domingo, junho 22, 2008

Venham a mim as criancinhas!


Estava eu para aqui sossegado a ver se encho os pulmões com ar do mar, quando a minha andorinha, tão indignada como ofegante da viagem, me veio contar a novidade de um conhecido político de Aveiro, à míngua de falar nos locais próprios para quem tem discernimento para o compreender (e possibilidade de o contradizer), andar agora a fazer grandes discursos às criancinhas.


Bem! Às criancinhas e, aproveitando a ocasião e posição para passar a mensagem, aos paizinhos e padrinhos das ditas criancinhas, que a minha andorinha bem me contou que o discurso foi tão empolgante que até um conhecido Presidente da Junta não conseguiu deixar de escapar uma lágrima emocionada pelo canto do olho direito (enquanto, com um sorriso maroto, piscava o outro ao "imprevisto" orador).

Dado o êxito da iniciativa a minha andorinha deu-me a conhecer que os serviços de apoio ao aclamado edil aceitam inscrições para futuras intervenções em casamentos, baptizados, profissões de fé, crismas e outras cerimónias onde se juntem mais de cinco eleitores.

Ainda bem que, dados os afazeres da Sra. Presidente, as Assembleias Municipais são marcados para as segundas e sextas-feiras e, nessas noites, não é normal realizar essas cerimónias religiosas.

Senão, de futuro, algumas pessoas nem sequer figura de corpo presente iriam fazer, às soirées da antiga Capitania.


Nota: Pelo que me disse a minha andorinha, mantém-se o nível do discurso que o referido edil proferiu perante uma plateia de 150 beiramarenses, em larga maioria jovens das classes de formação, na Gala do Beira-Mar, tentando explicar que a culpa da Câmara não ter resolvido a dívida para com o clube não era da maioria que ele "pretensamente" lidera, nem da perigosa promiscuidade entre polítca e futebol que existe no seu executivo. A culpa é dos deputados da oposição! Esses mafarricos minoritários!

Não resta qualquer dúvida que o nosso Presidente está em plena campanha eleitoral. Mas pelo que me têm dito parece que é a campanha de candidatos a candidato. Oxalá ganhe!

15 Comments:

At domingo, junho 22, 2008 8:32:00 PM, Blogger Marechal Ney said...

Meu caro R.M.:

Temos os edis que temos.
O edil que refere, protagonista na MSG da andorinha, vocacionado para a lide religiosa,usará o poder divino para se transformar em candidato.
Sê-lo-á de facto, na ausência de melhor.

Do
Marèchal Ney

 
At segunda-feira, junho 23, 2008 1:20:00 AM, Blogger ZÉ FAGOTE said...

Olhe que tenho uns pulmões de aço mas é graças aos pinhais de Ílhavo que sinceramente, nem sei se foi o Ribau, ou o D.Dinis, que os mandou semear ou plantar.

Mas como o Ribau é meio engenhocas, é bem capaz de ter sido ele.
Pelo que li no Post, constato que gosta do mar. É lindo sim senhor.
Mas agora com o desgraçado do “Gaspar” que anda por aí nas nossas águas, desaustinado e cheio de doenças, a coisa está a ficar preta e estou a ficar preocupado.
Sei lá se ele nas suas voltinhas e investidas absurdas, um dia destes não “antipatiza” com a “capitania” e não “marra” com ela, infectando por lá alguém?
E se nesse dia eu por lá estiver também a assistir, já viu a desgraça que é?

Engraçado nunca tinha reparado nesse pormenor das sessões da Assembleia Municipal serem às segundas, e às sextas-feiras.

Estive a consultar os meus “cardápios” (tomo nota de tudo) e efectivamente é mesmo assim.
Bem, para quem não é de cá, mas adora Aveiro desde sempre, como sabemos, dá jeito ser assim: No princípio ou no fim da semana. É que, duma “cajadada mata-se dois coelhos".

Se a sessão é à sexta, abala-se na quarta à noite, porque na quinta tem de se preparar a sessão.
Se continuar na segunda-feira seguinte, óptimo, só se aparece ao “trabalho” na quarta seguinte, porque os trabalhos, como sempre, acabam na terça de madrugada.

