terça-feira, setembro 23, 2008

Basta de aterros! Basta de lixo!



Dando provas da sua notável postura solidária Aveiro, aceitou, numa perspectiva de rotatividade, as consequências negativas da instalação de um aterro sanitário em Taboeira que, há uma década, serve 12 concelhos da região.




Estava previsto (e foi prometido pela ERSUC) que em 2007, quando o aterro destinado a receber lixos domésticos (e não lixos industriais como agora se sabe terem sido também depositados) atingisse o seu limite, seria definitivamente selado.

Contra a nossa opinião a maioria que está à frente dos destinos do nosso município, decidiu autorizar a instalação de uma Unidade de Tratamento Mecânico Biológico de lixos urbanos indiferenciados em Eirol, unidade que vai suceder ao aterro de Taboeira.

E, a nosso ver, fê-lo sem contabilizar adequadamente os incómodos da fase de construção, as consequências do contínuo fluxo de camiões que vão transportar os lixos e os estabilizados, os cheiros que o transporte, processamento e sobretudo o aterro anexo que terá de ser construído poderão libertar e, particularmente, a possibilidade de contaminação dos lençóis freáticos subterrâneos dada a inadequada impermeabilidade dos terrenos onde o aterro será aberto.

Mas não é tudo! Para que fosse assegurado um local para a deposição do lixo urbano dos 12 municípios da região até ao início da actividade desta UTMB, o que deverá acontecer lá para 2010 (se tudo correr bem), a maioria liderada pelo Dr. Élio Maia decidiu aprovar a construção de uma célula adicional (no projecto estavam previstas apenas duas) no aterro de Taboeira. Construção a que, para facilitação do processo, a maioria decidiu, como à UTMB, atribuir o reconhecimento do seu Relevante Interesse Económico e Social.

Na última reunião do executivo camarário, a maioria PSD/PP que está à frente da Câmara de Aveiro, sem prestar grandes esclarecimentos, aprovou mais uma declaração de interesse económico e social para o município para a construção, na freguesia da Oliveirinha, por uma empresa privada, de mais um aterro para depósito de lixos industriais, numa zona que à primeira vista se afigura totalmente desadequada.

Sempre defendemos que Aveiro não tem, nem deve ter, a sua estratégia de desenvolvimento baseada na indústria do tratamento de resíduos. Infelizmente, este executivo não pensa da mesma forma defendendo esta multiplicidade de implantação de aterros que, a seu ver, geram alguns (poucos) mal pagos empregos. Sem cuidar do futuro ambientalmente sustentado dos munícipes. Sem cuidar de deixar aos nossos filhos um concelho onde dê gosto e valha a pena viver.

Cremos que está na hora de todos os aveirenses, independentemente da sua conotação partidária dizerem: Basta de lixos, basta de aterros.

Antes que Aveiro se transforme, definitivamente, no caixote do lixo dos municípios vizinhos. Antes que Aveiro seja transformado, por este executivo de vistas curtas, numa enorme e vergonhosa lixeira regional.


12 Comments:

At terça-feira, setembro 23, 2008 8:17:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Nesta altura até o fantasma da ópera tem o lençol que o cobre borrado de preto.
Esta CMA é a maior desgraça de incompetência que se abateu sobre Aveiro.
Agora o Élio quer fazer de Aveiro a capital do lixo!!! É o que se chama governar à sua imagem e semelhança.
Dr Raúl, saia deste blog e vá para as rádios e jornais denunciar esta vergonha.
Quem ame Aveiro terá de estar consigo.

 
At quarta-feira, setembro 24, 2008 2:01:00 AM, Blogger ZÉ FAGOTE said...

Em minha opinião meu Caro Amigo o seu último parágrafo peca pela falta de afirmação.
É que, penso, que ninguém tem dúvidas que Aveiro vai ser, ou é mesmo já, uma lixeira regional com as consequências subjacentes que daí advêm.
Por outro lado e o desengraçado é não entender a falta de reacção do senhor Armando Vieira, Presidente da Junta de Freguesia da Oliveirinha à crucificação da sua terra.
É que, nos seus discursos sempre inflamados aproveita para enaltecer os valores da sua freguesia e a qualidade de vida ímpar que ali há.
Assim não posso acreditar que a eloquência das suas palavras de amor à terra e às suas gentes que diz estarem acima de tudo, não tenha sido o sentir de um homem honrado.
Mas vamos esperar para ver!

 
At quarta-feira, setembro 24, 2008 4:26:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O quinteto que nos governa em Aveiro, está apenas a demonstrar a sua grande vocação: ESPECIALISTAS EM MERDA! São os maiores

 
At quarta-feira, setembro 24, 2008 5:27:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Vamos varrer com elees todos!...
Eleições, jà.

 
At quarta-feira, setembro 24, 2008 5:45:00 PM, Anonymous Anônimo said...

dr. ainda bem que agora não ando muito por aveiro, caso contrário, como sou de estatura mediana só ficava com o nariz de fora. Agora ouvir dizer que vão fazer um aterro lá para os lados da fábrica jerónimo pereira campos. bem, que já há por lá muito lixo isso há! só falta de facto aterrá-los ou melhor, enterrá-los ou melhor expurgá-los!

abraços

fabrizio pinheiro

 
At quarta-feira, setembro 24, 2008 8:44:00 PM, Anonymous Anônimo said...

