Sinais dos tempos!

A secção de basquetebol do Clube dos Galitos decidiu, por unanimidade, suspender a participação na Proliga.
Os motivos da suspensão prendem-se com as dificuldades financeiras criadas, pelo incumprimento do contrato programa assinado pela CMA referente ao ano de 2005/2006 e à inexistência de qualquer apoio em 2006/07.
Relativamente ao contrato programa de 2006/2007, apesar de definido e prometido, nunca foi assinado nem denunciado por parte da autarquia, criando ao clube expectativas que foram frustradas.
16 Comments:
Sinal dos tempos... Já é a segunda entidade que assume que usa o dinheiro da formação para a manutenção de estruturas profissionais e seniores.
Por acaso.
Neste particular, a CMA esteve bem.
Se é verdade que o Galitos disse o que dizem que disse, quem deveria estar agora preocupado é quem andou a dar dinheiro para a competição profissional... o dinheiro do povo é para formação, não para pagar salários de profissionais.
Que me diz disso, dr. Raul?
No "O Aveiro" de hoje pode ler-se: "Segundo João Barbosa, presidente da Junta de Freguesia da Vera Cruz, a Junta está a tentar obter declarações dos proprietários das casas desabitadas e em risco de ruína e das matas, para que autorizem "a fazer a limpeza e a deitar as casas abaixo". "Há pessoas a viver em situações degradantes, em casas que mais parecem galinheiros. Há pelo menos 12 anos que a Junta tem vindo a pedir habitação social para as alojar. A verdade é que as câmaras só se lembram delas, só os vêm visitar e fazer promessas na altura das campanhas eleitorais", atira João Barbosa.
De acordo com o presidente da Junta, durante os vários executivos camarários "têm havido muitas promessas, que já têm terrenos, que já está tudo preparado….", mas a Freguesia continua a ter "zero de habitação social". "Nesta Freguesia ainda não houve vontade política de se fazer um bloco social", critica."
Esta é provavelmente a crítica mais violenta que até hoje alguém fez ao Alberto Souto.
Era bom que ele viesse agora para os jornais justificar esta vergonha e não para "armar aos cucos" com o Carlos Santos...
Durante 8 anos houve dinheiro para tudo menos para os pobres.
Espero que quando o seu PS voltar a ganhar a Câmara - porque esta é uma vergonha - tenha outra atitude.
Só faltava agora a CMA ser a Santa Casa da Misericórdia para manter atletas de alta competição.
Penso que a direcção do Galitos caiu que nem um pato, ao assumir esta noticia.
A teta secou ... e ainda não têm dentes.
As dificuldades financeiras resultantes do não cumprimento do contrato-programa assinado pela CMA podiam ter levado a secção de basquetebol a suspender o - excelente - trabalho com os "miúdos". Fez o contrário, fez o que devia fazer. Parabéns, Benjamim!
Não acredito que o apoio à formação dos clubes,
é para os profissionais, e se é verdade, os dirigentes deveriam ser demitidos, pois a Câmara diz não atribuir pelo motivo exposto, mas sim porque não liga nenhum ás actividades de formação e culturais.
E os Dirigentes dos Galitos e Beira Mar, não reclamam, pelo motivo de fazerem parte da mesma coligação que suportam esta Câmara, das asneiras, desde a sua tomada posse.
Com esta gente, não vamos a lado nenhum...
É,lamentável, que os clubes de Aveiro, não participem nos competições principais por falta de apoio da Câmara, caso único do país!...
Dr Raul Martins,
Três notas:
1- Não resistir á tentação da critica fácil ao actual executivo.
2-O comunicado é infeliz. Percebe-se o desespero mas a argumentação não é boa.
3-Reflete a dependencia dos clubes e das associações da Camara. No minimo, excessiva.
Quanto ao nº1, esperava mais da sua reflexão sobre a subsidiodependencia e critérios da sua atribuição.
Quanto ao nº2, reflete a má utilização dos subsidios. Quem subsidia não audita a sua utilização.
O nº3 retrata a incapacidade dos dirigentes em arranjarem receitas alternativas. Alguns são simples chefes de mais uma Repartição da Camara.
Borges Coutinho
Interessante,
Parece que em Aveiro, os comentadores dos blogues (e falo pelos do Margem Esquerda)começam a reflectir (bem) sobre os problemas que nos rodeiam. Aqui ficam algumas opiniões muito interessantes. Concordo com algumas. Os que me lêem com assiduidade sabem de certeza com o que concordo e o que discordo.
