domingo, junho 14, 2009

Fogo Fátuo?


De acordo com o que o Diário de Aveiro noticia, a Câmara Municipal de Aveiro efectuou, nos últimos dias, um pagamento às duas corporações de bombeiros da cidade, mas mantém um atraso de cinco meses relativo a uma verba que ficou acordado transferir mensalmente.

E, por mais que dê voltas à cabeça, não consigo compreender porque é que o Dr. Élio Maia não saldou o débito com as duas corporações de soldados da paz aveirenses.

Ainda poderia compreender esta situação se estivesse a acontecer por falta de meios. Mas, se consultarmos o mapa de fluxos de caixa da Câmara, verificamos que em 31 de Maio existia um saldo de tesouraria superior a 17 milhões de euros (mais propriamente 17.171.337,10€), saldo que, em Maio, quase duplicou relativamente ao mês anterior, mercê do recebimento das verbas do IMI – 4 milhões de euros, transferências da Administração Central – 2 milhões de euros e venda de terrenos – 2,6 milhões de euros.

E uma vez que essa verba é muito superior ao que é normal, o não pagamento às corporações de bombeiros dos débitos dos protocolos existentes só se poderá compreender se o Dr. Élio Maia tiver outras prioridades (quase que estamos a adivinhar quais) para gastar esse dinheiro.

A menos que o Dr. Élio Maia, tenha programado vir amanhã anunciar, com toda a pompa, circunstância e publicidade que o acto merece, que, apesar da "pesada herança", vai fazer pessoalmente (esta do pessoalmente é importante) o pagamento das dívidas em atraso, numa data próxima (ou mais próxima das eleições o que vai dar no mesmo).

Vai uma apostinha?

12 Comments:

At domingo, junho 14, 2009 12:11:00 PM, Anonymous Anônimo said...

que título bem escolhido. o fogo fátuo resulta da decomposição de matéria organica como a dos caáveres politicos que constituem o actual executivo. Enterremo-os. Ai que nunca mais chega o dia de eu ir votar.

 
At domingo, junho 14, 2009 1:39:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Mas o Élio, alguma vez, fêz alguma coisa de jeito?

 
At domingo, junho 14, 2009 3:00:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Acresce ainda uma receita provenienete da venda dos Serviços
Municipais (aguas e esgotos) e que dizem ser superior a 20 milhões.
Sobre este negocio das "aguas", existem algumas coisas estranhas:
-Estou pouco preocupado com os trabalhadores, esses tem sempre os seus lugares acautelados, mas,
1-Porque aparece sempre o Ribau a falar em nome da camara de Aveiro e dos SMAS?
2-Porque se mantem calados o ´presidente da camara, Elio e o presidente dos smas, Carlos Santos?
3-Porque é que querem decidir primeiro sem estudos conhecidos e discutir o assunto depois?
A noticia hoje do diario de aveiro é estranha, muito estranha.
Não estou preocupado com os trabalhadores, mas estou preocupado com Aveiro e com os cidaddãos.
Isto na mão do Ribau Esteves não me está a agradar.

 
At domingo, junho 14, 2009 7:00:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Aveiro no minimo tinha que conduzir todo este processo. Vale mais Aveiro sózinha que os outros concelhos juntos.
Ribau que nem sequer aprovou o Elio para candidato a presidente da autarquia e continua a mandar em Aveiro. Onde estão os defensores ou representantes de Aveiro? Pedro Ferreira? NÂO ERA ESSE MOÇO que tinha o pelouro?
Porque é que Ribau é que fala em nome de Aveiro? Porque Aveiro não tem uma voz forte! Tem oportunistas.

 
At domingo, junho 14, 2009 7:13:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Falam falam mas o Ribau já prometeu um tacho ao Pedro Ferreira quando ele sair da camara em outubro. Assim vale a pena

 
At domingo, junho 14, 2009 9:20:00 PM, Anonymous Anônimo said...

se o dr. alberto souto fosse ainda o presidente o ribau esteves não dava ideias de certeza, podia ter muitos defeitos mas nao se deixava calcar

 
At segunda-feira, junho 15, 2009 1:47:00 AM, Anonymous Anônimo said...

dr., desculpe-me que o interrogue porque a questão que lhe vou colocar não deveria ser respondida por si. no entanto, peço-lhe encarecidamente a sua ajuda.

porque é que o executivo da CMA anda a despachar (ou pelo menos a tentar) a gestão de tudo o que deveria fazer para outros. senão vejamos

jardins, moveaveiro, águas...

porque será.

 
At segunda-feira, junho 15, 2009 2:59:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Quem não sabe gerir tem mesmo é de delegar....

Pobres coitados dos bons gestores que ainda residem pela Câmara e Serviços como são os seus quadros Dirigentes (a maioria, mas há excepções claro...)

 
At segunda-feira, junho 15, 2009 4:23:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr Raúl
O senhor conhece uma andorinha mas eu conheço um melro que acerca de bombeiros está sempre em cima do acontecimento :
Devem 5 meses de 2009, e oresto de 2008?
O Élio assinou um protocolo com o ministro da administração interna para a existência de 2 equipes de EIP ( equipas de intervenção permanentes ) em Aveiro, uma em cada companhia, pagas pelo Estado e pela Câmara.
A dos bombeiros velhos ainda não entrou em funções porque está à defesa em relação ao cumprimento por parte da Câmara. E acertaram na mouche. A dos bombeiros novos etrou em actividade em Maio e logo no 1º mês levou nos costados: o Estado depositou a metade que lhe compete, e a metade da câmara o merceeiro lá do sítio diz que não conhecia o protocolo assinado pelo Élio. Aguentem bombeiros novos.
e os 125 mil euros prometidos pelo Élio para a compra do novo carro escada pela altura do centenário e que já está ao serviço?
Desenrasquem-se bombeiros novos e peçam ao banco.
Os bombeiros gastam água para lavar ambulâncias, lençois e cobertores usados nas mesmas e banhos para os bombeiros. Esta água nunca foi paga pois havia um protocolo entre Câmara e bombeiros em que aquele gasto era em benefício da população. Pois estes senhores entedem que os bombeiros devem pagar a água, mandam facturas mensais e já há ameaças de execução fiscal.
E já agora pergunto ao Élio se tem intenções de fazer a escritura do terreno para o quartel dos bombeiros novos?
Prometeu em frente ao ministro no centenário dos bombeiros uma coisa que não podia dar, passados três vezes disse aos bombeiros que agora é que era e já lá vão mais três meses e ainda não foi nada. Tenho a impressão que mais próximo das eleições é que vai ser. Agora chegam as férias e não há tempo para escrituras.
Ainda estou para saber porque é que os bombeiros aguentam tanto,
quando têm a solução nas mãos.

 
At segunda-feira, junho 15, 2009 10:48:00 PM, Anonymous Anônimo said...

realmente um bom presidente de junta, não significa um bom presidente de câmara

 
At terça-feira, junho 16, 2009 11:51:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O gabinete de imprensa da Câmara disse que o Élio ia dizer alguma coisa sobre o assunto nesta segunda-feira. Alguém sabe o que é que ele disse?
João

 
At quinta-feira, junho 18, 2009 1:37:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Por falar em fogos. Contaram-me que as coisas andam muito quentes nalguns gabinetes da Câmara. Tão quentes que ameaçam incêndio e da maneira que as coisas estão se atear algum fogo fogo os bombeiros não vão responder à chamada.

 

Postar um comentário

<< Home