Mas nem que as sessões não sejam contínuas, o esquema é igual, dá sempre motivo para umas baldas, claro que, autorizadas por lei, ou por um parágrafo único qualquer.
Há “patrões” porreiros!

O camelo do meu patrão desconta-me tudo, seja uma hora para ir ao médico, seja meia hora para ir às finanças, ou duas quando vou ao tribunal...
E se chego uns minutos atrasado por causa do transito, começa a resmungar com ameaças de despedimento.

Ele tem a mania da pesca. Oxalá um dia destes se encontre com o “Gaspar” e este, lhe transmita um frúnculo infeccioso num sítio que eu cá sei.

Quanto ao nosso edil, tem de fazer pela vida. VC, é que não o entende.
Tem de começar a trabalhar na igreja, no adro, e até na sacristia, porque o tempo está a escassear.

Até o Chavez que faz eleições todos os anos, mostra não ser burro e está do lado dos religiosos.
E graças à sua devoção e prática religiosa até já converteu o Fidel Castro, esse irreligioso socialista que andou tantos e tantos anos, em pecado mortal.
Para mim, ele vai safar a alma mesmo à tangente.

Bem, é certo que o Élio prometeu aos Aveirenses levar a cruz ao calvário, mas finanças, economia e gestão, não é propriamente uma área de filosofia, ele distraiu-se, penso eu, quando se candidatou, ou então não pensava ganhar, porque só estudou, Platão e Aristóteles. Assim, rapidamente se quedou com a confusão que o atingiu na cabeça, e deve ter atirado a cruz à Ria, porque ela pesava p´ra burro, e ele não é burro nenhum.

Mas o homem tem razão. Vocês, socialistas, não lhe dão descanso.
Os socialistas cismam que ele não fez nada, que não faz nada, que anda para ali a laurear o “queijo”, e não é bem assim.
Para já rejuvenesceu os serviços da Câmara com muita gente nova. Depois, lá, toda a gente manda e ninguém sabe a quem obedecer, e claro, está toda a gente farta de tanta incompetência junta.

Mas olhe que só ali, mil empregados, representam no mínimo cinco mil votos, filhos, conjujes etc.
Depois, meio mandato andou a falar e a esclarecer da dívida, agora, a outra metade, vai passá-la a meter “requerimentos” para o empréstimo dos 58 milhões.

Além de que, ele não precisa de fazer Obra, e tem razão, a Obra estava feita, e é todinha dele.
Ele diz para quem o quer ouvir, que a Obra não é de quem a faz, é de quem a paga, bem,. diz ele, e dizem os seus discípulos, que claro, são os seus colegas na A.M., do PSD e do PP

Já agora e se a “presidenta” o deixar falar, gostava que VC perguntasse ao senhor Presidente da Câmara, qual foi o valor que já amortizou da famigerada dívida.

Xiça!
Parece-me que isto saiu grande demais, mas agora também não vou apagar nada!
Cumprimentos.

 
At segunda-feira, junho 23, 2008 9:22:00 AM, Anonymous Anônimo said...

E se o PS se pusesse também a caminho? É que, por exemplo, foi inaugurada este fim de semana uma USF na freguesia de Santa Joana e dirigentes do PS, viste-os!
Assim não vão lá...

 
At segunda-feira, junho 23, 2008 10:08:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Valha-nos Santa Joana!!!


(Estava lá gente do PS sim snhor. A começar pelo secretário de Estado da Saúde, passando pelo governador civil e acabando no vereador Marques Pereira. Só lá não estava ninguém do hospital. Mas também esta coisa dos cuidados de saúde primários em comparação com os diferenciados não é...)
E estava lá o padre Adérito que não é do PS nem do PSD nem do CDS mas é de todos. Só não estava lá o vereador Caetano Alves (deve ter andado a passear na ria naquelas bicicletas aquáticas como vi no outro dia no diario de Aveiro). Quem também lá não estava era o inefável vereador sombra que no outro dia botou faladura na assembleia do Beira-Mar. E estava a querida Susana da EMA. E o curcunspecto vereador Carlos Santos. E o especialista de centralidades Capão Filipe. E o garnizé rodeado de presidentes de Junta - estariam a pedir dinheiro ? - . E a mulher do presidente Élio com ar de quem não sabe o que estava ali a fazer (devia vir atordoada da missa-comunhão) E estava eu, porra, que sou devoto de Santa Joana!!!

