terça-feira, maio 29, 2007

Mentireira eu?

A minha andorinha veio-me visitar. Muito zangada! Logo que eu assomei à janela, gritou-me que não era nenhuma mentireira e que nunca mais me ia desculpar por eu não ter confiado nela. E que "irão" haver mais algumas alterações em Aveiro mas não me vai contar nada porque eu não mereço.


Pedi desculpa (o que em mim é raro) e tentei acalmá-la. Só então me apercebi que parte da sua (muita) ira se devia a ter sido multada (à falsa-fé conforme me contou), quando foi registar um dos seus rebentos a Aveiro e, por necessidade, deixou o bolinhas, por 2 curtos minutinhos, num daqueles sítios onde é preciso meter a moedinha.

Quando chegou ao pé da carripana, apareceu-lhe um indivíduo com ar de arrumador. E quando ela, já conformada, se preparava para lhe entregar o eurito da praxe, o dito senhor disse-lhe que era um dos novos fiscais daquela empresa que tem o ferry-boat e zás, pespegou-lhe com uma multa.

A minha andorinha ficou apopléctica. Entre trejeitos de raiva mal escondida contou-me que, não havia direito de lhe fazerem aquilo mas que agora, todos estamos sujeitos ao mesmo pois, segundo apurou, há uns jovens que tiraram um CILD (Curso Intensíssimo de Longa Duração) que, nalguns casos chegou a atingir a absurda duração de duas semanas, habilitando-os a multar todos os que não querem contribuir para a gasosa dos autocarros do burgo. E, para serem mais eficientes, trabalham disfarçados de arrumadores.

Do que eu consegui perceber parece que a coisa só não é mais grave porque esta "equipa" de 9 fiscais só está autorizada a passar 6 multas por dia, o que eu acho indecente porque se está a cercear a motivação e a criatividade dos trabalhadores e a não promover o verdadeiro reequilíbrio das contas municipais. Mas, por outro lado, permite à minha andorinha (e a qualquer um) queixar-se de perseguição se, por acaso, for multado mais do que uma vez. Bastará, para tanto, invocar a improbabilidade matemática de, na ausência de má-fé, tal acontecer.

A minha andorinha, para se safar da multa, ainda procurou meter uma cunha junto dum amigo que é Polícia Municipal, daqueles que só multam nos amarelos e nas passadeiras, mas ele, segundo disse, também está muito zangado com esta situação porque parece que estes fiscais que só multam nos parcómetros ganham tanto como eles, que têm de multar em muitos mais sítios. A minha andorinha acreditou-se neste paleio, mas eu acho que só pode ser uma desculpa de mau pagador, pois ninguém pode acreditar em tal despautério.

O resto que me disse já não vou contar pois acho que a multa lhe toldou a cabecita, já de si tonta, e lhe afiou a má-língua e eu não quero alinhar por esse diapasão, senão ainda me acontece alguma coisinha ruim.

E cá para nós, não se acreditem muito nestas tretas, porque eu sei que a minha andorinha é muito mentireira. Mas se forem a Aveiro, à cautela, tenham cuidado. É que eles, ao que ela me disse, andam por lá!

14 Comments:

At terça-feira, maio 29, 2007 10:57:00 PM, Blogger mirone said...

Eu não recebo visita de andorinhas... a não ser para bicarem água da piscina em ritmados voos rasantes de fim de tarde.
Mas já recebi a visitinha dos diligentes «oficiais» na arte das multas. Parei para deixar sair uma pessoa e vi os «meninos» do colete juntos à maquineta dos bilhetes(?).
E, como viram um carro e não viram ninguém tirar o «ticket»...há que atacar. Lá coloquei uma moedinha das pequeninas, porque a tal pessoa que deixara sair vinha três ou quatro minutos depois, como aconteceu.
Pelos vistos, nesse dia, ainda não tinham chegado à meia-dúzia.

