Assim vai Aveiro (ainda bem que estou longe)

Mais uma decisão da Coligação chefiada pelo Dr. Élio Maia contra a qual lutámos (e contra a qual votámos), segue o seu inexorável caminho.
A cidade de Aveiro vai perder um importante espaço verde e valiosos equipamentos lúdicos e desportivos na sua zona central. Equipamentos que, aliás, foram construídos com financiamentos da Câmara Municipal e do Governo Central.
O Beira-Mar vai vender a uma entidade privada o prédio onde se encontra implantado o Complexo Desportivo de Piscinas que, há dias, recebeu da Câmara de Aveiro pelo preço de avaliação patrimonial de 1.283.200€, nos termos do protocolo celebrado entre a CMA e o SCBM. Protocolo que, após várias peripécias que por si só davam um livro, foi aprovado, com os votos contra dos vereadores e dos deputados municipais do PS.
Sempre defendemos que a dívida ao Beira-Mar fosse paga em dinheiro. Nada mais claro e transparente. Mesmo que à míngua de dinheiro a Câmara tivesse de vender algum outro activo municipal. Mas este executivo preferiu andar por outros caminhos.
Mas que aquele espaço verde vai fazer falta à qualidade de vida da cidade vai. Principalmente agora que o QREN decidiu apoiar um projecto de Regeneração Urbana para aquela zona que, aliás, podia ter compreendido o financiamento da reparação e reequipamento das piscinas.
Mas, no nosso entender, o processo ainda não está terminado pois, se se confirmarem os valores porque a venda vai ser efectuada (fala-se em vários milhões de euros) poderemos estar perante um caso grosseiro de financiamento do Munícipio ao desporto profissional, para o qual, em tempo, alertámos. Nem nas acções do BPN as mais-valias foram tão elevadas, em tão pouco tempo.
E, nesse caso não sabemos exactamente o que pode acontecer. A única coisa que sabemos é que o Sr. Presidente da Câmara nos confirmou que o prédio estava bem avaliado. Continuamos a afirmar aquilo que sempre pensámos: Achamos que não!
Mas temo que o caso se arraste e ainda não seja desta que o Beira-Mar seja ressarcido da sua dívida. Dívida que está perfeitamente computada e que, legitimamente, o clube já deveria ter recebido.
E que se vá criar uma salada de grelos de consequências imprevisíveis.
Depois não digam que eu não avisei.
Nota: Enquanto isto, incumprimento da Câmara faz com que o concelho de Aveiro perca a única equipa de Basquetebol que jogava na Proliga. O Esgueira não conseguiu inscrever a sua equipa sénior.
Entretanto a Câmara vai transferir mais 180 mil euros para a EMA. Compreende-se. Está na altura dos administradores irem de férias. E bem precisam que têm trabalhado tanto (e bem, digo eu).
69 Comments:
Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro e o Rei do Marco de Canavezes, são uns principiantes ao pé do Élio. Só duma penada arrasou. Ganda Élio,em S Bernardo é que que se aprende| Toma e embrulhem.
O Tribunal de Contas, terá de actuar, contra o arruinar deste ex-libris da Cidade de Aveiro, que esta Camara como outros casos, só sabe destruir.
Lamentável gestão do Élio.
Aveiro continua a andar para trás.
Eu acho que é muito bem feito. A equipa do Dr.Élio é extremamente eficiente, se não vejamos: 1 -NÃO ACABOU COM AS EMPRESAS MUNICIPAIS, E POR ISSO PIOROU AS FINANÇAS DO MUNICIPIO 2- ENGANOU OS DEPUTADOS MUNICIPAIS E VENDEU A PDA A PREÇO DE UVA MIJONA 3 - FEZ UM TRUQUE E PASSOU A DÍVIDA A FORNECEDORES PARA LONGO PRAZO, OBRIGANDO A CÃMARA A PAGAR MAIORES JUROS À BANCA 4 - TRESPASSOU OS SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS E OBRIGA-NOS A PAGAR A ÁGUA MAIS CARA 5 - ABANDOU OS ESPAÇOS VERDES E DIZ QUE ESTÁ A ABRIR CONCURSO PARA CORTAR A RELVA 6 - FEZ O NEGÓCIO DA CHINA COM OS TRABALHADORES DA MOVEAVEIRO E A SEGUIR SÃO OS DOS SERVIÇOS 7- E AGORA PASMEM-SE ENTREGOU OS MELHORES ACTIVOS DE PATRIMÓNIO AO BEIRA-MAR QUE ERA PARA CONSTRUIR UM NOVO CENTRO DE COMPETIÇÃO, AGORA VAI PARA UM PARTICULAR. bem, se não é saber governar digam lá o que é? o homem é merecedor de confiança.
Como resolver o problema do Beira-Mar? Com todos os protocolos fundidos neste, mais as dividas da EMA, foi assumido pelo Sr. Presidente há um ano, uma divida por baixo no valor de 3.9 milhões de euros, mais um ano sem o protócolo ser implementado, CMA deve mais 500 mil euros o que prefaz 4,4 milhões de euros, mas ela deve ser muito maior e prevejo que o terreno das piscinas não vá alem dos 2.5 milhões de euros pois o PDM, não permite a construção de um centro comercial, mas simplesmente serviços. Pelo exposto o Èlio enganou o Beira e agora tudo vai ter que ser revisto.
Mais uma "cangalhada", o Beira se deixa passar as eleições e não faz barulho, vai andar mais 4 anos a pedinchar o que é seu por direito, se até lá não morrer.
