sábado, abril 07, 2007

O Poder das Vírgulas (e das Pontes).



Há coisas que desesperam qualquer um. Passa uma pessoa um tempão a fazer um texto para colocar no blog e zás. Uma vírgula mal colocada estraga todo o trabalho feito e adultera tudo o que queríamos dizer. Não acreditam? Então atentem no seguinte exemplo:



1ª frase - Se o Filipe soubesse o valor que tem o Pereira, atenderia todos os seus desejos.

2ª frase - Se o Filipe soubesse o valor que tem, o Pereira atenderia todos os seus desejos.

Não acham que é poder a mais nas mãos de um simples sinal de pontuação?

3 Comments:

At domingo, abril 08, 2007 7:32:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O Élio...vírgula....ganhou
Uma...vírgula....maioria;
Muita gente já pensou
Que...ponto final...devia.

ZÉ MALAGUETA

 
At domingo, abril 08, 2007 7:10:00 PM, Blogger Terra e Sal said...

Nesta coisa da pontuação meu caro Professor,é o prior, digo, pior que podia ter acontecido na escrita.
Eu escrevo geralmente ao correr da pena, digo, teclas, depois no fim, atiro a granel a pontuação, onde calharem, ficam.
Mas é mesmo lixadinho o raio da pontuação...
Se escrevemos com o coração ao largo, sai tudo mais ou menos certinho, ou fica por lá perto...
Se nos (me) envolvemos de amores no assunto, é uma desgraça...
Por outro lado, como VC exemplifica, e também o nosso "Zé Malagueta" se calhar até é bom não se pontuar correctamente, é que, assim, nunca se atinge a sério ninguém, pelo menos no meu caso, já que, o meu Amigo, e o Zé Malagueta,um em prosa, e o outro em verso, a pontuação nas vossas mãos, é mesmo uma lamina de aço, bem temperado, e portanto, torna-se bem perigosa.
Mas que raio de tema VC arranjou nesta quadra da Páscoa, que me incomodou, crucificou, e até me fez ficar, de orelhas vermelhas.
Cumprimentos.

 
At domingo, abril 08, 2007 7:21:00 PM, Blogger Terra e Sal said...

Ahhhh!
Peço desculpa caro Dr. Raul, é que me esqueci de dizer os meus livros preferidos, e o que tenho neste momento à cabeceira da cama.
Enquanto o meu Amigo lê o "Ponte e Vírgulas", eu ando mais avançado, e neste momento estou a ler a colecção completa do "Vilhena"
Um abraço que VC amanhã não vai trabalhar, porque é feriado em Ílhavo, portanto levanta tarde, mas eu, tenho de preparar o trabalho para manhã cedo começar a amanhar.
É que, o meu feriado municipal é só em Maio, se entretanto, a Câmara não mudar o mês, ou até, sei lá, acabar com ele, para ser diferente...
Cumprimentos.

 

Postar um comentário

<< Home