segunda-feira, agosto 27, 2007

Entre Vistas

"O presidente Élio Maia é um autocrata com ar bonacheirão"


Raul Martins, 56 anos, licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia e mestre em Estudos Europeus pela Universidade do Minho, é o presidente da Comissão Politica Concelhia de Aveiro do Partido Socialista (PS) e integra a Comissão Nacional dos socialistas há mais de 15 anos, tendo já sido líder distrital do PS aveirense. É um forte critico da gestão de Élio Maia na Câmara Municipal de AveiroLíder do partido que há dois anos perdeu as eleições para a Câmara de Aveiro, Raul Martins, uma "velha raposa" dos socialistas aveirenses, tem enfrentado a ingrata tarefa de liderar a Oposição na Assembleia Municipal aveirense à gestão de Élio Maia, um independente que já presidiu à Junta de Freguesia de S. Bernardo, que a coligação do PSD-CDS-PP foi buscar para destronar o socialista Alberto Souto.

Jesus Zing/JN - A derrota de Alberto Souto foi uma surpresa?

Raul Martins - Foi uma surpresa, embora houvesse alguns indícios, designadamente nas últimas sondagens, que indiciavam o que poderia acontecer. É óbvio que este sentimento se fortaleceu quando se verifica que existe uma coligação que congrega os dois partidos da Direita e a sociedade aveirense tem um cariz conservador.

JZ/JN - E esta coligação, ao fim de dois anos, como é que se pode qualificar?

RM - Foi criada com o único fito de ganhar as eleições, mas não tem um programa nem uma linha política comum ou um projecto de desenvolvimento para a cidade. Daí estar condenada ao fracasso a médio prazo. Nada tem sido feito de concreto, limita-se a carpir as mágoas da dívida que lhe foi deixada. Não há uma centelha de ideias neste Executivo camarário. Acho que Élio Maia, com o folhetim da dívida, está a portar-se muito mal roçando a desonestidade intelectual. Ainda não teve a coragem de assumir o valor da dívida e de o transpor para as contas da Câmara. Outro facto que transmite fielmente a imagem deste Executivo foi o plano de reequilíbrio financeiro apresentado que, como todos os aveirenses já se aperceberam, seria de morrer a rir, caso não fosse tão trágico.

JZ/JN - A oposição tem sido bem tratada?

RM - Completamente marginalizada. Élio Maia rege a Câmara com laivos de autocracia que ninguém lhe conhecia. Transformou-se num autocrata encapotado num ar bonacheirão. Não dá conhecimento dos assuntos e das decisões aos vereadores da Oposição, e até penso que não dá total conhecimento da evolução dos assuntos aos próprios vereadores do CDS, que são seus parceiros na coligação.

JZ/JN - Defende que Aveiro regrediu algumas dezenas de anos com a eleição da equipa de Élio Maia. Porquê?

RM - Direi antes que a designação mais correcta é que Aveiro "aparolou". Depois de ter demonstrado que era uma cidade e um concelho de ponta em áreas como a inovação e a cultura, está a transformar-se numa grande Junta de Freguesia e perdeu qualidade com isso.

JZ/JN - Élio Maia acaba de cumprir duas promessas eleitorais as célebres avenidas de S. Bernardo e Santa Joana...

RM - No caso de S. Bernardo, parece que a população não quer e tem todo o seu direito - e os cofres municipais até agradecem... Registo, em particular, no entanto, os interesses de quem estaria mais talhado para cuidar dos Caminhos do Senhor. Quanto a Santa Joana, a fazer-se aquela avenida, acho inadmissível que o traçado não tenha em conta o futuro desenvolvimento da freguesia e que seja feito às curvas, como este Executivo camarário pretende. É como fazer uma auto-estrada Porto-Lisboa e, de cada vez que se encontra uma casa, fazer uma curva. Numa sociedade democrática, os legítimos interesses particulares têm que submeter-se ao interesse colectivo.

JZ/JN - E a" célebre" política de privatizações?

RM - Não se conhece. Mas registo com particular preocupação o secretismo que tem vindo a rodear os contactos tendo em vista possíveis privatizações, e relembro a Élio Maia que este processo tem de ser claro, transparente e amplamente debatido. Se assim não for, tiraremos as devidas ilações (e agiremos em conformidade).

JZ/JN - O "ferry" para S. Jacinto está aí...