Grandes guerras na coligação, o Caetano vê o seu a arder e não se conforma, bate em tudo o que mexe, pobres funcionários.
Vá doutor, pense bem, o Beira pode garantir uma vitória nas eleições, quando chegar a hora lute pela justiça.
Tudo legal meus senhores, ou conhecem algum autarca que se atravesse com negociatas que ditam futuramente cadeia ou perca de patrimonio?
Beira Mar vende piscinas por 2,5 milhões
2009/08/05
O terreno do complexo das piscinas do Beira-Mar foi vendido a uma empresa imobiliária de Ílhavo, a Nível II, que o adquiriu ao clube aveirense por 2,5 milhões de euros. A Câmara de Aveiro tinha vendido o terreno ao clube por 1,28 milhões de euros, noticia o Jogo.
(Ver notícia na íntegra no O Jogo).
JÁ AGORA, QUANDO É QUE A CÂMARA FEZ A ESCRITURA DE VENDA AO BEIRA-MAR???
Caros anonimos
Não está aqui em causa a alegada dívida ao Beira-Mar. Mas não concordo com o valor que o anónimo das 5:16 indica que, a meu ver é exagerado.
Quanto a isso na altura oportuns se hão-de fazer as devidas contas já que como é consabido o Presidente Elio Maia atira números para o ar pretendendo fazer crer que é analfabeto e não distingue um milhão de euros de um alqueire de batatas. Pura ilusão. Mas que essa postura digna de um grande actor tem enganado muita gente, isso é verdade.
O que está aqui em causa é ter vendido um prédio a um clube de futebol profissinal por um valor bastante inferior ao seu valor de mercado pois, como sabe, a subsidiação do futebol profissional é, entre nós, ilegal.
Adiante veremos como é que este negócio vai ser encarado por quem de direito.
Não sei quando foi feita a escritura Câmara/Beira-Mar. Mas gostaria, até para saber qual é a valorização média diária dos prédios em Aveiro. Quando se souber estou certo que não mais faltará quem queira investir em Aveiro e o Dr. Élio Maia vai finalmente poder vender o resto dos terrenos que ainda lhe restam
Abraço
Raul Martins
Desconfio que a valorização media dos terrenos em Aveiro, seja o dobro de Lisboa que segundo um estudo apresentado ontem, ultrapassa os 1000€ m2.
Aveiro na frente, na captação de qualquer deinteresse em investimento.
Parabens EM!
Por falar em administradores de empresas municipais, que me diz do que diz hoje o Ribau à TSF, falando dos candidatos do PSD?
"… o nº 2 da lista é uma pessoa que não tem o mínimo de representatividade, profissional ou política, no próprio distrito"
Mas haverá algum Aveirense que ainda vote neste Élio, incompetente e destruidor de tudo e de todos os Aveirenses?
Aveiro não se vai deixar enganar desta vêz.
O Beira Mar, tem o que merece com o silêncio de Artur Filipe e agora de Mano Nunes, ambos falam da divida mas não fazem nada pelos créditos do nosso BEIRA.
É só o slogan da Câmara,"VAMOS VER"
Os cães ladram e a caravana passa, e Aveiro a andar para trás.
estranha forma de vida esta a da co-ligação.
andaram desaparecidos, escondidos, calados e agora, eis que apanham toda a gente de férias e toca a andar. é só actividade...
ele é beira mar, ele é moveaveiro, ele é tranferência para a ema, etc...
que estranha forma de vida... os aveirenses vão de férias e quando voltarem é só surpresas...
Durante três anos e meio foi chorar baba e ranho pela divida e agora tantas trapalhadas?
Não acredito, até porque todos os contratos passam pelo crivo dos serviços juridicos, executivo, Assembleia Municipal e posteriormente aprovados pelo Tribunal de Contas, logo os negocios da PDA, das Aguas, Beira Mar, Estadio etc., não tiveram qualquer acto sem estarem homologados.
A oposição que fiscaliza os actos do executivo tem certamente acesso a todos estes documentos ou não faz o trabalho que se lhe exige?
João Vaz
"O que está aqui em causa é ter vendido um prédio a um clube de futebol profissinal por um valor bastante inferior ao seu valor de mercado pois, como sabe, a subsidiação do futebol profissional é, entre nós, ilegal."
Dr. Raul, mas não foi o Alberto Souto que "cedeu" o estádio ao Beira Mar, por 20 anos, e ainda se comprometeu a pagar mais meio milhão por ano (no total de 10 milhões)? Afinal, como é que é? Há medidas diferentes para PS's e PSD's?
Caro anónimo
Parece achar que são coisas iguais. Oxalá toda a gente pense assim.
Cumprimentos
Raul Martins
diz-se à boca pequena que cheque do BM não tinha cobertura e que cancelaram pagamentos segunda feira na CMA.
fantástico não é ?
1,2 M€ a voar....
alguém sabe mais detalhes ?
A Camara marcou uma Assembleia Municipal de urgencia para o proximo dia 15 de Agosto para votar a aprovação do contrato com o beiramar. Os deputados vão interromper as férias. Isto é que é trabalhar. eheh!! Pela 1ª vez na historia trabalho suplementar. Não sei como ainda tem argumentos para contestarem quem tanto trabalha.
Não acredito que o cheque não tenha cobertura, o Mano e Manuel Madail nunca iriam fazer uma coisa dessas. È gente com nome e muito bom para o hipotecar.