É uma vergonha caro Raul. Uma vergonha.

O problema é que estes inergúmenos continuam a liderar e a comprometer a vida futura de todos nós.

APRE!,que nunca mais há eleições!

 
At quinta-feira, setembro 25, 2008 12:57:00 AM, Anonymous Anônimo said...

A minha alma está parva!

Quem se não lembra da famosa caravana de carros e até camiões e tratores - há cerca duns 4 anos - de gente de Oliveirinha, Costa do Valado,S Bernardo, Mamodeiro, Requeixo, que se manifestaram pela cidade de Aveiro contra a ,na altura, falada instalação de tratamento de lixos a implantar, salvo erro, próximo da ZI de Mamodeiro?

Esses que naquela altura participaram da tal caravana são ou não , agora, verdadeiros cobardes ?
Penso e tenho legitimidade para o afirmar que o são.
Gostava de houvir o que terão a dizer todos esses cobardolas!
E eu conheço alguns deles.

Cumprimentos.
Maréboa

 
At quinta-feira, setembro 25, 2008 11:28:00 AM, Blogger João Figueira said...

Aproveitemos e incineremos o executivo da cãmara! Não fazem nada, não têm capacidade nem para gerir a cãmara no dia a dia e ainda vfalam mal dos anteriores executivos liderados pelo dr. Alberto Souto! É qaue ele pode ter cometido erros, e tem esse direito, mas ao menos Aveiro ia para a frente e com boa qualidade de vida! Que venham rápido as eleições. Já estou farto de ver Aveiro a andar para trás como o caranguejo...

 
At quinta-feira, setembro 25, 2008 7:48:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Então o senhor Armando Viera que é presidente da Junta da OLiveirinha, homem tão ladino em qualquer circunstância não se atreve a vir a terreiro defender o seu povo que lhe confia o seu bem estar colectivo há não sei quantas dezenas de anos?
Então o senhor Armando Viera presidente de todos os presidentes de Junta não tem qualquer influência junto do seu partido para lhes dizer que andam a transformar Aveiro numa imensa latrina dos outros concelhos?
Afinal como é?
O Senhor Armando Vieira só quer ter honras e viver de "pompa e circunstâncias" ou é um defensor acérrimo dos valores da terra que o viu nascer?
É que não compreendo passado que é este tempo ele ainda não ter vindo dizer publicamente que os seus companheiros estão loucos, ao quererem fazer mais um aterro sanitário em Oliveirinha que é uma terra de pão, de 1ª qualidade!

 
At sexta-feira, setembro 26, 2008 12:10:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Caro Dr. Raul:
Deixe-me corrigir uma situação.
Aquilo na Câmara anda tudo "ao Deus dará" e assim, embora venha mencionado na papelada que o aterro, ou melhor, o "aditamento" ao aterro de Eirol, não vai ser na Oliveirinha embora fique lá perto.
Ficará na "fronteira" entre Eirol e Requeixo.
Der qualquer maneira Aveiro continuará a ser o campo de despejos dos outros concelhos, alguns bem mais pobres que nós mas que prezam a sua dignidade, recusando essa "mais valia".
Mas aqui fica a rectificação que caberia à Câmara fazer, mal desse pelo engano, mas se andassem a corrigir o que de mal fazem, não teriam tempo para fazerem estas asneiras.

 
At sexta-feira, setembro 26, 2008 12:13:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Esta Câmara só sabe realmente fazer m....
E aqueles que ontem protestaram, deviam vir à rua novamente, para manter o Concelho limpo que nos orgulahamos de pertencer, caso contrário passamos a ser a licheira de Portugal.

 
At sexta-feira, outubro 03, 2008 11:39:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Vivo em Tabueira. Um lugar pequeno, uma espécie de enclave, um pedaço de terra que toda gente quer para despejar lixo e instalar matadouros.
Aquando das obras do elefante branco (estádio municipal de Aveiro), fomos severamente prejudicados pelo alvoroço provocado pelas obras, estradas ficaram seriamente danificadas, casas ficaram com caves inundadas durante o inverno, camiões para trás e para a frente todo o dia. Prometeram-nos arruamentos novos, mas nada.
Chamaram-nos de demasiado exigentes na Junta de freguesia de Esgueira, à qual pertencemos. Tentaram acabar com a nossa escola primária, os terrenos onde está implantado o elefante já não são considerados com sendo de Tabueira, a pateira de Tabueira é linda mas mal tratada por inércia da junta. Para cumulo total, temos que levar diariamente com o cheiro nauseabundo que é arrastado pelo vento vindo do aterro. Conseguem imaginar um cheiro a podre e azedo a entrar pelas janelas da nossas casas, mesmo estas estando fechadas? Afinal que porcaria de merda é que nós somos, sim porque somos tratados como tal à demasiado tempo. Tenho esperança que algo mude em breve. Ainda falaram mal do Dr Alberto Souto!!!

 

Postar um comentário

<< Home