quarta-feira, julho 29, 2009

Pedro Neves - manifesto Anti-Coligação

20 das 1001 razões pelas quais estamos proíbidos de votar na Coligação PP/PSD


As Autárquicas estão aí à porta. É meu dever, como aveirense, lutar para que a Coligação, que governa actualmente o nosso Concelho, não volte a ganhar as eleições. Neste sentido, decidi escrever neste blogue as 20 principais razões pelas quais todos nós, aveirenses, estaríamos proibidos de votar no Dr. Élio e nos senhores da sua lista.

1 - Situação financeira

Há quatro anos que ouvimos falar na herança financeira do «outro»! Há quatro anos! Mas passados quatro anos, eis que o passivo não foi reduzido! Como explicar este fenómeno? Como é que isto é possível se, em termos de obras, nada se fez???

2 - Obras

Zero! Um zero absoluto! A desculpa foi a mesma de sempre, como tal, o Boletim da CMA apresenta como obras deste Executivo a requalificação de uma rotunda na Forca, vejam lá vocês!

3 - As ruas

Aveiro é hoje a Capital de Distrito com piores ruas e estradas do país! Uma vergonha. Eu sinto vergonha em andar em Aveiro com pessoas de fora. É nas Barrocas (vejam como está a Avenida da Força Aérea), é no centro da cidade, é nas freguesias limítrofes, é em todo o lado.

4 - Ideias

Outra nulidade. Não há ideias, não há projectos! O que este Câmara conseguiu fazer foi destruir projectos como as Bugas ou como os Taxis Marítimos, por exemplo. O que esta Câmara conseguiu fazer foi cancelar projectos como a nova Avenida que pudesse expandir a cidade para o outro lado da Variante!

5 - A manutenção da cidade

Praticamente não é feita. Veja-se, por exemplo, como está o novo Parque do Canal de São Roque! Aveiro está ao abandono. Está desleixada. Está mais feia. Há um muro, em pleno Canal Central, que está por arranjar há anos!

6 - Zonas verdes

Também ao abandono. As rotundas não são alindadas, não há flores, e os espaços de relva acabam por morrer. Ainda há pouco tempo atrás, relvou-se uma área entre o Centro Comercial Glicinias e o Eucalipto... a relva já era!

7 - As pessoas

Mais do mesmo! Aveiro não pode continuar a ser «governada» por gente cujo «histórico» é o que todos sabemos! Não pode! Gente que só quer é o seu «lugarzinho» garantido, não, obrigado!

8 - A falta de palavra

Alberto Souto foi acusado de não honrar os seus compromissos, mas Elio Maia, relativamente aquilo que devia cumprir com os clubes desportivos do seu Concelho, não fez melhor. Assinou um protocolo com o SC Beira-Mar e não o cumpriu; não paga o que tem que pagar aos clubes e depois temos situações dramáticas como aquela que o Esgueira vive actualmente.

9 - Infra-estruturas desportivas

O Taboeira e o Beira-Mar continuam sem campos para treinar e jogar; o Esgueira não viu «nascer» o seu novo pavilhão; o Parque Desportivo de Aveiro continua a resumir-se a um estádio de 30 mil pessoas; a pista do Rio Novo Príncipe não passou de falatório.

10 - Promessas não cumpridas


Lembro-me perfeitamente como se fosse hoje: em tempos de campanha eleitoral, esta Coligação prometeu que acabaria com as Empresas Municipais! Não acabou com nenhuma. Os «tachinhos» mantém-se todos!

11- Os transportes

Quem é que se lembra de ouvir falar em greves em Aveiro? Tudo o que seja relacionado com a MoveAveiro é para esquecer.

12 - A Policia Municipal

O que faz a Policia Municipal? Praticamente nada! Em Aveiro continua a estacionar-se em tudo o que é estacionamento proibido (Rua Dr. Alberto Souto, Forca, Av. Dr. Lourenço Peixinho, Zonas pedonais, nas «pontes», na Beira-Mar...), à noite não se vê um policia...

13 - As zonas pedonais

Esta Câmara continua sem se preocupar em fazer com que os automóveis não circulem nas zonas pedonais que o nosso ex-presidente criou. Para quê» - devem pensar os senhores da CMA. Na Praça do Peixe é uma vergonha; em frente ao Hotel Imperial funciona um autêntico parque de estacionamento; e até na Rua Direita é normal verem-se carros a circular como se uma avenida normal se tratasse!