Vamos ter tino e salvaguardar a honra das pessoas.
Caro anónimo das 12.15
Não sei se vai haver uma AM no dia 15. Mas contaram-me que está marcada uma sessão extraordinária para o próximo dia 10 para apreciar e votar o Contrato de Gestão, Estatutos da Empresa Geral da Parceria e da Adesão do Município, Acordo Parassocial entre a AdP e os Municípios, no âmbito do Contrato da Parceria entre o Governo e os Municípios para Gestão das Redes em Baixa de Água e Saneamento Básico, ao abrigo do Decreto-Lei N.º 90/2009, de 9 de Abril bem como para apreciar o Relatório Semestral de Acompanhamento da Execução do Plano de Saneamento.
Por respeito ao órgão não quero comentar esta inopinada marcação. Mas não me admira vinda duma presidente de mesa que sempre actuou sem o requerido sentido da imparcialidade e intransigente defesa dos interesses dos aveirenses mas, apenas e exclusivamente, sustentar os interesses partidários do grupo que a elegeu descurando o dever de imparcialidade que o exercício do cargo lhe merece. É a política do vale tudo que, obviamente, me merece o maior repúdio.
O Presidente da Câmara assinou contratos para as quais não tinha legitimação da AM para assinar. E , agora, sem qualquer aviso prévio (se fosse competente poderia ter anteriormente informado que iria haver esta votação em Agosto) vem, a trouxe mouche, pedir para a Assembleia ratificar – não apreciar e votar – aquilo que entendeu assinar. E a Sra. Presidente da Mesa, como sempre, presta-se a figuras tristes, marcando uma Assembleia para 10 de Agosto. Está no seu direito pois o regulamento nada diz em contrário. Mas está a prestar um mau serviço à Democracia e a Aveiro.
E, estou certo que muitos que, como eu, gostariam de participar nesse debate mas estão ausentes de Aveiro se sentirão, legitimamente, extorquidos do exercício de um direito legítimo que, aliás, lhes foi conferido por voto popular.
Porque este assunto é um assunto fundamental. Aveiro (que não outros concelhos como Ílhavo por exemplo) ao aderir a esta parceria e alienar a gestão das redes em baixa de água e saneamento está a cometer um erro gravíssimo de consequências muito negativas para todos os aveirenses. A curto prazo todos o iremos sentir (na pele).
Se este assunto fosse convenientemente discutido e decidido por quem colocasse os interesses de Aveiro acima de todos os outros interesses (alguns bem mesquinhos) nunca seria assinado nas condições em que o foi. Daí toda esta pressa para dar o caso como consumado. Mesmo marcando uma reunião para meados de Agosto, quando a maior parte das pessoas ou estão fora ou estão desmobilizadas para o debate destes assuntos, para poderem fazer a aprovação sossegados.
Mas, como todos sabem, as cadelas apressadas costumam ter os filhos cegos.
E acreditem, estou-me marimbando para o facto do actual Ministro do Ambiente defender este processo. Ele lá terá as suas razões.
Mas aqueles que me vão conhecendo sabem que não poderia ter outra posição, aceitando todas as consequências políticas que queiram extrair do facto. Sou Português e Socialista mas acima de tudo sou um cidadão aveirense livre.
Serão iguais, ou talvez não, mas o Dr. Raul falou de serem ilegais subsidiações ao futebol profissional e parece-me maior o subsídio dado Dr. Alberto Souto.
Aliás, parece-me que o que sucedeu agora foi apenas um estranho remendo para o que antes estava feito pelo Dr. Alberto Souto e que já estava previsto no protocolo assinado no final do ano passado.
Estarei errado?
O contrato de cedência de uso do Estádio ao Beira feito pelo Souto foi visto pelo Tribunal de Contas e pela IGF e a sua legalidade não foi beliscada. O estádio manteve-se propriedade do Município.
Mas o que dirá agora o Ministério Público da venda que a Câmara fez das piscinas ao Beira Mar, por um preço que o Beira Mar, dias depois, vendeu pelo dobro ???...
Esta da Assembleia não é bem assim o Dr. a pinta, este foi apenas o argumento que a Drª Regina arranjou para se despedir dos deputados. Quanto às questões em agenda e se a apreciação for aos assuntos referenciados teremos assembleia para 4 ou 5 sessões, ou então, teremos os politicamente correctoignorantes YesMan e dura meia hora, basta aprenderem com mestre Ribau, o goru dos psd injeitados e perto de se tentar tranformar em rosa.
MFT(De Ferias no Afeganistão)
Caro anónimo das 10.36h
O que eu digo e repito é que em Portugal é ilegal as autarquias subsidiarem o futebol profissional.
E que a venda pela autarquia a um clube de futebol profisssional de um prédio por um valor tão inferior ao seu valor real é uma tentativa grosseira de contornar essa lei e que me parece configurar esse crime de subsidiação ilegal do futebol profissional.
Mas isso não me compete a mim (que nem sequer sou jurista) mas sim a gente de beca vestida analisar e julgar.
Cumprimentos
Raul Martins
Dr. Raul Martins,
Mas neste protocolo entre a Câmara, o Beira Mar e a EMA já lá estava esta transferência e as condições em que o terreno poderia ser utilizado. Este é um negócio isolado, apreciável por si só ou faz parte do "negócio" global do protocolo?
