quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Zé Malagueta

Tenho tido o privilégio de ter um comentador assíduo que assina como Zé Malagueta.

Como o próprio nome justifica é um (excelente) poeta popular que condimenta os seus versos com “picante” suficiente para revolver as entranhas dos aveirenses que se preocupam com a sua terra.

De pena leve e célere, tem-nos brindado com poemas de requintado recorte que satirizam muitas das desgraças que nos vão acontecendo. Não sei quem é mas, sinceramente, gostava de o conhecer. Para em meu nome e em nome dos leitores do blog lhe agradecer os seus versos. No entanto percebo e respeito o seu anonimato. Os tempos estão (muito) perigosos!

Vejam como, nesta glosa do Regresso ao Lar de Os Simples, caustica a recente medida do executivo de Élio Maia que retira as regalias que eram concedidas pelo cartão de residente aos moradores do centro, numa incompreensível estratégia de, sem aviso prévio nem alternativa viável, taxar quem reside no centro da cidade em favor de uma empresa que se pretende privatizar a “curto prazo”.


REGRESSO À ESTRADA

Ai, há quantos anos ando estacionando
O meu velho carro, na nossa Avenida!...
Como residente, sempre utilizando,
Aquele cartãozinho, que pouco custando,
Era a melhor coisa que tinha na vida!...

Mas eis que nos chega um novo Cristão,
Trazendo consigo novo testamento...
Para nos subir o preço ao cartão,
Um brutal aumento, sem qualquer razão,
De dezasseis mil e muitos por cento!...

Trago d´amargura o coração desfeito,
Pois não tenho mais onde estacionar...
Não mais sairei deste meu mundo estreito,
Minha velha ama que me deste o peito,
Vais ver-me apeado,sempre, até finar!...

Dei a volta a Aveiro, a volta a Avenida...
Só achei fiscais, decepção, pesar...
Oh! ingénua alma tão desiludida!...
Minha velha ama, com a voz dorida,
Diz se a MoveAveiro vão privatizar!...

Canta-me cantigas, manso, muito manso...
Tristes, muito tristes, como à noite o mar...
Canta-me cantigas para ver se alcanço
Aquele lindo sonho, para meu descanso,
Dos "rosas vermelhas" postos no altar!...

ZÉ MALAGUETA

2 Comments:

At quinta-feira, março 01, 2007 4:56:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Excelente.
Zé Malagueta.
Como é bom os teus versos humoristicos, acertando sempre na buche!...

 
At sábado, março 03, 2007 12:22:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Um portento este Zé.
Com esta veia tem de começar a escrever uma récita a comentar a passagem desta coligação por Aveiro. Os leitores do blog vão ser os actores e a récita vai ser levada à cena no Aveirense. Mas apresse-se porque senão ainda privatizam o último teatro de Aveiro e depois nada feito.
Zé Artista

 

Postar um comentário

<< Home