 
At segunda-feira, junho 23, 2008 10:22:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Tem razão anónimo que fala de S.ta Joana.
Sei que não estava lá ninguém dos socialistas.
Sei também que os socialistas andam com o “mulo” ou “beicinha” com o Presidente da Junta de freguesia…
Dizem que é por ele se comportar como se fosse um 2º Presidente de Câmara, acho que tem “via verde” para circular por dentro das repartições da Câmara.
Vai à Câmara tratar de assuntos e papeladas, e entra por lá dentro como se aquilo fosse tudo dele. Pede isto e mais aquilo aos funcionários/as, tal e qual um Vereador.
Nos “armazéns gerais” acho que é a mesma coisa. Isto é o que me dizem
Ora, todos sabemos que os socialistas, são uns ciumentos e uns invejosos da gaita.
Andam com o “mulo”de certeza.
Daí terem feito gazeta.

 
At segunda-feira, junho 23, 2008 1:27:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Olha “qu´esta”?
E eu armado em burro, não fui:(
Um homem tenta saber tudo, e afinal, nunca sabe nada.
Afinal, até a Susaninha da Ema lá estava. Coisa linda e querida, do melhor que a Coligação tem. Uma abelhinha maia a trabalhar, os tunings, dão-lhe volta à cabeça, bem, a bruxaria também.
Eu apascaçado a ver futebol na TV, enquanto pelos vistos, havia muita coisa linda a desfilar enchendo o olho aos outros.
Sou mesmo azarado!

 
At segunda-feira, junho 23, 2008 5:43:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Ah, ia-me esquecendo!

Não estava lá o outro prior que penso deve ter ido com o líder roxo até ao berço da nacionalidade esgrimir competências básicas de vida;
Mas estava lá o ideólogo laranja da assembleia o coimbra sapiente na sua calvicie andando de um lado para o outro não se sabe procurando o quê.
Também lá estava o filho do fernando da glória que graças a deus não levou o portátil por isso tinha mais tempo para beijocar as meninas; e o zacarias com a sua boina inconfundível;
também lá estavam os presidentes disto e daquilo mais daquilo do que disto.
Quem lá não estava era o Raul Martins que parece que não foi convidado e como diz o ditado a baptizados casamentos e já agora comunhões crismas e profissões de fé...
Também lá não estava o bacalheu seco que depois de guimarães ainda foi almoçar à costa nova sim porque na gafanha de encarnação ontem também foi dia de comunhão com procissão e tudo...
Mas quem lá estava era o estimável humberto rocha com a sua estonteante e farta cabeleira branca disfarçado naqueles óculos de sol à elvis tipo galã anos 50 que deus tenha máquina fotográfica na mão fotogrando tudo e mais alguma coisa para a posteridade. Parece que é para um outro album depois daquele album de fotografias que tem com o titulo o presidente da câmara que perdeu as eleições ao fim do primeiro mandato.
E ainda dizem que não estava lá ninguém do PS!...
Ó meus amigos!...

O devoto de Santa Joana que também lá estava

 
At terça-feira, junho 24, 2008 10:06:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Devoto de Santa Joana
Porque é que não nos conta, bem explicadinho, o discurso que o Élio fez no comício-missa às criancinhas que fizeram a comunhão. Até a padroeira corou de vergonha. Só não me contaram se também comungou. Ainda se aproveitasse a ida à igreja para pedir à santa dinheiro para nos pagar o ordenado a tempo ainda tinha perdão. Assim não há pachorra. è uma vergonha.
Motorista (em greve)

 
At terça-feira, junho 24, 2008 12:11:00 PM, Blogger Nuno Q. Martins said...