(http://www.cm-aveiro.pt/www/cache/imagens/XPQ5FaAXX15603aGdb9zMjjeZKU.pdf)
O que o Tribunal de Contas disse sobre o EMA está em https://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2004/rel019-2004-2s.pdf
Um excerto: "Isto significa que o risco da comercialização daqueles lugares foi, na verdade, assumido pela EMA, uma vez que esta garante ao clube Beira-Mar uma receita fixa. Por outro lado, a atribuição desta renda também permitirá compensar os encargos assumidos pelo clube, no âmbito da exploração das infra-estruturas.
A este propósito, refira-se que o promotor perspectiva atingir um volume de proveitos da ordem dos 1,8 milhões de euros/ano, que, à
partida, serão suficientes para fazer face aos custos operacionais estimados pela empresa, no âmbito da componente não desportiva, cujos
encargos deverão ascender a cerca de 900 mil euros/ano. Sublinhe-se, no entanto, que, no que respeita à
rentabilização da componente não desportiva do empreendimento, a julgar pelo desinteresse manifestado pelos investidores nos processos de concurso já lançados pela EMA para a exploração de bares e restaurante, não se
auguram boas perspectivas.
À luz do que precede não poderá deixar de se notar que, no plano económico-financeiro, os níveis de rentabilização perspectivados para um empreendimento destas características serão obviamente baixos e que o primeiro e grande
beneficiário deste empreendimento será, objectivamente, o clube de futebol Beira-Mar."
Também aconselho a consulta do seguinte link, do Tribunal de Contas, https://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2007/audit-dgtc-rel005-2007-2s.pdf
Efectivamente, não foram apontadas ilegalidades.
Caro anónimo
No meu entender (e penso estar certo) este negócio faz, naturalmente, parte do acordo global.
Só que entrou nesse acordo global devidamente valorado.
E a valorização que foi dada a essa peça do acordo é (ou era porque já se sabia à altura - a avaliação não merecia, como aliás os factos vieram a provar, crédito) manifestamente inferior ao seu valor real de mercado como a imediata mais-valia, bem cedo, veio a provar. E esse facto pode configurar um subsídio encapotado ao futebol profissional.
É aí que reside o busilis da questão que, no meu entender, ainda vai fazer correr muita tinta. Mas oxalá eu me engane.
Cumprimentos
Raul Martins
Ok, não faço a minima ideia de que passos e formalidades têm que seguir as avaliações de terrenos públicas.
Pode ajudar-me?
Vi há pouco na net que o nosso Governador Civil pediu a exoneração, para ser candidato pelo PS à Assembleia da República, onde vai em 6º.
Meu caro Dr. Raúl, eu devo dizer-lhe que há muitos, mesmo muitos, anos que não voto no PS, mas vou votar para eleger o Filipe Neto Brandão porque ele merece.
Por aquilo que ele é e por tudo o que fez (e que o Élio, sem pudor, quer que pensem que foi a Câmara).
E vou fazer campanha no meu círculo de amigos e conhecidos.
Em sintese, o protocolo que se realizou do Beira Mar e a EMA, foi uma permuta de 500 mil euros, ano, pelos camarotes do novo Estádio do Beira Mar, e o velho, que tinha menos do triplo e que rendia ao Clube cerca da 400 mil euros, e previam mais de o dobro da cobrança dos novos camarotes e cadeiras acordadas.
Alberto Souto, sempre cumpriu, e Élio Maia, falhou desde a primeira hora, pondo o Beira Mar no estado que se encontra, e agora como se vê, só fêz asneiras, com a corrida para Assembleias Municipais, para corrigir o incorrigível, ainda por cima, em cima de férias.
Gato escondido com rabo de fora.
Fora com os incompetentes, que vão deixar Aveiro, na miséria.
Será que a Câmara conseguia fazer o mesmo negócio que o Beira-mar vai fazer???
Porque é que partem do princípio que é um financiamento encapotado a Câmara ao Beira-mar e não é, por exemplo, um financiamento do alegado comprador (por motivos insondáveis)ao clube??
Dizem que a acção em pagamento foi feita pelo Valor Patrimonial Tributário (VPT)! Não é verade que em Aveiro o VPT está, nesta época e crise, muito acima o valor normal e mercado???
Todo este post é especulação!...
Dr Raul, leu o Diário Económico de hoje?
Vem lá que o vereador de Aveiro confessa que ultrapassou o limite de endividamento em 2008(sim, sim, em 2008!) em cerca de 2, ou 2,5 (não sabe dizer, ao certo!? 0,5 milhões são trocos!?), milhões de euros.
E, por causa disso, já APÓS as eleições, as transferências para Aveiro vão sofrer um corte.
O Élio já sabe disto mas anda calado que nem um rato!
E O PS NÃO DENUNCIA?
CAMBADA! ESSE ÉLIO E SUS MUCHACHOS VÂO DEIXAR AVEIRO DE RASTOS!
Caro anónimo
Especulação???
Só se for imobiliária.
Raul Martins
Concordo com o anónimo das 3:14.
Acho até que merecia uma referência autómoma neste seu blog.
O Filipe prestigiou o cargo e o PS. Coisa que, diga-se de passagem, há muito que não acontecia. E, para mais, sendo ele agora candidato à AR, em lugar ainda elegível, deixei de ter dúvidas (declaração de interesses: sou professor):
Vou votar PS no dia 27/09!
