quarta-feira, fevereiro 08, 2006

A AMA ELECTRÓNICA

As crianças e os jovens de hoje têm as chaves das suas casas e passam grande parte do tempo sozinhos, recorrendo automaticamente à televisão. É ela a única companhia que tem durante longas horas, exercendo a função de “ama electrónica” como lhe chamou o Papa João Paulo II.

Popper, o grande pensador há pouco tempo desaparecido, constatando o avolumar da importância dos meios de comunicação e o seu reflexo nos comportamentos das crianças e dos jovens, chegou a dizer que se fosse necessário se empregasse a censura.

Eu não preconizo a censura propriamente dita – sofremo-la durante quase meio século – mas proponho que se faça uma reflexão séria sobre estes problemas e se encontre a forma de criar um enquadramento ético, se estabeleçam regras firmes que balizem os programas.

Que se oiçam os representantes dos pais, dos professores e dos próprios jovens e que se exija o cumprimento do que as leis e regras estabelecidas exigem. Isto para bem das gerações futuras.


Sensatas palavras de Maria Barroso (excerto de um artigo publicado no Diário Económico) perante as consequências perniciosas que certas mensagens da televisão podem ocasionar nas nossas crianças e jovens pondo em risco a sua formação, deseducando-as e deformando-as.

1 Comments:

At quarta-feira, fevereiro 08, 2006 11:17:00 PM, Blogger Migas (miguel araújo) said...

Amigo Dr. Raúl
Excelento sentido de oportunidade.
Subscreveo inteiramente, como Pai, treinador e presidente da associação de pais de cacia e membro da AG da Federação Concelhia das Associações de Pais - Aveiro.
Este é um execlente tema para debate.
Conte comigo.
Abraços

 

Postar um comentário

<< Home