Caro Raúl Martins,


Em relação à Gala do Beira-Mar, alerto-o que a maioria dos presentes não eram "jovens das classes de formação". De realçar que estavam lá muitos "graúdos", sobretudo, gente que tem andado de costas voltadas para o clube, mas que agora, vendo que a instituição está a ser dirigida por gente desinteressada e independente, não quiseram deixar de marcar presença para reafirmar a força de um dos símbolos mais representativos da cidade, neste início de uma nova etapa na vida do clube.

Serviu este evento para reafirmar o ecletismo e a importante missão do clube na sociedade aveirense, quanto à formação cívica e desportiva dos seus jovens.

Quanto ao discurso do Dr. Élio Maia e na parte que tocou ao PS, penso que se referiu aos vereadores e não aos deputados, aludindo à reunião em que os vereadores do PS se ausentaram da reunião no momento da votação.

Sem querer entrar aqui em discussões político-partidárias que me ultrapassam, sensibilizo-o para a necessidade dos vereadores (tanto da maioria como da oposição) chegarem a um acordo quanto à forma de ajudar o Beira-Mar. Se, num passado recente, as críticas socialistas quanto à promiscuidade entre o executivo municipal e o elenco directivo do Beira-Mar tinham fundamento, agora essa questão não se coloca. Impõe-se, portanto, que se forme o consenso necessário para resolver o problema do Beira-Mar relativamente à EMA.

E que ninguém sacuda a água do seu capote nesta matéria, pois todos têm responsabilidades.

Conheço a proposta do PS para que a EMA pague o que deve ao Beira-Mar em dinheiro. Seria, sem dúvida, a forma desejável. Acontece, porém, que a EMA alega não ter condições financeiras para o fazer. Importará, porventura, encontrar soluções alternativas de pagamento daquela dívida de forma a viabilizar um clube que é de todos nós (Beiramarenses e Aveirenses).

Serve este comentário que aqui deixo para sensibilizar também os muitos visitantes do ME para a situação complicada que o clube atravessa, a qual não põe apenas em causa o futebol profissional, mas, também, os atletas da formação e das restantantes modalidades.

Efectivamente, a gestão do clube nos últimos três anos não foi a melhor. Cometeram-se erros que vão demorar largos anos a corrigir. No entanto, temos de olhar o futuro e devemos prestar o máximo apoio possível às pessoas que se disponibilizaram para assumir a gestão de um clube "condenado" e tentar definir e concretizar um projecto de recuperação.

A edilidade tem o dever de apoiar as instituições que valorizam a cidade. Penso que ninguém duvida que um Beira-Mar saudável e auspicioso valorizará Aveiro e as suas gentes.

Um abraço.

 
At terça-feira, junho 24, 2008 12:16:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Oh Raul,

E o cartaozinho de sócio, ja foi solicitado?

Ou continua a mandar bocas só para ganhar a politica, que o beira-mar para si é treta?

 
At terça-feira, junho 24, 2008 12:44:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Há coisas que por pudor não se contam.
Devoto de Santa Joana

 
At terça-feira, junho 24, 2008 4:19:00 PM, Blogger RM said...

Caro Nuno Quintaneiro,

Sei que também estiveram na gala alguns "graúdos" (muitos mais do que aqueles que, no meu entender, estariam se o Manuel Madaíl e o Mano Nunes não tivessem tomado conta do clube) e há muito tempo que realço o papel que o Beira-Mar, como outros clubes do concelho, joga (ou pode jogar) na sociedade aveirense.

Sei que o Dr. Élio Maia no seu discurso populista, em que mais uma vez quis colher dividendos eleitoralistas à custa das desgraças do Beira Mar, se quis referir à posição dos vereadores do PS. Que, com a frontalidade que sempre tenho nas minhas posições, reafirmo ter sido ética, absolutamente correcta, merece o meu total apoio e considero ser a única que defende os legítimos interesses dos aveirenses coisa que eles assumiram defender quando aceitaram o cargo. O que o Dr. Élio Maia se esqueceu de falar foi da sua incapacidade para resolver a situação mesmo dispondo da maioria absoluta na vereação. O que se esqueceu de dizer é que tendo tomado conta da edilidade numa situação financeira difícil, situação difícil mas resolúvel (que em campanha eleitoral ele prometeu resolver) que graças ao seu posicionamento populista e incompetente conseguiu transformar numa situação sufocante, de impossível resolução sem exigir aos munícipes multiplicados sacrifícios. De tal forma que hoje já não consegue cumprir minimamente as responsabilidades financeiras que cabem à edilidade. E esqueceu-se de dizer que foi a promiscuidade entre a política e o futebol criada no seio do seu executivo que acabou por inviabilizar a resolução da dívida do Beira-Mar pois não pode pretender a minoria aprove e assuma a responsabilidade das propostas da maioria que daí lavaria as suas mãos.