RM - Estamos expectantes, mas há algumas questões que se colocam: Não nos parece que os preços dos bilhetes permitam a sustentabilidade financeira a médio prazo. Ainda não temos informação total sobre se o "ferry" serve os turistas ou os interesses de S. Jacinto e continuamos a suspeitar das condições técnicas do barco. Ainda há dias assistimos a uma paralisação provocada pelo nevoeiro. Parece que o barco tem um radar de "ouvido".

JZ/JN - Como antevê o futuro político deste Executivo?

RM - Com a saída de Jorge Greno e com eventuais novas saídas da vereação, se se agudizarem questões que, no passado, já levaram a pedidos de demissão, haverá um progressivo enfraquecimento político de Élio Maia, tanto mais que o CDS já se apercebeu de que esta coligação está a exaurir o peso político que aquele partido detinha na sociedade aveirense. A entrada de Caetano Alves e a possível entrada de Ulisses Pereira vão trazer motivos de interesse, que vão animar a agenda política local nos próximos tempos. Restará ainda saber quem vai ganhar as eleições no PSD...

JZ/JN - E o PS já pensa em candidato?

RM - Estamos a analisar possíveis candidatos. Esperamos a curto prazo dar a conhecer aos aveirenses aquele que, em 2009, será o novo presidente da Câmara Municipal de Aveiro.


Nota: Excertos "retocados" de uma entrevista dada ao JN na pessoa do Jesus Zing. Dadas as limitações impostas pela paginação do jornal as respostas foram abreviadas e muito ficou por transcrever. Mas o Zing se quiser conta... Mas não apertem muito com ele pois como me baptizou passou a ser o meu novo padrinho
. E eu não me vou esquecer do folar...

5 Comments:

At quarta-feira, agosto 29, 2007 12:40:00 AM, Blogger Terra e Sal said...

Meu Caro Dr. Raul Martins:
(Penso que o Raul e o Martins não é um pseudónimo, para anónimos basta eu, como diz o "ascensor” )

Interessante a entrevista concedida ao Jornal de Notícias que não tive a oportunidade de ler no dia em que foi publicada. Deixe-me dizer-lhe com sinceridade que em minha opinião fez uma apreciação imparcial às questões levantadas. Cá para mim falta-lhe até, um toque de Oposição.

Se me permite gostaria contudo de fazer algumas considerações:
Concordo consigo quando diz que Aveiro tem um cariz conservador. Muita gente pensa e diz que não, mas efectivamente, bem ou mal, é uma verdade inquestionável. É certo que na história e na nossa memória, Aveiro foi sempre pioneira na luta contra as injustiças sociais.
Temos gravado no coração nomes de grandes Aveirenses que honraram a nossa cidade, o nosso concelho e todo o nosso distrito.
Por outro lado os Congressos da Oposição eram aqui que se realizavam…

Bem, mas hoje, o “conservadorismo” do nosso concelho alastra-se ao próprio distrito no que diz respeito a mudanças de linhas de rumo politicas. Vemos concelhos com forte implantação de pessoas a trabalhar no sector primário e secundário, operários e outros, e a sua tendência e opção, tem sido em muitos casos, se não na maioria, pela “direita.”

Vivemos em democracia. Cada um tem aquilo que quer, e que pediu através do seu voto…

Já não concordo inteiramente consigo quando diz que havia indícios do que poderia acontecer aqui em Aveiro nas últimas eleições autárquicas, pese embora mencionar que os indícios se reportavam às últimas sondagens.

Meu Caro Dr. Raul,
Se tivesse passado uma centelha de esperança a esta Coligação de que poderiam ganhar a Câmara, acha que se apresentariam ao eleitorado com esta equipa?

Acha que se sonhassem isso, tanto da parte do CDS como do PSD quando começaram a alinhavar o “executivo” teria havido a debandada que houve de militantes com as mãos na cabeça, tanto da parte do CDS como do PSD, pelo disparate que aquilo era?

A verdade é uma. Eles, ao contrário do seu partido, jogaram só com militantes, sejam eles de primeira ou de segunda...
Até nas empresas municipais, já viu?
É tudo “prata da casa.”
Agora se vamos discutir a questão de competencia, ou incompetência, isso já é outra conversa.

Mas sei que Vc também sabe que debandaram muitos por não acreditarem nem na gente que se apresentou ao eleitorado e muito menos na vitória eleitoral.

Poderá dizer-se, pois é, mas ganharam.
Isso é verdade, mas todos sabemos que por eles ganharem, perderam os Aveirenses.