O pobre Beira Mar está condenado a ter como directores o que há de rasquido em Aveiro a nível desportivo,e vejamos o que se passou ao longo dos tempos: nos finais da decada de 50 o Beira Mar tinha uma piscina construida por uns dirigentes dos desportos amadores (Carlos Gamelas, Profírio Machado, Alfredo de Almeida entre muitos). Ao fim de alguns anos, para manter a qualidade da água chegou-se à conclusão que era preciso adquirir motores para renovação de água com mais frequência que na altura custavam 250 contos. Sentença dos homens do futebol: aterra-se a piscina porque esse dinheiro fazia falta ao futebol. Piscina aterrada, pavilhão construido por outro grupo de dirigentes dos desportos amadores tendo ficado em escritura que o pavilhão não podia ser vendido, pois já sabiam com quem estavam a lidar (os gajos do futebol que não olhavam a meios). Não sei que voltas deram à escritura pois agora já falam em vender o pavilhão, para costruir outro junto ao elefante branco. Como esta gente fosse capaz de construir alguma coisa.
Quando o Dr Girão era presidente da A. G. do Beira Mar e da Câmara ( que raio de coincidência ) resolveu construir as piscinas MUNICIPAIS. Se as piscinas fossem construidas por intermédio dum clube eram comparticipadas em 60% pelo estado. Nessa altura o Clube dos Galitos ofereceu-se para ficar à frente do processo com a colaboração duma firma aveirense de construções que abdicaria duma parte dos lucros, como já tinha feito na construção do pavilhão, o que custaria à câmara cerca de 20000 contos pois o custo calculado da piscina era de 100 mil contos. Esta firma era a SAVECOL que tinha à frente um grande amigo dos desportos amadores.Sentença do Dr Girão: AS PISCINAS SÃO PARA O BEIRA MAR.
A obra foi entregue a uma firma que na altura já estava em falência e não perdoou nem um tostão. Conclusão do processo: o Beira Mar que na altura já devia dinheiro às finanças não viu nem um tostão da compaticipação do estado e a câmara teve que arcar com os 100 mil contos na totalidade. E por largos anos andou a patinar pois o encargo não era nada pequeno. O Dr Girão que conte.
E as piscinas que eram municipais, a que o Beira Mar só deu o nome, passaram a ser ocupadas pelos três clubes da cidade que praticavam natação: Galitos, Beira Mar e S. Bernardo.
Os espertos do futebol do Beira Mar,quando se aperceberam das receitas que as piscinas davam, começaram a escorraçar os Galitos e o S. Bernardo, pois aquilo era uma fonte de receita para o futebol. E conseguiram, com a colaboração da câmara e o seu presidente ( da câmara e do beira mar, dois em um ) ficaram sózinhos com as piscinas a que começaram a chamar piscinas do Beira Mar, sem gastar um tostão.
Só que aquela gajada esqueceu-se até aos dias de hoje que o dinheiro que as piscinas rendiam era para fazer a conservação que nunca foi feita. Começaram por parar a piscina de 50 metros e agora fatalmente foram as cobertas.
As piscinas que eram municipais, da população de Aveiro, como prémio da boa administração foram dadas ao beira mar para vender o espaço, mas vão construir umas novas junto ao elefante branco ao lado do novo pavilhão. Mas que grandes dirigentes tem o Beira Mar e a nossa querida Câmara.
Daqui a poucos anos, quando ao estádio lhe acontecer o mesmo que às piscinas e ao pavilhão, talvez ergam lá um obelisco ao falecido Beira Mar, com os nomes destes merdas todos que enterraram o Beira Mar mas não se esqueçam do Élio e seus bambinos. Não sejam mal agradecidos.
Acompanhei estas fases todas do Beira Mar, como atleta amador que era e dirigente que fui e o que disse é só parte do que sei. Não me puxem pela lingua, pois não quero dizer mais nada, mas ´de uma coisa podem ter a certeza: METEM-ME NOJO.
O que o anónimo das 5.41 disse é verdade e até julgo saber quem é.
As piscinas são municipais e não do Beira Mar, pois até tenho um camisola oferecida pela Câmara nesse dia que além do emblema municipal tem escrito PISCINAS MUNICIPAIS. Nesse dia estiveram presentes muitos antigos nadadores do Beira Mar que se ofereceram para colaborar numa futura secção, mas ouviram logo que NÃO, pois o Beira Mar já tinha dirigentes nomeados para a natação.
Por casualidade, um desses antigos nadadores, recusado pelo Beira Mar é hoje presidente da Secção de Natação dos Galitos e comparem os resultados.
Para os senhores do Beira Mar tudo que não meta bola aos pontapés não é desporto.
Se um dia a ASAE se lembra de ir a Taboeira, aquilo fecha de rajada.
A merda das pombas é como os buracos no Rossio.Ao pontapé.
o anónimo das 5.21 disse muitas verdades e no essencial a verdade. Claro que eu não faço os mesmo juizos de valor sobre o BM porque não sou sócio do BM e não tenho esse direito. Ao contrário do anónimo seguinte eu não sei quem é.
Mas eu sou o António Granjeia e o meu telefone é 962108802 e até para aclarar algumas coisas gostava que me contactasse.
Fica o convite.
Entra um milhão
J.M.V.
