para a semana (depois deste domingo eleitoral, está claro!) é que o carteiro deverá trazer novidades...

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 7:10:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Para compreender o que o Élio faz ao varredor do ambiente Capão Filipe basta ler Nietzche
Um político divide o ser humano em duas classes: instrumentos e inimigos.
Os varredores do Cds/Pp são apenas instrumentos para o Élio.

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 12:18:00 PM, Anonymous Anônimo said...

RM
Espero que este assunto,que é grave e que,no futuro,poderá penalizar muito os municipes de Aveiro, não morra politicamente no Domingo à noite,depois dos resultados das eleições(quaisquer que eles sejam).
Este caso não pode ficar para as "calendas" da justiça.Tem de ser combatido,sem desistências,não só no plano judicial e administrativo, mas sobretudo e sempre,no político, porque,além do mais,está em causa a boa gestão da coisa pública, a transparência,o rigôr, o superior interesse do cidadão que paga as s/ taxas,tarifas e impostos e, afinal, a qualidade da democracia e a própria democracia.
O precedente é grave.
A coisa é séria.

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 12:47:00 PM, Blogger RM said...

Caro anónimo
Concordo em absoluto consigo. E farei, como o tenho vindo a fazer neste e noutros casos de grande gravidade o que posso.
Mas como sabe - e não veja aqui qualquer tipo de recriminação ao nosso Ministério Público cujos procuradores e funcionários fazem, na maior parte dos casos, o que podem e o que não podem - a nossa justiça é lenta e a possibilidade de controlo político é muito limitada.
Como é que é possível controlar coisas que são feitas em segredo e são escondidas da Assembleia Municipal e dos vereadores (às vezes da própria Coligação).
A maior parte dos casos que tenho aqui apresentado tem-me chegado por terceiros indignados que em mim confiam e não por ser membro da Assembleia Municipal. E nem imagino bem o que por lá vai. Mas pela amostra...
Por iso pode contar que tudo farei para aprofundar estes casos (e outros que vier a encontrar). Mas, obviamente, esssa capacidade está dependente da confiança que os eleitores depositarem em mim, demonstrando com isso se querem ou não ver estes casos esclarecidos.
Cumps
Raul Martins

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 2:10:00 PM, Anonymous Anônimo said...

No próximo domingo dia 11 TODOS OS AVEIRENSES E TODO O CONCELHO devem ,por obrigação moral, DERROTAR Élio Maia!

Estamos fartos de trapalhadas e cambalachos!

RUA com ele não MERECE renovar!...

FORÇA Dr Raul FORÇA Dr José Costa.

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 2:44:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Estou sempre consigo para repor sempre a verdade, que esta Câmara nos esconde.

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 3:38:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Sr. Dr.
Que o Ministério Público faça o que pode tudo bem.Agora, o que não pode???!! Espero que seja só figura de estilo.

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 4:13:00 PM, Blogger RM said...

Caro anónimo
Como percebeu é apenas uma figura de estilo que apenas pretendia realçar o invulgar profissionalismo empenho e dedicação de alguns procuradores, funcionários do MP e investigadores da PJ que felizmente existem em grande número no MP e na PJ.
Cumps
Raul Martins

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 10:53:00 PM, Anonymous Anônimo said...

a edp não devia cortar a luz devia sim era por o estadio abaixo, pois se o beira mar esta como esta deve-o em grande parte aquele estadio, que mentes brilhantes da NOSSA SOCIEDADE decidiram construir quase no concelho de albergaria, e assim desaparece um clube quase centenário que tantos aveirenses construiram ao longo de anos e sem grandes estudos até que vieram os eluminados e decidiram provocar a morte do BEIRA.

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 10:55:00 PM, Anonymous Anônimo said...

já agora para quando o fim das empresas municipais em aveiro?
PROMESSA DO DR. ELIO, há 4 ANOS ATRÁS

 
At sexta-feira, outubro 09, 2009 11:24:00 PM, Anonymous Anônimo said...

500.000,00 euros?
Será possivel?
Só pode ser engano ou o contrato é leonino.
Quem dá cerca de 20% dum contrato deve estar a ter lucros superires a 50%.
Estaremos a pagar pelo menos mais 30% pela taxa do lixo?
Não foi um concurso publico?
Ou não é verdade ou estamos nós contribuintes a fazer de mecenas para instituições que poderemos não querer.
Quais são as instituições?
Isto ou é retorica de campanha, tipico desta época, ou é absurdo.

 
At sábado, outubro 10, 2009 11:34:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Caro Dr Raul Martins

Consta-se que os 500 m€ que a SUMA pagou às associações sociais foram entregues pela câmara à cerca de uns meses em juros de mora, isto será possível ? qual o interesse em passar para a empresa o dinheiro e depois esta pagar as dividas da câmara ??????
Sinceramente não percebo nada de gestão autarquica mas há efectivamente aqui qualquer coisa que me escapa, poderá não ser ilegal mas de certo racional e boa gestão publica não o é...

Se puder de-me a sua opinião.
Abraço e que a vitoria lhe sorria a si e ao Dr. José Costa e sua equipa que me parece a melhor preparada para os desafios que se colocam a Aveiro.
Fonseca

 

Postar um comentário

<< Home