segunda-feira, outubro 19, 2009

Ler os outros - Todos são filhos: não há enteados


Na escola ideal para os meus filhos "todos são filhos e não há enteados". Todas as crianças são tratadas pelo seu nome. Há meninos e meninas de várias culturas e nacionalidades. As origens e os percursos de vida são conhecidos e partilhados. A diferença é cultivada e valorizada como uma riqueza da humanidade. A diferença suscita a curiosidade, o interesse e o respeito. Ser diferente soma e une.

Na escola os professores são referências. Pela sua visão do mundo, pelo que sabem, pela forma como transmitem o conhecimento, pela sua disponibilidade e pela sua dedicação, exclusiva, a ensinar a aprender. Os professores são pessoas felizes e realizadas. São amigos.

Na escola ideal ensina-se a aprender e a ter gosto em continuar a aprender ao longo da vida, dando expressão à ideia de Agostinho da Silva que a escola deve ser um local onde eu possa ir 24 horas por dia, 365 dias no ano, perguntar tudo o que não sei e poder conversar com todas as outras pessoas que vão fazer o mesmo que eu.

Na escola ideal não há apenas alunos e professores. Há pais e toda uma aldeia, uma vila ou uma cidade necessária para a educação de cada uma das crianças. Há professores e profissionais especializados.

Nesta escola não há muros nem grades divisórias. É integralmente construída em paredes de vidro - bem no centro da cidade. A escola é o coração do espaço público e os seus jardins e espaços verdes confundem-se com a envolvente urbana. As vias pedonais atravessam a escola e o campo de recreio é visível por todos. Nesta escola a educação cívica não substitui a educação devida pelos pais, mas complementa-a, na busca de uma sociedade mais solidária. Não há temas tabus e a educação sexual é encarada com naturalidade. Os comportamentos violentos, de discriminação e de bullying são abordados e discutidos por todos e a inclusão é explicada como forma de vida. Não se escondem as desigualdades sociais e explica-se abertamente por que razões existem e de que forma podemos corrigi-las.

A escola ideal não reproduz a sociedade. Puxa pela sociedade. Vai à frente.

Na escola ideal há livros que não param de chegar e que se juntam aos clássicos. Apreende-se a História do meu país e a universal. Desenvolve-se a compreensão. Aprendem-se línguas. A língua portuguesa em primeiro lugar. Estimula-se o raciocínio, a criatividade e a imaginação. As crianças não abandonam a escola sem saberem ler, escrever, contar e falar. A escola prepara para a vida. Para o mercado de trabalho, mas também a ser homens e mulheres. Profissionais empreendedores, competentes e cidadãos responsáveis.

Uma escola exigente, com igualdade de oportunidades para todos, que não deixe ninguém para trás e que garanta condições de afirmação individual das competências de cada aluno.

Uma escola com tempo para aprender, para praticar desporto, brincar e conviver. Uma escola que promove as ideias e incentiva a crítica. Que ensina a utilizar as novas tecnologias e nos envolve no mundo das artes. Onde se aprenda que o ser é mais importante que o ter.



António José Seguro

4 Comments:

At terça-feira, outubro 20, 2009 12:39:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O Ulisses enquanto foi responsável pago pela Câmara de Aveiro para gerir o Estádio andou preocupado com a sua eleição para Deputado e agora que saiu do lugar que tinha já pode desejar o seu fim.
É vergonhoso o que se passou. Nunca ter dado uma ideia para rentabilizar aquele equipamento e agora que sai deseja o seu encerramento. Enquanto lá esteve teve calado pois não sabia quanto tempo ia precisar do lugar. Agora que não precisa já lava as mãos.
TENHA VERGONHA SR ULISSES.

 
At terça-feira, outubro 20, 2009 8:34:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr. Raul Martins

Explique lá ao anónimo anterior que o Ulisses não tinha nada a ver com a gestão do Estádio. O homem (?)está a confundir as empresas. Na empresa dele, o PDA é q se ganha bem e não se tem que chatear com animais, isto é, elefantes brancos (neste caso colorido). A outra (EMA) é que gere (???) o estádio, e são todos uns pobres desgraçados... salvo seja!

 
At quarta-feira, outubro 21, 2009 12:09:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Sr. Dr. Raúl Martins (e caros leitores do mesmo),

No PDA, acreditem, ganham mesmo muito bem e pouco há para fazer ou quase nada é feito...
Agora, imaginem, se a isso se juntar o ordenado de Deputado na Assembleia da Republica...
É só fazer as contas!

A verdadeira "implosão" está para chegar, com um copo de whisky na mão e uma garrafa escondida.
Será a implosão do descaramento!

Cumprimentos a todos.

 
At quarta-feira, outubro 21, 2009 12:38:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Bom parece-me que o Ulisses não vai acumular os dois tachos e portanto o anónimo está enganado. Alem disso irá provavelmente perder dinheiro (e não, não temos pena nenhuma dele), porque o ordenado de deputado é inferior ao que recebe neste momento.
Cumprimentos

 

Postar um comentário

<< Home