O terreno do complexo das piscinas do Beira-Mar foi vendido a uma empresa imobiliária de Ílhavo, a Nível II, que o adquiriu ao clube aveirense por 2,5 milhões de euros. A transacção, sabe O JOGO, foi escriturada a 18 de Julho passado, precisamente no mesmo dia em que a Câmara de Aveiro, então detentora do terreno, o vendeu ao clube por 1,28 milhões de euros. Esta operação de compra e venda simultânea, que as partes ainda não assumiram publicamente, permitiu ao Beira-Mar encaixar mais de um milhão de euros. O valor alcançado na venda ficou aquém das expectativas devido à valia qualitativa do terreno que, ao contrário do previsto, não contempla construção para comércio (centro comercial) mas apenas para serviços.
O rendimento obtido condiciona o projecto de salvação financeira do clube com um passivo na ordem dos 6 milhões de euros. A Comissão Administrativa do Beira-Mar deve pronunciar-se amanhã sobre a transacção. O clube encerrou o complexo de piscinas no passado dia 31.
Entretanto, Olivier Kasso, avançado congolês que jogou no Istres, da Ligue 2 de França na última época, está à experiência desde ontem.
O JOGO
isto de comprar de manhã e vender à tarde faz-me lembrar alguma coisa...não sei bem o quê..vou ver se me lembro.
Qual é a diferença entre isto e o prédio dos CTT em Coimbra?
E porque razão a CMA aceitou receber um cheque sem cobertura ?
Já recebeu o gito ou ainda anda a nadar na Piscina seca sem massa ??
Isto devia ser investigado a sério pelo Ministério Público !
Dr. Raul secalhar compete à oposição apresentar queixa não ???
Se o Beira Mar não tem directores para tomar conta dumas piscinas municipais,a solução mora mesmo ao lado:
As piscinas deviam ser entregues à Universidade de Aveiro onde de certeza há gente capaz de resolver o assunto.
Mas assim como a direcção do beira mar é uma merda, o quinteto da câmara não lhe fica atrás.
Vai-te embora Élio, vai fazer companhia ao padre Félix que deve precisar dum mono para passar o tempo.
Os Aveirenses estão fartos de tanta mediocridade.
O Beira Mar não vendeu no mesmo dia.
O Beira Mar já tinha vendido e andava aflito por a CMA não lhe entregar o produto.
Não será por isso que o valor da venda foi tão baixo?
A crise serve para justificar muita merda encoberta.
Que a CMA tem especialistas em negociatas de terrenos, ninguém tenha duvidas.
Porque será que o terreno prometido pelo Élio para o Quartel dos Bombeiros Novos, em frente do ministro em Novembro de 2008 ainda não foi entregue? E as negociatas com o pavilhão do Esgueira previsto para a mesma zona do Quartel dos Bombeiros e desviado para um lugar inventado à pressa? será que a transformação da EN 109 em estrada municipal não terá alguma influência?
Perguntem ao Cruz e ao Élio e mais nada.
ao anónimo de Agosto 06, 2009 1:28:00 AM. Infelizmento fui reverivicar as fontes. confirma-se.
Segundo o Diário de Aveiro de hoje, A Camara Municipal de Aveiro, vendeu o tarreno das Piscinas por 1,3 milhões de euros ao Beira Mar, que o vendeu de seguida por 2,5 milhões, que valia cereca de 9 milhões de euros.
O Mano Nunes, já pode receber o seu, e o Artur Filipe e o Cachide, ficam a chuxar no dedo.
Conclusão:
Os incompetentes da Câmara de Aveiro e os Dirigentes referidos, estão a esbanjar o que é de todos os Aveirenses e do Beira Mar.
Não seria obrigatório uns e outros, levarem o negócio ás respectivas Assembleias dos Aveirenses e associados do Beira Mar?
Depois deste negócio, Mano Nunes, já disse que não se candidata à Direcção do Beira Mar, e Élio Maia, deveria fazer o mesmo.
Ao anónimo de 7 de agosto 12:25
Infelizmente confirma-se o quê?
Que o cheque não tinha cobertura?
Mas isso é alguma novidade?
Eles têm muito mas é deles. E agora até já podem recuperar algum que meteram no Beira-Mar. SE meteram.
Acresce que o privado que comprou os terrenos das piscinas ao beira-mar é uma empresa que tem como sócio ... um primo do presidente da camara, que naturalmente tinha informaçao previligiada sobre este (e outros) negocios.
Investiguem as trapalhadas que já deu, e continua a dar, as historias desse primo (Joao Maia) em s. bernardo, com o licenciamento de um loteamento que está entretanto em investigaçao pelo ministerio publico, que é uma historia gira ...
"Daqui a poucos anos, quando ao estádio lhe acontecer o mesmo que às piscinas e ao pavilhão, talvez ergam lá um obelisco ao falecido Beira Mar, com os nomes destes merdas todos que enterraram o Beira Mar mas não se esqueçam do Élio e seus bambinos."
Mal algum dia o Beira Mar precisou de ajuda para se enterrar? Para quem conhece a históris parece que ainda não aprendeu...
Primeiro, com o Souto, acharam que estavam a fazer o melhor negócio da vida deles e foi o que se viu... Dois pássaros a voar (menos os 250 contos que lhes passou em vésperas de eleições para lhes calar a boca que ainda ficou muita dívida)...
Depois, tanto mal disseram do estádio que deixaram de ter receitas de bilheteira...
Agora, hão-de ficar com o Estádio (que a ganância é tanta) e vai ser o enterro definitivo dos artistas...
Mas outras câmaras hão-de vir e o Beira Mar há-de continuar a mamar, que aquilo é um poço sem fundo e os políticos são uns bananas!
