domingo, dezembro 13, 2009

Leituras de fim-de-semana

Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva, as duas faces do cavaquismo na terceira idade, estão a dar um espectáculo triste evidenciando aquilo que esse mesmo cavaquismo foi, um projecto de poder sem qualquer projecto ou ideias para o país. Se Cavaco Silva lá vai mantendo aquela posse esfíngica que ele entende ser a apropriada para um Presidente da República, já Manuela Ferreira Leite deixou que o verniz se quebrasse e cada intervenção é um desastre, um chorrilho de declarações de puro ódio, sem qualquer consistência política e com um total desprezo pelo futuro do partido que lidera.

Se de Cavaco Silva se disse que era um eucalipto, secando tudo à sua volta, Manuela Ferreira Leite foi mais longe, sem tempo nem credibilidade para dirigir o partido por tempo suficiente para o secar, optou por tentar eliminar todos os adversários, os que com ela disputaram a liderança do PSD e os que pudessem vir a fazê-lo contra futuros candidatos cavaquistas. Incapaz de se afirmar pelas ideias que não tem e pelos projectos que não apresenta, a líder do PSD optou por tentar eliminar actuais e futuros adversários, a excepção foi Santana Lopes que se submeteu docilmente a troco de um emprego.

Ao fim de tantos anos em que cavaquismo foi apresentado como o melhor para o país e para o PSD os portugueses tiveram a aoportunidade de conhecer os métodos de duas personalidades de topo dessa "seita". Sem dinheiro para distribuir Cavaco Silva revelou-se um político banal, diria mesmo que quase rasca, um político sem coragem para apoiar um projecto, um político calculista que tudo condiciona à sua ambição pessoal. A sua actuação ou, como nos pretendem fazer crer, a actuação dos seus assessores no caso das escutas foi indigno de quem está na Presidência da República. Ferreira Leite revelou-se uma política pimba, sem ideias, sem princípios no debate político, chegando ao ridículo de esconder a sua pobreza intelectual com o argumento de não querer ver as suas ideias copiadas.

A dupla cavaquista insiste em manter-se, Ferreira Leite vai resistindo na liderança do PSD condicionando o partido às ambições pessoais de Cavaco Silva. A saída de Manuela Ferreira Leite está agendada para data mais próxima da decisão de Cavaco Silva se recandidatar, com a saída da sua amiga da liderança do PSD o ainda Presidente pode ensaiar um afastamento da futura liderança numa tentativa de enganar mais uma vez os eleitores de esquerda. Num papel invertido de viúva negra Manuela Ferreira Leite vai simular o seu fim político proporcionado a Cavaco Silva um exemplo de neutralidade política.

Resta encontrar uma alternativa que ponha fim ao cavaquismo, um cadáver político que insiste em fugir ao enterro.

...

Quem também parece ter dado início ao seu próprio funeral foi Manuel Alegre que, ao mesmo tempo que diz que não é refém de ninguém, tenta tornar o PS e os militantes socialistas reféns da sua ambição pessoal. Depois de ter andado anos a liderar a oposição e a fazer tudo para transferir o maior número de votos possíveis do PS para o Bloco de Esquerda, Manuel Alegre reaparece começando por passar a mão pelo pêlo a Sócrates criticando a justiça no caso Face Oculta, ele que no caso Freeport manteve-se em silêncio. Feita a cerimónia da lavagem das mãos na água benta deu-se início à peregrinação dos jantares onde os PRDs alegristas se manifestam empenados na cidadania e exigem a Alegre que se candidate, uma farsa mal montada para lançar Alegre ante de o PS escolher candidato.

Só que muitos dos que votaram em Alegre se sentiram traídos por um ex-candidato que fez dos seus votos reféns da sua ambição pessoal, no PS perdeu credibilidade ao ter seguido uma estratégia de chantagem permanente sobre o governo, no PCP perdeu irremediavelmente qualquer hipótese de vir a ser apoiado por este partido depois de ter feito o jogo de Francisco Louçã. Manuel Alegre é um cadáver político que insiste em fugir da cova que ele próprio cavou. Poderá vir a ser candidato presidencial, até poderá servir de alento à reeleição de Cavaco Silva mas nunca será Presidente da República. Falta a Alegre a lucidez que teve Otelo Saraiva de Carvalho que não voltou a candidatar-se depois de derrotado.


A oposição prossegue a sua estratégia suicida, alheios aos problemas do país e dos portugueses os líderes da oposição e os seus deputados decidiram iniciar um PREC na versão parlamentar, transformando o parlamento num imenso bacanal onde é possível encontrar Ferreira Leite, Louçã, Jerónimo de Sousa e Portas embrulhados na mesma cama. O pior é quando ninguém souber de quem é o filho nascido no fim desta orgia.


O
Jumento

8 Comments:

At domingo, dezembro 13, 2009 10:52:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Dr. Raul,
Excelente descrição do Cavaco e dos outros.
Concordo plenamente, pois aquele "sêco" algarvio nunca me enganou!

É preciso mais textos destes para pôr a nú figuras sem nível deste país.
Parabéns!

Abraço
Pirâmide de Sal

 
At segunda-feira, dezembro 14, 2009 11:39:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Dizem que quando Salazar tomou as rédas do poder, a merda política era idêntica à que se vive hoje e estou plenamente de acordo.
Esta gajada além de não ter vergonha das figuras que andam a fazer, não valem nada profissionalmente e a unica coisa porque se batem é pelos lugares de tacho.
Quanto mais anarquia melhor sobrevivem os inúteis. Basta olhar para a Câmara de Aveiro.
Nunca tantos fizeram tão pouco e mal. Até mete dó.
E segundo corre, o Vitor Martins está-se a posicionar para suceder ao Élio. O Ribau qualquer dia está a exigir a anexação de Aveiro para nos salvar da desgraça.
É já a seguir.

 
At segunda-feira, dezembro 14, 2009 2:15:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Excelente artigo que relata perfeitamente a demagogia da oposição unida na Ass. da República

 
At terça-feira, dezembro 15, 2009 4:16:00 PM, Anonymous Anônimo said...

RAUL
Mesmo doente, ainda te aprestas, apesar do teu invejável curriculun politico e académico a usares linguagem de trolha.
Sou teu vizinho e tenho pena do teu comportamento. Tem juízo e vai-te curar.

 
At terça-feira, dezembro 15, 2009 4:27:00 PM, Anonymous Manuel Loureiro said...

Sim, mas não chega. A denúncia tem que ser feita na comunicação social (jornais, TV, rádio). Bem sei que é difícil lá chegar porque ela está quase toda nas mãos da direita, e a esquerda que lá entra é demasiado branda, demasiado isenta, demasiado compreensiva, tipo Vitorino.

 
At terça-feira, dezembro 15, 2009 5:52:00 PM, Blogger RM said...

Caros Amigos e Vizinhos

Os textos que vos apresentei como leituras de fim-de-semana não são meus. Foram publicados no blog O Jumento a cujo autor, merecidamente, tiro o meu chapéu.
Portanto, cliquem no texto e poupem-me aos vossos encómios (e criticas)

Raul Martins

 
At quarta-feira, dezembro 16, 2009 3:23:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Raul Martins

Não ligues aos pedantes e ingratos.

 
At sexta-feira, dezembro 18, 2009 1:44:00 PM, Blogger José Manuel Dias said...

Votos de um rápido restabelecimento.

 

Postar um comentário

<< Home