Mas porque é que nestas alturas, em vez de pretender fazer figura de bom cidadão a quem os mafarricos da oposição não deixam tomar medidas, não vem a público informar porque é que, realmente, não transfere os 850.000 euros que fez aprovar transferir para a EMA de que é presidente. Se a transferência está aprovada porque é que o não faz? Por acaso informou da providência cautelar da Besleasing? E, já agora, será que poderá pagar a dívida ao Beira-Mar, mesmo que o empréstimo dos 58 milhões de euros seja aprovado? À custa de quê?

As posições do Partido Socialista não se pautam (pelo menos tentarei que não seja esse o molde enquanto eu for o responsável concelhio) por ganhos eleitorais calculistas (e imediatistas). O nosso empenho é na defesa intransigente dos interesses de todos os aveirenses. Mesmo quando há interesses (por muito legítimos que sejam) que não gostem das posições assumidas. E, creia, para esta matéria temos a solução adequada. Que, obviamente, colocaremos em prática quando os aveirenses, como o esperamos, nos atribuam responsabilidades governativas autárquicas.

É que, amigo Nuno, a solução é bem mais complexa do que parece à primeira vista pois o que está em causa não é o apoio às actividades amadoras, que devem ser apoiadas nos termos já aprovados em regulamento próprio, e exige soluções inovadoras. Bem longe do que o actual executivo pode seja capaz de imaginar! O risco está em misturar actividades amadoras com futebol profissional pois neste caso a lei é bem clara em considerar ilegal a atribuição de qualquer subsídio.

Tenho muita consideração (e sou amigo) do Manuel Madaíl e do Mano Nunes que considero pessoas sérias e, como deves saber tenho o prazer de ser amigo pessoal do meu camarada Eng. Barata. E falo apenas destes porque julgo não conhecer pessoalmente os outros . E louvo o seu esforço em aceitarem dirigir o Beira-Mar numa altura tão difícil. Mas a minha opinião, que está escrita (pode aqui ser lida mais abaixo) e que pessoalmente apresentei aos anteriores directores Srs. Artur Filipe e José Cachide e Doutor Caetano Alves não tem qualquer alteração pelo facto de agora existirem novos directores. Nós não vogamos, como outros, ao sabor das conveniências eleitorais de momento. Tentamos, isso sim, sempre defender o que julgamos estar certo e seja legal. E certamente o Beira Mar também não desejará estar envolvido em lios que sempre acarretam consequências funestas. E não é preciso ir muito longe para o verificar.

E, quanto a algumas coisas, estamos definitivamente entendidos:
Subsídios ao futebol profissional - Não.
Negociatas que na realidade se traduzam na atribuição encapotada de subsídios ao futebol profissional. - Não.
Pagamento da dívida existente - Sim. Rapidamente e em dinheiro respeitando as prioridades existentes.
Protocolos. A renegociar urgentemente, tendo em conta as disponibilidades financeiras autárquicasde molde a serem rigorosa e atempadamente cumpridos.

Não gostaria de falar mais sobre este assunto, até para não misturar política e futebol. Coisa que critico. Mas do fundo do coração desejo os maiores sucessos pessoais e desportivos à nova equipa e ao Beira-Mar. E reconheço a coragem daqueles que, estou certo, encontrarão o caminho de sucesso para a equipa de futebol profissional do Beira Mar, sem recorrerem a dinheiros públicos autárquicos para gerir o clube ou, estou absolutamente seguro pelo que deles conheço, para pagarem os excessos que, muitas vezes no calor da contenta, se cometem.
Contrariamente ao que, pelo que leio, os seus antecessores fizeram.

