quinta-feira, agosto 13, 2009

As Piscinas - I


Caros leitores,

Como sabem reservei estas duas semanas (que já estão a acabar) para tentar pôr a minha saúde em dia. Mas, como tenho responsabilidades profissionais e políticas não me atrevi ainda a desligar o telefone ou a deixar de ir à net ver o mail e as mensagens do blog.

E isso, como devem calcular, não me tem deixado descansar muito. O telefone não pára e as mensagens têm sido mais que muitas. Um favor lhes peço. Não me telefonem a não ser por coisas realmente importantes e, acreditem, já sei as fofocas todas, não quero saber mais e já tenho cópia de todos os manifestos anónimos que andam a circular em Aveiro.

Se prometerem dar-me algum descanso vou-vos aqui deixar, em contrapartida, o essencial daquilo que me contaram (e que penso corresponder à verdade), sobre o tema das piscinas do Beira-Mar que, ao contrário de outras questões bem mais importantes e lesivas para os aveirenses ocorridas no consulado de Élio Maia, tem sido o fulcro dos últimos contactos.

E, lembrem-se que o Margem Esquerda não é um blog desportivo. Mas como os blogs de desporto cá do burgo, mesmo aqueles até à nomeação da última Comissão Directiva estiveram tão activos, estão agora calados, cai-nos tudo em cima.

De qualquer forma se alguém achar que publiquei qualquer coisa que não corresponde à realidade peço-lhe, encarecidamente, que imediatamente me contacte por SMS ou deixe mensagem para eu poder, de imediato, repor a verdade. Aqui vai:

1- No dia 18 de Julho de 2009, perante o notário António Amaral Marques, foi celebrada escritura pública de venda do terreno das piscinas ao Beira-Mar, pela quantia de 1.283.200 euros.

2- A escritura foi outorgada pelo Dr. Élio Maia em representação da CMA e por 3 membros da Comissão Directiva do Beira-Mar, entre os quais o Presidente Sr. Mano Nunes.

3- O Dr. Élio Maia declarou ao notário ter já recebido, integralmente, o valor da venda.

4- Acto contínuo, no mesmo notário, o terreno foi vendido pelo Beira-Mar à empresa Nível2, Sociedade de Empreendimentos Imobiliários, Lda., com sede na Z.I. das Ervosas, Ílhavo pelo montante declarado de 2.500.000 euros. Outorgaram a escritura por parte do comprador 2 dos sócios gerentes da referida sociedade.

5- O negócio entre a CMA e o BM foi feito num notário privado (contrariamente ao que é normal nos negócios camarários) e foi unicamente outorgado pelo Dr. Élio Maia que pretendia manter o negócio no maior secretismo especialmente dos seus vereadores Drs. Caetano Alves e Capão Filipe. Quando confrontado com o facto por um destes vereadores terá, alegadamente, declarado que não sentia qualquer incómodo por ter feito agora esta venda porque, embora tardiamente, estava apenas a cumprir uma deliberação que eles tinham tomado e que estava tudo na maior das legalidades.

6- Quando a CMA pretendeu cobrar o cheque do Beira-Mar, que foi mantido no cofre durante vários dias, verificou-se que o cheque foi depositado fora de prazo e não estava devidamente assinado pois apenas continha a assinatura de 2 membros da Comissão Directiva quando para o cheque ser válido eram necessárias 3 assinaturas. A assinatura do Presidente da Comissão Administrativa do Beira-Mar não constava do cheque.

7- Este incidente que, ao que sabemos, ainda não está resolvido continuando a Câmara sem receber o dinheiro, provocou um grande incómodo aos outros directores, particularmente ao Sr. Manuel Madaíl (um dos signatários do cheque que, apesar de ser meu adversário político, me merece a maior confiança pessoal) que terá invectivado fortemente o Presidente da Comissão Directiva por o ter levado a ter cometido tal atitude, atitude que nunca tinha cometido ao longo da sua vasta e profícua carreira empresarial.