 
At terça-feira, maio 29, 2007 11:26:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Então esses de coletes finos, espanpanantes, sempre têm competência para passarem umas multazitas?
Será por isso que os da Polícia Municipal...nem vê-los? Mas também já não se viam antes. Afinal, a Polícia Municipal faz o quê? Para que serve? Para andarem por aí a passear de carro? Mesmo que só multem em amarelos e passadeiras, quais são? É que não se vêem em nenhum lado.
E se aqueles ganham o mesmo que estes, mas estes não se vêem, afinal porque apareceram aqueles? Promessas...
E são contratados? Cá para mim, no fim dos contratos as promessas deviam ficar pagas...e a PM que ande menos de carro e trabalhe mais. Senão, seria caso para também rever as competências.
Afinal, parece que há aqui oportunidades para reduzir custos, pois parece haver má gestão de recursos.
Será que o executivo tem isto previsto no plano de reequilíbrio financeiro?

MFM

 
At terça-feira, maio 29, 2007 11:49:00 PM, Anonymous Anônimo said...

A andorinha sabe pouco.Mesmo muito pouco.Penso que a andorinha está a falar da MOVEAVEIRO-EM na sua vertente movepark, autoria do Sr. Dr. A.Souto e sua equipe e bem.Qual é o espanto que a sua andorinha estacione em arruamentos de todos nós e não queira pagar?Mesmo nas arvores deve pagar(LOL)porque também são nossas.Os fiscais ... ai os fiscais...e as chefas dos fiscais???Vamos lá a ver se a sua andorinha consegue saber mais se o Sr. Dr. Raul Martins quiser saber e lhe diga. Qual Andorinha preta!!!

 
At quarta-feira, maio 30, 2007 12:17:00 AM, Blogger Terra e Sal said...

Meu Caro Amigo:
Você é pobre e mal agradecido…
A sua andorinha foi honesta quando lhe disse das desavenças que pairavam no Teatro Aveirense, e que culminaram com uma despedida à “francesa” do director artístico, e que, como artista que é, encenou muito bem a cena, na hora de abalar.

Gostei das justificações e particularmente, da eloquência do Vereador Capão Filipe. Na vez de médico, o homem devia ser também artista.
Mas a sua andorinha anda de beiça e com muita razão.
Ela quando falou sobre a barrascada tinha toda a razão, eu sabia.
É certo que vieram logo no outro dia, correr para os jornais a dizerem que estava tudo bem, que ninguém arredava pé, mas andorinha sabia que estava tudo de pernas para o ar, uns com os outros.

Mas eu tenho um mocho que não fica atrás da sua andorinha, e confirmou-me isso também, mas eu nele não confio, o safado anda sempre bêbado.

E no meio deste turbilhão de ideias, estou a recordar o discurso do Vereador Capão Filipe, na hora da despedida, é mesmo artista, ainda o vamos ver numa peça de “Revista”.

Quanto às multas, diga lá à sua amiga, que o meu mocho me diz que a “fiscalização” legalmente não pode autuar ninguém.
Mas sinceramente não confio muito nele, não posso, é que me anda sempre "enfrascado".

Para mim, ali no T.A só se pode confiar na administradora, porque só ela é que ama a Arte.
Por falar nisso, quando é a estreia do “Movimento Cívico”?

 
At quarta-feira, maio 30, 2007 7:58:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Com ou sem andorinha, isto vai giro,
Sobre o teatro Aveirense, qual circo Romano custa ao erário público 12.000 contos dos antigos mes 8000 da Camara mais 4000 do Estado é demais para o pouco ou nada que produz, pois como todos sabemos lá não se "faz" teatro passam por lá programas de outros lados, à, e tem 18 funcionários, quase 500 contos dia ìra, que não é obra, mas deve ser dificil de gerir tanto dinheiro por tanta gente que produz quase nada.

Zé de Aveiro

 
At quarta-feira, maio 30, 2007 8:19:00 AM, Blogger RM said...