14- A perda para outros Concelhos vizinhos

Foram vários os investimentos que esta Câmara deixou fugir para Concelhos vizinhos, como Oliveira do Bairro, por exemplo.

15 - A politica cultural

O pobre programa do Teatro Aveirense - que o nosso ex-presidente recuperou - é a prova da politica cultural desta Câmara. O Centro Cultural de Ílhavo e o Cine-Teatro de Estarreja estão claramente à frente.

16 - A preocupação social

Alguma coisa foi feita para, pelo menos diminuir, o número de arrumadores em zonas como o Rossio ou a Loja do Cidadão?? São cada vez mais! O Rossio, à noite, tornou-se numa zona sinistra!

17 - Exemplos caricatos

Fazer um passeio em calçada portuguesa como aquele que está a ser feito na Rua Caçadores 10 é coisa para durar meses! Que vergonha!

18 - A Ria

O que foi feito em defesa da ria? NADA!

19 - Um presidente não pode ser só boa pessoa

Aveiro precisa de um presidente que seja boa pessoa, mas acima de tudo, precisa de um presidente que se imponha, que marque presença, que apresente soluções, que seja interventivo. Continuo a dizer que Elio Maia é o menos mau entre toda aquela «comandita», mas Aveiro precisa de muito mais!

20 - Competência

É coisa que esta Coligação não demonstrou nem dá mostras de poder vir a ter! Esta é uma Coligação do desleixo, do deixa a andar, do «tacho». Há que dizer basta!


Pedro Neves, manifesto Anti-Coligação, 28 de Julho de 2009


Nota: O Pedro Neves, jornalista e aveirense de corpo inteiro que nunca se coibiu de dizer aquilo que pensa, publicou no seu blog Aveiro Sempre, este Manifesto Anti-Coligação em que aponta algumas das razões para não votar na Coligação PPD/PSD/CDS/PP/PEM.

São apenas algumas das razões porque a mudança é essencial. E embora possa parecer "duro" algumas das razões são apresentadas de forma benévola como, quando tiver algum tempo, tentarei explicar.

O Movimento AdoroAveiro que apresentou o Dr. José Costa e a mim próprio para encabeçar as listas para a Câmara e Assembleia Municipal pretende alterar esta situação e devolver a Aveiro a sua qualidade de cidade e concelho ímpar onde valha a pena viver e onde dê gosto criar os nossos filhos e netos.

Por isso, embora com manifestos sacrificios pessoais, disponibilizamo-nos para protagonizar a mudança e começar a reconstruir um Concelho de que todos os aveirenses se orgulhem. E apelamos a todos os que verdadeiramente gostam de Aveiro, para estarem connosco.

Sabemos que o plebiscito nos poderá ser desfavorável. Mas sempre ganharemos porque, conscientemente e na altura própria, demos o nosso contributo para impedir que Aveiro seja governado mais quatro anos por esta gente. Se nestes quatro anos conseguiram mergulhar Aveiro no abismo em que actualmente se encontra, imaginem o que acontecerá se forem eleitos por mais quatro anos. Quem verdadeiramente perderá se estes senhores forem novamente eleitos são os aveirenses. Que de nada nos poderão acusar porque, inclusivamente, nos disponibilizámos pessoalmente e criámos uma alternativa para que tal desgraça não aconteça.

Finalmente uma nota para dizer que a verdadeira escolha que se vai fazer em Aveiro nas próximas eleições autárquicas é entre José Costa e Élio Maia, é entre Raul Martins e Miguel Filipe. E todos os votos bem intencionados contra a Coligação que não sejam no PS reverterão, inexoravelmente, a favor da eleição por mais quatro anos de Élio Maia e da sua "comandita" (como o Pedro Neves diz - e diz bem).

13 Comments:

At quarta-feira, julho 29, 2009 10:36:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Ainda bem que á Aveirenses de gema, a dizer as verdades, que outros se escondem atrás dos cartazes, Botoaveiro.

 
At quarta-feira, julho 29, 2009 10:40:00 AM, Anonymous Anônimo said...

No comments...

 
At quarta-feira, julho 29, 2009 11:57:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Há um velho ditado militar, dos tempos da guerra do ultramar, que se adapta bem a esta cambada que está na câmara : NEM SÃO BONS NEM SÃO MAUS, SÃO UMA MERDA!

