quarta-feira, março 05, 2008

Unir e Organizar o PS - GANHAR O FUTURO

Aproxima-se a eleição dos órgãos concelhios do Partido Socialista para o biénio 2008-2010, que constitui o momento oportuno para avaliarmos o trabalho realizado e definirmos as acções e as metas para os desafios políticos que se nos deparam.

Nos últimos dois anos foi necessário mobilizar os militantes e simpatizantes do Partido Socialista para uma participação activa na construção de uma alternativa à actual governação autárquica da coligação PPD/PSD – CDS/PP.

Exercemos com redobrada atenção e acutilância os deveres de fiscalização da actividade desta coligação de direita que tem confrontado os Aveirenses com um conjunto de propostas que indiciam consequências extremamente gravosas para o futuro da nossa terra.

Apoiámos os autarcas eleitos que abnegadamente representam o Partido Socialista na Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Freguesias do Concelho de Aveiro

Enriquecemos o debate político local com as “Visões de Futuro para Aveiro” proporcionando espaços que permitiram recolher contributos, de especialistas em diversas áreas, militantes e cidadãos.

Contribuímos para a resolução do problema da Sede do Partido Socialista de Aveiro, que brevemente deverá iniciar a sua reconstrução.

Apoiámos o projecto político do Partido Socialista para o País, consubstanciado no Governo liderado pelo camarada José Sócrates e desenvolvido num enquadramento extremamente difícil. O programa de reformas profundas que tem vindo a ser implementado pelo Governo introduz importantes mudanças na orientação estratégica do nosso País que o recolocam no caminho do desenvolvimento sustentável.


O FUTURO

O mandato a que nos propomos insere-se num ciclo eleitoral muito intenso e complexo que exigirá da nossa parte redobrados esforços e empenho. O ano 2009 enquadrará 3 eleições distintas: Europeias em Junho e Autárquicas e Legislativas até Dezembro.

Ainda que estas eleições apelem à participação de todos, destacamos o acto eleitoral para as Autarquias, agora enquadrado num novo regime eleitoral, como a prioridade do nosso mandato.

A vitória nas próximas eleições autárquicas deverá ser o principal objectivo do Partido Socialista de Aveiro.

Para alcançarmos este difícil desiderato, o PS tem de trabalhar em três áreas fundamentais. Desde logo na Mobilização de Militantes, Simpatizantes e Cidadãos que dêem corpo a uma nova estratégia para Aveiro. Depois, fundar um movimento de discussão sobre as grandes temáticas que se colocam ao Concelho e às suas pessoas, que culmine na apresentação de uma “Agenda para Aveiro”, que consubstanciará a alternativa de modelo de gestão que queremos apresentar aos Aveirenses. Por fim, juntar as Pessoas e as Propostas e organizar uma Candidatura aos Órgãos Autárquicos amplamente participada, inclusiva, que nos comprometa com os Cidadãos.

MOBILIZAÇÃO

Mais do que nunca, o PS só será capaz de implementar o seu projecto político se cada um dos seus Militantes e Simpatizantes estiver activamente convicto e mobilizado para as batalhas que se avizinham. Para tal é necessário reforçar os momentos de participação e criar mecanismos em que cada um possa, das mais diversas formas, acrescentar à nossa actividade a sua experiência, o seu talento, e a sua dedicação à causa pública.

O PS será, cada vez mais, um partido aberto e disponível para que a sua matriz de propostas possa ser permanentemente enriquecida por aqueles que optaram por não ter uma participação partidária mas que estão disponíveis para, em cada momento, dar o seu contributo. O PS saberá aproveitar os saberes que os Aveirenses acumulam e que tanto prestígio granjeia, a nível nacional e internacional. Para tal deve ir ao seu encontro para os ouvir e motivá-los para que se juntem a nós.

O PS elegerá também como protagonistas e interlocutores privilegiados os Autarcas, nomeadamente os de Freguesia, que travam diariamente uma luta incessante a favor dos seus concidadãos, muitas vezes sendo esquecidos e injustiçados pelo poder municipal.


AGENDA PARA AVEIRO

Sendo o Partido Socialista a única força política do concelho de Aveiro com condições de ser uma verdadeira alternativa à coligação que actualmente nos (des)governa, impende sobre nós a responsabilidade de construir uma alternativa que mobilize a maioria dos cidadãos Aveirenses. Este propósito será alcançado se o PS mostrar abertura à sociedade, se encontrar formas, espaços, actividades que permitam escutar os anseios, ambições, necessidades e opiniões dos cidadãos, se conseguir incorporar estas mensagens numa proposta de desenvolvimento para Aveiro.

O Gabinete de Estudos deverá, nesta fase, finalizar o processo de elaboração de uma “Agenda para Aveiro” – contributo para uma proposta alternativa de governação local do Partido Socialista. “Assumindo que o objectivo fundamental da governação local deve ser a promoção de desenvolvimento integrado e sustentável, uma “Agenda para Aveiro” deve contribuir para a definição de metas, de estratégia e de acções que possam garantir avanços significativos na prossecução deste objectivo”. Este processo será aberto a todos os militantes e restantes cidadãos interessados em participar neste debate, podendo incluir reuniões temáticas e culminando num acto público que divulgue as propostas do Partido Socialista.


CANDIDATURA

O PS vai apresentar-se aos Aveirenses com uma Candidatura ganhadora. Porque saberá fazer o melhor diagnóstico dos problemas, saberá propor as melhores soluções e porque estas propostas resumirão a ideia que temos para o Aveiro do Futuro. E será ganhadora também porque se apresentará com os melhores protagonistas.

Com estas duas premissas faltará uma terceira – a capacidade de comunicar com os Aveirenses e convencê-los das virtudes e exequibilidade das nossas propostas.

Vamos fazê-lo aproveitando algumas ideias que outrora tiveram sucesso mas principalmente aplicando novos conceitos que pressupõem mais envolvimento, mais participação, mais abertura e mais seriedade.


CONTAMOS CONTIGO. JUNTOS VAMOS GANHAR O FUTURO!
Raul Martins


Notícias aqui, aqui, aqui,

2 Comments:

At sexta-feira, março 07, 2008 11:48:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Parabéns pela (re)eleição.
Votos de bom desempenho no mandato.
Borges Coutinho

 
At domingo, março 09, 2008 11:07:00 PM, Blogger Migas (miguel araújo) said...

Caro amigo Raúl Martins
Os meus sinceros parabéns pela reeleição e votos de um bom trabalho e desempeho político.
Bem haja.
Um abraço

 

Postar um comentário

<< Home