Por exemplo “alguém” que hoje está “ligada” à Cultura, aquando da propaganda eleitoral recusou-se a emprestar o nome e assumir publicamente que apoiava o elenco do Dr. Élio Maia, porque estava convencida que eles iam perder.
Ou seria por ter pejo para não dizer outra coisa, por ver o seu nome ligado aos outros?

É que esta gente da cultura é muito esquisita e fidalga,mas perde logo os pergaminhos quando a cultura cheira a Euros...

Desculpe lá, eu penso que os mentores desta Coligação são indivíduos que gostam e sempre gostaram de jogar em tudo na vida. De tudo fazem uma “roleta russa”.
E claro, a “roleta russa” de quando em vez rebenta com tudo, até com os miolos…

Mas nem sempre a bala fica no enfiamento do “cão” (se foi á tropa sabe de certeza a função do "cão") e portanto, o factor sorte, muitas vezes torna inconscientes em heróis, ou no caso, em vencedores...

Os Vereadores da oposição têm sido muito mal tratados.
Por exemplo, o acordo para o tratamento do lixo há muito que está acordado entre a empresa interessada e a Câmara, em ir para Eirol.
E toda a gente sabe que não foi dado conhecimento atempado disso nem à Vereação, nem ao próprio Presidente da Junta de Eirol.

No caso da Avenida de S. Bernardo, Vc não valorizou muito, mas a mim, dá-me vontade de rir, embora me doia o coração por aquela gente.
Imagine uma freguesia recusar uma Avenida ( porque o povo não quer!!!)…
Esta não lembrava ao diabo!

Quanto à Coligação está agonizante.
Acredito que a entrada de Caetano Alves para o lugar do Greno, (que penso que não esteve para aturar aquilo) vai complicar uns tempitos a vida aos PSDs.
Mas não esqueça que o CDS a nível nacional está a definhar…

O Élio, a prever o futuro, e a sua própria recandidatura, até sem ser filiado agora em partido nenhum (penso eu) está a apoiar o Noia, que anda por aí a dar água sem caneco às ordens do C.S, que lhe deve dizer:
“cala a boca Noia que isto está a correr-nos bem“

E assim, ele vai continuar a andar por aí a penar sem fazer o mínimo de estorvo ou "mossa" ao seu P.S.
De qualquer modo e para concluir em 2009 conte com o Élio como candidato do PSD á Câmara.
O CDS já o estão a arrumar agora e darão cabo dele, antes das próximas eleições autárquicas.

E para mim, o Zing deve ter dito ao “tipógrafo” para lhe trocar o nome de propósito…
Cumprimentos.

 
At quarta-feira, agosto 29, 2007 2:35:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Não acho que o rebatismno não tenha sido um engano, "jorge" só para confundir e "silva", por causa do discursso que pica muito boa gente... como as silvas! Sim umas que não amoras e outras nem por isso.

 
At quarta-feira, agosto 29, 2007 4:11:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Com tanta ignorância desta Câmara que nos governa, nunca vamos a lado nenhum.
O lamentável, é, que nem eles sabem
o que andam a fazer.
Ao que chegou, Aveiro !?...

 
At quinta-feira, agosto 30, 2007 10:16:00 AM, Blogger JMO said...

Terra e Sal,

De certeza que continua anónimo? :)

 
At sexta-feira, agosto 31, 2007 1:09:00 AM, Blogger João Figueira said...

Já disse uma vez e volto a dizer: esta câmara é caso único. Tem oposição mas não tem quem a governe. E depois vem um certo candidato a presidente de um partido português a dizer que
temos um grande presidente de câmara (não vou ser mauzinho, isto tem um fundo de verdade. já o vi ao vivo uma vez e o homem é bem capaz de ter 1,90m. É ou não é grande?). Vê-se que não mora cá.
Mas volto a repetir. Sinto-me à vontade a dizer isto pois não tenho partido político. Voto nas pessoas e não em partidos. E acho que as pessoas que nos governam (ou, pelo menos, deveriam estar a fazê-lo) têm estado a fazer um mau trabalho. As dividas não podem ser desculpa para a falta de ideias que o presidente da câmara tem. E tudo o que tem feito até agora, vem da anterior gestão. E agora pergunto: Quando é que se vão deixar de desculpas e começar a fazer aquilo para que foram eleitos, que é governar esta câmara? Na campanha para as próximas eleições? É que dessa treta já andam as pessoas fartas!

 

Postar um comentário

<< Home