 
At quarta-feira, julho 29, 2009 1:59:00 PM, Blogger Carlos Martins said...

"há noite não se vê um policia" ?!

 
At quarta-feira, julho 29, 2009 2:14:00 PM, Blogger RM said...

Caro Carlos Martins

Como vê publiquei o seu comentário. Como publico todos os comentários assinados. Contrariamente ao meu amigo que não publica os meus quando não lhe convém. De facto assumir publicamente que a opção da taxa para o empréstimo dos 58 milhões foi um erro, uma incompetência clamorosa de que resulta um encargo para os aveirenses (a troco de nada)superior em mais de 10 milhões de euros relativamente ao que poderia ter sido, custa não custa. Mais vale não falar disso não é?
E onde está a tal prometida renegociação de taxa prometida pelo Pedro Ferreira?
De qualquer forma fico contente por vir aqui comentar. E por a crítica ao manifesto de resumir a um erro ortográfico. De qualquer forma que eu saiba a polícia municipal não trabalha à noite.
Deve ser porque à noite o estacionamento é livre (ou porque as protegidas do dr. Élio se têm de deitar cedo, sei lá).

Abraço
Raul Martins

 
At quarta-feira, julho 29, 2009 2:22:00 PM, Blogger Carlos Martins said...

achei relevante vindo de um jornalista com opinião política publica.

quanto às taxas, eu deixei bem clara a minha opinião várias vezes. a não publicação de comentários deveu-se unicamente a perda de timing de discussão do assunto e falta de tempo minha. apesar de tudo, peço lhe desculpa por isso.

Tudo o resto, a seu tempo opinarei.

 
At quarta-feira, julho 29, 2009 7:49:00 PM, Blogger Pedro Neves said...

Bad, obrigado pela correcção.
Caro Raul Martins: obrigado por ter publicado no seu blogue o meu humilde manifesto.

 
At quinta-feira, julho 30, 2009 10:04:00 PM, Anonymous Anônimo said...

dr r martins o seu blog está pouco açucarado, assim a malta vira para o aveiro Sempre que está ao rubro

 
At sexta-feira, julho 31, 2009 10:43:00 AM, Anonymous Anônimo said...

A falta de vergonha de Élio Maia é tanta, que a única obra prometida,a pista do Novo Rio Principe, não a fêz, vem agora reinvidicar as obras de Alberto Souto, que são dele e de quem as irá pagar.

É para dizer que as asneiras de Élio Maia, do agravamento da dívida, do ruinoso pedido dos 58 milhões à Banca e da concessão das águas (única Empresa Municipal que dava muito lucro), toda esta tristeza entre outras, vão ser dos vindouros.

Se estes incompetentes gabarolas, não forem corridos nas próximas eleições, com esta ruinosa gestão, levam-nos à falêmcia, para dizerem no futuro que foram os outros.

É ridiculo, mas são palavras de quem desgoverna Aveiro.

É o que temos, rua com eles.

 
At segunda-feira, agosto 03, 2009 2:24:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Que cambada de parolos - esta coligação do tachão!
o Maia de S. Bernardo
o Carlos da doca
o Capão pimbalhão
o Alves engatatão
o Pedro básico
a João alçapão
o António papão
o Diogo feirão
o Vergilio musicão
a Luz teatrão
o Pedro relvadão
a Esteves do relvadão
o Ulisses comilão
os melros e pombas que comem do caldeirão

 
At segunda-feira, agosto 03, 2009 11:32:00 PM, Anonymous Anônimo said...

dr, desculpe mas eu ando um bocado distraído - dever ser do sol que tenho apanhado nas férias. mas fala-se em coligação e afinal de que coligação estamos a falar? do dr. élio com o dr. capão? é que o resto dos nomes ainda nao apareceram, ou será que apareceram?

 
At terça-feira, agosto 04, 2009 12:49:00 AM, Anonymous Anônimo said...

vao aparecer uns fantoches do elio. quem pensa que o elio é flor que se cheire, vao ver a qualidade dos gajos e tipas. depois volto aqui para falar

 
At sexta-feira, setembro 11, 2009 1:11:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Não sou de Aveiro mas passo lá boa parte do tempo e posso garantir:

Se o meu carro votasse em Aveiro, votava noutro!

 

Postar um comentário

<< Home