Por enquanto ainda lá vai havendo uns joguitos dos sub-21, da selecção e do Porto, para compor a média mas quando o Beira Mar rebentar com aquilo nem para as pombas vai servir.
Na proxima segunda feira há uma assembleia para explicar estes negocios, como dificilmente vai haver quorum estão a chover telefonemas para que ninguem da coligação falte, quem está de ferias terá que as suspender.
Está tudo a arder em Aveiro.
Mobilizem as juntas de freguesia, bombeiros, protecção civil, clubes, Ipss`s, hospital, centro de saude,etc etc.
O Élio anda a doutorar-se em extreminador de instalações desportivas e de alguns clubes.
Vamos começar pelo Esgueira: deixa-se de pagar aos gajos, já está arrumada a equipa de basquete e assim deixam de chatear a CMA com o pavilhão.
Com os Galitos começou por atacar a Secção Náutica: cortou os acessos à água a ver se os rapazes desanimavam,mas não pegou.
Vamos atacar na Natação e deixamo-los sem piscina a ver se perdem a mania que são bons. Também não pegou.
Estes vermelhos também queriam uma pista de remo. Embora tenha dito que era um ponto de honra construí-la,
os gajos já se devem ter esquecido e entregam-se os terrenos a uma firma para voltarem a cultivar arroz.
O Beira Mar arruma-se a ele próprio: sem piscinas, sem pavilhão e com o estádio às costas enterram -se sózinhos, pois estes gajos não constroem nada e qualquer dia vai lá a ASAE e assunto arrumado.
E resta o S Bernardo: aquilo já foi a praça várias vezes, mas não têm passado só de ameaças. Será que estão protegidos pelo padre Félix? ou será milagre?
A que propósito é que a ASAE encerrava o estádio? Serve para a Selecção e para os CAMPEOES NACIONAIS (Biba o Puerto que vai dar 10 secos ao Paços) e não serve para o Beira? Chiça que gostam de se tratar bem!
Todas as terras ficam gratas com um complexo de piscinas,que outros com grande esforço as construiram para bem das gentes de Aveiro
O certo, é que os de agora, levam o seu e o dos outros, e depois fogem deixando tudo na merda.
Ao que chegou o nosso querido Beira Mar e Aveiro, com estes vendedores e destruidores dos dos bens, que são de todos Aveirenses.
É a tristeza dos nossos governantes locais que temos.
Que mais nos poderá acontecer!?
Dr. Raul Martins,deixe-me felicitá-lo desde já, pelo seu blog, que visito assiduamente com muito agrado, pelo seu nível de informação oportuna e debate sobre grandes questões de fundo e problemas de Aveiro.
Se me permite, a propósito do superior interesse público-municipal de Aveiro e, na sequência das questões suscitadas de forma muito oportuna e incisiva pela intervenção das 12:01:00 de 7 de Agosto - "NEGOCIATAS DE TERRENOS" (e ao que parece, diz meia Cidade e Arredores que, "E NÃO SÓ!...") e seus MENTORES, deixo a pergunta:
Porque é que, no que "toca ao Cruz (e à sua propalada incompetência)", "ninguém toca no Cruz (e nas suas sistemáticas negociatas-barracadas)?"
No superior interesse de AVEIRO, não é esta a altura mais do que oportuna (por tardia) para pedir-exigir uma auditoria clarificadora a todas as propostas de negócio-negociata formatadas, ´pelo menos no último mandato (para não dizer, na última década!), pelo Cruz (+ !?)?
Não é o momento mais do que justificado para propor e promover uma "auditoria externa com fiscalização sistemática":
1 - de todos os (diferentes!)critérios praticados?
2 - de todos os estudos económicos (e pseudo-económicos) produzidos?
3 - da consistência das respectivas justificações?
4 - do teor das respectivas aprovações superiores?
5 - com confrontação directa, in loco, entre os termos propostos no papel e as respectivas condições objectivas de concretização no terreno (nomeadamente, no que se refere à confrontação entre as áreas negociadas e as efectivamente disponíveis no terreno e transaccionadas)?
6 - e ainda, com os eventuais artifícios produzidos, por exemplo, com correcções de áreas matriciais e de delimitações e confrontações, feitas nos respectivos artigos matriciais dos terrenos negociados e nos artigos dos terrenos confrontantes, antes e depois da concretização dos negócios, dos super-negócios ou das simples negociatas?
Será que neste momento, Aveiro não tem tudo a ganhar com esta clarificação?
A.N.O.
Caro A.N.O.
Claro que tem. Claro que tem.
E se os Aveirenses assim o desejarem vai ser feita.
Cumps
Raul Martins
Dtor. Raaul
Como sei que está longe gostava de compartilhsr consigo algumas coisas que sei
1- A venda dos terrenos ao Beira-Mar não foi feita no notário privativo da Câmara como é normal.
Foi feita a horas esquisitas num notário privado (Amaral).
2- Isso aconteceu porque o Élio não queria que o negócio fosse do conhecimento do Caetano Alves e do Capão Filipe.
3- O cheque do Beira-Mar não teve cobertura e para resolver a situação o Mano Nunes pretende renegociar o protocolo
4- As piscinas foram vendidas ao Nível II de que é sócio um primo do Élio Maia.