8- Segundo me disseram o Sr. Mano Nunes parece pretender agora renegociar o protocolo (que aliás deu origem ao negócio do terreno das piscinas), pois considera que tem cláusulas muito penalizadoras para o Beira-Mar e, do dinheiro que recebeu, não entregou qualquer valor aos antigos directores que são credores do Beira-Mar (Dr. Caetano Alves e Snrs. José Cachide e Artur Filipe).

9- Durante o mandato da anterior direcção do BM, o Hospital da Trofa terá demonstrado junto da CMA e do Dr. Élio Maia interesse sério na compra do terreno das piscinas, tendo colocado uma primeira proposta no valor de 4 milhões de euros. O Dr. Élio Maia remeteu o negócio para a Direcção do Beira-Mar, tendo 3 directores do clube (entre os quais o então Presidente Sr. Artur Filipe) tomado nota da oferta à mesa do Sal Poente directamente com o representante do referido hospital. Contudo acharam a proposta muito baixa pois previamente tinham pedido informações sobre o valor real do terreno e os valores apontados eram muito superiores (cerca do dobro).

10- O Sr. João Maia referenciado como primo direito do Presidente da Câmara no panfleto anónimo com o título "Fechar os Olhos" que anda a circular, (infelizmente em Aveiro as pessoas tem cada vez mais medo de assumir o que pensam e refugiam-se no indignificante anonimato), que saibamos, não é sócio da Nível2, cujos sócios possuem empresas em S. Bernardo e mais recentemente em Ílhavo. Quanto sabemos apenas é amigo (e cunhado) de um dos sócios.

11- Não sabemos se o terreno das piscinas já foi vendido novamente. Mas sabemos que está em vigor uma penhora sobre o prédio no montante das benfeitorias realizadas nas piscinas durante a anterior direcção do Beira-Mar. Quanto sei também ainda não foram pagas as indemnizações aos funcionários das piscinas que foram despedidos.

12- Finalmente fiquei muito triste e até envergonhado quando encontrei um adepto do FCP que esteve no jogo recentemente disputado no Estádio com o Paços de Ferreira. Disse-me que o Estádio está uma lástima e que até mete pena. Disse-me ainda que quis confrontar com o facto os directores do Beira-Mar que conhece, mas não encontrou nenhum no jogo.

Meus amigos. Isto é tudo o que, de essencial, me contaram. Conclusões tirem-nas vocês. Espero que com isto me deixem, ao menos, passar este fim-de-semana em paz. E agora vou para a piscina que bem mereço.

Adeus e até ao meu regresso.

35 Comments:

At quinta-feira, agosto 13, 2009 3:43:00 PM, Anonymous Anônimo said...

sabe quase tudo, sim senhor

 
At quinta-feira, agosto 13, 2009 6:15:00 PM, Anonymous Anônimo said...

e dos outros negócios não nos diz nada?

 
At quinta-feira, agosto 13, 2009 7:56:00 PM, Anonymous Anônimo said...

... da-se!
É muito, mas muito, pior do que eu pensava!

 
At quinta-feira, agosto 13, 2009 8:52:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Obrigado raúl martins por vir esclarecer esta situação e acabar com o diz que disse. Estou habituado a visitar este blogue e sei que não fala por falar.Fico no entanto perplexo por não se querer aproveitar politicamente desta situação deixando a cada um a possibilidade de tirar as sua próprias conclusões. Eu, militante do CDS desde 1985 já tirei a minha. Élio nunca mais e apesar do candidato à AM pela coligação ser o meu companheiro Capão Filipe vou votar em si. Ele tinha aobrigação de dizer alguma coisa e de não ser comido como foi. Mais uma vez obrigado. Continue muitas felicidades e desculpe não me identificar.

 
At quinta-feira, agosto 13, 2009 10:47:00 PM, Anonymous Anônimo said...

gostei especialmente e em particular das escrituras terem sido realizadas sequencialmente...dr. confesso-lhe que essa questão que me faz lembrar alguma coisa, alguma história...não sei bem qual porque ultimamente ando muito esquecido e nem as férias me fizeram bem...abraço

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 9:59:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O que aqui escreveu e esclareceu já o ouvi de fontes muito próximas do "PSD" ( E´). Corresponde a 100% e não me parece mentira nenhuma. Quanto ao terreno já ter sido vendido uma 3ª vez, também corresponde ao que ouvi da mesma fonte.
A questão é: "quem é que anda a lucrar com isto"... Não são concerteza as instituições BM nem CMA.
O negocio foi excelente!!! Sem dúvida.