De qualquer forma (sabem que eu não me calo quando sou provocado) acho:
1- Que a Câmara tem o dever, entre outros) de fomentar e apoiar a formação e o desporto amador.
2- Que a Câmara deve (sempre) honrar os seus compromissos (quando não pode ou não quer não se compromete criando falsas expectativas aos agentes desportivos e culturais).
3- Que a Câmara tem o direito (e o dever) de auditar os subsídios atribuídos e imediatamente exigir a devolução de todos os que foram aplicados em destino diferente do protocolado (aliás antes de atribuir qualquer apoio deveria analisar o histórco da instituição nessa matéria e verificar as suas contas e situação contributiva).
4- Que o Galitos decidiu bem quando sacrificou os seniores e os "profissionais" mantendo o excelente trabalho de formação que vem a fazer.
5- E, finalmente, que a Câmara tem de, urgentemente, elaborar uma estratégia objectiva, clara e transparente, relativamente aos apoios que é possível (e absolutamente necessário) prestar às instituições desportivas e culturais do concelho para que Aveiro não desça de divisão.
Mas pelo que vejo...
Sinais dos tempos?
Raul Martins
Só é estranho, como o Presidente do Galitos, não faz pressão do incuprimento da Câmara, como fazia antigamente, nomeadamente na natação!...
No DA, vinha todos os dias.
A maior parte dos comentadores não conhece o Clube dos Galitos e a maneira como funciona desportivamente e o que disseram não presta para nada.
O subsídio para o Clube dos Galitos destina-se às três secções e assim só temos:
Secção de Natação (a funcionar só com atletas amadores) É só o Clube com mais títulos e tem o Diogo Carvalho apurado para os Jogos Olimpicos de Pequim.
Secção de Remo - nem vou enunciar resultados, porque não teria espaço para isso.
Secção de Basquete - este ano só teve duas equipes de jovens amadores nas finais dos campeonatos Nacionais.
O subsídio da câmara não é para subsidiar alguns profissionais que a equipe de seniores tem, mas para financiar a MÁQUINA DE DESPORTO AMADOR QUE É O CLUBE DOS GALITOS. É SÓ COMPARAR OS RESULTADOS DO CLUBE DOS GALITOS COM OS RESULTADOS DOS OUTROS CLUBES TODOS JUNTOS E VER PARA QUE LADO CAI O SALDO POSITIVO.
A maior parte das pessoas pode não conhecer isto, mas há uma pessoa que está a par de tudo e devia-se ter afastado da sentença da câmara: O Sr Greno até foi director dos Galitos e devia ter mais respeito por um Clube que faz parte da história de Aveiro.
E mais não digo,porque a minha vontade era fazer um desabafo à moda da beira mar.
CC
O problema maior são os subsídios não declarados, os que se pagam em espécie.
CC, venha de lá a explicação aos subsídios encapotados como refere o Sr. Manuel Zé.
Quanto ao atleta olímpico e pelo que se sabe é profissional, recebe ordenado, quanto aos outros não sei, conte-nos.
RFM
Dr. Granjeia
O que espera para expulsar o Sr. Greno de sócio do Clube dos Galitos? Se havia alguém que sabia que o subsídio da Câmara não era para pagar aos atletas do basquete, era ele, pois como tesoureiro do Clube sempre que se recebia o subsídio da Câmara era ele que passava os cheques para distribuir pelas várias secções o bolo recebido. O dinheiro era todo para o desporto amador e ele sabe disso melhor que ninguem. Os subsídios que a secção de basquete dava a alguns atletas seniores eram provenientes de receitas de publicidade.
Também foi um tesoureiro que saíu de cócoras do clube pois no ano que saíu nem contas apresentou.
É por isso que o Dr Granjeia devia arrumar com esse exemplar do Clube, e depressa.
Pelo Galitos, canta canta GALO.
O GALITOS é demasiado grande para baixar a crista num momento destes.
Ai Doutor, Doutor,isto está a ficar bonito. Os atletas não auferem honrarios recebem subsidios, para quem percebe disto, isentos de impostos.
Calem-se, ainda vos cai o fisco na crista.
Então o Dr. Grangeia, agora não canta de Galo?
Deixa a Banda passar, com custos para os Galitos?
Postar um comentário
<< Home