Caros amigos,

Sejam indulgentes com a minha andorinha. É que, apesar de ter aquele defeito de ser da Académica de Coimbra (como se dizia antigamente), até parece boa cachopa. E, pelo que me diz o penúltimo anónimo, se calhar sabe mais do que me conta. Ou quando me conta eu não acredito.
É que a minha andorinha também me queria falar de um espécie concerto que mais parece o Pavarotti e friends, em que também actuam as chefas dos fiscais e ainda outros amigos, colaboradores e familiares... Mas eu acho que estas teorias da conspiração sobre concertos só podem ser congeminadas por cabeças toldadas por multas, como a da minha andorinha.
Uma coisa lhe digo. A minha andorinha não pousa em árvores. Só em fios. E esses já pagam direitos de passa gem, greio eu.

E caro Terra e Sal. Dê café ao seu mocho para ver se ele afina porque, se calhar, não tem razão.
Então aquela malta andou a estudar arduamente 2 semanas (a minha andorinha diz que alguns foi só uma mas isso deve ser má língua) para quê? Para depois não ficar habilitada a passar multas?
Quanto ao "Movimento Cívico" disseram-me que vai estrear próximamente. E que, à falta de guita, vai ser num teatro perto de si.

Cumprimentos
Raul Martins

 
At quarta-feira, maio 30, 2007 9:48:00 AM, Blogger JMO said...

Erro de português corrigido.

Ainda bem que temos, no Gabinete de Imprensa, leitores tão atentos.

E como o nosso está corrigido, para bom português, é melhor corrigir o seu :)

 
At quarta-feira, maio 30, 2007 10:09:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Sr. Dr. Raul Martins,
Venho aqui com alguma frequencia para me aperceber da retórica politica (local).
Ultimamente os assuntos parecem-me menores, porventura estarei errado e não conheço totalmente o seu alcance. Quanto ao assunto, não tem qualquer sentido a existencia da policia municipal como não tem sentido os fiscais "moveis". É facil qualquer cidadão perceber que uma Camara Municipal pode recorrer à PSP, contratando-a para uma tarefa especifica, continua ou não, pagando e com um custo muito inferior e com muito mais eficiencia.
A minha reflexão não é tanto esta, mas, as suas fontes. Pareceu-me voltar ao tempo da PIDE, a andorinha não passa de um ´informador`, vulgo ´BUFO´ e já outro POSTADOR contratou identica figura.
Deem liberdade às andorinhas, mochos, veados, zebras.........mas sobretudo aos HOMENS.
Borges Coutinho

 
At quarta-feira, maio 30, 2007 10:59:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Isto está a ficar giro;
Do Teatro Aveirense e da sua incompetente Administradora que cria um movimento civico contra quem a escolheu e contra quem a sustenta, que consegue gastar 12 mil contos mês quase 500 contos dia ninguem sabe em quê já falamos,
Move Aveiro, Empresa de Incersão Social, caixote onde todos cabem, coitado do Pedro Ferreira,
1º levou com um administrador namorado (casado ou a viver junto) da filha do presidente da assembleia do PSD local, depois levou com a filha do presidente do PSD local, depois levou com os funcionarios da empresa de reinserção social de São Bernardo (os do colete)mas teve que levar também com as duas manas da junta as tais que agora mandam nos fiscais. Isto vai giro ai vai vai, coitado do Pedro Ferreira.

Zé de Aveiro

 
At quarta-feira, maio 30, 2007 11:00:00 AM, Blogger RM said...

Caro JMO
Ahhn?
É que Irão há só um, o do "ai a tola" e mais nenhum ;).

Caro Borges Coutinho,
O meu amigo hoje levantou-se com azia? Então já temos andorinhas e mochos e agora quer acrescentar bufos? E enquanto estamos a falar de aves não estamos mal. Também veados? Ainda bem que a 30.06 está sempre preparada.
E, por favor, diga-me lá uma coisa. Os jornalistas que nos vão contando o que por aí vai acontecendo também são Pides ou Informadores (vulgo bufos). Ou, por acaso, tem encontrado por aqui no blog textos difamatórios ou com falsidades? É que só eu é que tenho autorização para chamar mentireira à minha andorinha,
Mas se souber de alguma coisa incorrecta diga que eu estou desejoso de dar uma lição à malvada.
Olhe, caro amigo, tome uns sais que isso passa.