O Dr. Élio devia de ir para casa ou então acordar para a vida e abrir esses olhos. Nos escritórios ao seu lado, chefe de presidência e assessor, andam a "dormir" na secretária.

..e do outro lado, mesmo ao lado, igualmente.

Estamos todos muito irrequietos para saber qual a lista que o Dr. Élio vai escolher. Quem manda não é o PSD nem o CDS. A bengala já têm o rebuçado que pretendia. Os outros que se amanhem... Conceteza que irá manter a mesma equipa. Como diz o ditado: em equipa "vencedora" não se mexe!

Estamos bem governados

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 10:05:00 AM, Anonymous Anônimo said...

PSD?....É pá, por favor, votem antes partido comunista. Pior não é com certeza!

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 10:13:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Grande negócio! veio mesmo a calhar....
Coitado é do BM. Os seus diregentes fizeram um excelente negócio e o melhor que podiam para o clube que tanto "__AMAM". Pelo menos foi um negocio "claro" e transparente como a água.

Vamos re-negociar o protocolo para ver se a CMA nos passa para cá mais um terrenito...

Pode ser aquele que a CMA têm entre a N109 e o Parque de Feiras.

Vale uns milhões...mas depois pode ser que desvalorize!

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 10:15:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Se medo tiver em publicar o que aqui é dito é porque alguma coisa têm a temer. Nãoo me decepcione caro DR.!

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 10:18:00 AM, Anonymous Anônimo said...

O caetano e o capão foram comidos que nem patinhos e ainda disem que o É é bronco. É o tanas. É fino como um alho. Come as papas nas cabeças de todos. Se tivesse o Mano na equipa ninguém lhes ganhava.

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 10:33:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 10:38:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Todos os patinhos, sabem bem nadar, o Élio É o maior e os patinhos fujam para o Mar, o Élio É o Maior, e os Patinhos de pernas para o ar....de pernas para o ar....


O CDS o melhor que tinha feito era ir sozinho.
Queria ver o que o É (independente mas é ele que manda) com a sombra do PSD conseguiam!

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 11:02:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Que é uma vergonha esta governação do Élio, já todos o sabaim, mas proceder tais escandalos das piscinas referênciados, é que não.
Aveiro, continua a andar para trás.

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 11:05:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Lista do sr. E´
E´(burro não de certeza)
Nolasco (ML - a meia lunática)
Santos (o arrasta os pés)
Pedrinho (o terror das juntas)
Mureto (a alegria no trabalho)
Garnizé (o fala-barato)
Vitinho (o dos armazens gerais)
E´ só vencedores
Só lá faz falta o Cruz (o das abaaliações)
O Zé Costa esta lixado LOLOLOLOL

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 11:14:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Boas,

Se o Estádio está uma lástima é uma questão de opinião mas o FCP parece gostar, a avaliar pelo número de vezes que cá tem vindo jogar. Quanto sei, também tem servido para a Selecção.
Quanto aos convites para os dirigentes do Beira Mar sei, de fonte segura, que a EMA mandou seis convites de camarote para a Comissão Administrativa do clube e que a Associação de Futebol de Aveiro lhes mandou 50 bilhetes de bancada. O que escreveu não está correcto.

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 11:23:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Diz-se que o terreno foi outra vez vendido por mais de 4 milhões de euros. Por favoz alguém me diz onde pára esse dinheiro todo. Quem é que o recebeu. 4 milhões é muita fruta.

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 11:29:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 11:46:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Alguém encheu o saco....., a EMA/CMA continuará a dever milhões ao BM - isto porque diregentes do BM já "dizem" em público que o negocio não foi assim tão bom quanto se esperava, logo temos que rever o protocolo...."não foi bom para o clube!"

Campos de treinos e piscinas nem vê-los! Depois pedimos mais à CMA!!
Todos nós pagamos a conta!