5- O valor da escritura foi de 2,5 milhões de euros, bastante abaixo da proposta que o Hospital de Fafe tinha feito à Câmara
6- Com o dinheiro nas unhas a actual comissão directiva auto-pagou-se nada tendo pago ao cachide, artur filipe e caetano alves. mano disse que queria sair e que não se recandidatava
7- Foi por isso que o negócio da venda foi feita fora da camara e à chucha calada
8- O BM continua com os salarios em atraso
9- O artur filipe e o cachide ameaçam por tudo em pratos limpos e entregar o caso ao MP
10- O Capão Filipe e o Caetano Alves fartam-se de protestar mas não teem tomates para se negarem a ir na lista do coligação.
11- Isto está quente, Mais quente do que nos ganbinetes da camara.
12- O que está na moda em Aveiro é ter cavalos nem que seja a meias
13- Olhe DTor. É tudo uma corja de gandulos.
:::
depois de tudo isto que se tem dito aqui acho que iso é um caso de policia
Dr. Raul:
Face a tudo o que aqui vem sendo dito umas vezes expressamente e outras, apenas aflorado (por medo, naturalmente!), não acha que seria muito útil que o PS-Aveiro passasse, desde já, a dizer aos Aveirenses qual a sua proposta concreta de actuação, agora, e depois das eleições autárquicas (c/ timings incluídos), para que:
1 - o pouco património municipal que ainda resta (pago com os impostos dos Aveirenses!) possa ser salvaguardado dos habituais saques?
2 - e dos habituais saqueadores (... operacionais)...
3 - como e quando os penalizaria, sim, porque não se trata só de políticos sujeitos à "justiça eleitoral"?
4 - e ainda para que não sejam destruídas as provas (doc.s administrativos) e os indícios de todos os descalabros cometidos...e em preparação (acelerada e sempre atabalhoada)?
Não acha que os Aveirenses estão desejosos de que alguém, com idoneidade reconhecida, comece a dizer já, ponto por ponto, e de forma bem concreta" como é que varreria cada vício e cada viciado da máquina corrupta (sim, porque nem todos são políticos!) e como "arrumaria a casa"?
Por mim, e por muitíssima gente do meu círculo de amigos e conhecidos, falo. Para uma grande, grande parte, penso mesmo que isso será determinante para o exercício do voto nos tempos que se avizinham.
Deixo à sua consideração e ao debate.
Desde já, obrigado.
A.N.O.
Então o caetano Alves não é o vereador responsavel pela area juridica?
Foi comido? Comido e consciente?
Tambem já comeu o presidente da MoveAveiro, o tal Pedro. Amor com amor se paga.
Os Capões a verem passar comboios!!!
EHEH.
VC
O Elio Maia é um manhosão e oMiguel Capão Filipe é um capãozito ou seja um garnizé capado. Se ele tivesse tomates não deixava fazer aquilo ao pai. Até tenho vergonha de ser do CDS/PP. Ó Girão anda pôr mão nisto que estes gajos não valem uma merda.
isto esta mais quente que o sol do algarve !
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Caro Dr.
É lamentável que Políticos como o actual Executivos não tenham nem um pingo de ética e venham para organizações como o Município destruir a organização que durante 8 anos muito custou a organizar...
Mantéem-se Chefes de Divisão que ano após ano nada apresentam e afastam outros que pela sua competência são considerados incómodos... Enfim, só quem está próximo do meio é que pode constatar estes factos e a Oposição e AM deviam ser mais pró-activos claro está dentro dos regimentos que a Lei permite.
Desejo sapiência e extrema sorte para que em Outubro se faça justiça à assombração que foi 2005...
Bem Haja
Finalmente as boas noticias, com a Assembleia Municipal de hoje a aprovar o negocio do século, amanha entram nos cofres da camara os tais desejados 20 milhões.
Provavelmente não vão ter tempo de vender os canais, mas é desconfiar.
FDP
E, Aveiro a continuar a andar para trás, de mais uma asneira, com a concessão por 50 anos das nossa águas domésticas.
Assim. as águas vão aumentar mais uma vêz aos contribuinte.
"As obras de Alberto Soto, são de quem as paga-(èlio Maia)"
As asneiras de Élio Maia são pera vindouros.
O pedido de empréstimo dos 58 M€.
A Concessão das água por 50 anos.
O negócio da venda das piscinas.
A falta pagamento ás instituições.
O apodrecimento dos bens legados.
etc. etc. etc.
Grande gabarola de quem só fêz burrice.
anda tudo procupado com a ARA e afinal decorrem actos que configuram ilícitos (ou talvez não!?) que não são discutidos (com a devida relevância) na praça pública.
será que isto fica impune. ou será que depois do negócio o antigo proprietário que foi expropriado para um fim bem definido irá reclamar os seus direitos em sede de tribunal?
fica a pergunta...
As mentiras do capataz do Élio fugido, são tantas, que de todas não chegam sequer para 1/4 de verdade, é o que temos, na 5ª maior cidade do país que Alberto Souto nos deixou.
Vamos todos ajudar José Costa, a repor Aveiro, no lugar que merece.
A E.M.A.,deve desde o inicio do mandato desta Câmara, cerca de 5 Milhões de euros da permuta dos Camarotes ao Beira Mar!
Gostaria de sabar se este negócio da china, é para abater à divida, sendo certo que nada tem haver com a EMA.
Pois, os milhões referidos continuam em divida com ou sem negócio das piscinas do Beira Mar, que a EMA, terá de pagar, para salvar a grave situação financeira do Beira Mar.
E esta Direcção não pode fugir enquanto não reinvidicar o que é de todos os Beiramarenses.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Postar um comentário
<< Home