Abraço
Raul Martins

 
At quarta-feira, maio 30, 2007 11:13:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Isto vai giro;

Já agora mais uma que estou no intervalo do café senão levava um processo como o tal Professor do norte.

EMA santa casa, boa empresa, strip, caracois, caros bruxedo e dividas.

estes administradores depois de o ano passado serem os piores de todos este ano voltaram a apresemtar as contas 3 meses depois da data limite legal o o artista do administrador chefe poraue a outra moça teve vergonha e nem apareceu, disse que a EMA deu oitocentos e tal mil euros de prejuizo enfim menos uns trocos que no ano anterior e nae seguimento dos anos atrasados, enfim são tão INCOMPETENTES como os que lá estiveram antes.

TENHO QUE IR TRABALHAR, pois a mim não calha nada destas empresas que por mais prejuizo e incompetencia apresentem os seus administradores lá continuam e para o ano á mais, pois coitadinhos só fazem o que sabem

vou-me retirar, o trabalho faz bem à coluna, continua irta e direita, mas não para todos, que ficam corcundas de tanto veniarem os outros.

até breve

Zé de Aveiro

 
At quarta-feira, maio 30, 2007 11:29:00 AM, Blogger RM said...

Caro Zé de Aveiro

Se já despejou a vesícula vá trabalhar homem que se calhar melhora da cólica. É que piorar não pode.
Olhe tome um chazinho de boldo que, se calhar, fica melhor. Mas lembre-se que se vem para aqui contar alguma mentira ou ajustar contas com alguém ainda lhe vou ter de fazer um cházinho de marmeleiro.

Abraço
Raul Martins

Enão partilho totalmente da sua opinião quanto ao que disse. Por exemplo (vou dar só um para não apanhado politicamente) considero bastante o Dr. Pedro Ferreira que, descontando os fretes que às vezes tem de fazer, tem demonstrado uma seriedade tecnica que é de louvar.

 
At quarta-feira, maio 30, 2007 8:14:00 PM, Blogger Terra e Sal said...

Uma injustiça que deve ser reparada.
O seu a seu dono.
Houve quem dissesse mal do meu mocho, ora isso, desgosta-me, porque é injusto.
Bufo o meu mocho?
Um bufo não é inteligente, é burro, e mal cheiroso.

O meu “mocho d´orelhas” além de ser raro, não é um bicho careta qualquer...
Simboliza a sabedoria e é sábio. Compará-lo a um bufo é desgostá-lo!
É que, um bufo, qualquer um tem, são de borla, são dados…
Andam por aí, espalhados, por tudo que é sítio. E tanto sai de um Vª Exª, como de um coitado qualquer, são todos iguais.
Ora o meu mocho é coisa fina, não é vulgar, já há poucos, e é um autentico borda dágua.
Está sempre atento aos pormenores, para não mentir.
Quando fala, a sua voz de trovão diz a verdade.

Mentireiros são os outros, que negam o que diz a andorinha e o mocho, mas só durante um mês.
E mentem quando vêm “berrar”para os jornais dizendo coisas que não são.
Afinal quem é mentireiro e bufo? E depois, desdizem-se tal e qual os bufos. É que estes quando estão de saída até parece que mal ponham os “pés fora de portas,” vão arrasar tudo.
Bem, depois, é a desilusão…
Saem tão de pianinho, que até parecem falsetes.
Por isso, bufos são os mentireiros que mentem de fininho, e não o mocho, ou a andorinha.

 
At sexta-feira, junho 01, 2007 3:39:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Será a "andorinha" o nosso amigo que abandonou a meio aquela célebre reunião da Assebleia??

 

Postar um comentário

<< Home