"vamos ver se a CMA passa prá cá mais um terreno.

Pedir é facil e o É de estu.....Éstudioso(que não têm nada ) oferece de mão beijada um terreno destes...Oferece????

O mais ironico é que oBM continuará sem nada! sem dinheiro, sem campos de treinos, sem piscinas....sem resultados!

Não admira que os Aveirenses virem as costas ao clube.

Quem não chora não AMA. E andam por ai muitos a chorar....

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 11:52:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 11:58:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Então num negócio de milhões não iam verificar se estavam lá as 3 assinaturas dos dirigentes? Então o cheque era inválido ou não tinha provisão? Devia tentar descobrir o facto pelo qual o cheque não foi aceite.

E o Sr. Manuel Madaíl agora vem dizer que foi levado a fazer algo? Como dirigente da CA estará a par da situação do clube e se o cheque ia sem provisão ele já o saberia. Ou se o cheque estava inválido ele também já o saberia. Este papel de pobre coitado ingénuo não lhe fica bem.

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 2:23:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Fui saber junto de fontes bem colocadas e do que me foi dito existem aqui varias imprecisões:
1-O terreno foi vendido de acordo com o valor fixado em Assembleia Municipal.
2-Todos sabiam que o Beira Mar ia realizar mais valias na venda e essas mais valias serviam para reduzir o valor da divida.
3-A escritura entre o beira mar e a empresa compradora foi efectuado imediatamente a seguir à escritura camara-beira mar para evitar eventuias penhoras de Filipe, Caxide, Caetano e companhia.
4-O cheque não foi devolvido por falta de provisão.
Uma coisa é evidente, se a camara e a EMA comprisse os contratos a que se obrigou tudo seria mais fácil.
O Beira Mar é a vitima no meio disto tudo, no entanto e porque o futebol faz o gosto de toda a gente, ora para condenar, ora para aplaudir, ora por oportunismo, ora por eleições, ora como meio para autopromoção, enfim para tudo.
Isto é o futebol quer queiram quer não, é paixão.
JD

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 2:35:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 2:47:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Dr. Raul
Atenção que o cheque não foi mantido nos cofres da CMA durante vários dias, segundo sei foi recebido da mão do Pedrinho (o terror das juntas) na sexta-feira seguinte à realização da escritura que foi a um sábado, já depois da hora de fecho normal da Banca e depositado na segunda feira imediatamente seguinte... já haviam passado mais de 8 dias...
Alguém tinha instruções claras sobre o que não fazer com o cheque...Depositá-lo Não!!!

É mesmo uma lástima... Enfim...
Só espero que no verão de São Martinho sejam outros a pegar no assador...
Abraço

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 3:16:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Os indícios aqui relatados são muito graves e, a serem verdade, deveriam ser investigados e esclarecidos pelas entidades competentes para o efeito - P.J.

Se na realidade existiu uma 3ª venda em tão curto espaço de tempo, que é muito fácil de verificar, então não é preciso dizer mais nada!

Acho que todos os Beiramarenses e Aveirenses têm o direito a ser informados (antes das eleições!)

A CMA poderia ter vendido directamente o terreno, por bom preço, e posteriormente pagar as dividas e cumprir (tudo na maior legalidade e transparência) com os protocolos assinados no passado entre a CMA e o BM.

Porque é que tinha de ser o BM e não a CMA a vender o terreno?? Alguém sabe explicar isso?

Mais uma vez digo que existem protocolos assinados entre as 2 instituições que poderiam ser cumpridos sem ultrapassar o estabelecido na lei.

Porque será que assim não foi? Alguém sabe explicar? Ou será que a CMA não têm ninguém com competências para tal negócio – O património de todos nós vai-se pelo Vouga abaixo. É como a água!