Caro anónimo,
De facto afirmei que me tornaria sócio no início deste ano. Mas, como sabe o Sr. Artur Filipe (o tal das ameaças lembra-se?) tinha afirmado que deixaria a direcção até ao final do ano transacto. O que só recentemente veio a acontecer.
E eu como bom cristão (que desejo ser) perdoar… perdoo. Mas quanto a esquecer…
Tornar-me-ei sócio, anonimamente, quando (eu) entender que está na hora. Numa atitude de solidariedade bairrista para com o principal clube da minha terra pois, como tenho pouco tempo livre (e, ainda por cima sou caçador), vou pouco aos jogos de futebol que normalmente se realizam nos dias de caça. E o BM, que eu saiba, ainda não tem nenhuma secção de tiro. De qualquer forma só o serei se, nos termos dos estatutos, for aceite pela direcção.

Abraço
Raul Martins

 
At terça-feira, junho 24, 2008 9:36:00 PM, Anonymous Anônimo said...

dr. apenas uma ligeira pergunta. que critérios utiliza para dizer "principal clube da minha terra"?

 
At quarta-feira, junho 25, 2008 1:47:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Doutor,

Vamos ser sérios, o Beira-Mar estar a sustentar a EMA, pois sem este a empresa pública já tinha fechado para balanço. O B.M. é credor da EMA, esta vende espectáculos do Clube e fica com o dinheiro para pagar aos seus administradores e funcionários, não cumprindo o protocolado. A Câmara é o único acionista desta empresa, tem as responsabilidade da divida. Não são subsidios encapotados ao futebol profissional que estão em causa, são dividas reais e seria muito comodo para o B.M. largar aquele monstro e vir para o velhinho Mário Duarte, pois assim deixava de ter que suportar todos os meses cerca de 20.000 euros e alimentar a vaidade e os bolsos dos politicos.
O seu PS tambem tem culpas no cartório e não pode lavar as mãos como Pilatos. Os politicos e a má gestão da última direcção, podem matar o Clube se esta gente que agora entrou se cansar dos "orgasmos" dos politiqueiros da nossa praça que nada fazem pela terra que os sustenta.

OLHE DOUTOR, FAZ MAIS FALTA O BEIRA-MAR Á CIDADE QUE ESTA CÂMARA.

Espero que os politicos desta terra tenham saber e sentir, para não se juntarem aos coveiros do nosso Clube, fazendo o papel de carpideiras.

 
At quarta-feira, junho 25, 2008 7:04:00 AM, Blogger RM said...

Caros anónimos

Embora algumas pessoas não gostem de o ouvir considero que o BM é o mais conhecido e representativo clube de Aveiro, até porque tem uma equipa na liga de futebol profissional, que como todos sabemos, arrasta multidões.

Não é o BM que sustenta a EMA. Quando muito pode fornecer um alibi para a EMA existir.

E não sei quais são as contas entre a EMA e o BM porque nunca as vi. Toda a gente diz que há um débito (e eu acredito) mas, de facto, nunca vi esse débito reflectido nas contas da EMA. Se calhar porque não têm suporte contabilistico, sei lá.

Quanto á ida do BM para o antigo Estádio Municipal acho que é uma decisão que esta direcção tem de ponderar sendo certo que terá de compreender que um clube da liga Vitalis não pode ter 2 estádios municipaia à disposição.

É interessante notar que os adeptos nunca aceitaram bem o novo estádio que até tem muito melhores condições de acomodação do público. Alguns jogos tiveram assistências muito pequenas, pouco compatíveis com um estádio de 30.000 lugares e até inferiores ao que se via no antigo estádio. Talvez o regresso ao antigo estádio fosse, em termos de calor humano, uma solução.

Mas estou certo os sócios e a direcção hão-de optar pela melhor solução. Rapidamente e sem exigências que, à partida, se sabem incomportáveis.

Cumprimentos
Raul Martins

 

Postar um comentário

<< Home