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 4:16:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O Élio parece o Quim Barreiros dos autarcas. Só que o quim Barreiros põe a malta toda a dançar e o Élio especializou-se em f...er os Aveirenses a torto e a direito:
é nos transportes, é nas águas, é nos buracos do rossio,é nas eclusas, é na pavimentação de estradas,etc. e lá vai ele no grupo dos 5 marretas convencido que vai ganhar as eleições.
Deus te favoreça com um c..... na cabeça

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 4:23:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Grande desgraçado, as piscinas municipais foram feitas para os Aveirenses poderem usufruir de uma regalia que muitas autarquias se esforçam para por ao serviço das populações. ter direito a praticar natação. Foram entregues a um clube de merda para administrar e o resultado foi este. Hás-de pagar com lingua de palmo o que fizeste.

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 4:58:00 PM, Anonymous Anônimo said...

E´, nem equipa nem mandatário...
Será que o Girão também bateu a porta?
Afinal o adversário é a abstenção ou é o próprio E`?

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 5:01:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Volta Rocha Almeida, estás perdoado.

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 7:04:00 PM, Blogger RM said...

Caros leitores
1- Estou preocupado com o nível dos comentários e com o continuado anonimato. Vá lá cresçam, ganhem coragem e enfrentem as consequências do que afirmam. Atirar a pedra e esconder a mão não dá
2- Telefonou-me o sr. Mano Nunes que me expôs detalhadamente a sua versão dos acontecimentos. Está magoado com aquilo que dele se diz e por o terem tornado no bode expiatório de toda esta situação. Prometi-lhe publicar a sua versão que apresenta algumas nuances muito interessantes para quem está interessado em apurar a verdade de tudo o que se passou. Quando puder (logo à noite mas mais provavelmente amanhã) publicarei em correcção ao post o que de essencial apreendi. porque se contasse tudo...
Cumprimentos
Raul Martins

 
At sexta-feira, agosto 14, 2009 7:54:00 PM, Blogger Marquês de Pombal said...

FALTA DE VERGONHA MONUMENTAL!!!

 
At sábado, agosto 15, 2009 1:56:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Ex.mo Dr. Raul Martins e Leitores.
Peço desculpa em manter o anonimato,no entanto não pretendo insultar aqui ninguém, seria cobardia minha. Pretendo antes ser esclarecido daquilo que a comunicação social e muitas instituições tentam abafar....
Não tenho dúvidas que este negócio foi grande para alguém....Nunca apontei o dedo ao Sr. Mano , nem ao Sr. É! Mas que que algo de estranho continua por explicar....isso continua!

E com isto tudo o Dr. Raul M. conseguiu saber coisas interessantes d Sr. Mano. É pena não contar tudo....

 
At terça-feira, agosto 18, 2009 4:09:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Por vezes, não vale a pena contar tudo, porque esta coligação engana tudo e todos, para arrebahar o voto, com mentiras, a começar nas freguesias rurais.

 
At quinta-feira, agosto 20, 2009 12:22:00 PM, Anonymous Anônimo said...

ao anonimo de Sexta feira das 9 e 59, o que entende por dormir? será o Sr. um voyeur ou terá factos para comprovar? cuidado com os boatos... pois o feitiço pode virar-se contra o feiticeiro!

 
At terça-feira, setembro 08, 2009 11:46:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr.Raul Martins,assino como Ginja que é o apelido de guerra como sou
conhecido
É só pennsar.

 
At quarta-feira, setembro 09, 2009 12:20:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Não condenem muito os assessores do Elio.
São jovens e estão a pagar pela espertesa do chefe.
O Elio e mais habilidoso do que as pessoas pensam,enquanto julgarem que e um anjo,esta nas sete quintas.
Vejam:
Diz-se que o Elio é bom. Esta é mal
acompanhado.
Atenção:
Quando podia dar qualidade a equipe
Fêz pior porquê?
vale apena explicar?

Por duas vezes,li,que o pavilhao do S.Bernardo ia ha praça.
Numca foi.Agora chegou-me aos ouvidos que o proprietario do pavilhão não é o club mas uma firma
com o nome de Maia&Maia Ld.
Sera verdade?

E esta.
sera verdade que o Elio vai agora
oferecer grandes quantias qa alguns
clubs, esquecendo-se de pagar a quem deve Exep:BOMBEIROS.
Vamos aguardar.
Ginja

 

Postar um comentário

<< Home